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Brasileiros das grandes cidades perdem mais de uma hora entre a casa e o trabalho com o transporte público

sábado, 30 de julho de 2011

A população perde em média 40 minutos, entre casa e trabalho, todos os dias. A pesquisa considera todos os meios de transporte. Segundo o Ipea, a solução passa pelo envolvimento maior do governo federal nas obras dos sistemas de transportes urbanos.


Fonte: G1.globo.com

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Metrô de São Paulo terá estação Ayrton Senna

O piloto Ayrton Senna está prestes a ganhar mais uma homenagem em São Paulo. Após batizar uma rodovia entre a capital e Guararema, no interior paulista, e um túnel sob o parque do Ibirapuera, o tricampeão mundial dará nome, agora, a uma estação de metrô. O decreto para que a parada Jardim São Paulo, na zona norte, se chame Jardim São Paulo - Ayrton Senna foi publicado em dezembro de 2009. Mas só em outubro deste ano o Metrô deve oficializar a mudança.
A companhia informou ontem que o nome vai aparecer nos mapas da rede que ficam dentro de todas as estações do Metrô. Os cartazes deverão ser trocados nos próximos três meses, pois estão desatualizados. A companhia disse, ainda, que não há prazo para alterar a "comunicação visual da estação", o que significa que o totem da entrada não deve mostrar o nome do piloto tão cedo.
Se depender de moradores do Jardim São Paulo, o nome não será a única mudança na estação. Idealizadores da homenagem, o empresário Luiz Carlos Kechichian, de 51 anos, e o designer e artista plástico Paulo Soláriz, de 59, planejam instalar uma escultura de Senna no local. "É uma homenagem mais do que justa", afirma Kechichian. "Senna nasceu e cresceu aqui no bairro, na Rua Condessa Siciliano. É um grande orgulho para a zona norte", conta o empresário.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Veja mapa de pontos em Ipanema e Leblon com novo corredor de ônibus

A Secretaria municipal de Transportes divulgou nesta sexta-feira (29) o mapa com a localização dos novos pontos de ônibus com o BRS (corredor de ônibus rápido), que será implantado a partir de 20 de agosto nos bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio. O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).

O corredor exclusivo será implantado na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. As ruas terão uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos. Ao todo, as frotas de ônibus sofrerão redução de 10,6%.

Das 55 linhas que passam atualmente nas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: o BRS1, BRS2 e BRS3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema. Os pontos terão 250 metros entre si.

As cinco linhas que deixam de circular no BRS são 438, 439, 512, 522 e 574, todas nos trechos entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre. Pela internet, também é possível ver o novo trajeto das linhas 438, 439, 512, 522 e 574.

Os pontos dos tipos BRS1 e BRS3 serão conjuntos em função da oferta menor das linhas nos dois bairros e da possibilidade de integração entre o BRS1 e BRS3. O embarque fora dos pontos não será permitido, segundo a prefeitura.

O bairro de Copacabana, também na Zona Sul, já possui o BRS desde abril.

"Tivemos que fazer uma redução da frota de ônibus para Leblon e Ipanema. Esperamos ter um bom resultado, assim como vimos em Copacabana", afirmou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, na apresentação do BRS de Ipanema e Leblon, na terça (26).

Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do corredor será das 6h às 21h. Nesse horário não será permitido que automóveis usem o corredor. "As baias de vagas do lado direito das vias serão mudadas para não atrapalhar o trânsito. Ali serão permitidas apenas carga e descarga, estacionamento de motos e taxis", disse o secretário, referindo-se aos recuos na calçada.


Os controladores da CET-Rio vão monitorar as vias através de três câmeras. A prefeitura informou que que vai distribuir panfletos explicativos sobre o BRT nos dois bairros.

BRT chegará ao Centro em outubroDe acordo com o secretário, o BRT de Ipanema e Leblon terá uma semana de adaptação, a partir do dia 20 de agosto, para que motoristas se adaptem ao novo esquema. Ainda segundo ele, a intenção é que em setembro as Ruas Prudente de Moraes, em Ipanema e General San Martin, no Leblon, também ganhem o corredor de ônibus.

"Em setembro o corredor chegará às Ruas Prudente de Moraes e General San Martin. Em outubro, a intenção é chegar ao Centro, na Avenida Presidente Vargas, Rio Branco e Primeiro de Março. Nós vamos organizar o trânsito, o espaço viário. Esperamos um bom resultado", disse.


Fonte: G1 RJ

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Em Porto Alegre, 1.658 ônibus já possuem letreiros eletrônicos

Ficou mais fácil identificar as linhas de ônibus de Porto Alegre. Com a renovação da frota, todos os 1.658 veículos de transporte coletivo da Capital já circulam com letreiros eletrônicos, atendendo a um padrão estabelecido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que possibilita uma melhor visualização para os usuários, durante o dia ou à noite.

 Os letreiros, que informam as principais vias do itinerário, o número e o nome da linha correspondente, têm medidas superiores a 15 centímetros de altura, e letras nas cores âmbar, branco ou verde. A tipografia e a intensidade da luz dos letreiros respondem a normas técnicas da ABNT.



 “Chama a atenção. Quando não tinha essas letras ficava mais difícil de identificar. Mostrar o trajeto da linha também ajuda muito”, afirmou o biólogo, Everton Nei Lopes Rodrigues, usuário do T1. Para a auxiliar de serviços gerais, Iara Maria Saldanha, usuária da linha Grutinha, os letreiros facilitaram sua rotina. “Já estou precisando usar óculos mas agora, e com essas letras novas, consigo enxergar de longe. Não perco mais o ônibus”, brincou.

 Nos ônibus mais novos da frota, as lâmpadas são de LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz), que gastam 85% menos energia. Além disso, o sistema digital dos painéis traz um sensor que possibilita variar a luminosidade dos letreiros de acordo com a intensidade solar, com a garantia de uma melhor identificação em distâncias maiores.

 Maria Cristina Ladeira, diretora de transportes da EPTC, explica que "as lâmpadas de LED que estamos utilizando são as mesmas de nossas sinaleiras. Essa tecnologia permite que os letreiros dos ônibus ganhem mais visibilidade mesmo de dia, quando a intensidade solar é maior. Isso ajuda muito o usuário na hora de identificar o ônibus que procura”.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Tarifa do transporte vai a R$ 2,60 em Ribeirão Preto

O transporte coletivo estará R$ 0,20 mais caro a partir desta segunda-feira (1º).
Os mais de três milhões de usuários mensais dos ônibus, que pagavam R$ 2,40 pelo bilhete único, agora terão de desembolsar R$ 2,60 - aumento de 8,33%.

O bilhete integrado sofreu o mesmo reajuste - de R$ 2,60 para R$ 2,80 - aumento de 7,69%.

Segundo o presidente do Sindicato Patronal, Luis Gustavo Guimarães Vianna, que representa as empresas Turb, Rápido D'Oeste e Transcorp, o aumento era necessário por diversos motivos: aumento do salário dos motoristas, compra de veículos novos, combustível e mão de obra.

Procurada pela reportagem para falar sobre o aumento, a Transerp disse apenas, por meio de nota, que a nova tarifa é uma das menores do Estado de São Paulo em comparação com cidades do mesmo porte habitacional.
O decreto com os valores será publicado no Diário Oficial do Município neste fim de semana.

Conta simples
Os usuários do transporte coletivo a trabalho - cinco vezes por semana, ida e volta - gastará R$ 8 a mais por mês.


Fonte: EPTV

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Governo implanta Itabuna Card e acompanha renovação da frota

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo assinou, em um ato público realizado na Praça Otávio Mangabeira, o decreto que implanta o Sistema Integrado de Transporte Urbano, o Itabuna Card e vistoriou oito dos 14 novos ônibus incorporados à frota da empresa São Miguel, todos eles com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais. Os novos ônibus têm assentos para idosos, obesos e gestantes oferecendo maior comodidade para os passageiros.

Numa solenidade que teve a participação do prefeito de Itapé, Jackson Rezende, de secretários municipais, empresários do setor de transporte, sindicalistas e lideranças comunitárias, o prefeito destacou a importância do novo sistema de transporte, que prevê uma maior eficiência e pontualidade nos horários e também a renovação de frota melhorando o atendimento à população.

Azevedo salientou ainda, que como contrapartida o governo municipal vem investindo na pavimentação de ruas e melhoria dos corredores de ônibus, sinalização e na melhoria da mobilidade urbana. Ele considera que toda a mudança gera uma resistência, mas isso será absorvido pela população com um trabalho educativo e uma campanha realizada pela Settran junto à comunidade.

Também falaram na solenidade o vice-prefeito Antônio Vieira elogiando o novo sistema e a incorporação de novos ônibus ergonômicos.  Titular da Settran, Wesley Melo fez uma apresentação do sistema implantado a partir de uma pesquisa realizada pela Logitrans para uma cidade com uma movimentação de 50 mil passageiros por dia.

O Itabuna Card tem como base, segundo ele, a integração do sistema com a possibilidade do transbordo de passageiros, que terão mais facilidades e comodidade no uso do transporte de massa. O sistema leva em conta que 90% das pessoas utiliza o transporte do bairro onde mora para o centro da cidade.

 O diretor da São Miguel, João Duarte anunciou além das melhorias do Itabuna Card, que vão oferecerer ao itabunense um dos mais avançados sistemas de transporte do país, a renovação de 15% da frota que opera na cidade, com incorporação de mais 14 ônibus, dos quais oito unidades nesta etapa e mais seis nos próximos meses.



Fonte: Prefeitura de Itabuna
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