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Recife vai na contramão da mobilidade urbana

sábado, 11 de junho de 2011

Em qualquer lugar do mundo o transporte público de massa é prioridade. Ampliar os corredores exclusivos não é apenas obrigação, é uma necessidade. Não para a Prefeitura do Recife. Não é de agora que os ônibus vêm disputando espaço com o restante da frota. Na Ponte Paulo Guerra, na Zona Sul, o corredor exclusivo não existe mais e em avenidas importantes como Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e a própria Domingos Ferreira, quem usa o transporte público pena em um trânsito de vias entupidas, sem nenhuma prioridade para o transporte de massa. A decisão de abrir os poucos corredores exclusivos para os táxis, baseada na tese de que ele também é um transporte público é frágil. Por duas razões: o táxi transporta menos pessoas e só uma pequena parcela tem acesso.
Na opinião de especialistas em trânsito, esse tipo de experiência, já adotada em São Paulo, só tem condições de funcionar em corredores com uma larga capacidade de fluxo. Eles são unânimes em apontar os corredores das avenidas Conde da Boa Vista e Caxangá entre os que já operam no limite, principalmente o primeiro. Pois não é que os dois estão nessa experiência municipal! Outro ponto preocupante é quanto à fiscalização. Se hoje há invasão de carros nas faixas exclusivas da Caxangá, quem fiscalizará se o táxi estará ou não transportando passageiros? Ainda bem que é só uma experiência.


Cidade do Recife é carente de corredores de ônibus



Fonte: Diario de Pernambuco

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Prefeitura de São Paulo não renova a frota dos ''Trolebus'' conforme prometeu, apenas 12 dos 140 novos ônibus chegaram


Foto: Gospel Rafa

A SPtrans deve realizar mais um leilão de materiais no dia 15 de junho. Entre as “sucatas” estão 35 trólebus Marcopolo Torino GV, iguais aos que rodam na capital paulista, e também 4 ônibus híbridos que antes rodavam como trólebus, convertidos em 2004. De acordo com a SPtrans, estes veículos não possuem mais condições de operação, já que muito deles apresentam problemas mecânicos, como chassi quebrados, entretanto o que chama a atenção é que cerca de 24 trólebus iguais a estes que vão para o leilão, rodam sem maiores problemas no corredor São Mateus – Jabaquara, inclusive estes veículos foram adquiridos por meio de um leilão igual a este. 6 destes trólebus possuem adesivos comemorativos dos 50 e 60 anos do serviço no Brasil.
Outra justificativa da venda dos trólebus, é que o chassi foi fabricado na década de 80, variando entre 1979 e até 1982. Só que este ônibus passaram por modernização entre 1996 e 1998 pela extinta Eletrobus. A empresa iniciou a reforma dos veículos herdados da CMTC, recebendo nova carroceria (modelo Torino Geração V, fabricada pela Marcopolo), além de terem seus chassis e equipamentos elétricos/eletrônicos totalmente reformados, com exceção para os trólebus com controle de tração a contatores, que receberam novos sistemas, do tipo chopper IGBT, fabricados pela Powertronics.
Se por um lado a prefeitura por meio da SPtrans leiloa os veículos, pelo outro não faz valer o contrato de concessão da empresa Himalaia, onde é previsto 140 novos trólebus até 2010, mas apenas 12 chegaram.
Enquanto a prefeitura se desfaz de ônibus 100 % ecológicos, reforça a propagada nos ônibus com o selo ecofrota, veículos que reduzem em até 90% a emissão de material particulado na atmosfera em relação aos coletivos movidos a diesel. Diminuem também em 80% a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, em 62% a emissão de óxidos de nitrogênio e não liberam enxofre, o causador da chuva ácida.
Se comparado com administrações anteriores, a atual gestão vem se mostrando favorável aos trólebus, com a contratação de uma empresa para cuidar da rede aérea dos trólebus, inclusive com edital que vai ser lançado em breve. Mas esse novo leilão pegou todos aqueles que querem o trólebus de surpresa, ou não!

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Passagem de ônibus em Ribeirão Preto deve superar R$ 2,70

As concessionárias do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto devem encaminhar nesta sexta-feira (10) pedido de reajuste das passagens à Transerp, com previsão de que o preço vá de R$ 2,40 para mais de R$ 2,70. A proposta será enviada se os motoristas aceitarem os 9,5% de aumento salarial, definidos nesta quinta-feira (9) em reunião entre sindicatos patronal, de funcionários e a prefeita Dárcy Vera (DEM).
Donos das empresas decidiram elevar nesta quinta de 8% para 9,5% a proposta de reajuste do salário dos motoristas, em negociação intermediada pela prefeita, no Palácio Rio Branco.
Os trabalhadores vão discutir a proposta nesta sexta, em assembleia. Eles pediam 12% de aumento.
Se o acordo for fechado, as permissionárias dizem que terão de repassar imediatamente os custos para os passageiros. Porém, a Prefeitura de Ribeirão nega que, para incentivar os patrões a melhorar o índice do salário, teria convencionado possível autorização para reajuste da passagem.
Se a proposta salarial for aceita, o presidente do sindicato das empresas, Luiz Gustavo Vianna, diz que conclui nesta sexta a planilha de custos e protocola imediatamente o pedido na Transerp.
"Quando ofertamos 8% aos trabalhadores, estávamos no limite. Não temos como absorver esse índice sem repassar para o valor da passagem", diz. Vianna afirma que, no ofício, voltará a reivindicar um subsídio da administração.
Por meio da assessoria de imprensa, Dárcy disse que, no momento, o esforço foi buscar uma negociação viável entre empresas e funcionários, para evitar a paralisação na próxima segunda-feira. Caso os trabalhadores aceitem o reajuste de 9,5%, a greve anunciada anteotem para começar a partir da meia-noite de segunda-feira será cancelada.
A proposta de 9,5% também se aplica ao adicional por acúmulo de função de cobrador. Os patrões oferecem ainda 17,6% no vale-alimentação.





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Em Minas, Ônibus movido a gás natural é testado

Na tentativa de resolver um dos mais graves problemas do transporte público urbano, a poluição sonora e de dióxido de carbono (CO2),a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) apresentaram nessa quinta-feira um ônibus e um caminhão totalmente movidos a gás natural. O coletivo rodou pela região da Savassi com autoridades, ambientalistas e empresários, que tomaram conhecimento também das novas tecnologias voltadas para o uso do gás natural como combustível em veículos pesados.

De acordo com a Associação Latino-Amerciana de Gás Natural Veicular (GNV) existem no mundo 300 mil veículos movidos a gás natural. Em Los Angeles, nos Estados Unidos, há 2,4 mil ônibus a gás, em Barcelona 300 e em Madri até caminhões de lixo estão na lista. O Brasil ainda faz experiências. “Sempre se pensou na troca da gasolina para o gás, agora temos a substituição do diesel. Queremos mostrar isso às autoridades, tentar convencê-las a abrir a discussão em Belo Horizonte”, afirmou o presidente da Gasmig, Fuad Noman, considerando o debate um avanço para Minas, sobretudo com a Copa’2014.

Para fortalecer a troca de ideias, representantes do Rio e de São Paulo apresentaram os avanços dos projetos naquelas cidades. No Rio, a tecnologia que tem sido usada é a flex GNV Diesel, que foi implantada em maio deste ano. “ Nesse sistema, o veículo sai de fábrica sendo flex. O abastecimento é feito dentro das garagens dos ônibus . O protótipo ficará três meses rodando na fábrica, depois será colocado nas ruas do Rio. A expectativa é de que ele reduza 20% de CO2 na cidade. A previsão é de substituição de 85% de diesel por GNV”, contou o superintende de Gás da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Loureiro.

Para ele, o motor GNV Diesel apresenta alta eficiência em consumo de gás natural, semelhante ao motor que funciona somente com diesel: um litro de diesel pode ser substituído por 0,9 metro cúbico de GNV. “Esse novo sistema emite 80% menos material particulado, um dos principais vilões dos centros urbanos, e 20% menos CO2, um dos maiores causadores do aquecimento global”, frisou.

Em São Paulo, um coletivo circula em Campinas com 100% gás natural. Segundo o coordenador do Comitê de GNV da Abegás, Richard Jardin, é único transporte público nesses moldes rodando no país. “Era um ônibus normal, que foi adaptado para essa tecnologia. Já percebemos uma economia mensal de R$ 16 mil. Na manutenção, a diferença é de R$ 1,5 mil a menos do que o veículo a diesel”, contou, acrescentando que a adaptação custou R$ 25mil.

ProtótipoVindo de São Paulo, um protótipo de ônibus de menor porte, com combustível 100% a gás natural, rodou com autoridades e ambientalistas nessa quinta-feira em BH. O que mais chamou a atenção dos passageiros é que o veículo é mais silencioso que os ônibus a diesel e mantém a mesma potência. Vítor Americano, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios para América Latina da Iveco, diz que a empresa tem milhares de ônibus movidos a GNV pelo mundo e que há projeto para trazer a tecnologia para BH.

Para o presidente da BHTrans, Ramon Vítor César, é preciso calma antes de implantar protótipos na capital. Para ele, a tecnologia usada no Rio parece ser a mais interessante para BH. “Ela permite que a frota use diesel e GNV. Hoje, toda a frota da cidade é a diesel, temos que analisar esses exemplos, discutir o assunto para pensar em soluções benéficas para o ar”, disse.



Fonte: Estado de Minas


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Em Osasco, Av. Getúlio Vargas terá corredor exclusivo de ônibus

A prefeitura de Osasco deve implantar até o fim do mês um corredor de ônibus na avenida Getúlio Vargas, zona Norte, que deve ficar no trecho entre a Capelinha e o viaduto Tancredo Neves e ser exclusivo para os ônibus o dia todo, não só nos horários de pico – como é na cidade de São Paulo.

O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Waldyr Ribeiro Fillho, explica que o objetivo é “dar mais qualidade ao transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem nos ônibus”.

A sinalização da via deve ser alterada e incluir sugestões de rotas alternativas aos motoristas.

Caminhões
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco também estuda a restrição à circulação de caminhões na região central da cidade e em vias de grande fluxo, como Autonomistas, Visconde de Nova Granada e Getúlio Vargas.

O projeto será debatido em breve em audiências públicas na Câmara Municipal, diz o secretário Waldyr Ribeiro Fillho. Ele diz que a cidade sofre com a “fuga” dos veículos do pedagiamento nas rodovias.



Fonte: Visão Oeste

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Mercedes-Benz bate recorde na venda de ônibus

A Mercedes-Benz do Brasil, que tem fábrica em São Bernardo, bateu recorde na comercialização de chassis de ônibus em maio no mercado interno. Foram 1.785 unidades, maior resultado de sua história, desde que iniciou a fabricação desses produtos no País, há 54 anos. O volume vendido é 16,7% maior do que registrado no mesmo mês de 2010 e supera a marca anterior, de junho de 2010 (1707 unidades).
Segundo o vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz, Joachim Maier, a renovação da frota de ônibus urbano está puxando as vendas neste ano. Ele afirma que a demanda aquecida especialmente em grandes regiões metropolitanas e assinala que as condições ainda atrativas de financiamento e a economia em expansão favorecem os planos das transportadoras de melhorar os serviços aos usuários de transporte coletivo.
No acumulado do ano, a empresa supera as 7.000 unidades vendidas. A Mercedes-Benz é líder no setor, com quase 50% de participação de mercado no País.





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Autorizado reajuste de 7,13% para as passagens intermunicipais em MS

A Agepan (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) autorizou hoje reajuste de 7,13% para as passagens do transporte intermunicipal no Estado. Para as ligações metropolitanas, o reajuste é de 3,61%. O aumento vigora a partir de amanhã, 11 de junho.
A portaria estabelecendo o reajuste saiu no Diário Oficial de hoje. O texto informa que os preços não têm aumento desde 2009 e que a agência continua enfrentando problemas para fazer a revisão tarifaria do setor, dada à dificuldade de fiscalizar as empresas. Em 2009, as tarifas tiveram redução de preço, de 3,6%.
No ano passado, a Agepan já havia relatado isso, em maio, quando prorrogou a validade das tarifas, que, conforme as regras do setor, devem ter reajuste em setembro.
O aumento determinado hoje, segundo a Agepan, considera a necessidade de manutenção do “equilíbrio econômico e financeiro no serviço público delegado de transporte intermunicipal de passageiros no âmbito estadual”.
A resolução determina, ainda, valores para cinco trechos específicos, de até 20 km - entre Aquidauana e Anastácio, Corumbá e Ladário, Dourados e Itaporã, Jardim e Guia Lopes e Nova Andradina e Batayporã. Nessas ligações, o preço é de R$ 2,50.
Para ligações com até 40 km, conforme o texto, a tarifa deve ser de R$ 4,30. Para os outros trajetos, o preço, nos trajetos rodoviários, é de R$ 0,162106 0 por quilômetro rodado em asfalto e de R$0,186422 em estrada de terra. Nas tarifas metropolitanas, ligações curtas entre área rural e urbana, por exemplo, a tarifa autorizada é de R$ 0,119938 0 por km em asfalto e de R$0,137928 em terra.
Mato Grosso do Sul tem mais de 140 ligações rodoviárias entre municípios e as empresas do setor transportam mais de mais de seis milhões de passageiros por ano em 140 ligações, conforme dados divulgados no ano passado pela Agepan.



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Prefeitura de Sorocaba aumenta o número de ônibus aos domingos

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A partir do próximo domingo (12) mais 11 linhas de ônibus serão incluídas no programa de melhoria de atendimento aos domingos da Secretaria de Transportes. Essa medida vem sendo implantada gradativamente e foi iniciada no último domingo (5) com seis linhas, e continua no próximo domingo (19) com outras três linhas, totalizando 20 linhas beneficiadas. Em alguns itinerários a redução do tempo de espera no ponto para o usuário chega a cair em média 50%.

Com mais ônibus na linha, o intervalo entre os coletivos ficam menores, agilizando o fluxo de passageiros. Essa melhoria foi embasada em informações precisas fornecidas pelo sistema de monitoramento da frota, ou GPS, que se transformou numa importante ferramenta para a modernização e aprimoramento do transporte coletivo da cidade.

O GPS também foi fundamental para a detecção precisa dos itinerários que necessitam de mais ônibus nos horários de pico. Desta maneira, dentro dos próximos dias a Setransp deverá disponibilizar 15 ônibus em algumas linhas de maior demanda, de manhã e à tarde, nos dias da semana. Com isso o usuário terá maior oferta de assentos nos coletivos nestes períodos.

Linhas que receberão melhorias no próximo domingo (12)947 – Parque Industrial – Terminal Hortolândia via Terminal Eloy Chaves
953 – Terminal Colonia – Terminal Central via Jardim Tamoio
720 – Jardim São Camilo – Vila Maringá via Terminais Central e Rami
986 – Residencial Anchieta – Terminal Vila Arens via Terminal Rami
571 – Jardim Tulipas – Terminal Hortolândia
552 – Cidade Nova – Terminal Colônia
554 – Jardim Carpas – Jardim do Lírio – Terminal Colônia
941 4 – Eloy Chaves – Terminal Vila Arens
941 B – Eloy Chaves – Vila Cristo via Terminal Vila Arens
541 – Medeiros – Terminal Eloy Chaves
751 – Ivoturucaia – Terminal Vila Arens via Terminal Colônia


Fonte: Rede Bom Dia

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