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Grande Recife: Mais uma empresa de ônibus (Viação Mirim) vai parar os serviços

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Está virando moda, depois das paralisações nas empresas de ônibus Transcol e Vera Cruz, desta vez quem está parando os serviços são os motoristas e cobradores da Viação Mirim, na qual milhares de usuários que usam suas linhas estão sendo prejudicados. Esta empresa atende basicamente os bairros do Curado e Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes e não tem linhas que atendem o centro da cidade do Recife.
Os informes são que a paralisação se dá por melhorias nas condições de trabalho entre outras pendências a serem resolvidas entre os trabalhadores e a empresa.
Por ser uma das empresas com poucas linhas de ônibus, o numero de usuários prejudicados tende a ser bem menos em relação as outras paralisações.
Espera-se que tão logo sejam resolvidas as pendências, os ônibus voltem a circular normalmente ainda pela manhã.
A viação mirim atende as linhas:
240 Cavaleiro/Ceasa
302 Curado II/Caxangá
303 Curado II/Caxangá (BR-232)
320 Curado I/Werneck (Via Totó)

405 Piedade/Jaboatão

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Ônibus BRT passa por Cuiabá e segue a caminho de Manaus

Em plena ebulição dos projetos da Copa do Mundo no Brasil em 2014, um dos 166 com ônibus articulados que compõe a frota do sistema de BRT – Bus Rapiud Transit – passou por Cuiabá nesta segunda-feira dia 07 e seguiu para Manaus no Estado do Amazonas.
  
Como uma das cidades-sede da Copa 2014, Manaus optou pelo modelo de BRT como sistema modal de transporte tendo como vencedora da licitação as empresas de ônibus Global, Rondônia, Nova Integração e Transtol.
A chegada dos ônibus é vista com grande expectativa, já que o projeto faz parte da modernização dos transportes da cidade dentro dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Os primeiros onze modelos deste tipo, indicados para sistemas de corredores de ônibus, devem chegar à cidade em aproximadamente 15 dias.
Já Cuiabá aguarda a liberação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de equacionar a questão do transporte intermunicipal, também é mais eficiente e sustentável para a mobilidade urbana das duas cidades (Cuiabá e Várzea Grande). 
O edital de licitação internacional para a construção do VLT será lançado até o dia 15 de dezembro. O moderno sistema de transporte terá o custo de R$ 1,140 bilhão a ser financiado pela CEF (Caixa Econômica Federal). O VLT é  um sistema com maior vida útil, menor impacto ambiental, com consumo de energia limpa e renovável, menor poluição sonora e melhor acessibilidade para pessoas com locomoção reduzida, além de permitir a revitalização urbana dos municípios envolvidos.


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Em Aracaju, Implantação de corredores exclusivos para ônibus é a solução para o trânsito da cidade

No final da década de 1970, o centro de Aracaju era calmo, não havia congestionamentos, o número de veículos era bem menor, mas foram implantadas canaletas exclusivas para a circulação dos ônibus do transporte coletivo da capital, batizando o sistema de transporte de massa. A Rua Itabaianinha era dividida ao meio, da mesma forma que a Avenida Carlos Firpo.

Os ônibus circulavam em sentido inverso ao da via normal, causando grande preocupação com os riscos de acidentes envolvendo pedestres. Não deu certo, porque era uma cópia de projeto executado em Curitiba, sem estudo de viabilidade para as condições de Aracaju.

Naquela época, só duas empresas exploravam o serviço - uma na zona norte e outra na zona sul para evitar concorrência entre elas -, não existia SMTT, mas uma Inspetoria de Trânsito Urbano (ITU). Não havia vale-transporte e nem interligação de linhas. Os ônibus andavam superlotados - da mesma forma que agora - e com uma fiscalização bem mais relaxada.

Hoje, o único corredor exclusivo de ônibus existente em Aracaju é no pequeno trecho da Avenida Rio Branco, no miolo central. E, ao contrário do que ocorreu nos anos 70, comprovadamente, há fluidez. Enquanto os motoristas de táxi ou de carros particulares perdem preciosos minutos retidos num engarrafamento infernal para atravessar menos de mil metros, os ônibus circulam livremente nos dois sentidos, respeitando apenas as paradas obrigatórias.

Agora, parece já haver um consenso entre autoridades, inclusive o prefeito Edvaldo Nogueira, especialistas em trânsito, empresários, motoristas e os próprios usuários, de que não há alternativa no trânsito de Aracaju, a não ser a implantação de corredores exclusivos para os ônibus. Isso ficou constatado até em recente pesquisa do Instituto Única, encomendada pelas empresas de ônibus. O usuário do serviço entende que o corredor exclusivo seria o mecanismo mais viável para proporcionar maior rapidez do serviço do transporte público.

O Setransp, que representa as empresas, garante que os ônibus coletivos estão circulando hoje a uma velocidade média de 14 km/h - um dado contestável por qualquer motorista, porque se tornou comum, em qualquer via de Aracaju, ser ultrapassado por um ônibus urbano, sempre acima dos limites legais de velocidade. As empresas alegam que os ônibus são interrompidos pelo desordenamento do trânsito com carros, motos e ônibus trafegando na mesma via.

Corrigidos esses problemas, no entanto, não haveria nenhuma garantia de melhoria na qualidade. O número de ônibus ainda é reduzido, não há horários pré-definidos - se há não são respeitados -, os motoristas não possuem formação ou treinamento, não param sempre nos pontos, dão freadas bruscas, as linhas são longas demais, as descidas nos terminais para garantir a tarifa única - ainda cara - são repetitivas e demoradas, os veículos saem das garagens sem a limpeza necessária e, apesar da tão propalada renovação da frota, é frequente ver ônibus quebrados no meio da rua e os passageiros ao relento.

Ninguém de bom senso discorda de que o transporte público deve ser mesmo priorizado. Enquanto os milhares de carros particulares, táxis e motos são veículos praticamente individuais, os ônibus transportam cerca de 300 mil passageiros/dia, segundo dados das empresas não confirmados pela SMTT. De qualquer forma, é um número formidável para uma cidade do porte de Aracaju.

Mas é preciso o controle do poder público. Hoje, os empresários, representados pelo Setransp e/ou por seus prepostos no parlamento, ditam mais normas do que a SMTT. E o usuário continua refém, sem saber a quem recorrer. (Gilvan Manoel)


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SMTU discute se vai recorrer por tarifa dos ônibus executivos

O presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, informou que vai se reunir com o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, ainda hoje para decidir se a prefeitura vai recorrer da liminar do juiz do Roberto Ermidas de Aragão Filho, que derrubou o reajuste da tarifa de R$ 5,50 e fixou o valor em R$ 4,20.

Marcos informou ainda que até o início da manhã de hoje não havia sido notificado da decisão liminar. “Oficialmente, o poder público é quem tem que repassar a ordem judicial para que as cooperativas a cumpram, mas nós não vamos recrudescer essa questão. Se a decisão existe e eles têm conhecimento, que cumpram”, disse.

Desde o último sábado, as cooperativas do transporte executivo já colocaram em prática o novo valor.

O presidente em exercício da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram), Sebastião Cavalcante, informou no sábado que a categoria está satisfeita com a determinação da Justiça.

“Na lei do executivo assinada pelo prefeito, o aumento mínimo é 50% do transporte convencional e agora nós conseguimos que esse aumento fosse justo para todos”, comemorou Sebastião.


Fonte: D24 AM

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Obras para desafogar trânsito em João Pessoa já começaram

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra) de João Pessoa já iniciou as obras “Caminhos livres” há mais de um mês, no momento as operações estão focadas nos bairros Bancários, Castelo Branco e Jardim Cidade Universitária. As obras previstas para as ruas Av. Epitácio Pessoa e Av. Beira Rio deverão começar após o término do trabalho corrente.

A assessoria de imprensa da Seinfra explicou que, apesar da simplicidade das obras, é complicado executá-las com muita rapidez, já que grande parte das intervenções ocorrem nas principais e mais movimentadas vias da cidade. “É necessário fazer uma avaliação para causar o mínimo de transtorno possível ao trânsito. Por isso é necessário programar as operações em finais de semanas ou à noite, quando a menos tráfego”, explicou a assessoria.

As obras dos “Caminhos livres” incluem recapeamento ou asfaltamento de vias, algumas vias necessitam de um projeto de drenagem. Em alguns casos, como na Beira Rio e na Epitácio Pessoa, está previsto uma redução do canteiro central e das calçadas. Também serão construídas, em alguns pontos, bainhas nos pontos de ônibus.

Confira os objetivos do projeto:

Melhorias no trânsito do Centro - Diminuir o fluxo de veículos que convergem para a Lagoa, melhoria da circulação na área central, remoção do tráfego no anel interno da Lagoa sendo destinado apenas para passagem de ônibus. Já o anel externo terá 3 faixas para tráfego e mais 45 áreas receberão disciplinamento da oferta de estacionamentos e também haverá ampliação do espaço para os pedestres e melhorar a qualidade ambiental da área.

Vias que vão sofrer intervenções na área central - Avenida Monsenhor Walfredo Leal, Pedro I, Almirante Barroso, Desembargador Souto Maior, Rua Santo Elias, Rua Barão do Abiai, Avenida Duque de Caxias, Visconde de Pelotas, anel externo da Lagoa e Pedro II.

Ampliação da Avenida Epitácio Pessoa - Redução dos congestionamentos com o aumento da capacidade da via, melhorando a circulação dos veículos e diminuição do tempo de viagem do transporte público. Ao longo da via haverá intervenção em diversos cruzamentos com objetivo de dar fluidez ao tráfego. No entroncamento da Av. Ruy Carneiro com a Epitácio até Av.  N. Sra. dos Navegantes passará a ter três faixas.

Ampliação da Avenida José Américo de Almeira (Beira Rio) - Alargamento da avenida para aumentar a capacidade de circulação dos veículos  e melhorar as condições de circulação dos pedestres. O trecho da Avenida Duarte da Silveira (a partir da Igreja Batista) até a Avenida Rui Barbosa, bastante congestionada, com apenas duas faixas de rolamento em cada lado do canteiro, passará a ter três faixas, aumentando em 50 por cento a capacidade da via.

Alteração no trânsito do Castelo Branco e Bancários - Implantação de um binário no bairro do Castelo Branco para redução dos congestionamentos e tempo de viagem do transporte público.  Implantação de binário no bairro do Castelo Branco para reduzir congestionamentos. A Av. Castelo Branco sentido Miramar/UFPB passará a ser mão única e a via de retorno sentido UFPB/Miramar será pela Rua Matos Cardoso.

Implantação de faixa exclusiva para o transporte público na principal dos Bancários e melhoria das condições de circulação nas vias paralelas, criando vias alternativas para que o condutor possa trafegar pelo conjunto sem ter que utilizar a via principal.

Duplicação da Via do Altiplano - A duplicação da Av. João Cyrilo da Silva se estenderá da Av. Beira Rio até as proximidades da Av. Antonio Mariz, aumentando a segurança e facilitando o acesso ao Altiplano, Estação Cabo Branco e bairros adjacentes. (Pedro Calado)



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No Rio, Ônibus que substituem bondes começam a circular em Santa Teresa

Começaram a circular na manhã desta segunda-feira (7) as duas linhas de ônibus que vão substituir os bondes de Santa Teresa, no Rio. Os coletivos têm capacidade para 35 passageiros e a passagem custa R$ 0,60.

As duas linhas circulares, a SE 006 (Silvestre-Castelo) e SE 014 (Paula Matos-Castelo) (circular), vão atender aos moradores do bairro, que não contam mais com os trens desde o acidente de agosto, em que seis pessoas morreram e mais de 50 se feriram.

A medida que criou as linhas de ônibus foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município, no início de outubro. O serviço terá duração de um ano e seis meses. Atualmente o bairro de Santa Teresa é atendido por outras duas linhas de ônibus e um serviço noturno.

Bondes serão recuperados até 2013
Na semana passada, o governador Sérgio Cabral esteve em Lisboa e afirmou que o governo do estado entregará o sistema de bondes de Santa Teresa recuperado até 2013.

Cabral assinou com José Manuel Silva Rodrigues, presidente da empresa Carris, que administra os bondes da capital portuguesa, um termo de cooperação técnica para a recuperação do sistema, que está parado desde o acidente em agosto.


Fonte: G1.com.br

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Rodízio de veículos em Santos é descartado pela Prefeitura

O resultado do levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), mostrando apoio de 48,6% dos entrevistados ao rodízio de veículos no Município, e 44,9% de posicionamentos contrários à medida, é comemorado por especialistas, na medida em que evidencia a preocupação das pessoas com a relação carro x cidade. Ainda assim, a Prefeitura descarta a adoção do rodízio em Santos, pelo menos por enquanto.

A avaliação do prefeito João Paulo Papa, contrário à ideia, é distinta de seu secretário de Meio Ambiente, Fábio Alexandre Nunes, o Professor Fabião (PSB), empolgado com o resultado da pesquisa IPAT.

Também se mostra favorável à medida o secretário estadual de Meio Ambiente, o santista Bruno Covas (PSDB).

A pesquisa, publicada ontem, sinaliza uma rápida mudança de avaliação do santista ao tema em apenas quatro anos. Quando o IPAT ouviu os munícipes em 2007, apenas 20% dos entrevistados eram a favor, e 75,5% haviam se posicionado contra o sistema rotativo.

Mudança de visão
Papa vê como principal resultado do levantamento a mudança de mentalidade. Ele destaca que, até então, qualquer pesquisa feita com os motoristas sempre trazia como resultado pedidos de melhora na infraestrutura para os automóveis, como alargamento de vias e estreitamento das calçadas.

O chefe do Executivo sinaliza uma tendência não só nacional, mas presente em outros países, na qual o carro passa a ser considerado um dos principais vilões das cidades. “Uma mudança de mentalidade tal como aconteceu com o cigarro, visto hoje com sérias restrições pelo malefício provocado”.

Fatores como o aumento da população nas principais cidades e, consequentemente, da frota urbana podem reverter a imagem hoje positiva do carro. “Deixará de ser uma imagem de prestígio e se tornará símbolo da ineficiência, devido aos congestionamentos e poluição”.

Apesar disso, Papa ainda se posiciona contrário ao rodízio por considerar efeito somente a curto prazo. “O resultado imediato da retirada dos carros de circulação se anula com o aumento da frota de veículos”.

Segundo o prefeito, Santos tem condições de inovar na resolução do problema dos congestionamentos, e não apenas copiar modelos.

Uma mudança na análise do transporte público é um dos caminhos. “Muitos falam hoje do transporte coletivo, mas não o usam. Temos uma frota com média de um ano de uso e ouso afirmar: é a frota mais nova do País, com ônibus seguros e limpos”.

As reclamações quanto à pouca frequência dos coletivos no período noturno e fins de semana são rebatidas por Papa. “A procura cai muito e manter a mesma frequência dos horários de semana resultaria na elevação do custo do sistema, onerando a passagem”.
Responderia ‘não’
Caso fosse questionado pelo IPAT, Papa responderia contrariamente ao rodízio. “Diria não, neste momento; como munícipe, como prefeito e como engenheiro da área”.

O “uso moderado” do carro, segundo o chefe do Executivo, afastaria as medidas extremas de rodízio e pedágio urbano.
Créditos: Alberto Marques
Fatores como o aumento da população podem reverter a imagem hoje positiva do carro
Secretários de Meio Ambiente são a favor
O secretário estadual Bruno Covas (Meio Ambiente)esponderia favoravelmente ao rodízio, caso fosse abordado por um pesquisador do IPAT.

Ele lembra, porém, o fato de o sistema ter a questão ambiental como principal objetivo, quando a medida foi implantada na Capital. “Depois acabou continuando pela questão da mobilidade urbana”.

Segundo o secretário estadual, 80% da poluição das regiões metropolitanas têm como causa o setor de transporte. “Notamos isso com o programa de inspeção veicular”.

O aumento da adesão do santista à ideia do rodízio de veículos, na avaliação de Bruno Covas, se dá hoje pela questão da mobilidade.

“O santista está preparado para o rodízio, a pesquisa do IPAT mostra isso. Temos levantamento apontando o quanto a população da Baixada Santista usa a bicicleta”.

A sugestão do secretário é um programa de adesão voluntária para ver a receptividade da ideia.

‘Sobrevivente’

Vereador licenciado e secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Alexandre Nunes, o Fabião, lembra de sua proposta, apresentada em 2007, instituindo rodízio ambiental, por três meses, no inverno. Nessa época do ano a dispersão dos poluentes é menor.

A matéria criou polêmica, acabou sendo retirada da pauta da Câmara e ele se considera até um “sobrevivente” no Legislativo por ter sido reeleito, devido à grande repercussão negativa naquele ano.

A capacidade de fazer o munícipe organizar seus deslocamentos com o rodízio é a principal vantagem da medida, na avaliação de Fabião.

“Rodízio não é solução, é paliativo em um processo de sensibilizar a sociedade para perceber outros modais, como a bicicleta e um transporte coletivo eficiente”.

Segundo ele, o uso do veículo tem de ser desestimulado. “As questões a serem feitas são: trânsito é problema? E carro é a solução?”.

Poucos munícipes têm, segundo ele, noção da poluição “difusa” resultante dos carros. “É perceptível em dias de chuva: uma mancha de óleo. Esse material cai nas galerias de água pluvial e vai para o mar”.

Empresas

A classe empresarial também poderia contribuir para o fim dos congestionamentos. Fabião propõe o término dos horários formais nas empresas, onde a imensa maioria dos funcionários cumpre jornada das 8 às 18 horas. “Caso Santos se tornasse o primeiro município, fora das capitais, a assumir o rodízio de veículos, retomaria seus status de cidade de vanguarda”.
Créditos: Alberto Marques
Pesquisa sinaliza rápida mudança de avaliação do santista ao tema em apenas quatro anos


Fonte: A Tribuna

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Em Fortaleza, Nova linha de ônibus começa a circular em Messejana

Uma nova linha de ônibus começa a circular na cidade, 7, visando diminuir o tempo de deslocamento dos usuários de ônibus do Conjunto Maria Tomásia, Sítio São João e Santa Maria ao Centro, em Messejana.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) colocou em circulação a linha (670) Sítio São João/Centro/Expresso, que terá parte de seu percurso sem paradas para embarque e desembarque, especificamente o trecho compreendido entre a BR - 116 e a rotatória da Aguanambi.

Fonte: O Povo Online


Itinerário

A linha circulará de segunda a sexta-feira, até as 20h55, e aos sábados, até as14 horas, saindo do Conjunto Maria Tomásia, passando pelo Sítio São João, Santa Maria, indo ao Centro e às avenidas Padre Pedro de Alencar, Frei Cirilo e Aguanambi.

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