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No Rio, Integração metrô-ônibus alimenta fraude milionária

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vendido por R$ 4 nas roleta dos ônibus municipais do Rio, o bilhete ‘MetrÔnibus Expresso’, que garante integração entre coletivos e metrô, alimenta esquema milionário de fraude. Um milhão de tíquetes são emitidos por mês, e todos estão vulneráveis. Milhares são negociados no mercado paralelo, provocando prejuízos ao metrô e às empresas de ônibus.

Nas entradas das principais estações de metrô, membros de quadrilha especializada em vender os bilhetes oferecem tíquetes, que custam R$ 4, por preço menor. Com uma câmera escondida, O DIA acompanhou, por duas semanas, o trabalho da gangue nas estações Saens Peña, São Francisco Xavier, Largo do Machado, Botafogo, Del Castilho e Estácio.

Guardas municipais e seguranças do metrô não intimidam. “Pegamos tíquetes que dão direito a viagem de metrô com o pessoal dos ônibus. Eles conseguem nos passar por R$ 2, porque, quando um passageiro paga passagem comum, de R$ 2,50, colocam mais R$ 1,50 do bolso para completar os R$ 4 do bilhete Expresso. Assim, ganham R$ 0,50 por passagem”, contou um vendedor.

Movimento dita o preço

Nas bilheterias do metrô, a viagem custa R$ 3,10. Na entrada das estações, as passagens com bilhetes desviados são oferecidas a valores de R$ 2,80 a R$ 3. “O preço depende do movimento. Na Saens Peña, onde o movimento é grande, cobramos R$ 3. Na São Francisco Xavier, passamos por R$ 2,80”, explicou outro membro da quadrilha.

Grupo oferece até garantia

Sua satisfação ou o dinheiro de volta. O grupo tem até estratégia de ‘marketing’ para convencer os passageiros mais desconfiados com a facilidade da passagem mais barata. Há os que ofereçam ‘garantia’.

“Garantimos a troca do tíquete ou a devolução do dinheiro se ele não passar na roleta. Quando percebemos que um passageiro está desconfiado, com medo de estarmos vendendo tíquetes falsos, acompanhamos ele até a roleta para mostrar que nosso negócio é 100% seguro”, contou uma vendedora que atua em um dos acessos da Estação Saens Peña.

Outra particularidade da quadrilha é a promoção de uma espécie de rodízio de vendedores nas estações. “É para despistar os policiais militares”, explicou um deles.

Funcionários fazem renda extra vendendo tíquetes à quadrilha

A rentabilidade deste comércio ilegal de bilhetes de integração Expresso atrai cada vez mais rodoviários. “Todo mundo quer ganhar um dinheirinho a mais. E, neste caso, ninguém acha que está cometendo um crime, pois completamos os R$ 4 que são o valor da integração”, argumentou um rodoviário que preferiu não se identificar.

“Os empresários ficam furiosos porque, às vezes, acontece de um ônibus voltar para a garagem no fim do dia como se só tivesse levado passageiro de integração. Isso é um prejuízo enorme pra eles”, ressaltou.

A Fetranspor informa que faz verificações rotineiras sobre possíveis fraudes para coibir más práticas e confia na ação das autoridades policiais. Caso se confirme o envolvimento de funcionários, haverá punições, de acordo com a lei.

Bilhete de papel dificulta rastrear e calcular perdas

O bilhete da integração é feito de papel, dificultando o rastreamento pelas empresas de ônibus e pelo Metrô Rio. “Todo mês recebemos cerca de um milhão de bilhetes de integração Expresso. Vamos iniciar uma investigação para tentar frear esse derrame de tíquetes negociados de maneira irregular”, anunciou o diretor de Relações Institucionais do Metrô, Joubert Flores.

Preocupados, os empresários desconhecem a dimensão do impacto financeiro que a fraude representa. Pelas viagens feitas com o bilhete Integração Expresso, cujo valor é R$ 4, tanto ônibus quanto o metrô recebem R$ 2 cada.

Com a fraude, as empresas de ônibus perdem R$0,50 por passagem. Já o MetrôRio deixa de receber R$ 1,10 a cada integração, já que a tarifa comum do metrô custa R$ 3,10.



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Ceturb-GV é vencedora do Prêmio ANTP de Qualidade 2011

A Ceturb-GV foi a única empresa no Brasil a receber o Prêmio ANTP de Qualidade 2011 na categoria “Órgão Gestor de Transporte e Trânsito”, durante o 18º Congresso Nacional de Transporte e Trânsito, que começou nesta quarta (18), e que seguirá até esta sexta-feira (21), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
O prêmio é concedido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) às organizações de transporte e trânsito que adotam modelos de gestão orientados para a excelência do desempenho e, em consequência, melhoram a qualidade de seus serviços de modo contínuo e sustentado, contribuindo para o alinhamento das organizações do setor com as mais bem sucedidas organizações brasileiras e estrangeiras.
Nesta edição do prêmio, somente a Ceturb-GV atingiu a pontuação mínima exigida pelos juízes para a categoria, o que reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido para oferecer aos usuários de transporte coletivo na Grande Vitória um serviço moderno, confortável, e que serve de referência para demais cidades e regiões metropolitanas brasileiras.
Essa é a segunda edição consecutiva do Prêmio ANTP de Qualidade em que a Ceturb-GV vence a categoria “Órgão Gestor de Transporte e Trânsito”. Em 2009, a companhia também foi o único órgão gestor brasileiro a receber o troféu.


Informações da Ceturb-ES


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Horários dos ônibus em São Paulo e Região, confira:

domingo, 20 de novembro de 2011

A EMTU-SP fornece aos usuários de ônibus da região metropolitana de São Paulo os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, para os usuários do sistema isso é de fundamental importância, pois sair de casa sem saber o intervalo dos coletivos faz com que muitas pessoas fiquem esperando muito em paradas de ônibus muitas vezes sem boas estruturas, vale lembrar que devido ao fluxo do trânsito, esses horários muitas vezes não podem ser cumpridos rigorosamente, este serviço também é ofertado em outras cidades do Brasil.


Informação: Meu Transporte

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Horários dos ônibus de Recife e Região Metropolitana, Confira:

O Consórcio Grande Recife de Transporte fornece aos usuários de ônibus da Região Metropolitana de Recife os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso basta o usuário clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, para os usuários do sistema isso é de fundamental importância, pois sair de casa sem saber o intervalo dos coletivos faz com que muitas pessoas fiquem esperando muito em paradas de ônibus muitas vezes sem boas estruturas, vale lembrar que devido ao fluxo do trânsito na capital pernambucana, esses horários muitas vezes não podem ser cumpridos rigorosamente, este serviço também é ofertado em outras cidades do Brasil.

Informações: Blog Meu Transporte


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Novos trens do metrô do Rio só chegam em 2012

A população do Rio de Janeiro ainda vai esperar um pouco mais para que o problema de superlotação no metrô seja resolvido. As novas composições compradas há mais de um ano chegarão somente em junho de 2012. Segundo o secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, são 19 trens, com seis vagões cada, para atender as linhas 1 e 2.

- Desde a inauguração do metrô do Rio nunca foi comprado nenhum trem novo. Essa é a primeira vez. Parece que o MetrôRio não tinha experiência de comprar trem e houve um problema na especificação da composição. Então, eles demoraram a entregar o projeto, o que é lamentável.

reportagem foi testar as condições em que o carioca vai e volta para casa. Durante duas semanas (entre os dias 17 e 28 de outubro), a reportagem percorreu todas as estações das duas linhas do metrô da capital. Os problemas verificados foram desde os "usuais" atrasos e superlotações em horários de pico à falta de acessibilidade de deficientes, ar-condicionado e sinal para telefonia celular em trechos dos túneis.

A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes) já multou a concessionária por conta de atraso. De acordo com o secretário, um novo pedido de penalidade foi feito e está sendo analisado.

Linha 4: 300 mil passageiros/dia
A linha 4 do MetrôRio, prevista para começar a operar em 2016, vai ligar a Barra da Tijuca (zona oeste) a Ipanema (zona sul) em 13 minutos. Para o centro da cidade, a viagem levará 34 minutos.

O secretário anunciou que a nova linha vai atender a mais de 300 mil passageiros. De acordo com estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), cerca de 2.000 veículos deixarão de circular pelas ruas por dia, quando começar a funcionar a linha 4.

- Serão retirados 48 mil veículos por dia das ruas. Além disso, o sistema será todo integrado e o passageiro só pagará uma passagem, podendo ir da Barra até a Pavuna ou até a Tijuca, sem fazer baldeação.

O aumento de passageiros com a chegada da linha 4 levanta a questão da superlotação dos trens, que já ocorre com a linha 1 e 2 do metrô, principalmente em horários de pico.

- O problema da superlotação é a falta de trens e o intervalo de aproximadamente seis minutos entre uma composição e outra. Até 2016, serão 66 trens em operação, mais do que o dobro do número atual. O intervalo será reduzido para três minutos.

A nova linha terá seis novas estações e 14 km de extensão. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro de 2015. O custo do empreendimento será de cerca de R$ 5,6 bilhões.

Novas estações

Jardim Oceânico: terá um acesso de cada lado da avenida Armando Lombardi, na altura do Shopping Barra Point, no início da Barra da Tijuca

São Conrado: terá estação no início do bairro, com os dois acessos próximos à Rocinha

Gávea: terá dois acessos - um na PUC-Rio e o outro em frente ao Planetário, próximo à Marques de São Vicente

Antero de Quental: serão dois acessos na praça de mesmo nome, um voltado para a avenida Bartolomeu Mitre e outra para a avenida Ataulfo de Paiva

Jardim de Alah: terá quatro acessos no Leblon - dois na Ataulfo de Paiva, próximos à avenida Borges de Medeiros e ao Shopping Leblon, e outros dois na esquina das ruas Afrânio de Melo Franco e Ataulfo de Paiva

Nossa Senhora da Paz: terá dois acessos na praça: um pela rua Barão da Torre e outro pela rua Visconde de Pirajá.

Chineses apresentam primeiro dos 34 trens comprados pelo Governo do Rio

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Fonte: R7.com

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Prefeito de Jaboatão propõe maiores investimento em transporte coletivo

Em tempos nos quais pegar o trânsito se tornou algo estressante, devido à quantidade de carros nas vias, discutir mobilidade é algo necessário. E foi isso que aconteceu na quinta-feira (17/11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). É que foi realizada uma audiência pública onde o tema foi o centro da discussão. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, participou da reunião.

O prefeito Elias Gomes ressaltou na audiência a necessidade de haver uma discussão integrada, com foco principal em ampliar os transportes de massa, para com isso desafogar o trânsito. “O espaço metropolitano precisa ser repensado como um todo. Estamos vivendo um esvaziamento de órgãos, como a Fidem, que olhava a Região Metropolitana como um todo. Não podemos falar em mobilidade apenas pensando na construção e melhoria de vias, mas sim discutindo a implantação de transportes de massa, como o ferroviário, com qualidade, para estimular as pessoas a utilizá-los. Além disso é preciso discutir de forma integrada essas ações para toda a Região e não cada um por si”, disse.

O gestor ainda reforçou a importância de realizar obras que melhorem o trânsito. “Hoje temos obras de grande importância no município, vamos calçar cerca de 253 quilômetros de vias, implantando calçadas em todas, além disso vamos requalificar vias importantes, como a Avenida Ayrton Senna, em Piedade, que ganhará a primeira faixa exclusiva para ônibus do município”, ressaltou.

Gomes também reafirmou a necessidade de investir nas ferrovias, tanto para o transporte de pessoas, como para cargas. “Quantas empresas hoje fazem transporte de passageiros e de carga a varejo, podendo fazer em massa e de uma só vez? As ferrovias são uma solução eficiente. Em Jaboatão teremos um ramal da transnordestina, além disso estamos negociando a compra de dois VLT (veículo leve de transporte) para fazer a linha Cajueiro Seco – Curado, isso certamente reduzirá a quantidade de veículos nas vias”, disse.


Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

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