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Transporte Público do Recife poderá ter licitação de linhas

sábado, 13 de agosto de 2011

O Governador Eduardo Campos anunciou a criação de uma Comissão Especial de Licitação que irá trabalhar na preparação do processo licitatório do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana. Formado por técnicos da secretaria das Cidades, do Grande Recife Consórcio de Transporte e da Procuradoria Geral do Estado, o grupo irá participar da elaboração do Projeto de Lei que regulará as concessões do serviço público de transporte de passageiros na RMR, levando em consideração os estudos técnicos de viabilidade, rota de origem e destino, demanda, etc. O Grupo terá quatro meses para montar o edital de licitação do Sistema.

SOBRE O SISTEMA: O Sistema de Transporte Público de Passageiro da Região Metropolitana é composto por 385 linhas de ônibus operadas por 2.900 veículos que transportam em média 1.8 milhão de passageiros por dia útil em 26.000 viagens ofertadas. Atualmente, o serviço é prestado por 18(dezoito) empresas operadoras, sendo uma concessionária do STPP/RMR.

O sistema é divido em dois tipos de serviços, sendo o Sistema Complementar formado por linhas com um par de origem/destino e o Sistema Estrutural Integrado – SEI por uma rede de linhas integradas que permite ao usuário realizar diferentes pares de origem e destino com o pagamento de uma tarifa por sentido. Faz parte do SEI, 13 terminais integrados que estão sob gestão e operação do Consórcio, além de 80 miniterminais que servem de infraestrutura nos pontos iniciais das linhas do Sistema Complementar.


Fonte: Governo de Pernambuco

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Alckmin anuncia túnel imerso e sistema VLT entre Santos e Guarujá

Em evento realizado em Santos na quinta-feira, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou o projeto de construção de um túnel imerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá. A licitação será concluída em janeiro de 2012, quando começarão os trabalhos técnicos. A previsão é de que a obra seja contratada no início de 2013 e concluída apenas em 2016. Os custos totais serão de R$ 1,3 bilhão.

"Quando falamos de R$ 1,3 bilhão, falamos não apenas do túnel, mas também das desapropriações, das compensações ambientais e das obras diárias que serão feitas no Guarujá e em Santos", afirmou Alckmin, que também garantiu a chegada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região graças à chamada "ligação seca" proporcionada pelo túnel.

"A expectativa é que o VLT chegue em 2014 na região. A obra mais aguardada é essa ligação seca entre Guarujá e Santos. Foi feito um trabalho técnico sobre isso para decidirmos o projeto que atendesse à maioria dos trabalhadores que vão a pé, de carro, de bicicleta, ônibus e até VLT, no futuro. Decidimos fazer isso por meio de um canal e com o modelo de um túnel", declarou o governador.

O túnel terá cerca de 900 m de extensão e respeitará uma profundidade mínima de 21 m, conforme compatibilidade do projeto de aprofundamento do canal do Porto. A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) vai iniciar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento, com investimentos previstos, nessa etapa, entre R$ 3 milhões e R$ 39 milhões.

Atualmente, a forma mais rápida de ir de Santos para o Guarujá é por meio da balsa do Ferry Boat, localizada na Ponta da Praia de Santos. Os preços do transporte variam de R$ 4,40 (motocicletas) a R$ 363 (carros fortes). Os automóveis comuns gastam R$ 8,80 cada vez que utilizam do recurso, e Alckmin promete que os preços serão os mesmos para o túnel que será construído, com a diferença de que os pedestres não terão que gastar nada. Atualmente, uma pessoa a pé gasta R$ 2,10 para utilizar a barquinha que liga as duas cidades.

"As pessoas pagarão no veículo o mesmo valor que pagam hoje na balsa, com a mesma tarifa. Só que os passageiros, hoje, pagam, mas no túnel o passageiro a pé e de bicicleta não vai pagar", disse o governador. Como o projeto só tem previsão inicial de desfecho no primeiro semestre de 2016, o Governo do Estado de São Paulo garante que fará investimentos de melhoria na balsa atual, que transporta cerca de 30 mil veículos por dia.

"Vamos investir na balsa mais R$ 80 milhões em reformas modernas, atracadouros. Mas isso não acontece em 24 horas, e vamos manter um serviço de qualidade para realizar tudo isso. O que precisar, o governo vai fazer, como estamos fazendo no caso do VLT", finalizou.


Fonte: Terra

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Mudança nas passagens causam transtorno no transporte coletivo de Sorocaba

Se alguém achava que a superlotação dos ônibus e o alto preço das tarifas eram motivos suficientes para comprometer o ânimo dos usuários do transporte coletivo de Sorocaba, eis que surge um fator extra: filas de até 2 horas para conseguir trocar as atuais passagens de ônibus, que deixarão de existir em 15 de setembro, pelo novo modelo.

Com a mudança, o bilhetes de papel deixarão de existir e os atuais cartões mudarão de cara. A troca, no entanto, está sendo feita somente em bilheterias dos terminais Santo Antônio e São Paulo. Em aglomerações gigantes que estão se formando principalmente nos finais de tarde, centenas de usuários se aglomeram, seja para pegar os novos cartões ou, no caso daqueles que já efetuaram a troca, para recarregá-los com créditos.
Chegando à metade da filha e já ultrapassando uma hora de espera, a  doméstica Fátima Paes de Almeida, 27 anos, se mostrava irritada nesta quinta-feira (11). “Daqui meia hora a creche fechará e tenho que buscar minha filha”, dizia desesperada.
Apesar do bilhete unitário continuar a existir no novo modelo, funcionários da Urbes estão convencendo os passageiros a retirar o Cartão Cidadão, que pode ser carregado com créditos. Para conseguir o cartão, no entanto, é preciso responder a um cadastro, o que aumenta o tempo de atendimento. A fila não anda e os nervos ficam à flor da pele.

“Vou fazer logo esse cadastro para não ter de enfrentar essa fila de novo”, diz a doméstica Edite Ramos dos Santos, 53.
Outra reclamação dos passageiros é sobre a dificuldade em encontrar postos autorizados nos bairros que vendam os cartões unitários, o que tem levado mais pessoas às bilheterias dos terminais. “Onde moro, no Paineiras, havia quatro postos de revenda e hoje apenas um”, conta a autônoma Maria José Batista, 53.

Problemas técnicos/Em nota, a Urbes afirma que em razão da transição entre o bilhete de papel e o novo cartão unitário estão havendo problemas técnico-operacionais que em breve estarão solucionados.

A empresa pública afirma que para tentar agilizar o atendimento nos terminais está aumentando o número de atendentes nas bilheterias e providenciando equipamentos para emissão de créditos em postos autorizados que estão espalhados pela cidade.

Média mensalAtualmente são transportados  4,6 milhões de passageiros em Sorocaba.

Cartão cidadãoA Urbes está conseguindo gerar cerca de 550 unidades diárias do modelo mais procurado da nova passagem.

CadastramentoPara retirar qualquer modelo de cartão é necessário ir a um dos terminais e fornecer: nome, data de nascimento e número de RG.

R$ 0,42era quanto custava o passe social em 1994
 

Fonte: Rede Bom Dia


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Em Aracaju, Prefeitura anuncia novas ações voltadas à mobilidade

Estimular a cidadania e promover a educação no trânsito são preocupações constantes da Prefeitura de Aracaju. Pensando nisso, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou nesta sexta-feira, 12, as campanhas ‘A faixa é do pedestre´ e ‘Agora é com a digital - Todos passam pela catraca´. As medidas educativas fazem parte do Projeto Cidadania no Trânsito e Mobilidade Urbana desenvolvido pela administração municipal.

Durante a solenidade, realizada no Quality Hotel, o prefeito detalhou as ações das campanhas e ressaltou o compromisso da Prefeitura com a promoção da mobilidade e melhoria do trânsito em Aracaju, que recebe 15 mil novos veículos por ano, segundo dados do IBGE. De 2005 a julho deste ano, o aumento no número de automóveis na cidade foi de mais de 42%, e o de motocicletas e motonetas foi de 104% e 173%, respectivamente.

A mobilidade urbana hoje é um grande problema enfrentado em diversas cidades do mundo. Em Aracaju nós já estamos avançando na qualidade do transporte, com a renovação da frota de ônibus, manutenção e recapeamento das vias e criação do cartão de transporte, lembrou Edvaldo Nogueira.
Digital

Além do cartão já existente, a Prefeitura traz uma inovação que vai melhorar a vida dos usuários do transporte coletivo. A identificação passa a ser feita também através da digital do usuário, dando mais segurança e garantindo que somente o proprietário do cartão irá usá-lo para o transporte público. Os idosos, que já vem sendo cadastrados biometricamente pela Prefeitura, também vão usar a nova identificação.

É uma forma de levarmos mais qualidade de vida aos usuários de transporte coletivo. Os idosos agora passam a ter o cartão, vão entrar pela porta da frente normalmente, passando o cartão e colocando a digital. Todas as pessoas com direito à gratuidade vão usar a digital, além dos estudantes que utilizam a meia entrada, afirmou o prefeito. Outra novidade para os estudantes será a forma de recarregar o cartão escolar. A partir de 1° de setembro, os jovens poderão fazer a recarga pela internet, sem precisar enfrentar filas.

Fonte: FAXAJU

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Frota do transporte público de Piracicaba ganha novos veículos

O sistema de transporte público municipal está com dez novos veículos em circulação. O anúncio foi feito ontem pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que também divulgou a chegada de outros 21 ônibus até setembro. Todos serão adaptados a deficientes físicos. Com a ampliação da frota, o sistema passará a contar com 220 veículos em operação e 44 na frota de reserva. De acordo com o responsável pela Pasta, Paulo Prates, a medida vai beneficiar diretamente moradores de 14 bairros. Por mês, 2,9 milhões de passageiros utilizam o sistema municipal.

Fonte: Jornal de Piracicaba

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Lei que determina ciclovias em trechos urbanos não é cumprida deixando ciclistas de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos prejudicados

Uma lei estadual, aprovada há 13 anos, prevê a construção de ciclovias nos trechos urbanos das rodovias. Apesar disso, a determinação nunca saiu do papel e a lei ainda não foi regulamentada.

Ainda não há previsão para a regulamentação. A Secretaria Estadual de Transportes informou que irá criar este ano um grupo para estudar a implantação de ciclovias nas estradas. Enquanto isso, os ciclistas que precisam andar nas estradas se arriscam e enfrentam a insegurança diariamente.

De acordo com a Polícia Rodoviária, todos os anos, são registrados mil acidentes envolvendo ciclistas nas estradas paulistas. De janeiro até agora, já foram mais de 50 mortes.

A falta de regras dificulta investimentos. As concessionárias de rodovias informaram que os contratos não prevêem a construção de ciclovias.
Nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, elas administram três mil quilômetros de estradas. Segundo as empresas, só há dois quilômetros para bicicletas.

Uma ciclovia de um quilômetro em São Carlos contrasta com a estrada em boas condições, pois tem buracos, mato e nenhuma sinalização. “Para quem passa na rodovia, é muito fácil confundir a ciclovia com uma extensão do acostamento, o que é um risco para os ciclistas”, disse Antônio Nelson da Silva, especialista em engenharia de transportes da USP de São Carlos.

O DER informou que a ciclovia deve receber serviços de manutenção e limpeza na próxima semana.

Ele ainda diz que o custo de uma ciclovia varia conforme o terreno, o trecho urbano, a necessidade de pontes, viadutos. Mas ele não tem dúvidas e acredita que o investimento compensa. “Há muitas obras que poderiam ter a ciclovia ou ciclofaixa com um custo adicional muito pequeno. Todo mundo ganharia, porque reduziria os acidentes. Economizaria por outro lado, já que você gastaria um pouquinho mais na construção, mas deixava de gastar com hospital, internação”, disse.

Segundo as concessionárias, na região de São Carlos, há também uma ciclovia em um trecho de 800 metros da SP-127, entre Rio Claro e Piracicaba.
Na região de Ribeirão Preto, há um trecho de interligação para ciclistas e pedestres na SP-322, em Bebedouro.



Fonte:  EPTV

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Paradas de ônibus voltam a dar choque nos usuários

Equipes da Prefeitura de Porto Alegre e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul isolaram na manhã desta sexta-feira uma parada de ônibus, onde inúmeras pessoas relataram ter levado choques na avenida João Pessoa, uma das mais movimentadas da capital gaúcha. Segundo a polícia, queixas foram registradas desde a madrugada, mas sem registro de feridos com gravidade. Somente por volta das 9h30, técnicos da Divisão de Iluminação Pública (DIP) do município conseguiram liberar o local.

 
O problema ocorreu a menos de 100 metros de um abrigo, no qual o estudante Valtair Jardim Oliveira, 21 anos, morreu ao ser eletrocutado quando esperava um ônibus, em abril de 2010. Na ocasião, ele se encostou nas grades de proteção da parada, que estavam energizadas devido a um vazamento. Oito pessoas foram indiciadas por homicídio culposo e negligência, entre eles três engenheiros e um eletricista do consórcio contratado pela Prefeitura para prestar serviços de manutenção. Dois engenheiros e dois técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) também são acusados.

 
A nova falha, ocorrida no trecho da avenida João Pessoa entre as ruas Luis Afonso e Otávio Correia provocou a interrupção do trânsito no corredor da via e gerou intenso congestionamento. O DIP ainda não confirmou o motivo oficial para o vazamento de energia, mas, a origem do problema seria um cabo solto da rede de alta tensão.


Na investigação policial sobre a morte, foram apontadas falhas no equipamento e na manutenção da rede de iluminação do abrigo. Também foi constatada uma fuga de tensão elétrica de 108 volts, com origem na luminária do poste. De acordo com o inquérito, problemas na instalação do equipamento causaram a energização do poste e o choque que matou a vítima.

Descarga elétrica mata estudante em parada de ônibus de Porto Alegre


Fonte: Terra

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Governo pretende ampliar concorrência em linhas de transporte interestadual

O governo vai ampliar a concorrência nas linhas de transporte interestadual de passageiros. Novas empresas serão definidas por licitação. No dia 19 haverá audiência pública em Porto Alegre para elaboração do edital. Em todo o país existem hoje quase mil linhas de transportes entre Estados, mas nunca houve licitação. De acordo com a superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Sônia Haddad, o governo vai agir mesmo onde já existe mais de uma empresa operando o serviço.
"Atualmente o sistema conta com 10% das linhas que tem concorrência. A ANTT mantém a concorrência e amplia em determinados trechos, como por exemplo Rio-São Paulo, hoje operado por quatro empresas, vai passar para cinco empresas", disse.

As linhas de Porto Alegre para outras capitais, como Florianópolis e Curitiba vão continuar com mais de uma empresa. As primeiras homologações das vencedoras devem ocorrer em fevereiro de 2012, se a previsão do edital for mantida para outubro, e se não houver questionamento na Justiça.

Apesar do crescimento do transporte aéreo de passageiros, as linhas de ônibus de longo percurso, de Estado para Estado, não perderam passageiros nos últimos anos, conforme estudo da ANTT.

Fonte: Correio de Notícias

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