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VLP (Veículo Leve sobre Pneus) será o novo sistema de transporte do Distrito Federal

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O governador Agnelo Queiroz deu início a mais uma obra que integra a nova política de transporte público do DF. Foi autorizada a construção do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) no Gama e em Santa Maria. Esse ligará, em um corredor exclusivo, as duas cidades ao Plano Piloto, o chamado Corredor Eixo Sul. A iniciativa, que deverá ficar pronta em 2013, atenderá cerca de 600 mil pessoas, e os estudos realizados mostraram que os ônibus vão transportar cerca de 20 mil pessoas por hora. O custo do projeto é de  cerca de R$ 530 milhões.

Em menos de um mês após serem liberadas as obras do VLP pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, o GDF dá continuidade ao processo de implantação que vai melhorar o transporte público no DF. “Esse projeto é apenas uma das intervenções estratégicas que vão melhorar o sistema de mobilidade urbana. Vamos por partes. Começamos por esse corredor, pois uma população muito grande circula  nessas regiões e, diariamente, os usuários enfrentam um intenso trânsito. Muitos ficam por quatro horas no engarrafamento. Vamos reduzir essa viagem para 40 minutos”, afirmou Agnelo. Garantir transporte seguro, confortável e rápido é, de acordo com o governador, as principais metas desse governo. “Esses ônibus terão capacidade para transportar 160 pessoas. Na hora do pico, quando o fluxo de passageiros aumenta, cerca de 20 mil pessoas serão transportadas por hora. Teremos também um controle maior sobre o sistema de transporte de ônibus, que se assemelhará ao implantado no metrô”.

Duas linhas atenderão a população. A expressa (sem interrupções) e as linhas com estações de embarque. “Com essa iniciativa conseguiremos, de fato, mudar o sistema de transporte público do DF. Hoje, contamos com um Plano Diretor de Transporte Público. Nele, já  estavam previstas essas intervenções”, ressaltou Agnelo. Ele disse, ainda, que mais serão realizadas ao longo do governo. Dentre elas está prevista a obra do VLT, outras linhas do VLP. Além da ampliação do metrô. E a recuperação dos terminais rodoviários com a renovação da frota de ônibus. “Teremos um sistema de transporte integrado”.

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Ônibus terão informações padronizadas em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos vai padronizar a comunicação visual interna de toda a frota do transporte coletivo da cidade a partir de setembro. Os novos adesivos com o número de telefone para sugestões e reclamações, entre outras informações, ganharão novo desenho para facilitar a visualização e orientação dos usuários.


Uma equipe da Secretaria de Transportes visitou as garagens das três empresas, que operam o transporte público na cidade, para conhecer os modelos de ônibus e definir o formato ideal para ser implantado nos quase 400 veículos.


O objetivo do estudo é para que o usuário encontre facilmente informações importantes como valor de tarifa, troco máximo, assentos reservados, o telefone Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), além de orientar os passageiros sobre gratuidades, preferências e proibições a bordo dos ônibus.


O projeto com todas as especificações da nova comunicação já foi encaminhado às empresas e deverá ser implantado nos ônibus até o fim de setembro.



Fonte: Agora Vale

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Manaus terá bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, ontem, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei (PL) 028/2011, que institui o Sistema Integrado da Gestão Inteligente do Transporte (Sigit), também conhecido como bilhetagem eletrônica, passa à Prefeitura de Manaus o controle sobre o sistema de pagamento da tarifa de ônibus.

O projeto, que estava sem tramitação há pelo menos quatro meses, foi aprovado pela maioria dos vereadores, da base governista na Casa.

A proposta da bilhetagem eletrônica teve o parecer contrário da Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCRJ) derrubado na semana passada. Ontem, recebeu pareceres favoráveis das comissões de Finanças, Economia e Orçamento e  Transporte, Viação e Obras Públicas. O projeto voltou novamente para as comissões por conta de emendas.

A bancada de oposição votou contra a aprovação do projeto. Segundo os parlamentares, mesmo com a justificativa de que a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fará a coordenação, controle e operacionalização do sistema, o projeto, através do parágrafo 2º, inciso I, estabelece que “compete ao município de Manaus executar diretamente, ou mediante concessão ou permissão, a implantação do Sigit”.

Líder do prefeito Amazonino Mendes (PTB), o vereador Leonel Feitoza (PSDB) constestou, afirmando que o controle será realizado pelo Município.


Fonte: D24 AM

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Cartão passa a ser obrigatório em ônibus de Campo Grande

A partir desta sexta-feira (26), o uso do cartão magnético será obrigatório nos 45 ônibus articulados e nas linhas que servem os bairros Portal Caiobá e Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande.

A estimativa da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) é que a primeira ação atenda aproximadamente 45 mil usuários, o que representa 12% do total de passageiros do transporte coletivo.

A medida faz parte de estratégia que estabelece metas para a retirada gradativa do dinheiro de circulação de dentro dos ônibus coletivos urbanos.

A decisão foi tomada após reunião, realizada no dia 17 de julho, entre representantes da Assetur, Agetran, Ministério Público e Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano.

Acesse aqui para ver os pontos de venda do cartão.

Informações do G1

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Em Porto Alegre, Trensurb anuncia o fim dos bilhetes de vale-transporte

A Trensurb dá mais um passo importante na implantação de sua bilhetagem eletrônica com o fim da comercialização, no dia 5 de setembro, dos bilhetes de Vale-Transporte e Integração com os ônibus de Porto Alegre (Carris e Conorte). Os bilhetes de Vale Transporte são adquiridos, atualmente, pelos empregadores, diretamente na Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e na Associação das Empresas de Transporte de Passageiros (ATP). Os bilhetes de Integração com as linhas de Carris e Conorte são comercializados nos ônibus da capital e nas bilheterias da Trensurb.

Usuários dos bilhetes de Vale-Transporte passarão a utilizar cartões SIM ou TRI Vale-Transporte, que devem ser solicitados (e carregados com créditos) pelos empregadores através do site www.tripoa.com.br. Quem já possui um cartão TRI Vale-Transporte não precisa ser cadastrado no SIM. O empregador apenas confirmará os dados do funcionário e fará o pedido de créditos para o cartão que ele já possui. De acordo com o coordenador do projeto de implantação da bilhetagem eletrônica pela Trensurb, Aldir Seifried, "a partir do dia 6, a integração só poderá ser feita com o uso do cartão SIM ou TRI, ou caso o usuário ainda possuir bilhetes antigos".

Usuários dos bilhetes de Integração com os ônibus de Porto Alegre, que se restringiam a 24 linhas de Carris e do Conorte, passarão a utilizar cartões SIM ou TRI Passagem Antecipada, podendo fazer a integração com todas as linhas de ônibus de Porto Alegre, com 10% de desconto no valor total das tarifas. Os cartões de Passagem Antecipada devem ser solicitados pelos usuários nos quiosques localizados nas estações Canoas/La Salle, Sapucaia e São Leopoldo (das 8h às 18h) ou na Central de Atendimento da EPTC, na Rua Uruguai, 45, centro de Porto Alegre (das 9 às 17h). A partir desta quarta-feira, a estação Mercado também terá um quiosque para atendimento. Já o localizado em Esteio, será desativado temporariamente, em função do evento Expointer.

O bilhete Vale-Transporte Integração Porto Alegre também deixa de ser vendido, sendo substituído pelos cartões SIM ou TRI Vale-Transporte – que oferecem a vantagem de uma segunda viagem de ônibus gratuita na capital, desde que realizada no tempo de integração de 30 minutos.

Os bilhetes Vale-Transporte, Integração Porto Alegre e Vale-Transporte Integração Porto Alegre serão aceitos até o dia 5 de novembro, dois meses após o fim de sua comercialização. Os bilhetes de Integração com outras cidades (inclusive na modalidade Vale-Transporte) e o bilhete unitário continuarão existindo.


Informaçãoes da TRENSURB

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Estrutura de trens de Natal é a mesma há 40 anos

Adquiridas em 1968 pela extinta Rede Federal Ferroviária (RFFSA), as quatro locomotivas que conduzem os vagões da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal, nunca foram trocadas. Já os vagões, são os mesmo desde o ano em que foram comprados, em 1970.

Das quatro máquinas, porém, somente duas estão em uso. O que reduz a 50% o fluxo de viagens. Ontem pela manhã, um problema mecânico deixou uma delas inoperante por horas, provocando atrasos em efeito cascata na linha Natal/Ceará-Mirim.

Os postos de trabalho, contudo, ainda se concentram nas capitais ou cidades centrais. Com isto, cada vez mais pessoas se deslocam diariamente. Tudo isto, através do sistema metropolitano de transportes que, nem sempre, estão integrados com os ônibus que circulam na capital.

Consequências

A principal consequência apontada pelo estudo do Ipea, foi que as viagens ficaram mais longas e mais caras. “Entre 1992 e 2008, segundo a Pnad/IBGE, os custos de deslocamentos casa-trabalho com mais de uma hora de duração passaram de 15,7% para 19%. Já o preço das passagens do transporte coletivo subiu, nos últimos dez anos, cerca de 30% acima da inflação.”
O comunicado ressalta que as regiões metropolitanas necessitam de investimentos federais para lidar com a questão da mobilidade urbana.

Implantação do VLT está sendo discutida desde 2006

Em maio de 2006, a CBTU apresentou um projeto de troca das atuais locomotivas e vagões, por equipamentos mais modernos e leves. O projeto, inicialmente orçado em R$ 162 milhões, não saiu do papel.

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), voltou à pauta de discussões dos governos estadual e municipal, com o anúncio de Natal como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Este ano, o projeto passou a ser responsabilidade do Governo do Estado ,já que abrange outras cidades da região metropolitana, como Extremoz. O projeto inicial prevê a ligação entre Extremoz e Natal, atravessando a zona Norte da capital, e seguindo o mesmo traçado da atual linha férrea. É considerada uma das mais importantes obras de mobilidade urbana para a Copa 2014.

PAC

O VLT foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 - Mobilidade Urbana). Já recebeu aval do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional para a operação de crédito de R$ 130 milhões, relativos à primeira etapa.

De acordo com a diretora de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER RN), Francini Goldoni, a implantação da segunda etapa, que ligará Natal a Parnamirim, dependerá do sucesso do primeiro trecho. Ainda falta, entretanto, o Governo assegurar o financiamento e executar as obras.

Integração

O superintendente da CBTU, Erly Bastos, afirmou que é preciso haver integração entre o trem e os ônibus que circulam na capital. “Nosso objetivo é que o VLT atenda a demanda que existe hoje e amplie a possibilidade de uso para cada vez mais pessoas. Isto sim é transporte voltado para a população”.

A integração entre o VLT e os coletivos faz parte do projeto dos governos Municipal e Estadual. O início das obras para a troca da atual estrutura ferroviária em uso, ainda não foi confirmada pelo DER.

O município, por sua vez, precisa realizar o processo licitatório para concessão do transporte público em Natal. O Ministério Público já pediu a licitação na Justiça, e quer que essa ocorra ainda este ano.

A Prefeitura do Natal argumenta que não há condições de cumprir esse prazo e a previsão, conforme dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), é que as empresas estejam habilitadas até março do ano que vem.


Fonte: Tribuna do Norte

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Recife: Programação especial de ônibus para o “Chevrolet Hall Indoor”

Para atender os usuários que irão para o “Chevrolet Hall Indoor”, com perspectiva de atrair milhares de pessoas até o Chevrolet Hall, a partir das 21h, no próximo sábado (27), o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um reforço de ônibus para o local. No total, 13 linhas participarão da programação, que contemplará mudança de itinerário e reforço de frota e viagem.

O esquema montado pelo Consórcio terá início a partir das 18h. Os passageiros que irão se deslocar ao show, contarão com todas as linhas das quais quatro serão desviadas para passar na frente do evento, sete serão reforçadas e desviadas, duas serão apenas reforçadas. Para o evento, 755 viagens foram programadas, o que representa 42 viagens a mais que um sábado normal.

Bacuraus – Dentre as 13 linhas que estarão em operação, seis são de bacurau. Este reforço na programação de linhas que só operam após as 0h tem o objetivo de auxiliar os usuários na volta para casa. Os intervalos programados entre as viagens serão de 30 minutos.

Além das linhas reforçadas, os usuários ainda contam com mais 35 linhas que atendem ao entorno do Chevrolet Hall. Para informações sobre paradas, horário dos ônibus, ou qualquer outro detalhe sobre o esquema especial de ônibus, o Consórcio pede que o usuário entre em com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, que estará à disposição dos passageiros.

Detalhamento da programação:

Linhas que serão reforçadas:

827-JARDIM BRASIL (BACURAU)
846-ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)

Linhas que serão reforçadas e desviadas:

043-AEROPORTO/TACARUNA (DERBY)
910-PIEDADE/ RIO DOCE
936-MIRUEIRA (BACURAU)
950-ENGENHO MARANGUAPE/VARADOURO
956-IGARASSU (BACURAU)
985-RIO DOCE (BACURAU)
995-PAU AMARELO (BACURAU)

Linhas que terão desvio de itinerário
050-PE-15/BOA VIAGEM
913-PE-15/JOANA BEZERRA
915-PE-15
977-PAULISTA/CONDE BOA VISTA

Linhas que atendem ao Chevrolet Hall (sem modificação):

117-CIRCULAR (PREFEITURA)
821-JARDIM BRASIL I (ESTRADA DE BELÉM)
831-AGUAZINHA
838-ALTO DA CONQUISTA
840-ALTO DA BONDADE/JOANA BEZERRA
841-NOVA OLINDA
843-ALTO DA BONDADE
844-SANTA CASA
847-ALTO NOVA OLINDA
849-VILA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
850-AGUAZINHA/JOANABEZERRA
851-CÓRREGO DO ABACAXI
861-SANTA CASA/JOANA BEZERRA
911-OURO PRETO (COHAB)
916-OURO PRETO/JOANA BEZERRA
920-RIO DOCE/CDU
926-OURO PRETO (JATOBÁ II)
927-OURO PRETO (BACURAU)
928-MARANGUAPE II (BACURAU)
930-RIO DOCE/DOIS IRMÃOS
936-MIRUEIRA (BACURAU)
946-IGARASSU (BR 101)
957-CAETÉS I (BACURAU)
967-IGARASSU (SÍTIO HISTÓRICO)
972-BULTRINS
973-CASA CAIADA
974-JARDIM ATLÂNTICO
975-AMPARO (BACURAU)
976-PAULISTA (PREFEITURA)
979-PAULISTA (RUA DO SOL) - EXPRESSO
981-RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)
982-CONJUNTO BEIRA MAR/DERBY
987-RIO DOCE (PRÍNCIPE)
993-CONJUNTO PRAIA DO JANGA
994-CONJUNTO BEIRA MAR
 
Fonte: CGRT

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Estudo sobre Bilhete Único Metropolitano ficará pronto neste ano

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Guarulhos e São Paulo poderão ser os primeiros a terem o Bilhete Único Metropolitano (BUM) facilitando a vida dos usuários do transporte público e ligando as duas cidades com apenas uma tarifa. A informação foi dada nesta terça-feira pelo secretário de Transporte e Trânsito de Guaruhos, Atílio Pereira, durante audiência pública realizada ontem pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em um hotel na região central da cidade.

"Nossa tecnologia do BUM permite a integração com a rede metropolitana. Queremos que Guarulhos e Capital sejam os pioneiros e acredito que isso poderá ser realizado", disse o secretário no evento que apresentou o projeto de construção do Corredor de ônibus Metropolitano Guarulhos/São Paulo.

Se Atílio levantou a bola, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, chutou para o gol. Após o evento, questionado sobre a possibilidade da integração entre as duas cidades, Silva Junior disse que é perfeitamente possível. "Até o fim do ano terei todo o estudo de um Bilhete Único Metropolitano em mãos. Precisamos saber os custos, as características das linhas para que tudo seja feito de uma forma que traga benefícios para todas as partes envolvidas e também, sustentáveis", revelou.

Animado com a possibilidade, o secretário Atílio Pereira disse ainda que espera que algumas experiências já possam ser feitas no próximo ano. "Não vou dizer que o Bilhete Único Metropolitano estaria implantado por completo no próximo ano.

Mas acredito que algumas experiências poderão ser feitas no ano que vem, ainda mais com a entrega dos corredores de ônibus no fim deste ano", concluiu.

STT quer antecipação de corredor Taboão-São João




Durante audiência pública realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), na tarde desta terça, que apresentou o projeto de construção do Corredor de ônibus Metropolitano Guarulhos/São Paulo, Atílio Pereira pediu ao presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, para que a construção do futuro corredor de ônibus que ligará o Taboão ao São João, previsto para 2017, seja antecipado. "São duas das regiões mais populosas da cidade e seria importante a antecipação desse corredor", comentou.

O presidente daa EMTU, ao ser questionado se a antecipação seria possível, disse que o corredor entre Taboão e São João não estava nos planos, mas que o prazo pode ser repensado.

Presente na audiência pública da EMTU, na tarde de ontem, em um hotel da região Central, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) disse acreditar em melhoria no transporte da cidade após as obras que serão realizadas pelo Governo Estadual na cidade.

"Quando começamos com os projetos de corredores em Guarulhos existia a intenção apenas da ligação do Cecap ao Tucuruvi. Não temos como dizer que existirá uma antecipação entre Taboão e São João porque nem projeto tem".

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