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Transporte coletivo em Florianópolis pode ter reajustes nas tarifas de ônibus

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis) solicitou à Prefeitura da Capital o reajuste no preço das passagens de ônibus. Atualmente, quem utiliza o cartão paga R$ 2,38. O valor para quem paga com dinheiro é R$ 2,95. O último reajuste foi em maio do ano passado.

De acordo com o presidente do sindicato, Waldir Gomes da Silva, o pedido foi motivado, entre outros fatores, pelo aumento do preço do combustível. “Desde 1º de janeiro, o óleo diesel, que representa o segundo maior custo do sistema de transporte, subiu 3%”, explica. Segundo Silva, o Setuf já solicitou a pauta de reivindicações do dissídio coletivo, normalmente elaborada em maio, para antecipar a negociação deste ano e evitar greves e paralisações.

A tarifa do transporte coletivo normalmente é reajustada com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que fechou 2010 acumulado em 6,47%. Se este índice for utilizado no cálculo, a passagem paga com cartão subiria de R$ 2,38 para R$ 2,53. Já a passagem comprada com dinheiro, atualmente em R$ 2,95, ficaria em R$ 3,14.

A Secretaria de Transporte, Mobilidade e Terminais da Capital informou que, ao receber o pedido de reajuste, deve marcar uma reunião com o Conselho Municipal de Transporte, formado por empresas e entidades ligadas ao setor. O conselho verifica a planilha de custos das empresas e autoriza o aumento, mas é o prefeito Dário Berger quem definirá qual o percentual a ser reajustado e a partir de quando a nova tarifa entrará em vigor, o que ainda não tem data para ocorrer.

Últimos reajustes
Período
Cartão (R$)
Dinheiro (R$)
Janeiro de 2008
1,98
2,50
Janeiro de 2009
2,10
2,70
Agosto de 2009
2,20
2,80
Maio de 2010
2,38
2,95
2011*
2,53**
3,14**



Fonte: ND Online


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Corredor de ônibus da Av. Presidente Kennedy em Olinda será entregue em setembro

Uma obra que começou a mais de 03 anos parece que finalmente será entregue, a construção do corredor de ônibus da av. presidente Kennedy em Olinda vem com suas obras se arrastando a muito tempo, a situação prejudica as mais de 75 mil pessoas que moram nos bairros de Peixinhos, Sapucaia, Jardim Brasil, Vila Popular, São Benedito e Aguazinha, todos cortados pela Avenida Presidente Kennedy. São 4.400 metros de problemas.
A obra só inclui a implantação de um corredor central de ônibus com oito paradas, parecido com o que existe na Avenida Caxangá no Recife. Orçada em R$ 7,5 milhões, ela deve ser concluída no mês de setembro. Para muitos usuários de ônibus, este novo corredor de ônibus vai significar bastante no que diz respeito a pontualidade dos coletivos, sem falar que os ônibus não precisarão mais andar junto dos carros, fazendo com que a viagem seja mais rápida.
Visando melhorar ainda mais a mobilidade na cidade, a Prefeitura de Olinda também está planejando obras viárias como: o vetor Norte-Sul pela avenida Olinda até Paulista; o vetor Norte-Sul pela PE-15 e o Vetor Oeste, pela avenida Presidente Kennedy.
Confira as linhas que passam por esta avenida:

881         Caenga/Rio Doce (Getúlio Vargas)
883         Caenga/Rio Doce (II Perimetral)
884         Jardim Brasil/Rio Doce
885         Sítio Novo/Rio Doce
886         Ouro Preto/Rio Doce
907         Paulista/Rio Doce
911         Ouro Preto (Cohab)
916         Ouro Preto/Joana Bezerra
920         Rio Doce/CDU
930         Rio Doce/Dois Irmãos
981         Rio Doce (Conde da Boa Vista)
983         Rio Doce (Princesa Isabel)
985         Rio Doce (Bacurau)
986         Rio Doce/Derby
996         Arthur Lundgren II/Rio Doce (Paratibe)


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Nova Estação da Trensurb vai até Novo Hamburgo

O ministro das Cidades, Márcio Negromonte, anunciou nesta segunda-feira, dia 15, que R$ 172 milhões serão destinados pelo governo federal às obras de extensão do trensurb até Novo Hamburgo. A construção de uma quinta estação, a Industrial, foi confirmada na mesma ocasião.

Os recursos também contemplam a ampliação do leito do arroio Luiz Rau, obras nas estações Fenac e Novo Hamburgo e em São Leopoldo e investimentos no sistema viário sob a elevada do metrô de São Leopoldo a Novo Hamburgo. Conforme o ministro, o anúncio oficial deve ser feito em breve, pois a liberação ocorre após solução de questões burocráticas. Ele ventilou a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff (PT) fazer a declaração no município.

Atualmente, o arroio Luiz Rau, sobre o qual passarão os trens, tem três metros de profundidade e seis de largura. A intenção do prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) é dobrar estas medidas. Nilson Coelho, engenheiro do Consórcio Nova Via, que executa as obras do trem, afirma que os pré-moldados para o alargamento serão produzidos nos próximos 10 dias.

O objetivo é concluir todas as obras referentes ao trensurb em setembro de 2012. O contrato define que o prazo final é fevereiro, mas um aditivo de sete meses será incluído, devido às novas necessidades.

O anúncio do ministro das Cidades foi feito durante cerimônia que marcou o início das obras para a construção do aeromóvel, que vai ligar a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Na ocasião, cerca de 15 servidores da Trensurb realizaram manifestação, usando narizes de palhaço e pedindo reajuste de salários. Eles ameaçam entrar em greve. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirma que há expectativa de acordo.

Com informações de Correio do Povo

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Homologada a primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba

Foi homologada na manhã desta segunda-feira (9) a primeira licitação para o transporte coletivo de Curitiba. Em cerimônia realizada no Hotel Mabu, em Curitiba, o prefeito Luciano Ducci e o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Marcos Isfer, anunciaram que cada um dos três consórcios apresentou propostas técnicas para um dos três lotes que dividem a cidades em Norte, Leste e Oeste. Como não havia concorrência, os consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro serão responsáveis por cada um dos lotes nos próximos 15 anos, com possibilidade de renovação por mais dez.

Sobre o preço da tarifa, que atualmente é de R$ 2,20, Isfer disse que não haverá aumento por enquanto. A principal novidade ficou por conta da forma de pagamento das empresas que não será mais feito apenas pela quantidade de quilômetros rodados, mas também pelo número de passageiros transportados.

Ao todo, foram licitadas 302 linhas que atendem, diariamente, 1.836.704 passageiros com uma frota de 1.399 ônibus. Entre as obrigações das empresas estão: melhoria da velocidade média operacional, melhoria do conforto, inovações tecnológicas que priorizem o meio ambiente e o bem estar do usuário, capacitação dos funcionários e 10% da frota rodando com 100% de biocombustível até 2012.

Para Ducci, o processo vai garantir aos ônibus da cidade mais tecnologia e mais segurança no transporte coletivo dos passageiros. Esta foi a primeira licitação para o transporte coletivo da capital, cujo sistema funciona há 57 anos.



Informações do Correio do Povo e Prefeitura de Curitiba.




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Em Vitória, Terminal São Torquato vai funcionar 24 horas por dia

A partir do dia 21 de agosto, o Terminal de Integração São Torquato, em Vila Velha, vai passar a funcionar 24 horas, integrando as 13 linhas de Serviço Noturno, conhecidas como “bacuraus”. Desta forma, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) vai implantar uma rede noturna, com linhas integradas, que permitirão pagamento de tarifa única.

De acordo com a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, a medida visa dar mais agilidade e segurança às pessoas que utilizam o transporte coletivo de madrugada e integra o plano de mobilidade urbana conduzido pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

“A Ceturb-GV recebeu essa demanda do Governo e estudou uma forma de ampliar o atendimento oferecido nas linhas noturnas, sem gerar custos. Optamos por integrar as 13 linhas ao Terminal São Torquato, uma vez que todas elas partem de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana em direção ao Centro de Vitória e esse terminal é centralizado em relação ao sistema”, explicou Denise.

“Assim, quem hoje vem da Serra para Cariacica e precisa pegar outro ônibus no Centro de Vitória, pagando tarifa complementar, vai passar a pagar tarifa única e aguardar dentro do terminal, com mais conforto e segurança”, acrescentou a diretora-presidente da companhia.

Linhas Noturnas

As 13 linhas do Serviço Noturno do Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória partem de bairros de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, sempre em direção à região central da capital, onde fazem retorno. Os itinerários contemplam os principais eixos viários da Região Metropolitana. A operação do serviço é iniciada à meia-noite, quando se encerra a circulação das linhas regulares do Sistema Transcol e a última viagem é realizada às 4h45.

As linhas que partem de Vila Velha, Viana e Cariacica em direção ao Centro, atualmente têm como destino o Hospital São Lucas. Com a novidade, elas continuarão indo até o hospital, mas todas entrarão no Terminal São Torquato para embarque e desembarque de passageiros durante o trajeto. Já as linhas que saem da Serra, atualmente seguem para a Rodoviária de Vitória. Nesses casos, elas passarão a realizar ponto final no Terminal São Torquato.

Confira o que muda a partir de 21/08

Linha 622
Como é hoje: Praia da Costa / Hosp. São Lucas - via Lindenberg
Como fica: Praia da Costa / Hospital São Lucas – via Lindenberg / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 628
Como é hoje: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás
Como fica: Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 634
Como é hoje: Terra Vermelha / Hosp. São Lucas - via 3ª Ponte (circular)
Como fica: Terra Vermelha / Terminal São Torquato
Como vem de Vila Velha pela 3ª Ponte, terá o itinerário estendido do hospital até o Terminal São Torquato, onde fará ponto final

Linha 735
Como é: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari
Como fica: Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 774
Como é: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu
Como fica: Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 775
Como é: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco
Como fica: Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 776
Como é: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho
Como fica: Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho via Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque

Linha 777
Como é: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha
Como fica: Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha / Terminal São Torquato

Linha 835
Como é: Serra / Rodoviária - via BR-101
Como fica: Serra / Terminal São Torquato – via BR-101
Ponto final será transferido do ponto da Rodoviária para o Terminal São Torquato

Linha 836
Como é: Serra Dourada I / Rodoviária - via Serra dourada III / Eldorado
Como fica: Serra Dourada I / Terminal São Torquato – via Serra dourada III / Eldorado
Ponto final será transferido do ponto da Rodoviária para o Terminal São Torquato

Linha 837
Como é: Nova Almeida / Rodoviária - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi
Como fica: Nova Almeida / Terminal São Torquato - via Jacaraípe / Feu rosa / Camburi

Linha 838
Como é: Balneáio de Carapebus / Rodoviária - via Bicanga / Cidade Continental
Como fica: Balneáio de Carapebus / Terminal São Torquato - via Bicanga / Cidade Continental

Linha 927
Como é: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia
Como fica: Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia / Terminal São Torquato
Continuará indo até o hospital, mas passará pelo terminal durante o trajeto para embarque e desembarque


Informações da Ceturb-ES

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Corredores de ônibus, tarifas mais baixas

A prioridade aos transportes públicos não é somente uma questão de mobilidade, mas de qualidade de vida, redução dos impactos da poluição sobre o meio ambiente, ganho de tempo e também de dinheiro. Financeiramente, a economia se dá principalmente ao se evitar que bilhões de reais sejam desperdiçados. É dinheiro gasto diretamente com obras faraônicas, com túneis e elevados que desfiguram ruas e avenidas, com a necessidade de atuação de mais agentes de trânsito, com investimentos em sinalização – para evitar acidentes ou remediá-los – e com consumo de muito combustível por causa dos veículos parados.

        Quando se prioriza o transporte público no espaço urbano, especialmente por meio de ônibus – que são mais abrangentes em termos geográficos –, democratiza-se esse espaço. Um veículo que atende a mais passageiros, podendo transportar de 80 a 100 pessoas com um comprimento médio de 13 metros, merece mais atenção e velocidade que os automóveis particulares, que levam em média duas pessoas ocupando cinco metros de comprimento.

        A atual ausência de infraestrutura adequada advinda da falta de prioridade aos transportes públicos se reflete em custos maiores para os operadores de ônibus e pressões por aumento de tarifas. Tornando o transporte público mais eficiente, especialmente com corredores de ônibus, é possível operar o sistema com tarifas mais baixas. Aliados, ainda, à utilização de veículos elétricos ou híbridos, os corredores são contribuição preciosa à sustentabilidade ligada à mobilidade urbana. De modo geral, a pessoa que usa o transporte coletivo ocupa menos espaço nas cidades e polui menos, pois divide um mesmo veículo com outras dezenas.

        Além de se fazer justiça quando se fala em uso do espaço urbano, a implantação de corredores de ônibus é vantajosa também no aspecto social. Boa parte de quem usa ônibus não tem condições de possuir um carro de passeio ou outra forma de deslocamento. Essas pessoas, geralmente de baixa renda, não podem acabar proporcionalmente pagando mais caro para se deslocar do que um dono do carro. Em relação ao transporte por ônibus, os melhores resultados são observados no sistema BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit. Ele não é apenas um corredor de ônibus, mas um sistema operacional que apresenta maior fluidez e velocidade, especialmente por tirar os veículos dos congestionamentos. Por oferecer mais rapidez e conforto, esse processo contribui para maior confiabilidade no serviço.

        E exemplos bem-sucedidos de BRT já existem, como o de Curitiba e o Corredor ABD, operado pela Metra (concessionária da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), ligando a Zona Leste e a Zona Sul de São Paulo, passando por Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista. Em Curitiba, por R$ 2,50, é possível fazer viagens por mais de 10 municípios servidos pela RIT (Rede Integrada de Transportes). Pelo Corredor ABD, por R$ 2,90, é possível fazer várias integrações no sistema. Em outras capitais, que vão sediar a Copa de 2014, os BRTs já estão em obra ou fase de projeto. Somente no Rio de Janeiro, serão construídos quatro grandes corredores até 2016, também para a Olimpíada.

        Em resumo, corredores de ônibus ajudam a democratizar o espaço público, aumentam a velocidade do transporte coletivo e diminuem os custos de operação, beneficiando classes de média e baixa renda, sendo também indutores de justiça econômico-social. Basta vontade política de investir em transporte público, especialmente em corredores de ônibus BRT, sempre levando em conta a realidade econômica de qualquer município.

Adamo Bazani é jornalista especializado em transportes

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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