Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pernambucano já está em teste. O equipamento irá operar na Linha Sul do metrô, ligando a Estação...
-
O Grande Recife Consórcio de Transporte informa aos usuários da linha 412 – San Martin/TI Getúlio Vargas que devem ficar atentos. A partir d...
-
Devido a alagamento da via entre as estações São Pedro e Farrapos, em Porto Alegre, a operação desta quinta-feira (2) irá iniciar com trens ...
-
A crise do transporte metropolitano de Salvador, que atende diversos municípios da RMS, incluindo Lauro de Freitas, resultou, ontem, na susp...
-
O usuário do sistema BRT só tem comemorado boas notícias nos últimos meses. Passou a contar com ônibus mais modernos e eficientes, os já fam...
-
Não há previsão para normalizar a operação da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). As chuvas causaram alagamento no trecho a...
-
Professor de Engenharia de Transportes da UFRN, Rubens Ramos é um dos principais defensores da Tarifa Zero em Natal. Ele estuda sistemas de ...
-
Se você trabalha ou conhece alguém que enfrenta horas de trânsito para chegar ao local do trabalho, é certeza que já disse ou ouviu as famos...
-
SPTrans informa desvia linhas temporariamente na região da Cachoeirinha a partir de segunda-feira, 6A SPTrans informa que, a partir da 0h de segunda-feira (6), quatro linhas terão seus itinerários alterados devido à interferência viária no ...
-
As queixas dos usuários de ônibus urbanos na cidade de São Paulo aumentaram significativamente em 2023, em comparação com o ano anterior, re...
- Ligeirão Norte/Sul vai funcionar também aos sábados em Curitiba
- Prefeitura de SP abre licitação para obras do BRT Aricanduva
- A importância do BRT na Avenida Brasil e como diminuir engarrafamentos
- BRT de Salvador: uma face da instrumentalização do planejamento
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Em Salvador, Metrô será o novo modal de transporte implantado na Avenida Paralela
terça-feira, 9 de agosto de 2011O governador da Bahia Jaques Wagner anunciou na tarde desta segunda-feira (08) que o metrô será o novo modal de transporte implantado na Avenida Paralela, em Salvador.
O anúncio ao público foi feito durante uma cerimônia das Obras Sociais Irmã Dulce em que o governador recebeu o título de sócio honorário da instituição.
De acordo com a assessoria do governo do estado, a decisão foi tomada após a reunião de Jaques Wagner com a presidente da República Dilma Roussef. Em seguida, representantes do governo e da prefeitura de Salvador se reuniram e chegaram a um consenso de que essa seria a melhor opção para a região.
O metrô na Avenida Paralela vai sair do aeroporto Luís Eduardo Magalhães até a Rótula do Abacaxi, correspondendo à linha 2 do meio de transporte, já que a linha 1 vai sair da Rótula com destino à Estação da Lapa.
“O acordo foi feito sobre trilhos no trecho Aeroporto-Rótula do Abacaxi e será complementado com todo um sistema de alimentação que envolve intervenções urbanas, além da gente começar a projetar já a interligação do bairro de Cajazeiras com o sistema modal de metrô em Pirajá”, explicou o governador, segundo nota da assessoria.
“É importante que o legado de mobilidade urbana que será deixado para Salvador com a Copa do Mundo atenda todo o território da cidade, dentro de uma rede interligada intermodal de transporte coletivo. O nosso entendimento está levando em conta a implantação desta rede, atendendo aos moradores de bairros como Subúrbio Ferroviário, Valéria, Pirajá e Cajazeiras, entre outros, ao mesmo tempo em que vamos eliminar pontos altamente críticos do trânsito já identificados pela Transalvador”, destacou o prefeito João Henrique, de acordo com a nota da assessoria.
A assessoria disse ainda que os detalhes da decisão devem ser divulgados na próxima quinta-feira (11), por intermédio da publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da mobilidade urbana.
O edital para a realização das obras deve ser publicado em um prazo de 35 a 40 dias, com o objetivo de que elas sejam iniciadas ainda este ano.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 17:33 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô, Videos
Frota de ônibus em Curitiba com 90% de acessibilidade
Única cidade do mundo a contar com um sistema de transporte urbano exclusivo para portadores de necessidades especiais - o Sistema Integrado de Transporte para Ensino Especial (Sites) - Curitiba também vai cumprir, com folga, a exigência legal de 100% de acessibilidade nos ônibus até 2014.
Noventa por cento dos ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte (RIT) já estão adequados à legislação, com elevadores, espaço para cadeirantes e acompanhantes e balaustres em relevo próximo aos bancos exclusivos para pessoas com deficiência.
Estes ônibus atendem a 85% das 355 linhas da Rede o que inclui as 18 linhas de Ligeirinhos (Linhas Diretas) onde a acessibilidade já é de 100%. Ou seja, todos os 395 ônibus da frota de Ligeirinhos estão dentro das normas nacionais de acessibilidade.
Além dos ônibus, também as estações tubo estão sendo adequadas. Atualmente, 87% das estações são acessíveis, com elevadores ou rampas. As rampas são a melhor alternativa em estações onde a altura em relação à calçada é pequena.
Transporte EspecialOs curitibanos também contam com um serviço pioneiro no mundo. É o transporte prestado a alunos especiais por 56 ônibus que fazem 52 linhas e contam com terminal exclusivo. Todos os ônibus circulam com atendentes que auxiliam os alunos no embarque, desembarque e acomodação dentro do veículo, garantindo que todos viajem com segurança.
Implantado em 1984, o sistema é operado em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal da Educação e atende atualmente 2.429 alunos de 35 instituições de ensino especial. Do total de alunos atendidos, 1.128 usam ônibus a partir do Terminal do Sites, que fica na avenida Visconde de Guarapuava, 830, entre as ruas Padre Germano Mayer e Schiller.
Outros 1.304 alunos são atendidos no próprio bairro, o mais próximo de suas casas, pelas chamadas linhas diretas. São 31 linhas que percorrem a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. O ponto mais distante fica no Tatuquara, perto do conjunto Rio Bonito, já na divisa com Araucária.
O serviço diferenciado prestado pelo Sites, conta Airton Correa, que há 25 anos coordena o sistema especial de transporte, tem atraído visitantes de várias cidades tanto do Brasil quanto do exterior. "As pessoas chegam aqui e ficam admiradas com o serviço por sua importância na qualidade de vida dos alunos e suas famílias", conta. "Não tenho dúvida de que, sem o Sites, muitas destas famílias simplesmente não teriam como levar os alunos até as instituições", completa.
Noventa por cento dos ônibus da frota operante da Rede Integrada de Transporte (RIT) já estão adequados à legislação, com elevadores, espaço para cadeirantes e acompanhantes e balaustres em relevo próximo aos bancos exclusivos para pessoas com deficiência.
Estes ônibus atendem a 85% das 355 linhas da Rede o que inclui as 18 linhas de Ligeirinhos (Linhas Diretas) onde a acessibilidade já é de 100%. Ou seja, todos os 395 ônibus da frota de Ligeirinhos estão dentro das normas nacionais de acessibilidade.
Além dos ônibus, também as estações tubo estão sendo adequadas. Atualmente, 87% das estações são acessíveis, com elevadores ou rampas. As rampas são a melhor alternativa em estações onde a altura em relação à calçada é pequena.
Transporte EspecialOs curitibanos também contam com um serviço pioneiro no mundo. É o transporte prestado a alunos especiais por 56 ônibus que fazem 52 linhas e contam com terminal exclusivo. Todos os ônibus circulam com atendentes que auxiliam os alunos no embarque, desembarque e acomodação dentro do veículo, garantindo que todos viajem com segurança.
Implantado em 1984, o sistema é operado em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal da Educação e atende atualmente 2.429 alunos de 35 instituições de ensino especial. Do total de alunos atendidos, 1.128 usam ônibus a partir do Terminal do Sites, que fica na avenida Visconde de Guarapuava, 830, entre as ruas Padre Germano Mayer e Schiller.
Outros 1.304 alunos são atendidos no próprio bairro, o mais próximo de suas casas, pelas chamadas linhas diretas. São 31 linhas que percorrem a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste. O ponto mais distante fica no Tatuquara, perto do conjunto Rio Bonito, já na divisa com Araucária.
O serviço diferenciado prestado pelo Sites, conta Airton Correa, que há 25 anos coordena o sistema especial de transporte, tem atraído visitantes de várias cidades tanto do Brasil quanto do exterior. "As pessoas chegam aqui e ficam admiradas com o serviço por sua importância na qualidade de vida dos alunos e suas famílias", conta. "Não tenho dúvida de que, sem o Sites, muitas destas famílias simplesmente não teriam como levar os alunos até as instituições", completa.
Fonte: Paraná Online
Postado por Meu Transporte às 11:02 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Paraná
Prefeitura do Rio lança consulta pública para implantação da Transolímpica
A Prefeitura do Rio de Janeiro se prepara para as obras da Transolímpica, via que vai ligar os bairros da Barra da Tijuca a Deodoro, na zona oeste da cidade. A Secretaria Municipal de Obras publicou no Diário Oficial a consulta pública para concessão de implantação, operação, manutenção, monitoração, conservação e realização de melhorias para a via. O modelo adotado pela prefeitura para a construção será concessão precedida de obra pública. A obra faz parte dos projetos para os Jogos Olímpicos de 2016 e terá início em 2012. A concorrência será em setembro deste ano.
O valor estimado no edital é de R$ 1,6 bilhão e as construtoras interessadas poderão consultar a minuta no período de 5 a 22 de agosto. Para a construção da obra, serão necessários cerca de 40 meses.
O valor estimado no edital é de R$ 1,6 bilhão e as construtoras interessadas poderão consultar a minuta no período de 5 a 22 de agosto. Para a construção da obra, serão necessários cerca de 40 meses.
A via, com aproximadamente 23 quilômetros de extensão, vai ligar os bairros do Recreio dos Bandeirantes à Deodoro, passando por Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.
O município se compromete a arcar com até R$ 1,1 bilhão na obra. Ganhará a concessão por 35 anos a empresa que calcular o menor volume a ser investido pela Prefeitura. No orçamento, estão incluídos apenas os gastos diretos nas obras da via expressa.
O projeto
A Transolímpica ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico do Rio, no Riocentro, ao Parque Radical do Rio (que vai sediar as provas de pentatlo moderno, esgrima, tiro e montain-bike da Olimpíada de 2016), em Deodoro.
Serão construídas duas pistas com três faixas para veículos e faixas exclusivas para BRT (Bus Rapit Transit), permitindo a conexão com as vias da Transcarioca, na Taquara, em Jacarepaguá; e com a Transoeste, na avenida das Américas, na altura do Recreio dos Bandeirantes, além de interligar com os trens da SuperVia (concessionária responsável pelos trens no Rio) na estação Deodoro e com a Transbrasil.
Também serão construídas ciclovias nas duas laterais do corredor, nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Deodoro, e nas paradas das estações BRT, incentivando o uso deste sistema de transporte.
Avenida Salvador Allende será ampliada
A obra ampliará a avenida Salvador Allende, por onde passam atualmente 59 mil veículos por dia. Dos atuais 30 metros de largura e quatro faixas de rolamento (duas por sentido), a via passará a ter 80 metros de largura e dez faixas (cinco por sentido).
As faixas centrais serão reservadas ao sistema de transporte por ônibus articulados BRT. O município vai assumir os custos desta reurbanização, cujo investimento pode chegar a R$ 100 milhões. Apesar de estar fora da concessão, a via será o principal acesso à Transolímpica pela Barra.
Como será o corredor
O traçado prevê a abertura do maciço da Pedra Branca com um túnel de 1.800 metros no Parque da Pedra Branca. Também serão construídos 12 viadutos e pontes.
A Transolímpica terá três faixas por sentido e o limite de velocidade será de 80 quilômetros por hora, sendo que as faixas centrais são exclusivas para o BRT. A partir da Taquara, será aberta uma nova via que cortará a Colônia Juliano Moreira, transpondo através de pontes e viadutos algumas estradas da região, como a do Rio Grande e da Boiúna.
A nova via terá a capacidade de receber mais de 52 mil veículos por dia. Por ser uma concessão, a Transolímpica terá pedágio, cujo valor será o mesmo já praticado na linha Amarela: R$ 4,30.
O município se compromete a arcar com até R$ 1,1 bilhão na obra. Ganhará a concessão por 35 anos a empresa que calcular o menor volume a ser investido pela Prefeitura. No orçamento, estão incluídos apenas os gastos diretos nas obras da via expressa.
O projeto
A Transolímpica ligará a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico do Rio, no Riocentro, ao Parque Radical do Rio (que vai sediar as provas de pentatlo moderno, esgrima, tiro e montain-bike da Olimpíada de 2016), em Deodoro.
Serão construídas duas pistas com três faixas para veículos e faixas exclusivas para BRT (Bus Rapit Transit), permitindo a conexão com as vias da Transcarioca, na Taquara, em Jacarepaguá; e com a Transoeste, na avenida das Américas, na altura do Recreio dos Bandeirantes, além de interligar com os trens da SuperVia (concessionária responsável pelos trens no Rio) na estação Deodoro e com a Transbrasil.
Também serão construídas ciclovias nas duas laterais do corredor, nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Deodoro, e nas paradas das estações BRT, incentivando o uso deste sistema de transporte.
Avenida Salvador Allende será ampliada
A obra ampliará a avenida Salvador Allende, por onde passam atualmente 59 mil veículos por dia. Dos atuais 30 metros de largura e quatro faixas de rolamento (duas por sentido), a via passará a ter 80 metros de largura e dez faixas (cinco por sentido).
As faixas centrais serão reservadas ao sistema de transporte por ônibus articulados BRT. O município vai assumir os custos desta reurbanização, cujo investimento pode chegar a R$ 100 milhões. Apesar de estar fora da concessão, a via será o principal acesso à Transolímpica pela Barra.
Como será o corredor
O traçado prevê a abertura do maciço da Pedra Branca com um túnel de 1.800 metros no Parque da Pedra Branca. Também serão construídos 12 viadutos e pontes.
A Transolímpica terá três faixas por sentido e o limite de velocidade será de 80 quilômetros por hora, sendo que as faixas centrais são exclusivas para o BRT. A partir da Taquara, será aberta uma nova via que cortará a Colônia Juliano Moreira, transpondo através de pontes e viadutos algumas estradas da região, como a do Rio Grande e da Boiúna.
A nova via terá a capacidade de receber mais de 52 mil veículos por dia. Por ser uma concessão, a Transolímpica terá pedágio, cujo valor será o mesmo já praticado na linha Amarela: R$ 4,30.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 10:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Ônibus de São Paulo ganharão painéis para informar velocidade ao passageiro
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Para tentar reduzir os acidentes de trânsito envolvendo ônibus em São Paulo, a Prefeitura pretende instalar painéis nos coletivos que registram a velocidade durante o trajeto nas ruas e avenidas da cidade.
Em 2010, os ônibus foram responsáveis por 20% das mortes de pedestres na capital paulista. Quem utiliza o transporte público reclama dos excessos de alguns motoristas. “Se você está dentro do ônibus e o motorista está acelerando, a gente se sente insegura. Pode ocorrer um acidente”, disse a operadora de telemarketing Mariana Marinho Pereira.
Para coibir exageros, uma lei municipal prevê que até 2012 os coletivos rodem com o painel para que os passageiros possam acompanhar a velocidade. “Ele tem o conforto de saber que o veículo está sendo conduzido em uma maneira e em uma velocidade segura, mas ao mesmo tempo aquele equipamento acaba servindo para que possa fiscalizar e até denunciar um possível motorista que esteja conduzindo o veículo em uma velocidade inadequada”, disse Simão Saura Neto, superintendente de serviços veiculares da São Paulo Transporte (SPTrans), ao Bom Dia Brasil.
Se o passageiro denunciar e o excesso de velocidade for comprovado, a empresa será multada em R$ 720. Dos 15 mil ônibus da capital, até agora 150 receberam o equipamento. “Passa mais segurança para o usuário. É uma maneira de o usuário também estar monitorando o motorista, sabendo qual é a velocidade permitida”, afirmou o consultor de vendas Márcio Atanásio.
O painel, porém, é pequeno, quase do tamanho de um celular. O passageiro que estiver no meio do ônibus, por exemplo, não consegue enxergar a velocidade. “Nesses casos, você não consegue atingir 100%. Nós realmente teríamos que estar buscando viabilizar uma posição mais adequada”, afirmou Saura Neto.
As empresas têm até dezembro do ano que vem para instalar os equipamentos. Depois, as multas serão aplicadas por ônibus que não tiver o painel.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 12:39 0 comentários
Sistema eletrônico no transporte coletivo é testado em Belo Horizonte
Sistema permite que o passageiro saiba o tempo até a chegada do próximo veículo no ponto. E as novidades são encontradas dentro dos ônibus também.
O teste é uma iniciativa das concessionárias do Transporte Coletivo de Belo Horizonte para avaliar as soluções de atendimento do requisito de prestação de informação ao usuário, estipulado no novo contrato de concessão do serviço no município.
Informações do MGTV
Postado por Meu Transporte às 09:52 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, Videos
Terminal do Papicu em Fortaleza, passa por reformas
Para garantir uma travessia segura aos usuários de ônibus de Fortaleza, foram iniciadas este mês obras no Terminal do Papicu. A reforma contempla a instalação de cercas na plataforma dos boxes e no canteiro central, a fim de evitar acidentes e incentivar a passagem pela faixa de pedestres.
O terminal também está se adequando às normas de acessibilidade. Na calçada externa, haverá a substituição de pedra portuguesa por cimentado rústico e piso tátil cerâmico. O projeto contempla também a construção de uma nova bilheteria e de rampas, que facilitarão o acesso de pessoas com deficiência.
As obras vão beneficiar cerca de 270 mil passageiros que circulam diariamente pelo local. Neste momento, o Terminal da Parangaba também passa por reforma para se tornar mais acessível. O elevador que dá acesso ao piso superior está sendo instalado e as passarelas, que interligam as plataformas, serão recuperadas.
Informações do Jangadeiro Online
Postado por Meu Transporte às 09:47 0 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)