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Volkswagen lança linha de ônibus articulado

sábado, 23 de julho de 2011

Com 18,6 metros de comprimento, novo articulado é puxado por motor 8.9 litros
Com um protótipo apresentado à imprensa especializada em novembro de 2010 durante a feira Fetransrio no Rio de Janeiro (RJ), o Volksbus articulado apresenta não só as inovações tecnológicas comuns a todos os veículos da linha, mas inaugura um novo nicho de atuação para os chassis da marca.

Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção reduzida, com 18,6 metros de comprimento, o produto é uma solução de relação custo-benefício diferenciada, e acentuada produtividade, especialmente graças ao novo motor Cummins ISL de 8,9 litros. A nova transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes.
Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.

Fonte: Vrum

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Construção do metrô de Porto Alegre é aprovada pelo governo federal

A construção do metrô de Porto Alegre foi aprovada pela equipe técnica do governo federal que avalia quais projetos entrarão no volume de recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Agora, só falta a assinatura da presidente Dilma Rousseff.

A informação foi confirmada pelo prefeito José Fortunati ao jornalista José Antônio Pinheiro Machado na noite de quinta-feira.

Um dos itens que surpreendeu a equipe técnica foi o valor dos recursos federais solicitados pela prefeitura, de R$ 1,58 bilhão. Os técnicos do Ministério das Cidades acreditavam que a proposta seria maior do que R$ 2 bilhões.

O custo do projeto, no entanto, é maior. São R$ 2,4 bilhões, mas a modelagem financeira apresentada pela prefeitura, como isenção de impostos e as contrapartidas da administração da Capital e da empresa a ser contratada possibilita abater quase R$ 900 milhões do valor total.




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São Paulo: Começa a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), dá início amanhã às obras de expansão da Linha 5-Lilás do metrô, no trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Estarão presentes também o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Sérgio Avelleda.

 
Para simbolizar o início da ampliação do trecho, o governador irá operar uma retroescavadeira e iniciará a demolição de um dos imóveis desapropriados que fará parte do canteiro de obras para a construção da futura estação Alto da Boa Vista. O trecho Largo Treze - Adolfo Pinheiro, que corresponde à primeira fase da ampliação da linha, teve as obras iniciadas em setembro de 2009.

 
Dois "tatuzões" serão empregados na construção entre as estações Alto da Boa Vista e Água Espraiada, com dois túneis paralelos, e um "megatatuzão" construirá um túnel único desde a Avenida Bandeirantes, antes da estação Ibirapuera, até Chácara Klabin.


A expansão total da Linha 5 terá 11,5 quilômetros de extensão e 11 estações. A previsão é que ela seja totalmente concluída em 2015, passando a atender uma demanda diária superior a 600 mil usuários. Atualmente, a Linha 5 tem 8,4 quilômetros de extensão operacional e transporta diariamente 205 mil pessoas.


Fonte: Diário do Grande ABC





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Metrô Recife: Estação Cosme e Damião que fica na cidade da copa está com 70% da obra concluída

Em ritmo acelerado, assim estão às obras da estação Cosme e Damião, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife e a 1,5km da Arena da Copa.  

A conclusão da primeira obra em mobilidade urbana voltada para o evento da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no estado de Pernambuco está prevista para o mês de Dezembro de 2011. Segundo Fabrício Gaudêncio, Coordenador Operacional de Implantação da CBTU-Metrorec, informou “que a obras já se encontram com mais de 70% do cronograma executado e que o investimento é da ordem de R$ 7milhões.” 

Com uma infra-estrutura moderna a estação Cosme e Damião contará com elevadores e escadas rolantes, além de espaço destinado a seis lojas comerciais.

A nova estação vem atender uma antiga reivindicação da comunidade de Cosme e Damião. Com a conclusão das obras da estação e do terminal integrado, o metrô do Recife integrará a comunidade ao sistema de trens e ônibus, proporcionando conforto e cidadania aos usuários do metrô e aos futuros torcedores que se deslocarão para a Arena da Copa de 2014, utilizando o metrô como meio de transporte.


Fonte: Metrorec

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Ônibus em Maceió: Técnicos da SMTT demonstram como será a Integração Temporal

Na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), técnicos da Assessoria de Transportes Urbanos (Assestru) fizeram a apresentação do projeto de Integração Temporal para os fiscais da SMTT. Num segundo momento, foi a vez dos motoristas e cobradores das linhas de ônibus que adotarão o sistema.  Na oportunidade, foi demonstrada toda logística do projeto e como será o funcionamento dos cartões eletrônicos e do validador – maquina que faz a leitura do cartão.

Além da apresentação do projeto Integração Temporal, pelos técnicos da SMTT, o representante da Nova Agência, Jair Rogério de Lima, apresentou a campanha de divulgação do projeto, que começa a funcionar a partir do próximo dia 30.

Tendo em vista os problemas que assolam os usuários de transporte coletivo no bairro Benedito Bentes, a Assestru fez uma visita técnica ao terminal daquele bairro. Um dos problemas que mais chamaram a atenção foi a superlotação dos ônibus. Em reunião com a Empresa Piedade, e líderes comunitários do Benedito Bentes, surgiu a idéia da Integração Temporal.

Os usuários das linhas 703, 704, respectivamente, Benedito Bentes / Ponta Verde – via Gruta; Benedito Bentes / Ponta Verde – via Farol; além da linha 809 – Alimentador / Conjunto Selma Bandeira; a partir do dia 30, passarão a pagar uma só passagem e terão 60 minutos para pegar o segundo coletivo, das referidas linhas, desde que estejam no mesmo sentido, ou seja: o segundo ônibus deve estar no mesmo sentido do primeiro.

Os ônibus das linhas citadas serão adesivados com a marca da Integração Temporal, proporcionando identificação imediata ao usuário. Para obter maiores informações basta acessar o site da SMTT, www.smtt.maceio.al.gov.br, ou ligar para o 118.

Assessoria SMTT

Fonte: O Jornal Web
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Monotrilho em São Paulo deve ter barreira acústica

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) aceitou instalar barreiras acústicas e visuais e criar áreas verdes e espaços acessíveis e de lazer no trajeto do monotrilho elevado da Linha 2-Verde, na zona leste de São Paulo. As exigências são da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da prefeitura e visam a reduzir o impacto visual da obra, que liga o Oratório à Cidade Tiradentes.

O Metrô ainda terá de enterrar toda a fiação elétrica suspensa e remover postes paralelos ou transversais às vigas e aos pilares de concreto do monotrilho. A linha completa vai da Vila Prudente até o Hospital de Cidade Tiradentes e terá 27 estações em um trecho de 24,6 quilômetros de extensão. O Metrô estima que 550 mil pessoas usarão o sistema. A previsão de conclusão é 2016.



Esse monotrilho passará pelo canteiro central das Avenidas Luís Inácio de Anhaia Mello, Sapopemba, Ragueb Chohfi, Sousa Ramos e dos Metalúrgicos, além da Estrada do Iguatemi e da Rua Márcio Beck Machado. A duplicação das pistas simples da Ragueb Chohfi até a Avenida dos Metalúrgicos foi posta como primeira condição para que o trecho entre em funcionamento. Essa parte da obra, porém, caberá à Prefeitura, que contribuirá com R$ 1 bilhão, conforme convênio firmado com o Estado.


A segunda condição para o trecho funcionar é promover o plantio de árvores em estágio avançado de crescimento para formar um "corredor verde" no canteiro central sob o monotrilho. As exigências da CPPU ainda podem ser incorporadas às do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) para que a obra receba a Licença Ambiental Prévia. O documento atesta a viabilidade dentro da legislação de uso do solo e ambiente.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Recife: Avenida Agamenon Magalhães ganha novas placas de sinalização para mudanças no trânsito, Confira:

Os preparativos para a mudança na circulação dos veículos em alguns pontos da Avenida Governador Agamenon Magalhães já começaram. Durante a madrugada desta sexta-feira (22), foram instaladas as novas placas aéreas e de chão de sinalização com informações para os motoristas. Os blocos de concreto de 500 kg, que serão utilizados para fechar os acessos entre a pista local e a principal, já estão posicionados no canteiro da via. Todos os detalhes das alterações serão finalizados na madrugada deste sábado (23), para que por volta das 6h as intervenções já estejam postas em prática.

As modificações na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, fazem parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife, lançado no ultimo mês de maio pelo prefeito João da Costa. Na avenida, serão criados giros de quadra (retornos), em substituição a duas entradas à esquerda e o fechamento de três agulhas entre as pistas local e principal, no sentido Olinda/Boa Viagem. A ação visa ajudar na mobilidade da cidade, possibilitando um ganho de capacidade e de velocidade na avenida.

Neste sábado (23), dia da mudança, a partir das 6h, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá reforçar o monitoramento da Agamenon Magalhães. Um efetivo de mais de 20 agentes de trânsito estarão nos pontos modificados para orientar os condutores e evitar possíveis problemas com os condutores que ainda não foram informados das alterações. O trabalho de fiscalização reforçada na avenida, que já é um ponto onde existe atenção diária por parte da CTTU, prossegue até o reinício das aulas escolares.

Mudanças - Serão fechados três acessos que ligam a pista principal à local na Avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr. Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local - em frente ao Clube Português) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco. Com a eliminação das passagens, haverá uma maior fluidez na circulação dos veículos tanto na pista principal como na secundária.

Outra medida é a proibição de realizar o giro à esquerda, no horário das 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem. Os motoristas agora deverão realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da Avenida Agamenon Magalhães. Assim, a CTTU pretende evitar que se formem retenções devido à obstrução de uma das faixas na via com os carros aguardando o momento de entrar à esquerda.

Com a ação, será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon, situados na altura da Rua General Joaquim Inácio e Rua Bandeira Filho para também das 7h às 22h.

Campanha educativa – Para informar à população da cidade sobre as modificações, desde a última terça-feira (19), a CTTU promove uma campanha educativa na Avenida Agamenon Magalhães. Equipes de educadores realizam a distribuição de panfletos informativos nos principais pontos da via para orientar os condutores, passageiros e pedestres. No total, são 36 pessoas promovendo o trabalho, que acontecerá das 7h às 19h. A campanha prossegue na área até o dia 29 de julho, para que as pessoas conheçam as alterações.


Confira como o motorista deve realizar os giros de quadra:

Av. Rui Barbosa – Para cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rui Barbosa, os motoristas na pista principal, em direção à Boa Viagem, terão que fazer um novo percurso. Devem acessar a pista local da avenida nas proximidades da Rua Buenos Aires, depois entrar à direita na Rua Dr. Bandeira Filho, passar pela Praça do Entroncamento, pegar a Rui Barbosa e seguir em frente.



Rua Henrique Dias – No sentido Olinda/ Boa Viagem, será proibido que os motoristas na pista principal da Agamenon dobrem à esquerda no pontilhão em frente à Rua Henrique Dias. Agora, os condutores precisam pegar a pista local da Agamenon, logo após o Hospital da Restauração, entrar à direita na Rua Amauri de Medeiros, depois à esquerda na Rua Jener de Souza e, novamente, à esquerda na Rua Henrique Dias.


Hospital da Restauração – O motorista que quiser acessar o Hospital da Restauração, no sentido Olinda/ Boa Viagem, deve entrar na pista local logo após a descida do Viaduto da João de Barros ou na entrada após a Rua Buenos Aires (esta será o último acesso à unidade hospitalar para quem sai de Olinda).


Informações da Prefeitura do Recife
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Metrobus assina contratos para compra de 90 ônibus

O presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, assina daqui a pouco, às 8 horas, dois contratos liberando a compra de 90 novos ônibus, para o Eixo Anhanguera. A solenidade vai ser na sede da empresa, na Rua Patriarca, número 299, na Vila Regina, em Goiânia. Os contratos preveem a compra de 30 ônibus biarticulados e 60 articulados, mediante licitação realizada nos dias 14 e 15 deste mês, vencidas pelo consórcio das empresas Suécia/San Marino. A frota deve ser entregue nos próximos 120 dias. Serão investidos R$ 87 milhões, sendo R$ 36,6 milhões para a compra dos 60 ônibus articulados e R$ 50,4 milhões nos biarticulados.



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