Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Salvador, Elevador Lacerda continua parado

domingo, 28 de agosto de 2011

Contrariando a previsão inicial da Transalvador, as cabines 1 e 2 do Elevador Lacerda não voltaram a funcionar nesta sexta-feira, 26. Segundo nota do órgão, divulgada no final da tarde, “o atraso se deu devido à falta de peça de substituição no mercado local”.

A Otis (empresa fabricante e que realiza a manutenção) foi autorizada a providenciar a peça em outras praças, a fim de agilizar o procedimento e “a volta à operacionalidade do ascensor”.


Ainda segundo a nota, por ser um equipamento antigo, há dificuldade de localização da referida peça”. O Lacerda parou de operar totalmente na quinta, 25. Com relação aos pares das cabines 3 e 4, a estimativa é que elas voltem a funcionar no próximo dia 25 de setembro.

Enquanto as cabines do Elevador Lacerda estiverem inativas, oito micro ônibus, mais conhecidos como Amarelinhos, e cinco ônibus convencionais, um deles com elevador de acesso para deficientes, estará fazendo o transporte entre as
Cidades Baixa e Alta. O trajeto é feito gratuitamente.



READ MORE - Em Salvador, Elevador Lacerda continua parado

Obra do monotrilho de Manaus é aprovada

Reunida nesta quinta-feira (4), a Comissão Geral de Licitação (CGL), do governo do Amazonas, aprovou por unanimidade a proposta de preço para a obra do monotrilho de Manaus.
A proposta, apresentada pelo Consórcio Monotrilho Manaus na última terça-feira (2), é de R$ 1,4 bilhão, dinheiro que será usado na elaboração do projeto executivo, construção e fornecimento e implantação do sistema, informou hoje o portal A Crítica.
A previsão do consórcio é que as obras do primeiro trecho do monotrilho - percurso que vai do centro da cidade até a Arena Amazônia, no bairro Flores, zona centro-sul da capital amazonense - tenham início a partir de dezembro deste ano, e possam ser concluídas até 2014. Ainda não foram definidos, porém, detalhes da obra como quantas estações terá o sistema, nem sua extensão total.


Fonte: Portal Copa

READ MORE - Obra do monotrilho de Manaus é aprovada

No Rio, Bonde de Santa Teresa tomba e deixa mortos e feridos na zona sul

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas no acidente com o bondinho de Santa Teresa, que tombou na tarde deste sábado. O bonde faz o trajeto Lapa-Santa Teresa, na zona sul do Rio de Janeiro. As primeiras informações são de que a composição teria perdido o controle e batido em dois postes antes de tombar.
O acidente aconteceu na rua Joaquim Murtinho, altura do número 250, próximo ao Largo do Curvelo. Homens do Corpo de Bombeiros estão no local. Após a tragédia, um ônibus passou e recolheu feridos para levar para o hospital. O bonde estava virado até por volta das 17h45 e pode haver mais vítimas sob a composição.
As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, que recebeu 28 pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Em junho deste ano, um turista francês morreu ao cair do Bondinho que liga o Centro ao bairro de Santa Teresa. Charles Damien Pierson, 24 anos, estava com uma alemã que havia conhecido na noite anterior e caiu de uma altura de 15 metros dos Arcos da Lapa.


Com informações de O Dia e JB Online.

READ MORE - No Rio, Bonde de Santa Teresa tomba e deixa mortos e feridos na zona sul

BRT é solução barata para a Copa

sábado, 27 de agosto de 2011

Enquanto Curitiba espera o sim do Ministério das Cidades para o financiamento de seu projeto do metrô, a maior parte das cidades brasileiras tenta implementar o transporte já existente na capital paranaense: as canaletas do expresso – conhecidas formalmente pela sigla BRT (Bus Rapid Transit). Aliás, o sistema é visto como a principal – e, talvez, única – chance para melhorar a mobilidade urbana das cidades em razão da escassez de tempo até a Copa do Mundo de 2014 e pelo fato de os financiamentos federais não suportarem as ideias mais caras. Esse foi o tema, ontem, em São Paulo, na abertura do 25.º Seminário Nacional da Associação Nacional das Empre­­sas de Transporte Urbano (NTU), que termina hoje.

A proximidade de dois mega- eventos esportivos (Copa e Olim­píadas) é vista como o momento certo para o Brasil voltar a investir em mobilidade urbana. “É preciso traduzir esses investimentos em benefícios para a população”, afirma Otávio Cunha, presidente-executivo da NTU. O próprio ministro das Cidades, Mário Negromonte, admite que os investimentos designados pelo governo federal são a chance para evitar o “caos nas cidades”. “O BRT é a solução prática e barata, que vai reverter em qualidade”, diz.
Negromonte afirma que o desafio das cidades-sede do Mundial é fazer com que o transporte coletivo ofereça agilidade e conforto de tal maneira que a população deixe de usar o carro. “Precisamos mudar a cultura de que ônibus é coisa de pobre”, diz.

Protagonistas

Há consenso no seminário de que a falta de investimento do governo federal, aliada à falta de interesse político nas esferas estaduais e municipais, tornou a mobilidade um dos principais desafios brasileiros. No entanto, a legislação brasileira permite convênios entre o poder público e a iniciativa privada por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Se o governo federal deixar de financiar projetos, os convênios são uma possibilidade, a exemplo do que estão tentando fazer em Goiânia (com a implantação do BRT Anhanguera) e em São Paulo (na Linha 4 do metrô).

“Para a PPP se tornar viável, há necessidade de equilíbrio na divisão de responsabilidades”, afirma Kléber Luiz Zanchim, sócio da Souza Araújo Butzer Zanchim Advogados. Já o diretor da Sistran Engenharia, Gabriel Feriancic, fala que os modelos de gestão permitidos pela lei são flexíveis. “O ente privado tende a operar o transporte, mas isso não é obrigatório. É preciso sempre pensar se a concessão será vantajosa para o poder público”, argumenta.
Ambos defendem que essas parcerias dependem do protagonismo da iniciativa privada. “Deve haver essa iniciativa, inclusive na apresentação de projetos e modelos de negócios”, diz Feriancic.

Entrevista
Otávio Cunha, presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano
.

Por que os BRTs são a melhor opção para a Copa?

Trata-se de um sistema que se justifica pelo tempo e pelo seu valor. É um investimento mais barato, com grande capacidade de transporte. No caso de demandas muito superiores a 40 mil passageiros por hora, há necessidade de um veículo sobre trilho. O metrô é o único modal com capacidade acima do BRT, porque os monotrilhos e o VLT não têm capacidade maior do que o ônibus. Por esse motivo, o BRT se justifica: baixo custo de investimento e o tempo rápido para implementar.

Há tempo para as cidades implantarem o BRT até o Mundial?

Há tempo para fazer, mas os projetos, as licitações e as desapropriações precisam ser superados. No PAC da Copa, o governo estabeleceu prazos para apresentar o projeto-executivo: até dezembro deste ano. E o prazo para conclusão das obras está em dezembro de 2013. Se os governos municipais têm interesse em garantir esse recurso, terão de assumir esse compromisso com o governo federal.

Pode-se dizer que o sistema BRT funcionou na África do Sul?

Na África, não só funcionou como conseguiram executar nesse mesmo período que temos. Foi o que sobrou de legado para as cidades. O projeto do BRT é brasileiro. Existem mais de 80 cidades do mundo com o sistema funcionando maravilhosamente bem.

Mas Curitiba pretende ir no sentido contrário, desmontando o BRT para montar o seu metrô no mesmo trajeto. Qual sua opinião sobre isso?

Acho que a decisão não é correta. Até intempestiva. Curitiba implantou o primeiro sistema de BRT do mundo, mas não fizeram melhorias ao longo do tempo. Agora, estão atrás de recursos do PAC para revitalizar. O metrô no mesmo sentido não parece a melhor opção. Isso não quer dizer que Curitiba não precise do metrô. O problema é concorrer com o sistema já existente, quando eles deveriam ser integrados.



READ MORE - BRT é solução barata para a Copa

SMS-Denúncia do Metrô de São Paulo já tem 26 mil torpedos no ano

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Por meio do serviço SMS-Denúncia, o Centro de Controle de Segurança do Metrô recebeu, de 26 de janeiro a 22 de agosto deste ano, 26.503 mensagens de celular. Por dia, em média, chegam 125 torpedos. Segundo o Metrô, em fevereiro o serviço registrou 2.914 mensagens. Já em julho, foram 4.865, um aumento de 66%. O tipo de denúncia varia, mas algumas delas se repetem com maior frequência: 16% dos SMS referem-se a comércio irregular, 13% relatam presença de pedintes, 10% informam comportamento inadequado nas estações e trens (como pés no banco, bagunça e exagero no namoro), e 7% reclamam do volume alto em aparelhos sonoros.


Informações do Metrô SP

READ MORE - SMS-Denúncia do Metrô de São Paulo já tem 26 mil torpedos no ano

No Recife, Novas mudanças de tráfego na Avenida Agamenon Magalhães alteram itinerários de nove linhas

Devido às novas mudanças no tráfego que serão realizadas na Avenida Gov. Agamenon Magalhães no próximo sábado (27), o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar o itinerário de nove linhas no sentido Centro/Boa Viagem. As mudanças acontecerão após o fechamento do acesso entre o canteiro central e a pista local da via localizado em frente à Toyolex e a reabertura do acesso situado em frente ao Hospital da Restauração. Estas alterações serão promovidas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para melhorias no fluxo de veículos.

Após o fechamento da agulha localizada em frente à concessionária Toyolex, sete linhas provenientes da Rua Dom Bosco (veja lista abaixo) passarão a ter acesso à pista local apenas após o restaurante Spettus. Assim, os ônibus deixarão de atender às paradas localizadas na pista local em frente à Praça do Derby, para atender aos pontos de embarque/desembarque situados no canteiro central, em frente à praça e ao Bradesco.

Já as linhas 977-Paulista (Conde da Boa Vista) e 987-Rio Doce (Príncipe), que também acessavam a via local da Avenida Governador Agamenon em frente à Toyolex, passarão a entrar na via pela agulha localizada em frente ao Hospital da Restauração, anterior àquela que será fechada. Desta forma, as linhas citadas deixam de atender à parada localizada do canteiro central em frente ao hospital para atender ao ponto de embarque/desembarque que fica na calçada do HR.

Os usuários das linhas envolvidas na operação serão avisados das alterações através de cartazes afixados nas paradas e da equipe de divulgação, que estará no local a partir de amanhã. Quem quiser saber mais informações pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Detalhamento das linhas que participarão da mudança de itinerário:

1) Linhas que passam a usar o acesso localizado após o restaurante Spettus:

351-Curado II

352-Curado II (Bacurau)

361-Curado IV - R.14

362-Curado IV (Bacurau)

363-Curado IV - Av. 01

421-Torrões

431-Cidade Universitária

2) Linhas que passa a utilizar o acesso localizado em frente ao Hospital da Restauração:

977-Paulista (Conde da Boa Vista)

987-Rio Doce (Príncipe)




Fonte: CGRT

READ MORE - No Recife, Novas mudanças de tráfego na Avenida Agamenon Magalhães alteram itinerários de nove linhas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960