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Em Florianópolis, Será preciso realizar profundas mudanças para implantar o sistema BRT

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Se quiser implantar o sistema BRT, como prometeu, prefeitura de Florianópolis terá que realizar profundas mudanças

Você trocaria o conforto do seu carro por um ônibus que não fique parado nos engarrafamentos, chegue na hora certa, tenha prioridade nos semáforos e seja integrado com carros, bicicletas e táxis? Se a resposta for sim, há bons motivos para ficar atento às discussões do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Curitiba foi pioneira ao implantar o sistema, em 1979. Depois, o modelo se espalhou pelo mundo. Com a Copa do Mundo 2014, o BRT voltou à tona. Nove das 12 cidades-sede têm projetos para implementá-lo. O modelo coloca o ônibus como prioridade no trânsito. Uma das ideias são os corredores exclusivos, que garantem o escoamento rápido pois não há congestionamentos.

Na Grande Florianópolis, há dois projetos sendo discutidos atualmente. Um deles é tocado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR), que assinou, em maio, um contrato de R$ 6,44 milhões para fazer o estudo de viabilidade econômica e ambiental de um transporte de superfície. Há opção de ser usado o BRT (ônibus) ou o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um tipo de trem ou metrô.

O outro projeto é da prefeitura da Capital, que quer o BRT. A promessa é que a licitação de estudo de viabilidade esteja na rua em setembro para projetar a linha Centro-Universidade Federal de SC (UFSC).

O Diário Catarinense conversou com o professor do Departamento de Automação da UFSC e especialista em Sistemas Inteligentes de Transportes, Werner Kraus Junior, e se debruçou sobre o Manual de BRT: Guia de Planejamento, lançado pelo Ministério das Cidades, para desvendar a tecnologia. Confira nesta página as principais características do sistema e a comparação com a atual situação do transporte público da Capital.

(Por Mauricio Frighetto, DC, 19/07/2011)


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BRT ou VLT, Em Cuiabá, Sistema de transporte segue indefinido

Pela primeira vez, o governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu a possibilidade de rever o sistema intermodal de transporte público, que deve ser implementado em Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014.

O argumento do peemedebista é de que está havendo muitos questionamentos por parte do Governo Federal sobre a mudança do projeto, que previa a instalação do sistema Bus Rapid Transporte (BRT), em vez do sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VTL).

O governador garantiu, entretanto, que o problema não diz respeito à falta de recursos, mas a problemas de entendimento do Governo Federal, que libera o recurso, sobre a mudança no projeto.

"Não temos dificuldades em recursos. Nós temos um projeto, que é o BRT. Numa discussão, nós avaliamos a possibilidade de um outro sistema mais moderno e que contemple melhor a cidade. E estamos fazendo todos os levantamentos para isso. Mas, o Governo Federal está colocando alguma dificuldade na mudança dessa matriz de responsabilidade. Foi colocado para o Governo e teremos uma resposta amanhã sobre isso", esclareceu o governador.


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Em Teresina, Motoristas e cobradores serão capacitados para o atendimento de PCD’s e idosos

A Prefeitura de Teresina, por meio da Semtcas em parceria com o SEST-SENAT, Strans e entidades de pessoas com deficiência irão realizar capacitação para profissionais do transporte coletivo de Teresina. A capacitação ocorre nesta quarta-feira, 20, e na próxima sexta-feira, 22, de 8h às 11h e de 15h às 18h, no auditório do SEST-SENAT.

A capacitação visa um adequado atendimento às Pessoas com Deficiências - PCD's e idosos usuários dos transportes coletivos da capital. Durante a capacitação, motoristas, cobradores e fiscais são orientados a prestar um serviço de maneira adequada e qualificada, respeitando as características das pessoas que possuem algum comprometimento que dificulte sua mobilidade.

A secretária da Semtcas, Graça Amorim, afirma que a capacitação reitera o compromisso de cidadania e exercício da responsabilidade social, que é um dos compromissos da Prefeitura de Teresina. "Atender bem a idosos ou a pessoas com deficiência no transporte público de Teresina é um compromisso dessa gestão, que tem procurado parcerias para garantir o direito à mobilidade das pessoas com deficiência através de ações como esta, de qualificação do atendimento no sistema de transporte coletivo da cidade, mas, também, através de serviços como o Transporte Eficiente", explica a secretária.

Deuselena Andrade, responsável pela capacitação dos profissionais para atendimento às PCD's, revela que são intensificadas a responsabilidade e a cidadania. "São mostradas as dificuldades, os desafios que uma pessoa com deficiência enfrenta diariamente. São dificuldades apresentadas através de denúncias de discriminação e grosserias, por isso, durante a capacitação, os profissionais do transporte público são levados a conhecer as associações de pessoas com deficiência. Deste modo, eles conhecem as famílias de PCD's e acabam se aproximando mais da realidade de cada pessoa com deficiência. Assim fica mais fácil entender suas necessidades e, sobretudo, se sensibilizar e respeitar", comenta.

Durante a capacitação as pessoas que integram as associações ou entidades de pessoas com deficiência, também participam, dando seus testemunhos. É o momento da "Aula de Vivência", que serve para sensibilizá-los sobre o que é ser uma pessoa com qualquer tipo de deficiência. 


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Em Maceió, Rodoviários da Real param e deixam milhares sem transporte

Milhares de maceioenses ficaram sem transporte coletivo nesta manhã de terça-feira (19) devido à paralisação dos rodoviários da Real Alagoas.
Com a suspensão dos serviços, quem segue para Jacarecica, Ipioca, Mirante, Garça Torta e adjacências, além de quem vai até Ipioca para pegar outro transporte para chegar às cidades do Litoral Norte tiveram que fazer uso de lotação, assim como os moradores da Serraria, em especial do conjunto José Tenório e adjacências, que é servido apenas por ônibus da Real Alagoas.

O problema causado pela paralisação pode ser visto nas ruas: vários pontos de ônibus cheios. Alguns usuários foram pegos de surpresa. “Fiquei mais de uma hora no ponto esperando o José Tenório – Iguatemi. Pensei que era mais um dos atrasos homéricos, já que em Maceió o transporte coletivo não tem hora certo mesmo para passar, mas um amigo meu chegou ao ponto de ônibus e disse que o pessoal da Real Alagoas estava em greve. De acordo com o Sindicato dos Transportadores Rodoviários (Sinttro/AL, os rodoviários de Maceió cumprem nesta semana uma agenda de assembleias para discutir junto à categoria, a proposta dada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o reajuste salarial e a data-base dos trabalhadores.

A primeira empresa visitada foi a garagem da Veleiro, no bairro do Trapiche, na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Transportadores Rodoviários (Sinttro/AL), José Edgar, a proposta do MPT é um reajuste de 8% até dezembro deste ano e o plano de saúde a partir de janeiro de 2012.

As visitas as garagem serão feitas no primeiro horário da manhã, para que o serviço de ônibus na capital não seja prejudicado. “Como não houve acordo entre os empresários e a categoria o Ministério Público do Trabalho colocou essa proposta, que estamos repassando agora. Até o final da semana saberemos se os trabalhadores irão aceitar ou não esse valor”, colocou Edgar.

A empresa que será visitada na manhã desta quarta-feira (20) é a Piedade e, portanto, os usuários de transporte coletivo terão que criar outras alternativas.


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Na Grande Recife, Terminal integrado de Cajueiro Seco vai possibilitar redução de tarifa nos ônibus

terça-feira, 19 de julho de 2011

Usuários de ônibus de Muribeca, Conj. Marcos Freire e outras localidades vizinhas não vêem a hora do terminal integrado de ônibus de Cajueiro Seco ficar pronto, pois com este terminal, será possível estas comunidade entrarem no SEI, na qual a tarifa dos ônibus sairia do anel B R$ 3,10 para o anel A R$ 2,00, uma redução de mais de 50%.
O terminal de Cajueiro Seco começará a operar com uma frota de 67 ônibus, que farão 489 viagens por dia. Ao todo, serão 10 linhas, sendo oito alimentadoras (que levam os passageiros das comunidades da região ao terminal) e duas troncais, que farão viagens do TI até Recife, passando pelo município de Jaboatão. O espaço total de área construída é de 2,4 mil metros quadrados. O investimento para a construção do equipamento foi de R$ 4,1 milhões, oriundos do tesouro estadual.
Usuários vão poder utilizar o Metrô como integração
Para Rinaldo, morador do Conj. Marcos Freire que trabalha em Recife, está redução vai significar mais de R$ 50,00 por mês de economia. 
A previsão é de que o TI de Cajueiro Seco inicie a operação no começo de 2012 atendendo cerca de 40 mil por dia.

Esta provável redução se dará porque os ônibus destas comunidades passarão a atender o terminal, na qual os usuários poderão ir ao centro do Recife pela linha sul do metrô que fará parte da integração.

VLT - Será assinada também a autorização para contratação do Projeto Executivo para recuperação da linha férrea e de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além da criação de um terminal de ônibus em Suape. O VLT ligará Cajueiro Seco ao Cabo de Santo Agostinho, integrando-se ao metrô, com um ramal até a estação Massangana, que fica dentro da área do complexo. O terminal de ônibus também será integrado ao metrô e ao VLT.

Fonte: Meu Transporte


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São Paulo: Bilhete Único Metropolitano deve ser implantado até o final do ano

A lei que reorganiza a RMSP (região metropolitana de São Paulo), sancionada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), deve ser um passo decisivo para diminuir os problemas de mobilidade urbana das mais de 20 milhões de pessoas que moram na região. Essa é a aposta de políticos e especialistas em geografia urbana.

A RMSP, que engloba 39 municípios, já havia sido criada em 1973 pelo governo militar e, com a Lei Complementar nº 1.139, ela ganhou novos contornos administrativos. A nova estrutura incluirá um conselho de desenvolvimento (com participação paritária entre o governo estadual e as prefeituras), uma agência de planejamento e um fundo de desenvolvimento de obras, que poderá receber recursos do Estado, dos municípios, da União, de doações de pessoas físicas ou de empresas e de empréstimos de organismos internos e externos.

Para o professor Paulo Roberto Moraes, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), a reorganização é importante porque permite que as prefeituras pensem globalmente em soluções urbanísticas.

- As cidades estão fisicamente unidas. Milhares de pessoas transitam entre elas diariamente, então, tem que pensar como uma área só mesmo. Tem que trabalhar conjuntamente.

O Conselho de Desenvolvimento tem 90 dias após a publicação da lei para ser implementado, o que deve ocorrer em meados de setembro, mas a primeira proposta que integra os municípios já tem prazo para começar a funcionar: o Bilhete Único Metropolitano. Segundo o Secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, até o final do ano toda a região deverá ser contemplada.

- Até final de julho vamos unificar os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ônibus e metrô. No segundo semestre, vamos integrar os municípios que quiserem aderir. Nada será obrigatório, mas acredito que a maioria vai querer fazer parte.

Os projetos para o transporte urbano não ficarão mais a cargo da AMT (Autoridade Metropolitana de Transportes), projeto-piloto da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos que chegou a ter a adesão de alguns municípios com o objetivo de otimizar a integração dos sistemas municipais de transporte com os estaduais. A AMT deixa de existir com a nova gestão da RMSP e o conselho de desenvolvimento ficará responsável por desenvolver um novo formato de gestão de transportes, por meio da criação de uma câmara temática para o setor, que vai abranger a participação de mais órgãos públicos, inclusive os municipais.



Fonte: R7.com

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