Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Campo Grande, Estudantes poderão requerer passe do estudante no segundo semestre

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A partir de agora, estudantes e universitários terão um novo prazo para solicitar a gratuidade no transporte coletivo: entre 20 de julho e 20 de agosto. É o que prevê o Projeto de projeto de Lei nº 6.974/11, aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande, em regime de urgência especial, que permite a inscrição ao Programa "Passe do Estudante" em dois períodos do ano letivo. Quem assina a proposta, é a vereadora Grazielle Machado (PR).
Atualmente as concessões são regidas pelo Decreto Municipal nº 8.284/01, mais especificamente em seu art. 8º, que compreende o período para as instituições de ensino enviarem as solicitações de "Passes do Estudante" à Agência Municipal de Transporte e Trânsito - AGETRAN, até 10 (dez) de março de cada ano. Pelo texto do projeto, que seguirá para sanção do Prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), os alunos terão um novo prazo no início do segundo semestre para solicitarem a gratuidade: entre 20 de julho e 20 de agosto.
Ao defender a proposta, Grazielle Machado explicou a existência dos vestibulares “de inverno”, e que muitos desses estudantes são obrigados a efetuarem suas matrículas a cada semestre. “É necessário que esta Casa analise a adequação de certas leis. Quando o benefício do passe do estudante foi criado no ano de 1993 na gestão do prefeito Juvêncio César da Fonseca, não existiam os chamados vestibulares de inverno, hoje realizados na metade do ano”, disparou Grazielle completando que o benefício será ampliado aos alunos dos ensinos fundamental e médio que por ventura tenham trocado de endereço ou ainda aqueles estudantes que vêem a necessidade de trocar o ensino no interior do Estado para a capital, na metade de ano letivo.
Elaborado em conjunto com a equipe técnica da Agetran – Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Grazielle Machado agradeceu a todos os envolvidos no Projeto, como o secretário Rudel Trindade, os demais parlamentares da Câmara Municipal e reiterou a importância de mais uma conquista para os jovens campo-grandenses.
A proposta seguirá para a sanção do Prefeito Nelson Trad Filho, que terá um prazo de 15 dias para se manifestar.


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Metrô de Porto Alegre terá concorrência por recursos

Empreendimento muito aguardado pelos porto-alegrenses, o metrô terá que enfrentar uma forte concorrência se quiser ser concretizado. Segundo o prefeito da Capital gaúcha, José Fortunati, o valor da soma dos projetos similares de outros estados que tramitam no governo federal é praticamente o dobro do volume de recursos disponibilizados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Grandes Cidades.

"Isso significa que cerca da metade das iniciativas terá que ser cortada", adianta o prefeito. O governo federal reservou R$ 18 bilhões para obras dentro desse programa, R$ 12 bilhões através de financiamento e R$ 6 bilhões pelo orçamento geral da União. O metrô gaúcho implicará investimento de cerca de R$ 2,4 bilhões e contará, além do PAC, com recursos da iniciativa privada, contraprestação da prefeitura e isenções fiscais estaduais e municipais.

Apesar da disputa acirrada, Fortunati ressalta que um fator que lhe deixa mais tranquilo é que Porto Alegre está preenchendo os requisitos exigidos como ligações com outros modais e com o transporte coletivo da Região Metropolitana, mais uma modelagem financeira adequada, com a realização de uma Parceira Público-Privada (PPP). "Estamos muito otimistas", diz o prefeito.

A definição sobre a contemplação ou não do metrô da Capital gaúcha no PAC deverá ocorrer no dia 27 de agosto. O projeto apresentado prevê a construção da primeira fase da linha com extensão de 14,88 quilômetros, com início nas proximidades da Fiergs, na avenida Assis Brasil, passando pela avenida Farrapos e rua Voluntários da Pátria, e chegando à avenida Borges de Medeiros. Ao todo, serão 13 estações, por onde circularão em torno de 300 mil passageiros por dia.

Fortunati palestrou nessa quinta-feira sobre mobilidade urbana durante a 13ª Transpo-Sul - Feira e Congresso de Transporte e Logística, que se encerra nesta sexta-feira, no Centro de Eventos da Fiergs. O prefeito destaca que o problema do trânsito é uma questão enfrentada em todos os grandes centros do mundo. Em Porto Alegre, uma ação que foi adotada para melhorar a situação foi a restrição da movimentação de caminhões de maior porte no Centro Histórico.

Outra medida que deve beneficiar a fluidez do trânsito, conforme o dirigente, é a implantação dos contêineres da nova coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar. Os equipamentos possibilitarão que o deslocamento dos caminhões de lixo seja mais rápido, pois não será necessário recolher várias sacolas espalhadas pela calçada. Fortunati também enfatiza que os veículos não precisarão operar apenas à noite, podendo, de acordo com cálculos feitos pela EPTC, aproveitar períodos de menor fluxo nas vias. A previsão é de que 1,1 mil contêineres estejam nas ruas até a segunda-feira.

O major Ordeli Savedra Gomes, que participa do Comitê de Mobilização pela Segurança no Trânsito do governo do Estado, aponta como fundamental conciliar o aumento do número de veículos em atividade, com o transporte coletivo. Ele lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) indicou essa como a década mundial pela ação na segurança no trânsito. Gomes salienta que o Rio Grande do Sul aderiu à campanha e o governo trabalhará em questões como educação, fiscalização, infraestrutura, entre outras, para tentar reduzir os acidentes de trânsito.


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Maceió: SMTT lança projeto “Integração Temporal”

A partir do próximo dia 30 deste mês o transporte coletivo em Maceió passará a contar com o vale denominado “Integração Temporal”. Este novo meio permite ao usuário trocar de ônibus pagando apenas uma passagem sem precisar passar por um terminal.

Depois de pagar a primeira passagem, o usuário terá até 60 minutos para pegar um segundo coletivo, sem pagar a mais por isso. Qualquer pessoa com passe eletrônico poderá utilizar o serviço, inclusive os estudantes.

O ônibus que farão parte do projeto piloto terão adesivos com “Integração Temporal”. Segundo a Assessoria de Transportes Urbanos (Assestru), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), neste primeiro momento, a implantação da Integração Temporal contemplará apenas três linhas em fase experimental, devendo ser ampliada nos próximos meses até atender todas as linhas que operam no complexo do Benedito Bentes.

Linhas que farão parte da Integração Temporal
Linha 703 – Benedito Bentes / Ponta Verde – Via Gruta
Linha 704 – Benedito Bentes / Ponta Verde – Via Farol
Linha 809 – Alimentador / Conjunto Selma Bandeira

Fonte: Ascom SMTT

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Em Palmas, Estudantes protestam contra o aumento da passagem de ônibus

Para receber dez manifestantes contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, a prefeitura montou um forte esquema de segurança, com homens armados do Grupo Tático da Guarda Metropolitana Municipal, para reprimir possíveis excessos dos manifestantes. A manifestação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 14.

De acordo com um dos líderes da manifestação, Fernando Fagundes, o grupo irá iniciar a coleta de assinaturas de pessoas contrárias ao reajuste e irão protocolar um pedido de audiência com o prefeito Raul Filho (PT) na segunda-feira, 18. Segundo ele, a pouca adesão de manifestantes deve-se ao fato do período de férias.

"A prefeitura e o Conselho [Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade] aproveitaram a desarticulação dos estudantes, que estão em férias, outros viajando para congressos e os estudantes da UFT  para realizar o reajuste da passagem. Mas vamos continuar protestando contra o reajuste", garantiu.



Benvindo defende
Observando a manifestação, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, coronel Antônio Bemvindo, afirmou que o prefeito Raul Filho deve receber nesta quinta-feira o documento com a decisão do conselho pelo reajuste e garantiu que a passagem só aumentará quando o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do Tocantins (Seturb) apresentar os 25 novos ônibus que se compreteu a comprar e por em circulação na Capital.

Segundo o coronel, enquanto  os 25 novos ônibus  não entrarem em circulação, a tarifa não será reajustada. "O Seturb apresentou um documento da empresa que venderá os ônibus, garantindo que os veículos serão entregues até o mês de agosto. Assim que eles chegarem, fazemos questão de colocar todos em frente à prefeitura, para mostrar à sociedade que irão circular. Com os novos ônibus, praticamente vai acabar com o problema da superlotação", afirmou Benvindo.

Segundo ele, a prefeitura "não irá aceitar" que a tarifa do transporte público, que com o reajuste passará, em outubro, de R$ 2,20 para R$ 2,50, aumente sem melhorias no sistema de transporte. "Já encontram-se em processo de licitação a construção de novos abrigos, e reforma dos já existentes, estamos cobrando dos motristas uma postura melhor. Não vamos aceitar que a tarifa aumente sem melhorias no sistema", afirmou. Os manifestantes prometeram seguir para a avenida JK, no centro da Capital, para parar o trânsito em protesto contra o aumento.


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Curitiba ganhará 557 ônibus zero quilômetro até dezembro

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), entregou nesta quinta-feira (14) mais 196 ônibus novos para a frota do transporte coletivo. A entrega, no Parque Barigui, faz parte do projeto da prefeitura que prevê a renovação, neste ano, de 25% da frota total do transporte coletivo de Curitiba o que significará a entrada em operação de 557 ônibus zero quilômetro até dezembro.
"São ônibus modernos, seguros e confortáveis", disse o prefeito, anunciando investimentos que vêm pela frente, como a implantação do Expresso Ligeirão Norte e Leste/Oeste e a entrada em operação no ano que vem dos ônibus híbridos (movidos a bateria e biocombustível).

Ao fazer a entrega dos novos veículos, Luciano Ducci agradeceu a todas as equipes envolvidas no processo de melhoria do transporte em Curitiba e prestou homenagem aos motoristas responsáveis, diariamente, pelo transporte e segurança de mais de dois milhões de pessoas.
Ducci disse ainda que, pelas informações que vem recebendo do governo federal, existe a possibilidade de ainda neste semestre anunciar aos curitibanos que a cidade terá os recursos necessários para implantação do metrô.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, disse que Curitiba vive um novo momento de revolução no transporte coletivo que, desde 1974, é conhecido no mundo todo. "Somos precursores de projetos novos e eficientes e agora estamos dando enormes passos adiante, fazendo uma verdadeira revolução no transporte", afirmou.



Expresso
O projeto de melhoria do transporte inclui a renovação total da frota de 26 biarticulados da linha Centenário/Campo Comprido – 14 foram entregues nesta quinta e o restante entrará em operação nas próximas semanas. São ônibus dentro do novo padrão curitibano de biarticulados, os chamados Mega BRT (Bus Rapid Transit), que os curitibanos conhecem como Expresso.
Os novos Expresso, na cor vermelha, têm 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o que significa a ampliação de 10% na oferta de lugares na linha Centenário/Campo Comprido que atende 100 mil passageiros/dia.

Semelhantes aos Ligeirões, os novos biarticulados Centenário/Campo Comprido têm assentos e encostos estofados, janelas panorâmicas, vidros com película garantindo mais conforto interno, dispositivo que permite avisar o motorista do desembarque de pessoa com deficiência, plaquetas com o número do ônibus em braille e avisos sonoro e luminoso de abertura e fechamento de portas.

Ligeirinhos
Além dos novos biarticulados, o eixo Leste/Oeste ganhou também, nesta quinta-feira, a renovação total da frota de 28 ligeirinhos da linha Pinhais/Campo Comprido, que transporta 45 mil passageiros/dia. No total, o prefeito entregou nesta quinta, 89 ligeirinhos novos de diferentes linhas. Como os biarticulados, os novos ligeirinhos têm chassi Volvo e carroceria Neobus.

Usuários das linhas Interbairros, alimentadoras e convencionais também foram beneficiados com a chegada dos novos ônibus. Com chassi Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen, os novos veículos representam mais conforto e segurança para o usuário, além de redução na emissão de poluentes uma vez que os novos motores fazem queima mais completa do combustível.

A renovação da frota é um dos itens do programa de melhoria do transporte coletivo de Curitiba. Só neste ano, a cidade ganhou 24 novos Ligeirões inaugurando a cor azul no sistema Expresso e oferecendo mais conforto ao usuário com a ampliação em 47% na oferta de lugares nas linhas do Expresso Ligeirão Boqueirão e Linha Verde. Em março, junto com os Ligeirões, o prefeito Luciano Ducci entregou outros 74 ônibus novos, de diferentes linhas.

No mês que vem, serão iniciadas as obras para implantação do Expresso Ligeirão Norte, que vai ligar o terminal Santa Cândida à praça do Japão. O Terminal Santa Cândida será totalmente reformado e ampliado. Também já está pronto – e inscrito para receber recursos do PAC da Copa -, o projeto do Ligeirão Leste/Oeste, ligando, no novo sistema, os bairros Centenário e Campo Comprido.

Outro projeto inscrito no PAC da Copa é o que prevê a duplicação da capacidade do ligeirinho Inter 2, que transporta por dia 77 mil passageiros. O Inter 2 tem uma rota circular percorrendo a cada viagem 38 km em 12 bairros. A ampliação da capacidade do Inter 2 inclui adequação viária e reconstrução dos terminais Cabral, Campina do Siqueira, Portão, Capão Raso e Capão da Imbuia. Na nova configuração dos terminais de integração a parada dos ônibus expresso será no subsolo com as demais linhas operando na superfície.


Metrô
O projeto do metrô curitibano também foi enviado ao governo federal, que em diversas ocasiões já sinalizou que Curitiba tem grandes chances de receber os recursos necessários à implantação do novo modal. É que em Curitiba o metrô já nasce integrado, sendo um novo modal numa rede integrada de transporte.

A Rede Integrada de Transporte de Curitiba tem 1.915 ônibus e transporta, por dia, 2,3 milhões de passageiros, num total de 21 mil viagens e 490 mil quilômetros. A estrutura do sistema é formada por seis eixos (Norte, Sul, Leste, Oeste, Boqueirão e Linha Verde Sul) 82 quilômetros de canaletas, 355 linhas, 364 estações tubo, 30 terminais de transporte e 8,5 mil pontos de parada.




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Imagens mostram como ficará aeroporto de Salvador após reforma para a Copa

Quando a Copa das Confederações desembarcar na capital baiana em junho de 2013, a previsão é que o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães esteja completamente reformado. Um novo projeto estimado para ficar pronto até dezembro prevê intervenções que vão do bambuzal, passam pelo terminal de passageiros e chegam à torre de controle. As obras, segundo o superintendente regional da Infraero, José Cassiano Filho, devem ser iniciadas em março de 2012 e concluídas até abril de 2013.

Novo terminal de passageiros é inspirado no Concorde, avião supersônico de passageiros



O valor  do investimento não está definido, mas o superintendente avalia que a ampliação do terminal aéreo requer recursos que variam entre R$ 47 milhões (verba garantida pelo governo federal através do PAC da Copa) e R$ 125 milhões. “A partir do valor já assegurado, a diferença será custeada pela Infraero”,  diz Cassiano.

O novo leiaute do terminal de passageiros chama a atenção. Inspirado no Concorde, legendário avião supersônico de passageiros, o espaço será interligado ao estacionamento por meio de passarelas. Dentro do terminal, o número de posições de check-in passa de 50 para 90 e o controle de acesso (raio-x) de oito para 12. Além disso, novos ambientes, elevadores, escadas rolantes e toaletes também serão construídos.

As vias de acesso serão cobertas para absorver calor e transparentes para aproveitar a luz do sol

No pátio de manobra, dez novas posições vão ampliar o estacionamento das aeronaves de médio e grande portes. Atualmente, o aeroporto opera com 27 posições. O estacionamento de veículos ganhará novo piso com 1,7 mil vagas, chegando à capacidade total de três mil vagas. As vias de acesso serão cobertas para absorver calor e transparentes para aproveitar a luz do sol. E o terminal de ônibus será ampliado e interligado a outros modais de transporte. “Seja BRT ou metrô, o projeto do aeroporto já prevê a integração”, ressalta José Cassiano.

Está prevista a construção de uma terceira pista, mas que não ficará pronta para a Copa de 2014. “As questões ambientais impedem a construção a tempo. Um estudo de impacto ambiental está em andamento e tem prazo de 395 dias para ficar pronto. Depois, mais 90 dias para o órgão ambiental aprovar e outros 60 para a Infraero se manifestar. É um cronograma de pelo menos cinco anos”, diz o superintendente.

Dados do Conselho Internacional de Aeroportos divulgados no ano passado apontam que o terminal aéreo de Salvador está entre os 20 que mais ganham passageiros no mundo. Com uma média diária de 240 voos entre pousos e decolagens, a previsão é que este ano o movimento de passageiros ultrapasse 8,5 milhões. “Em 2010, foram 7,5 milhões de passageiros e há tendência de crescimento nos próximos anos, principalmente por causa dos eventos esportivos”, reflete. Atualmente, 20 mil pessoas usam o aeroporto diariamente.

Para José Cassiano, mesmo sem a construção de uma nova pista, o aeroporto de Salvador vai operar sem problemas. “Temos condições de suportar com as duas pistas atuais, mas não podemos pensar só no momento da Copa. Uma nova pista nos dará mais dez ou 15 anos de conforto e comodidade”, reforça.

Léo Barsan | Redação CORREIO



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