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SPTrans distribui guia para facilitar viagem de ônibus

sábado, 24 de setembro de 2011

A partir de agora, os usuários de ônibus receberão Guia de Mobilidade - São Paulo aos Seus Pés. Segundo a SPTrans, o guia apresenta uma tabela  as principais vias e destinos na cidade de São Paulo, e em quais terminais o usuário pode encontrar linhas de interesse nas regiões norte, sul, leste e oeste. O objetivo da ação é facilitar o deslocamento dos usuários de ônibus dentro da cidade.
A busca de informações no livrinho pode ser feita de duas maneiras. Na primeira delas, o usuário escolhe a tabela referente ao terminal desejado e seleciona um dos destinos possíveis, e verifica as principais vias do itinerário. Uma segunda opção é o usuário procurar diretamente a via em que pretende chegar e verificar em quais terminais existem linhas que servem ao seu destino.

Inicialmente, a distribuição começa nos terminais integrados Bandeira, Amaral Gurgel, Princesa Isabel, Mercado e P.Dom Pedro II.

Bilhete Único

Com o Bilhete Único  o passageiro pode fazer até quatro viagens pelo custo de uma única tarifa (R$ 3) em um período de três horas. O usuário também pode fazer a integração entre trem e o metrô.


Fonte: R7.com

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População de Diadema terá transporte público mais moderno

Modernização é a chave para um serviço de mais qualidade. Por isso, em julho, a Prefeitura assinou contrato com a Benfica, empresa vencedora da licitação para gerir 40% das linhas de ônibus municipais, hoje operadas pela ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema).

Segundo o contrato, a empresa terá que renovar 100% da frota que opera as linhas. Outra prioridade do projeto é garantir maior pontualidade e um intervalo menor de espera.

“A empresa tem até o início de dezembro para começar a operar. Os usuários do transporte público serão beneficiados com ônibus modernos, seguros e confortáveis”, afirma o secretário municipal de Transportes.

Fiscalização e direitos assegurados - A fiscalização do sistema de transporte público continuará sob a responsabilidade da Secretaria de Transportes de Diadema, que terá competência de autuar a empresa caso haja irregularidades.

Os benefícios como o bolsa-transporte e a integração gratuita com as linhas municipais, intermunicipais e de trólebus nos dois terminais da EMTU (Diadema e Piraporinha) serão mantidos. Além disso, foi colocado um item no contrato que os trabalhadores da ETCD terão prioridade na hora da contratação. Também será garantido o pagamento de todas as indenizações trabalhistas.

Confira os benefícios que a concessão trará:

- Ônibus zero km.
- A frota 100% adaptada ao transporte de pessoas com deficiência.
- O monitoramento dos veículos será feito por equipamentos de GPS. Com o sistema é possível fiscalizar o cumprimento de horários, percursos e desvios de rota.
- Os carros também serão equipados com câmeras de segurança.
- Substituição dos atuais micro-ônibus pelos ônibus com 32 assentos para acomodar o número maior de passageiros.



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Tarifas dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Porto Alegre sofrem reajuste

O reajuste de 5,2%, autorizado para as tarifas das linhas intermunicipais de ônibus da região Metropolitana provoca efeito-cascata nas tarifas das linhas integradas com a Trensurb, a partir de segunda-feira, quando os novos valores entram em vigor.

Permanecem sem reajuste a tarifa unitária da Trensurb e a Integração Unisinos (Central), no valor de R$ 1,70 cada, assim como a Integração Porto Alegre, feita com os cartões SIM ou TRI, por R$ 3,96.
Confira as novas tarifas das linhas metropolitanas integradas:

Integração Canoas (Vicasa):
R$ 3,10
Integração Esteio/Sapucaia (Real): R$ 3,35
Integração Nova Santa Rita (Via Nova): R$ 3,70
Integração Novo Hamburgo (Central): R$ 4,35

A Metroplan, que confirmou a entrada em vigor do reajuste das tarifas de ônibus a partir de segunda-feira, explicou que a tarifa mais barata, entre Porto Alegre e Alvorada, sobe de R$ 2,70 para R$ 2,85. Já a passagem mais cara, entre a Capital e Taquara, que hoje sai por R$ 11,60, passa a custar R$ 12,25.

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Trânsito de Natal sofrerá mudanças antes das obras

O trânsito de Natal deverá sofrer mais alterações antes do início das obras de mobilidade urbana previstas para novembro. Na próxima semana, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vão apresentar à prefeita Micarla de Sousa, bem como ao Comitê Gestor da Copa do Mundo de 2014, um relatório com um elenco de sugestões de intervenções nas principais vias que formam o quadrilátero - Bernardo Vieira, Jaguarari, Rui Barbosa e Miguel Castro - principal da capital do estado.
Foto: Rodrigo Sena
Uma das alternativas defendidas pela Semob, para melhorar o tráfego de veículos, é a transformação de algumas ruas e avenidas em vias binárias, ou seja, com mão única em todas as faixas de rolagem. O estudo foi iniciado em julho passado e, segundo Haroldo Maia, secretário adjunto de Trânsito da Semob, independe da realização do evento esportivo. "Nossa preocupação é antiga. É fato que precisamos fazer algo para melhorar o trânsito. O estudo nada mais é que um levantamento dos problemas e a indicação das possíveis soluções", afirma.

A ideia de transformar avenidas como a Prudente de Morais ou Salgado Filho em vias binárias é apontada, por muitos motoristas, como a solução do trânsito cada vez mais caótico de Natal. Haroldo explica que a implantação dessas vias não é tão simples como se pensa. "É preciso fazer um amplo estudo levando-se em conta variáveis como o transporte público municipal e o comércio. Essa mudança afeta não só as vias próximas. Todo o trânsito da cidade é modificado", explica. Entre as avenidas que podem ficar com mão única em todas as faixas, estão a Romualdo Galvão, Amintas Barros e Nascimento de Castro.

Outra opção que deverá ser discutida entre os gestores municipais é a implantação de faixas reversíveis em determinados horários. De acordo com estudos da Semob, no início da manhã, por exemplo, o fluxo na avenida Jaguarari é maior no sentido Centro. Ao entardecer, o fluxo muda de orientação. "Sabendo disso, podemos avisar aos motoristas que, de manhã, ficam três faixas no sentido Centro e, à noite, a ordem é ao contrário", explica Haroldo.

O secretário adjunto explica ainda que não há um levantamento sobre o orçamento que será necessário para implantar as mudanças. Dentro do projeto, é apontado ainda o fechamento de retornos, remoção de semáforos e retirada de canteiros centrais. "Mas isso tudo vai depender das conversas que teremos com a prefeita. Por enquanto são somente ideias. Se forem acatadas, começaremos o serviço em breve. Não deve demorar", diz.

Semob começou a fechar retornos para desafogar vias

As últimas mudanças no trânsito da capital do Rio Grande do Norte foram realizadas no semestre passado. A Semob fez uma série de fechamento de alguns retornos que estavam sendo alvo de observação por parte da engenharia de trânsito, quanto a fluidez dos veículos e a própria segurança do tráfego. Em junho, houve o fechamento provisório. No início deste mês, foram construídos os meio-fios nos canteiros centrais, onde antes havia retorno. Já foram fechados os retornos, nos dois sentidos, que existiam ao lado do Hiper Bompreço, na rua Antônio Basílio, e um outro retorno que existia na rua Amintas Barros, ao lado da antiga fábrica Sams, em Lagoa Nova.

Haroldo Maia explica que a decisão de fechar retornos nas ruas da cidade depende do movimento de veículos, "quando a movimentação é muito grande e existe o risco de acidentes", interdita-se o retorno "para melhorar a segurança viária e o trânsito fluir mais rápido", diz.

Os próximos retornos a serem fechados são as inversões existentes na rua Rui Barbosa, em Nova Descoberta e Morro Branco, e um retorno que existe no começo da rua Norton Chaves, em Potilândia, onde os veículos que vêm pela marginal da BR-101, no sentido do centro de Natal, voltam para se dirigir ao viaduto do 4º Centenário para seguirem em frente até a rótula do estádio Machadão e daí entrarem à direita na Prudente de Morais, ou uma por uma rua antes, ao lado do Sebrae. Com o estudo que será entregue próxima semana, os trabalhos devem continuar.


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Ipea divulga pesquisa sobre mobilidade urbana no Brasil

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou no dia 22 o resultado de uma pesquisa que indica que o número de veículos usados para transporte individual no Brasil cresce cada vez mais: o número de usuários de carros cresceu 9% ao ano, enquanto o número de motocicletas cresceu 19% ao ano. Enquanto isso, a porcentagem do uso de transporte público foi de 68% para 51% do total de viagens motorizadas.

O Comunicado nº 113 – Poluição Veicular Atmosférica apresenta dados sobre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares no Brasil e analisa o programa de controle e mitigação dessas emissões, mostrando que essas mudanças causaram enormes consequências tanto para os gastos dos usuários e no consumo de energia, como também piorou os níveis de poluição, congestionamento e acidentes de trânsito.

A pesquisa também indica que no país existem 15 carros para cada 100 habitantes. Para o Ipea, a expansão da frota é causada principalmente pelos baixos preços dos veículos no país.

O levantamento indica também que cerca de 200 doenças estão associadas aos poluentes veiculares liberados na atmosfera, sendo o CO2 o mais prejudicial.
Como soluções, o comunicado aponta o incentivo no uso do transporte público e de veículos não poluentes, como as bicicletas.

Fonte: Uol Atitude Sustentável

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População de Lauro de Freitas aponta Metrô como alternativa para desenvolvimento

A audiência pública para tratar da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizada quinta-feira (22), no Cine Teatro de Lauro de Freitas, mobilizou moradores do município e representantes dos poderes públicos estadual, municipal e da capital. O destaque do evento, promovido por iniciativa da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, foi a convergência de opiniões quanto à importância da implantação do metrô para o desenvolvimento da região.

Há dez anos morador de Lauro de Freitas, Jonatas Santos ressaltou o crescimento que o município vem sofrendo. “Primeiro, vai desafogar o trânsito da cidade, e também ajudar no desenvolvimento. A ideia é que o metrô acabe com estes engarrafamentos, porque o fluxo de carros cresceu muito, a população aumentou e foram construídos muitos imóveis. Eu uso transporte complementar, mas vou adotar o metrô”.

Voluntário da ONG São Jorge Filhos da Goméia, Marcelo Bankoma mora no bairro de Portão e foi conhecer melhor o projeto de mobilidade urbana. “A princípio, a gente pensa na questão específica da mobilidade, que facilitará o acesso da população à comunidade. Mas Portão está se tornando um bairro industrial, por conta dos grandes galpões. Então, este metrô é importante para os moradores, para o desenvolvimento".

Para o presidente do Grupo Gay de Lauro de Freitas, Franklin Silva, a cidade está saindo na frente sobre o assunto de mobilidade. “A gente vê a dificuldade, principalmente quando faz o trajeto entre Salvador e Lauro de Freitas. Há engarrafamentos, demora e este projeto vai facilitar para a população. Não é só conforto, mas também desenvolvimento do município”.


Participação popular norteia implantação do equipamento

Segundo o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, as reivindicações feitas durante a audiência pública norteiam o processo de implantação do metrô. “Queremos ouvir a contribuição da sociedade em todos os seus segmentos, como ela vê o projeto, aponte as demandas que, às vezes, a gente, com a distância, não consegue perceber”.

Para Zezéu, a sociedade, por usar o sistema de transporte, tem um olhar diferenciado. “Um saber que fará o projeto ter maior vitalidade e atender com mais vigor os anseios da população”. Ele explicou que a reivindicação da prefeitura e dos moradores de que o metrô corte o município até o bairro de Portão não depende somente de uma vontade política. “Existe uma implicação técnica. É preciso espaço, com pátio de manobra, maior volume de recursos e articulação deste terminal com o transporte urbano da cidade. Estamos estudando todas estas variáveis”, disse o secretário.

A prefeita Moema Gramacho afirmou não ter dúvidas de que a população de Lauro de Freitas quer um transporte de caráter metropolitano. “Não se pode pensar esta região sem fazer uma integração entre a capital e os municípios”. Ela ressaltou a necessidade de que a opção adotada seja um meio de transporte de massa e de qualidade. “Assim, o metrô é ideal, mais moderno e oferece as melhores condições para que as pessoas possam se deslocar com mais conforto”.



Fonte: Governo da Bahia

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