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SPTrans informa alteração de itinerários na Zona Leste

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Devido a mudanças no viário das Ruas General Leite de Castro, Sylla Mattos, Ruas Amadeu Giusti e Frei Paulo da Conceição, na zona leste, realizadas para melhorar a fluidez do trânsito, a SPTrans informa alteração no itinerário de cinco linhas de ônibus. Informamos que as alterações nos itinerários dos serviços não prejudicam os seus usuários, devido à proximidade das vias envolvidas.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
 
Linhas e itinerários:
 
4706/10 Jd. Maria Estela II – Metrô Vila Mariana
4732/10 Vila Liviero – Metrô Saúde
4732/41 Vila Liviero – Metrô Saúde
5034/10 Vila Liviero – Term. Sacomã
Ida: normal até a Rua Giusepe Crespi, Rua Francisco Bautista, Rua Frei Paulo da Conceição, Praça Dirceu de Castro Fontoura, Av. General Leite de Castro, Rua Vinte e Cinco de Julho, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
 
4717/10 Jd. Maria Estela - Metrô Santa Cruz
Sentido único: Rua Prof. Sylla Mattos, Praça Dirceu de Castro Fontoura, Rua Amadeu Giusti, Av. General Leite de Castro, Rua Vinte e Cinco de Julho, Rua Cachoeira Dourada, prosseguindo normal.
 
 
 Assessoria de Imprensa – SPTrans

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Binário altera linhas de ônibus em Curitiba

Duas linhas de ônibus – a Linha Direta Inter 2, e a linha convencional Raquel Prado / PUC, tiveram seus trajetos parcialmente alterados pelos técnicos da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, a partir desta quarta-feira (26), por causa da implantação do binário formado pelas ruas Teffé e Doutor  Roberto Barrozo.

A linha Inter 2, no sentido anti-horário, teve seu percurso alterado para as ruas Teffé e José Antoniassi, enquanto a linha Raquel Prado / PUC teve o itinerário mudado, no sentido centro-bairro, para as ruas Teffé e Raquel Prado; e no sentido bairro-centro, para as ruas Raquel Prado e Doutor Roberto Barrozo.

Outras mudanças – Até o fim de outubro, outras três linhas de ônibus terão seus percursos alterados. No próximo sábado (29), a linha Fanny sofre mudanças e circula pelas ruas Coronel Izaltino Pinho, Omílio Monteiro Soares e Roberto Faria, quando volta ao caminho normal.

Também dia 29, os ônibus da linha Parque Industrial têm itinerário mudado para as ruas Amilcare Bientinezi, no sentido terminal / bairro; e para as ruas Jaime Rodrigues da Rocha e José Silva de lima, no sentido bairro / terminal.

Já na segunda-feira (31), muda o percurso feito pelos ônibus da linha Vila Esperança. Do terminal ao bairro, seguirão pela avenida Confúcio e rua Darwin; no sentido inverso, pelas ruas Darwin, Einstein e Huxley. A regulagem de horário será feita no ponto final, que fica na rua Darwin, no trecho entre as ruas Aristótoles e Copernico.


Fonte: URBS

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Tarifa de ônibus de Teresina continua à R$ 1.90

Por determinação do prefeito Elmano Férrer, a tarifa do transporte coletivo em Teresina permanece R$ 1,90. A  Comissão Especial nomeada por ele para analisar a planilha de custos do sistema entregou hoje (26) o relatório final da auditória na planilha realizado nos últimos dois meses. Além da manutenção da tarifa, também foi anunciado pelo prefeito Elmano Férrer a implantação do sistema de integração temporal das linhas urbanas do transporte coletivo.

A Comissão Especial realizou uma análise detalhada de todos os itens que incidem diretamente no valor da tarifa. De acordo com essa análise, é possível manter o valor da tarifa caso sejam implementadas a desoneração tributária e que seja feita uma maior fiscalização no uso da meia passagem e gratuidade. “Nossa maior preocupação é em oferecer um serviço a preço justo para população. A integração é fundamental e nossa principal meta para este momento. Não podemos mais aceitar que a parcela mais humilde da população seja penalizada”, defendeu o prefeito.

O prefeito enfatizou que está disposto a reduzir em até 33% o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS), tributo municipal que incide sobre a tarifa. Entretanto, destacou o prefeito, que os impostos das esferas Federal e Estadual, como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), são os que mais pesam dentro da planilha de custos. “Vamos conversar e buscar auxílio. É de extrema importância o apoio das demais esferas governamentais para que, juntos, seja possível desonerar a tarifa do transporte público”, frisou Elmano.

Análise da planilha
O presidente da comissão que realizou a auditoria da planilha, Henrique Nunes, disse que todos os membros fizeram um trabalho de qualidade dentro das suas limitações técnicas e temporais. “Nos últimos dois meses procurarmos fazer o melhor trabalho possível tendo como foco o interesse da população”, comentou Henrique, destacando que um dos aspectos mais positivos da comissão diz respeito a uma série de medidas que foram apontadas, como a desoneração, que visa garantir redução da tarifa, mas também um serviço de maior qualidade a preço justo.

Todos os membros da comissão foram convocados para participar da solenidade de entrega do relatório. O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Piauí) na comissão, Eduardo Diniz, que estava presente na solenidade, lembrou que a comissão realizou um trabalho sério e ético.

Ministério Público, organização estudantil, classe política, Setut, além dos técnicos da Prefeitura de Teresina integraram a comissão que ao todo era composta por 17 membros. A auditoria também foi acompanhada por três membros do Tribunal de Contas do Estado e orientada por Calina Barros, diretora-técnica da Empresa de Transporte de Fortaleza (ETUFOR), órgão que possui as mesmas atribuições da Strans.

Teresina possui atualmente 450 ônibus operando na cidade em 90 linhas. Mensalmente, é computado o total de sete milhões de passagens, sendo que um milhão corresponde a gratuidade e 2,5 milhões à meia-passagem.

Fonte: 45 Graus

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Em Sorocaba, 41 ônibus são entregues e atenderão 15 linhas a partir de segunda

Foram entregues na manhã desta quarta-feira (26) 41 novos ônibus que vão integrar o sistema de transporte coletivo de Sorocaba. Os veículos devem atender 15 linhas da Zona Norte e do Parque Industrial a partir desta segunda (31).

A cerimônia de entrega dos veículos foi realizada no Paço Municipal e contou com a presença do Prefeito Vitor Lippi, que fez um discurso agradecendo todos os funcionários que trabalharam durante o período de transição das linhas e classificou o transporte de Sorocaba como um dos melhores, ressaltando ainda, que acredita ser normal que haja lotação nos ônibus em horários de pico.
Todos os veículos contam com GPS, câmera de videomonitoramento, sistema diferenciado de ventilação e acessibilidade para deficientes com rampas e elevadores. 

O Consórcio Sorocaba, empresa ganhadora da licitação do transporte coletivo, assumiu os transportes do chamado lote 1 (composto por 44 linhas) que estavam sob os cuidados de três empresas, em caráter emergencial, desde a intervenção feita em 2008 na Transporte Coletivo Sorocaba (TCS) - empresa que enfrentava problemas com dívidas trabalhistas.
 
As primeiras linhas a contarem com os novos ônibus são:
* 02 - Brasilândia
* 16 - Angélica/Botucatu
* 20 - Carol
* 23 - Industrial/Dois Corações
* 24 - Guadalupe
* 25 - Itavuvu
* 39 - Aldeia dos Laranjais
* 39/1 - Sta. Esmeralda/Portal do Itavuvu
* 45 - Retiro São João
* 46 - Paineiras
* 50 - Hungarês
* 54 - Paes de Linhares
* 58/1 - Vitória Régia/Sorocaba Park
* 61 - Iporanga
* 70 - Nova Sorocaba/Nova Horizonte

LINHAS ALTERADAS

Cinco linhas de ônibus terão alterações durante o mês de novembro. De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, as mudanças visam uma melhoria na oferta das linhas, que passarão a operar em intervalos de 30 minutos o dia todo.
Confira as alterações:
Linha 08 - Trujillo - Alteração dos horários de segunda a sexta-feira, com melhora na oferta onde a linha passará a operar em intervalos de 30 minutos o dia todo.

Linha 15 - Jd. São Paulo/Jd. Capitão - Criação do horário de atendimento ao Condomínio Vila dos Ingleses na viagem de 8h04, partindo do Terminal Santo Antônio, de segunda à sexta-feira.

Linha 21 - Lopes de Oliveira - Alteração dos horários de atendimento ao bairro Jacutinga de 11h56 para 12h10, partindo do Terminal Santo Antônio e, de 12h43 para 13h, partindo do Ponto Final do bairro. Criação de novos horários de atendimento no Jacutinga, nas seguintes viagens: partindo do Terminal Santo Antônio: 8h40, 10h30, 13h50 e 22h50; partindo do Ponto Final: 9h40, 11h20 e 14h50.

Linha 42 - Laranjeiras - Criação dos horários de 23h49, partindo do Ponto Final no Jardim Casa Branca, e 0h25, partindo do Terminal Santo Antônio, aos sábados.

Linha 61 - Iporanga - Criação de novos horários de segunda à sexta-feira: partindo do Terminal Santo Antônio: 9h30, 21h05 e 22h50; e partindo do Ponto Final: 11h e 22h.
 


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No Recife, Número de usuários nos ônibus cresceu apenas 6% nos últimos anos

O número de pessoas que usam carros aumenta mais dos que utilizam o transporte coletivo, para se ter uma idéia, no período 2004 a 2009 a frota de veículos na RMR aumentou  34% enquanto o número de passageiros transportados no STPP/RMR cresceu apenas 6%. No Ano de 2009, foram transportados cerca de 438.554.393 contra 413.348.600 em 2004.
Falta de corredores de ônibus
Pode-se dizer que o número de passageiros dentro dos coletivos cresceu menos de 1% ao ano.

Isto acontece pela falta de investimentos no sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife como falta de corredores de ônibus, ônibus sem qualidade, insegurança e falta de ônibus. Para muitos especialistas e urbanistas, a resolução deste assunto é priorizar o transporte público de massa. Para isso, é preciso restringir o uso dos carros de forma a priorizar os ônibus nas principais vias da cidade.

E para somar tudo isso, o crescimento econômico do Brasil e de Pernambuco, onde as famílias passaram a terem mais renda e facilidades no crédito.
E foi justamente nesta facilidade ao crédito junto com a redução do IPI dos automóveis fez com que aumentasse ainda mais o número de pessoas com carros na cidade.

Atualmente, o Estado tem emplacado entre 1 mil e 1.300 veículos por dia. E a tendência é cada vez mais os automóveis ganharem as ruas impulsionados pelo culto ao carro comum entre os brasileiros.

Confira a invasão de carros em PE. Os números mostram a frota veicular em setembro/2011.
PE – 2.013.881 veículos
RMR – 1.002.681 veículos
Recife – 559.942 veículos



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Fortaleza têm um ano e oito meses para entregar cinco túneis e três viadutos

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Foi só a cidade de Fortaleza ser anunciada oficialmente como sede da Copa das Confederações em 2013 e palco de até dois jogos da seleção brasileira no Mundial de 2014 para alguns políticos tentarem capitalizar para si a decisão. Entre eles, esteve a prefeita Luizianne Lins (PT), que trava uma batalha contra o tempo para tentar recuperar sua imagem como gestora pública. Eufórica, a petista chegou a dar a seguinte declaração: “Essa boa notícia que recebemos hoje (quinta-feira, 20 de outubro), e que já era de nossa total confiança que teríamos, sim, uma notícia positiva para nossa cidade, mostra o quanto Fortaleza vem se destacando nacionalmente não só na área de turismo, na qual continuamos trabalhando seriamente, mas também nas áreas de infraestrutura e econômica”.
Não haveria motivos para questionamento à fala de Luizianne, fossem da atual gestão municipal os méritos pela vinda a Fortaleza de importantes jogos das duas competições internacionais. O destaque dado pela Fifa à capital cearense deveu-se, sobretudo, ao ritmo acelerado da reforma do estádio Castelão, que colocou nossa arena esportiva em primeiro lugar no percentual de execução das obras dentre todas as outras onze que receberão jogos do evento futebolístico. O mais recente balanço da Secretaria Especial da Copa (Secopa) mostra que a obra de modernização e ampliação do estádio Castelão já atingiu 44% de conclusão. Tudo isso sem falar na influência política exercida por caciques locais junto a Ricardo Teixeira e sua CBF.

Agora imaginem se a Fifa fosse utilizar como critério para avaliar Fortaleza o ritmo das obras viárias que ficaram sob responsabilidade da gestão petista. O resultado não seria dos melhores, afinal, nenhuma das intervenções previstas para garantir acesso rápido ao Castelão foi iniciada. Somente para o próximo dia 9 de novembro é que deverão ser abertos os envelopes com as propostas das construtoras. Mais uma etapa de uma licitação que envolve nada mais, nada menos que R$ 146,1 milhões. Trata-se da maior licitação já realizada pela atual administração. Superada essa fase, Luizianne colocou o mês de dezembro como marco para o início das obras de mobilidade urbana.

É aí, então, que a comissão de licitação terá de conseguir operar um verdadeiro milagre e concluir o certame num curto intervalo de tempo. Torcendo para que as empresas perdedoras não questionem o resultado na Justiça. O que dificilmente irá acontecer, diante dos milhões que estão envolvidos. A briga pela exclusividade das obras, assim como aconteceu na licitação para a reforma do estádio Castelão, deverá ser intensa.
MUITO A FAZER E POUCO TEMPO DISPONÍVEL

A prefeita - que deixa o poder em 1º de janeiro de 2013 - fixou ainda em agosto do mesmo ano o prazo para a conclusão dos empreendimentos. Um ano e oito meses para entregar cinco túneis e três viadutos, o alargamento de toda a Avenida Alberto Craveiro, corredores exclusivos de ônibus, além de outras melhorias nas vias que dão acesso ao estádio Castelão. Pouco tempo diante do tamanho e da complexidade do pacote de obras, que inclusive teve de ser reduzido em relação ao projeto
original para a Copa.

A título de comparação, em seis anos e dez meses de gestão Luizianne Lins, nenhum novo corredor de ônibus foi implantado na cidade. E é porque o transporte público é destacado como uma das prioridades da atual administração. Fora isso, apenas um túnel foi construído, no cruzamento entre as avenidas Humberto Monte e Bezerra de Menezes. Túnel esse que após dois anos e quatro meses do início das obras ainda está inacabado: as duas alças complementares da estrutura não foram entregues.

Alargamento de vias também é outro fator que não joga a favor da petista. Até hoje, apenas um trecho da Avenida Sargento Hermínio foi duplicado. O outro alargamento foi na rua Justiniano de Serpa, uma curta via que liga a Avenida Domingos Olímpio à Avenida Bezerra de Menezes.

Enquanto isso, o número de veículos que circula pela cidade só aumenta. Trafegar hoje por Fortaleza virou sinônimo de transtorno diário, tanto para quem anda de carro como para quem utiliza o sistema de transporte público. Visualizemos essa mesma cidade repleta de turistas querendo se deslocar não só para o Castelão, mas também para outros atrativos que Fortaleza oferece. Resta-nos torcer para que o espírito da Copa do Mundo envolva nossos gestores e consiga finalmente destravar a máquina pública municipal. Não só para não passarmos vergonha em 2014, mas pelo bem da cidade.

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Em Manaus, Passagem de R$ 5,50 afasta pessoas dos ônibus executivos

Nesta terça-feira, os presidentes das 15 cooperativas se reuniram para analisar e discutir os prejuízos gerados pelo aumento da tarifa. Eles afirmaram que a média de passageiros por viagem era de 40 pessoas, porém, com a elevação do preço da tarifa, agora cerca de 10 passageiros entram em um ônibus executivo, o que, segundo eles, não dá nem para pagar a despesa dos ônibus.

"Não temos mais como continuar. Desde o aumento da tarifa, estivemos rodando no fim de semana e no feriado, então não teve como avaliar. Mas hoje, em um dia útil, já contabilizamos uma diminuição de 83%, e isso tende a aumentar, chegando até 90%", explicou o presidente da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado do Amazonas (Fecootram), Equias Sobrinho.

Um dos principais pedidos da categoria é que a Prefeitura de Manaus apresente os estudos que levaram à decisão de elevar a tarifa à R$ 5,50, um reajuste de 83,3%.

Os trabalhadores dos ônibus cooperativos que iniciaram o movimento de protesto no dia 24, afirmaram que não vão cessar as mobilizações enquanto o valor tarifário não diminuir. "Pedimos que o valor volte a ser R$ 3. Em uma negociação com a prefeitura poderemos chegar até o valor de R$ 4. Mais do que isso, não tem como", afirmou Equias.

Mais de 3 mil pessoas dependem dos empregos nos micro-ônibus e, de acordo com Equias, o que está acontecendo é uma verdadeira “catástrofe social”. "Foram mais de 45 milhões investidos na aquisição desses ônibus, nos equipamentos das nossas garagens e oficinas. O prefeito Amazonino não pensou nisso. Ele só pensou nos grandes empresários e em enriquecer o bolso deles que nem são do Amazonas. Nós, caboclos trabalhadores, fomos descartados. O prefeito usou, abusou e está jogando fora os executivos que ajudou o transporte coletivo quando estava um caos. Nós auxiliamos a população e a prefeitura em todos os sentidos. Isso é uma falta de respeito", desabafou.

A nova tarifa dos executivos não deixou apenas os motoristas indignados. A estudante Leila Tavares, 20 anos, disse que o valor é abusivo e impossível de ser pago. "Sou uma estudante, eu dependia do executivo para chegar mais rápido nos lugares, além de ir confortavelmente. Agora eu não sei se vou continuar usando o executivo, o valor é impossível de ser pago", disse Leila que ainda comentou estar esperando pelo ônibus na parada há quase uma hora.

Outra prejudicada é a empregada doméstica Julia Soares, 43 anos, que depende diariamente do ônibus de linha 440 para chegar na casa de sua patroa. "Até semana passada, quando o ônibus demorava esse tempo todo, eu pegava um executivo e chegava a tempo. Agora não dá mais. R$ 5,50 dá pra ir e voltar em um ônibus normal, mesmo que tenhamos que esperar muito tempo e irmos no desconforto". 



Fonte: D24 AM


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Em Curitiba, Prefeito entrega mais 161 ônibus novos para a frota da Rede Integrada de Transporte

O prefeito Luciano Ducci entregou nesta segunda-feira (24), no Parque Barigui, mais 161 ônibus zero quilômetro para a frota da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Foi a terceira entrega do ano, num total de 434 veículos. Os novos ônibus fazem parte do projeto de renovação de 30% da frota e até dezembro, serão 557 ônibus novos enteregues em 2011.

“São ônibus modernos que vão oferecer mais segurança e conforto aos curitibanos que utilizam o transporte coletivo”, afirmou Ducci. “Ao longo da gestão estamos investindo em transporte coletivo, buscando oferecer o melhor para a nossa cidade”, disse Luciano Ducci.

O prefeito citou como exemplo destes investimentos, o Expresso Ligeirão (na cor azul) e o novo biarticulado do sistema Expresso (vermelho), que são os maiores ônibus do mundo. Além do sistema Expresso, afirmou Ducci, os 434 novos que entraram na frota neste ano, beneficiaram passageiros das linhas de ligeirinhos, convencionais, alimentadores e interbairros.

Novos Ligeirões - O presidente da Urbs, Marcos Isfer, disse que o transporte coletivo de Curitiba vive um momento importante, com uma série de investimentos. Além dos novos ônibus, afirmou Isfer, estão sendo feitos investimentos para implantação do Ligeirão nos eixos Norte, Leste e Oeste. “Estamos modernizando o sistema, conforme determinação do prefeito, para que Curitiba tenha um transporte cada vez melhor”.

A renovação, além de baixar a idade média para 4,5 anos, também agrada aos operadores do sistema. Há 15 anos na profissão de motorista do transporte coletivo, Joel Carvalho diz que os novos ônibus são mais modernos, seguros e representam uma melhoria significativa tanto para o usuário, que ganha em conforto e segurança, quanto para os motoristas que passam por capacitação para dirigir veículos mais modernos – e, no caso do Expresso e Ligeirão, também maiores.

“A renovação traz benefícios para todos e valoriza nossa profissão”, afirma Joel, que tem capacitação para dirigir qualquer ônibus. “Para nós é um avanço importante, nos coloca a par de novas tecnologias, é uma valorização, sem dúvida”, afirmou Joel.

Como sempre acontece quando há eventos envolvendo ônibus, busólogos – apaixonados por ônibus – aproveitam a oportunidade para renovar seus conhecimentos e material fotográfico. Foi o que fez Reginaldo da Silva que se orgulha de ter mais de cinco mil fotos de ônibus do transporte coletivo de Curitiba.

Com câmera fotográfica e celular, Reginaldo Silva avaliou atentamente cada ônibus e a conclusão foi de que sua coleção ficará mais enriquecida. “São ônibus muito bonitos, muito modernos mesmo, é muito bom ter oportunidades como essa”. Nesse ano, brinca Reginaldo, ele teve mais trabalho. “Graças a Deus estão acontecendo muitas entregas e dá pra trabalhar bastante, fazer muita foto”, disse.

Modernos - Os 161 ônibus entregues nesta segunda feira compõem uma frota de 13 biarticulados (vermelhos), 35 Ligeirinhos (prata), 63 Alimentadores (laranja), 44 Convencionais (amarelos) e seis interbairros (verdes). Os veículos são equipados com GPS, com motores que fazem queima mais completa de combustível, reduzindo a emissão de poluentes.

Os novos ônibus atendem em 100% as normas de acessibilidade definidas por lei. Atualmente, a acessibilidade nos ônibus de Curitiba passa de 90%, o que coloca a cidade como uma das mais avançadas nesta área.

A renovação da frota que vem sendo feita pela prefeitura também traz benefícios imediatos ao meio ambiente. A entrada em operação de 557 ônibus até o fim do ano reduz a emissão de poluentes em 18.273 toneladas poluentes.

Rede Integrada - Referência internacional quando se trata de transporte coletivo, Curitiba tem uma rede integrada que atende além da capital mais 13 municípios vizinhos. A integração física e a tarifa única permitem trocar de ônibus quantas vezes for necessário, permanecendo no sistema sem limite de tempo e pagando uma única tarifa.

A Rede Integrada de Transporte tem uma frota operante de 1.915 ônibus e registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia. A integração é feita por uma rede que tem 82 quilômetros de canaletas, 364 estações tubo, 355 linhas e seis mil pontos de parada. Os ônibus da Rede percorrem por dia 490 mil quilômetros e fazem 21 mil viagens por dia.

Conheça os novos ônibus

• Expressos biarticulados:
Carroceria Neobus, de Caxias do Sul (RS) – 28m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 250 passageiros
Características: Volvo B-340 – trem de força: motor diesel eletrônico horizontal Euro III, 6 cilindros, 12.100 cilindradas, 340 cv. Sistema elétrico 12V; freios a disco em todas as rodas, com ABS; entre-eixos – 4m; suspensão dianteira e traseira – penumática controlada eletronicamente.

• Linhas Diretas (Ligeirinhos):
Carroceria Neobus – 13m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 110 passageiros
Características: Volvo B7-R – trem de força: motor D7-E 290 eletrônico vertical Euro III, 6 cilindros, 7.140cilindradas; 290 cv. Sistema elétrico 12V; freio a disco em todas rodas, com ABS; entre-eixos – 6m; suspensão dianteira e traseira – pneumática controlada eletronicamente.

• Interbairros
Carroceria Neobus – 18m de comprimento; 2,60m de largura; capacidade para 150 passageiros.
Características: Volvo B-340 – motorização similar ao expresso biarticulado.

• Alimentadores:
Carrocerias: Os comuns têm carrocerias Caio (Botucatu – SP), Marcopolo (Caxias do Sul – RS) e Neobus. Caio e Marcopolo têm largura de 2,50m, enquanto a carroceria Neobus tem 2,60m de largura. Todas carrocerias comuns têm 12m de extensão; capacidade para 85 passageiros.

Características: Mercedes-Benz OF 1722 – trem de força:motor OM 904 LA, eletrônico, Euro III; 4 cilindros turbocooler; 218 cv; 4.800 cilindradas; sistema elétrico – 12; suspensão dianteira e traseira – feixe de molas semielípticas; freios – tambor em todas as rodas; entre-eixos – 5.950mm.

Os articulados têm carroceria Neobus, 20m de extensão, 2,60m de largura, e capacidade para 170 passageiros.
Características: Volvo B-340 – detalhes similares aos expressos biarticulados.
O Padron tem carroceria Neobus, 13m de comprimento, 2,60m de largura, capacidade para 110 passageiros.
Características: Volvo B-7R – detalhes similares aos dos ligeirinhos.

• Convencionais:
Características: comuns – motorização Mercedes-Benz OF 1722 – detalhes similares aos alimentadores comuns;
Semi-Padron – Mercedes-Benz OF 1722; 13m de comprimento, capacidade para 110 passageiros;
Padron – vêm com três caracterizações de motores
Características: Mercedes-Benz O-500M – trem de força: OM 906 LA Euro III; 6 cilindros; 6.374cc; 260cv; sistema elétrico – 12V; freios – tambor nas quatro rodas; entre-eixos – 5.950mm; Volvo B7-R – já citado; Scania K-230 – trem de força: motor DC9 13230 diesel Euro III; 5 cilindros em linha, turbo e intercooler; 8.900 cilindradas; 230 cv; freios – tambor nas quatro rodas.

Rede Integrada de Transporte (RIT) hoje:
• 1.915 ônibus;
• 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil;
• 355 linhas;
• 364 estações-tubo;
• 20 terminais de transporte;
• cerca de seis mil pontos de parada;
• frota percorre diariamente em torno de 490 mil quilômetros e faz 21 mil viagens/dia.

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 Fonte: URBS

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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