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Em Juiz de Fora, Pontos de ônibus começam a receber novo piso

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

As plataformas de embarque e desembarque dos pontos de ônibus da avenida Rio Branco começaram a receber o no piso. As intervenções incluem ainda remanejamento e ampliação de algumas plataformas para dar mais segurança aos pedestres e usuário dos transportes coletivo, além de instalação de novos abrigos. O protótipo já está sendo avaliado pela equipe técnica da Prefeitura de Juiz de Fora.

Os novos pisos, foram projetados para dar mais segurança em função da regularidade e aderência, e contam com faixa tátil/direcional e rampas que dão mais acessibilidade. As obras de instalação do novo piso estão sendo executadas no ponto situado na altura do número 3.760 da avenida, próximo ao bairro Bom Pastor, no sentido Centro/Bairro. O novo piso conta com uma faixa de 40 cm em concreto vassourado na lateral de embarque/desembarque; uma faixa com piso direcional/tátil com 20 cm; a parte central da plataforma com 1,40 cm em piso intertravado e, finalizando, mais uma faixa de 40 cm em concreto vassourado.



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Projeto do VLT para Grande Cuiabá é apresentado

Secretários municipais e técnicos da prefeitura de Cuiabá conheceram, nesta quarta-feira (19), o projeto funcional do transporte coletivo a ser implantando na capital, visando à Copa do Mundo de 2014.

O projeto foi apresentado pelos técnicos da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa). Também participaram da reunião, realizada na sede da Secopa, representantes da prefeitura de Várzea Grande.

A Secopa apresentou o pré-projeto do traçado do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) - modal de transporte escolhido pelo Governo do Estado para atender a demanda do Mundial de Futebol.

O VLT fará o percurso CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro. O novo modelo de transporte público percorrerá toda a Avenida Rubens de Mendonça, do CPA até a Ponte Júlio Muller, continuando na Avenida da FEB, em Várzea Grande, e também a Avenida Fernando Corrêa, no Coxipó.

O VLT será implantado na área central das avenidas, com estações de embarque e desembarque ao longo do percurso. Também fará a integração com os ônibus que fazem o transporte dos bairros, além de promover a integração total do sistema entre Cuiabá e Várzea Grande.

Nas avenidas onde o VLT será implantado, não será mais permitido a tráfego de ônibus ou veículos grandes.

A implantação do modal exigirá uma série de obras e interferências no trânsito e no transporte nas duas cidades, nos próximos dois anos. A implantação do VLT também necessitará de alterações nas legislações municipais.

Um exemplo será a modificação da largura das calçadas, especificada em Lei.

As maiores obras e intervenções acontecerão na Avenida Rubens de Mendonça, na altura de Prainha. Em alguns trechos será necessário fazer desapropriações. A Ponte Júlio Muller, por exemplo, será duplicada para que os trilhos sejam implantados.

Os representantes dos dois municípios pediram que a Secopa repasse o pré-projeto do VLT, para ser apresentado aos prefeitos Chico Galindo e Sebastião dos Reis Gonçalves e passarem por análise das equipes técnicas de Cuiabá e Várzea Grande.

Representando Cuiabá, estavam presentes os secretários municipais, Josemar de Araújo Sobrinho (Trânsito e Transporte Urbano), Marcio Puga (Desenvolvimento Urbano), Eldo Orro (Meio Ambiente e Assuntos Fundiários) e Carlos Haddad (assessor Especial de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cuiabá).

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Fonte: Midia News

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No Recife, Cartões VEM contarão com máquinas de autoatendimento

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Urbana-PE vai instalar 30 máquinas para a venda e recarga do VEM no posto de atendimento e credenciará mais de 600 pontos para a recarga dos cartões
Os usuários dos cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante, Trabalhador e Comum contarão, a partir de 2012, com sistema de autoatendimento que facilitará e tornará mais rápida a compra e recarga dos créditos. A Urbana-PE acaba de fechar uma parceria com a Rede Ponto Certo, empresa líder na carga e recarga do Bilhete Único em São Paulo, para a modernização do sistema e promover a descentralização do serviço de recarga.
“A ideia é possibilitar a recarrega dos cartões com dinheiro de forma moderna, ágil e segura, reduzindo-se assim o tempo de permanência na agência e as possíveis filas em períodos de pico”, explica o superintendente da Bilhetagem Eletrônica, Pedro Luiz Ferreira. Para isso, serão instaladas nos postos de atendimento do VEM, 30 máquinas de autoatendimento que funcionarão em horário estendido, trazendo mais conveniência para o usuário.

Além da solução de autoatendimento, mais de 600 pontos comerciais – lanchonetes, padarias, papelarias, entre outros – serão credenciados para a carga e recarga dos cartões VEM Comum e Estudante (a do VEM Trabalhador continua no posto e Internet). Com isto, a capilaridade aumentará sensivelmente o que facilitará ainda mais o uso dos créditos eletrônicos de transporte para a população da Região Metropolitana de Recife. A opção de recargas pela Internet também continuam.
Para o presidente da Rede Ponto Certo, Alexandre Martins, a operação no Recife representa um importante passo para a empresa que já atua no transporte público em São Paulo há mais de seis anos e começa agora a sua expansão para o território nacional. “Recife é um importante polo econômico do Nordeste e estamos muito satisfeitos em poder contribuir para a modernização do sistema de transporte da cidade”, completa Martins.


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Corredor BRS no Centro do Rio começa a funcionar em dezembro

O corredor exclusivo de ônibus BRS vai começar a funcionar no Centro do Rio em dezembro. Ele vai funcionar nas avenidas Presidente Antônio Carlos até a 1º de Março e também na Avenida Presidente Vargas.
O sistema, que já funciona na Zona Sul da cidade, está melhorando o transporte e o trânsito.

Zona Sul
O
novo corredor de ônibus rápido (BRS) na Zona Sul começou a funcionar no dia 8 de outubro na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema.

No corredor circulam 44 linhas que farão suas paradas em 14 pontos: 12 nos pontos do BRS1; 23 no BRS 2 e 9 no BRS3, sendo que os pontos BRS 1 e 3 estarão situados nos mesmos locais. O mapa completo com a localização dos pontos do BRS pode ser baixado na internet (em formato PDF).

Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do corredor é o mesmo de Copacabana e do BRS Ataulfo de Paiva / Visconde de Pirajá: das 6h às 21h, nos dias úteis; das 6h às 14h, aos sábados; e não funcionam nos domingos e feriados. Nesses horários, os veículos particulares que entrarem no corredor e circularem por dois quarteirões serão multados pela Prefeitura.

A circulação da faixa à direita fica reservada aos ônibus e, parcialmente aos táxis, desde que estejam ocupados, além veículos particulares que forem acessar as garagens dos prédios. Passageiros de táxi podem embarcar no lado esquerdo e transversais das duas vias que compõem o corredor.

No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.  O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).

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Fonte: G1.com.br

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Em São Paulo, Empresa de ônibus Himalaia deixa consórcio na Zona Leste após a investigação de denúncias e reclamações

A Secretaria Municipal de Transportes informou na tarde desta terça-feira (18) que a empresa de ônibus Himalaia deixou o consórcio responsável pelas linhas da Zona Leste de São Paulo. A decisão ocorreu após a investigação de denúncias e reclamações contra a viação, que recebeu 5.811 multas em 2010 e outras 6.800 no 1º semestre de 2011.

O reportagem não localizou nenhum representante da Himalaia para comentar a saída. A Prefeitura havia decidido realizar uma intervenção na empresa por causa “do acúmulo de reclamações, multas e descumprimento de partidas, o que ocasionou superlotação nas linhas atendidas pela empresa”, segundo nota da secretaria.

A Himalaia operava 44 linhas de ônibus municipais e transportava, em média, 2,8 milhões de passageiros por mês. A empresa também operava e era responsável pela renovação da frota dos trólebus – atualmente 198 veículos em 11 linhas, transportando 110 mil passageiros por dia. Quem assumirá as linhas da Himalaia na Zona Leste é a Ambiental Transportes, segundo a Prefeitura.

A última licitação ocorreu em 2007 e foi vencida pelo Consórcio Leste 4, que incluía a Himalaia. O contrato definitivo tem duração de dez anos.


Fonte: G1.com.br

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Em Fortaleza, Linhas de ônibus na Borges de Melo têm percursos alterados

Em virtude da implantação do sentido duplo no trecho da avenida Borges de Melo, entre a rua Damasceno Girão e a Avenida dos Expedicionários, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) promove alterações nos percursos dos coletivos que trafegam pela via, possibilitando maior rapidez nos deslocamentos dos usuários.

A mudança, que acontece a partir de quinta-feira, 20, envolve as linhas Aguanambi I (013), Aeroporto/Benfica/Rodoviária (404), José Walter/Centro (28), Avenida Borges de Melo I (031), Parangaba/Papicu/Montese (044), Siqueira/Praia de Iracema (073), Lagoa/Aldeota/José Bastos (085), Corujão/Conjunto Ceará/Papicu/Montese (036), Conjunto Ceará/Papicu/Montese (045), Siqueira/Mucuripe (078) e Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart (099).

Os novos itinerários podem ser conferidos no portal www.fortaleza.ce.gov.br. Segundo a Etufor, a população usuária do transporte público está sendo informada através de panfletos contendo mapas das novas rotas fixados nos ônibus e vans.


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Fonte: O Povo Online

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