Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Veja a construção de uma das estações do corredor exclusivo de ônibus da TransOeste

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Olimpíada promete mudar a "cara" do sistema de transportes da cidade do Rio de Janeiro até 2016. Ao menos 15 projetos devem ampliar a rede e a integração com a região metropolitana. Nesta semana, a prefeitura da cidade entregou a estação BRT (corredor exclusivo de ônibus) do Trevo do Magarça, em Guaratiba, zona oeste do Rio.

Esta é uma das estações da TransOeste, que começará na Barra da Tijuca e terá dois pontos finais: um em Santa Cruz e outro em Campo Grande. Veja vídeo abaixo.

Para aumentar os deslocamentos, a prefeitura e o governo do Rio se comprometeram a construir - em tempo para a Olimpíada de 2016 - BRTs e a linha 4 do metrô - que liga a zona sul à Barra da Tijuca - , que já havia sido prometida para os Jogos Pan-Americanos de 2007, mas não ficou pronta.

Para concretizar os projetos, o setor de transportes públicos no Estado receberá R$ 30 bilhões para desenvolvimento e implantação de modais que conectem todo o sistema, segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

Se todos os planos saírem como previsto, o Rio será cortado por quatro BRTs, sendo um na avenida Brasil, que ligará o centro à zona oeste. Em obras, a TransOeste deve ter a etapa Barra-Madureira inaugurada em 2012.

Já o trecho Barra-Santa Cruz da TransCarioca está atrasado, mas a prefeitura quer entregar a obra até a Copa de 2014. A TransOlímpica está prevista também para 2014. Já o BRT da Avenida Brasil não tem cronograma definido, mas a ideia é que esteja pronto até 2016.

Entretanto, enquanto projetos como o da TransOeste já contam com a primeira estação - na avenida das Américas -, há os que ainda não saíram do papel, como o da TransOlímpica, que está na fase de licitação [concorrência entre empresas].

O sistema BRT, segundo estimativas da prefeitura, transportará 900 mil pessoas por dia e tornará as viagens mais rápidas. O trajeto Penha-Barra, por exemplo, poderá ser reduzido em até 49 minutos. De acordo com a prefeitura, o trajeto que é feito atualmente em 1h36 levaria 47 minutos.



Fonte: R7.com


 
READ MORE - Veja a construção de uma das estações do corredor exclusivo de ônibus da TransOeste

Vejam algumas imagens do dia em Recife, sobre a paralisação dos ônibus da Expresso Vera Cruz

Depois de uma manhã complicada para os usuários das linhas da Expresso Vera Cruz, onde os motoristas e cobradores paralisaram os serviços para reinvindicaem melhores condições de trabalho, o Blog Meu Transporte trás algumas imagens desta manhã onde algumas empresas foram convocadas pelo GRCT para amenizar a situação dos usuários prejudicados.

Linha 132* foi atendida a partir das 8hs no plano de emergência do GRCT pela Empresa Santa Cruz

No Barro e em Afogados as Empresas São Paulo, Globo e Metropolitana deram reforço as linhas do Barro/Prazeres e Aeroporto/Afogados.

Empresa Santa Cruz na linha 132*UR-02(Ibura)

Venha "Curtir" o Blog Meu Transporte no Facebook


READ MORE - Vejam algumas imagens do dia em Recife, sobre a paralisação dos ônibus da Expresso Vera Cruz

Em São Luís, Passageiros passam sufoco para usar transporte coletivo

Quem depende do transporte público em São Luís enfrenta um enorme sufoco todos os dias. Nos terminais de Integração, filas desorganizadas e ônibus que já chegam superlotados. Problemas que parecem não ter fim. Assista à reportagem de Elbio Carvalho, da TV Mirante.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes reafirmou que 312 ônibus foram inseridos na frota da capital maranhense, que é de 1.072 coletivos, o que, segundo a SMTT, é suficiente para atender à demanda. Com relação ao fato de os novos ônibus estarem circulando sem placas, a Secretaria não se pronunciou.


READ MORE - Em São Luís, Passageiros passam sufoco para usar transporte coletivo

Campanha sobre Lei do Assento chega a terminais de ônibus de Fortaleza

Ação de sensibilização sobre a Lei do Assento Preferencial (7811/95), que dispõe sobre o local reservado aos idosos, gestantes e pessoas conduzindo crianças de colo nos transportes coletivos, é promovida na próxima quinta-feira, 3, partir das 9h, no Terminal do Siqueira, em Fortaleza.

Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), a ação tem o objetivo de chamar a atenção de passageiros para a importância do cumprimento da lei. A mobilização conta com apresentação da peça teatral “Assento preferencial”, encenada por adolescentes do projeto Crescer com Arte Jangurussu, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci).

A Prefeitura de Fortaleza promete levar a ação ainda ao Terminal do Papicu e ao Terminal da Parangaba. As informações são da SDH.


READ MORE - Campanha sobre Lei do Assento chega a terminais de ônibus de Fortaleza

Em Campo Grande, Tarifa com cartão magnético já vale em 36% dos ônibus na Capital

Mais 17 linhas do transporte coletivo em Campo Grande, passam hoje, 1º a fazer parte do sistema, onde o pagamento só pode ser feito com cartão.
A obrigatoriedade do pagamento automatizado começou a valer em 26 de agosto, com os ônibus articulados. A previsão é que até janeiro de 2012 o sistema esteja valendo em todas as linhas.
Com a nova adesão, a regra passa a valer para 36% da frota de ônibus, segundo informou o presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur), João Rezende.
A venda de cartões dentro dos ônibus está prevista, valendo o acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), sendo que cada motorista deve ter 10 cartões. Outra regra é que o número permitido é de 4 vezes para pagamento com dinheiro para cada pessoa.
A partir de hoje, a obrigatoriedade do cartão passa a valer para as linhas 51, 61, 62, 64, 65, 70, 72, 73, 74, 75, 76, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89. Todas fazem o trajeto entre terminais, e são identificadas pela cor vermelha.


Fonte: A Critíca

Share |
READ MORE - Em Campo Grande, Tarifa com cartão magnético já vale em 36% dos ônibus na Capital

Usuários do transporte coletivo de Santos elogiam a implantação do corredor de ônibus

A implantação do corredor de ônibus na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), em Santos, foi bem aceita entre os usuários do transporte coletivo e até entre motoristas, de acordo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Iniciado na tarde de segunda-feira, o sistema funciona das 17h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, no sentido Centro/praia. Neste período, de acordo com a CET, cerca de 8 mil passageiros são transportados.

Desde esta segunda, por conta da nova intervenção, o estacionamento de veículos é proibido do lado direito, junto às edificações, e liberado do lado esquerdo, junto ao canal, exceto das 17h às 20 horas.

No primeiro dia de funcionamento, de acordo com o diretor técnico-operacional da CET, foi constatada a prioridade aos ônibus. “Observamos que os motoristas respeitaram a preferência ao transporte de massa. Ao longo de dois quilômetros de extensão, apenas três veículos permaneceram estacionados à esquerda da via e nenhum na faixa de ônibus. Também pouquíssimos carros compartilharam a faixa com os coletivos, mesmo ela sendo preferencial”.


Fonte: A Tribuna

READ MORE - Usuários do transporte coletivo de Santos elogiam a implantação do corredor de ônibus

No Recife, Finalmente um projeto de lei para proibir música nos ônibus

Os Dj’s do busão, como são chamados os passageiros que costumam escutar música com volume alto e sem usar fones de ouvido nos veículos de transporte coletivo, estão com os dias contados. Um Projeto de Lei (PL) quer proibir a prática e determinar punições para quem teimar em descumprir a lei do silêncio nos ônibus. Pelo projeto, quem se arriscar a desobedecer a lei será convidado a descer do coletivo e ainda pode ser condenado ao pagamento de uma multa de até R$ 10 mil.




Fonte: Diário de Pernambuco

READ MORE - No Recife, Finalmente um projeto de lei para proibir música nos ônibus

BRT está mais barato e melhor com novas tecnologias de construção civíl

Isso porque, os municípios que escolheram projetos de BRTs, – Bus Rapid Transit, que são corredores com pavimentação especial e que separam o transporte público do trânsito convencional, tumultuado pelos carros, esperam por conta deste privilégio ao transporte público um aumento da velocidade operacional.

É o caso de Fortaleza, que possui um projeto de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, e três de BRT, que vão receber ônibus biarticulados.

Durante o IV Encontro de Qualidade e Tecnologia do Transporte Urbano, promovido pelo Governo do Estado do Ceará e pela prefeitura de Recife, foram apresentadas as vantagens na redução do tempo de viagem, da poluição e do número excessivo de carros de passeio nas ruas (o que provoca custos econômicos e baixa qualidade de vida) de políticas que privilegiam os cidadãos que optam por transportes coletivos.

Um dos maiores anseios desta população (e das pessoas que usam carros também) é que os deslocamentos sejam mais rápidos. Ninguém mais aguenta ficar preso em congestionamentos mesmo dentro da “zona de conforto” de seus veículos particulares.

Por isso, se os transportes públicos forem mais rápidos e confortáveis, sem superlotação, a tendência é que as pessoas deixem os carros em casa. Mas para que tal fato aconteça, os veículos de transporte público devem ter espaços exclusivos.

Como as soluções precisam ser tomadas de forma urgente, mas bem planejada e não de caráter paliativo, a opção adequada para corresponder a este desejo foi a implantação dos BRTs, de acordo com os técnicos e engenheiros que realizaram as palestras no Encontro.

Hoje a média de velocidade de ônibus da capital do Ceará é de 13 km/h. Com o BRT, a média de velocidade pode mais que dobrar e chegar a 30 km/h.

Além disso, a própria introdução de ônibus de grande porte vai ajudar a reduzir o tempo de viagem, uma vez que menos ônibus podem fazer mais viagens e atenderem a mais pessoas. Em vez de três ônibus, o biaticulado atende a mesma demanda. E quanto mais livre o corredor de ônibus, mais velocidade também.

O presidente de NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Cunha, afirmou que as cidades que optaram pelo BRT, como Curitiba, Goiânia e São Paulo não se arrependeram de suas obras.

Otávio Cunha falou sobre custos de implantação de BRT, em valores atualizados.

Por conta de novas técnicas de construção e o desenvolvimento da engenharia, agora é mais barato implantar um corredor de ônibus com toda a estrutura de BRT, como estações que possibilitam embarque no nível do assoalho do ônibus e pagamento antes da entrada no veículo, e pontos de ultrapassagem para evitar filas de ônibus nas paradas.
Agora é possível, segundo Otávio Cunha, implantar um BRT (e não somente um corredor convencional) com US$ 10 milhões por quilômetro se houver necessidade de obras de readequação urbana e desapropriações. “Sem desapropriações e com pouca intervenção, o quilômetro pode sair entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões” – disse.

O valor é muito vantajoso se for levado em conta que os outros modais, com exceção do metrô, não levam um número maior de pessoas em relação ao BRT que possa justificar diferenças de preços tão grandes.

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, serão 45 quilômetros de corredores de ônibus ba cidade, em três sistemas de BRT. Os alargamentos das vias para receber da melhor forma estes espaços exclusivos para o transporte coletivo vão começar no entorno do Castelão, estádio público da cidade.

Segundo a prefeita, mesmo com vistas para a Copa de 2014, os corredores vão beneficiar a população em geral., mesmo depois do evento esportivo.

INTEGRAÇÃO:

Para a prefeita, não basta apenas oferecer estrutura para os transportes e os custos diretos para os trabalhadores e demais passageiros não forem compatíveis com a realidade econômica da população.
Fortaleza deve ter também uma linha de VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos.
O sistema dever ser integrado aos ônibus.

O VLT de Fortaleza terá 12,7 quilômetros de extensão (sendo 11,3 km em superfície e 1,4 em elevado) e vai ligar Mucuripe a Parangaba.

Os custos previstos para o VLT de Fortaleza, que deve transportar 90 mil passageiros por dia, serão de R$ 330,7 milhões, que representa R$ 26,03 milhões por quilômetro feito.
Mas os valores podem ser maiores ainda por conta da desapropriação de uma grande quantidade de imóveis que a obra vai exigir.

O impasse gira em torno de 2700 famílias que terão de ser removidas de suas casas. A maioria está na comunidade Aldacir Barbosa.

Segundo os moradores, os imóveis foram avaliados abaixo do valor de mercado e o local para onde seriam transferidos desagradou.

Os moradores seriam transferidos para imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida II, no conjunto José Walter, que fica mais distante do centro da cidade, das escolas onde estão matriculadas as crianças do caminho do VLT, e das demais atividades exercidas pelo moradores.

Além disso, criticam, que o VLT acaba indiretamente desvirtuando, no caso de Fortaleza, o objetivo do Programa Minha Casa Minha Vida que, em vez de oferecer moradia a quem não tem, acaba apenas substituindo os locais de habitação de quem já tem onde morar.

Mas os ganhos de transporte, segundo a prefeitura, devem ser grandes.
Os projetos de BRT são os seguintes:
- BRT Avenida Dedé Brasil: custo total de R$ 41,6 milhões
- BRT Avenida Alberto Craveiro: custo total de R$ 33,7 milhões
- BRT Avenida Paulino Rocha: custo total de R$ 34,6 milhões.

A prefeita Luizianne Lins também garantiu a integração destes sistemas com o metrô.
Segundo ela, por conta da implantação da tarifa social, que garante desconto na integração entre ônibus e metrô, a procura pelo transporte publicou teve um acréscimo de 20%.

Fonte:  Mobilize

Share |
READ MORE - BRT está mais barato e melhor com novas tecnologias de construção civíl

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960