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Audiência debate retorno das vans para o transporte público no Dist. Federal

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O retorno do transporte alternativo, feito principalmente pelas vans que foram abolidas no último governo, é visto como uma das soluções para melhorar o transporte público no DF. O tema polêmico é discutido na Câmara Legislativa na noite desta quarta-feira (18/5), em audiência Pública sugerida pelo deputado Agaciel Maia (PTC).

Dezenas de pessoas estão no plenário da CLDF para acompanhar a discussão no Planário da Casa. Foram convidados para participar da audiência, representantes do Tribunal de Contas, da Secretaria de Transportes, do DFTrans, além dos representanates do Sindicato dos Permissionários do DF. Para Agaciel, o objetivo do encontro é avaliar com a comunidade e especialistas a viabilidade do retorno das vans como opção de transporte público.



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Tarifa do transporte coletivo de Palmas pode subir para R$ 2,50

A tarifa do transporte coletivo de Palmas pode aumentar dos atuais R$ 2,20 para R$ 2,50. O assunto foi discutido na manhã desta quarta-feira na sala de reuniões da Câmara Municipal de Palmas por vereadores, técnicos da Secretaria Municipa de Segurança, Trânsito e Transporte e o presidente do Sindicato Empresário Transporte Coletivos Urbanos Municipal (Seturb), Toninho da Miracema.

Na ocasião os técnicos da secretaria mostraram aos parlamentares um estudo sobre os principais problemas enfrentados pelo transporte público da Capital e as possíveis soluções. Entre os problemas estariam a superlotação, falta de estrutura de abrigos e dos terminais.

Para solucionar estes problemas, a secretaria sugere a aquisição de mais 25 ônibus novos; uma linha no sentido norte-sul com paradas apenas nos terminais; aumento da quantidade de ônibus nos horários de pico - manhã, meio dia e final da tarde -; novos abrigos; ampliação dos terminais, inclusive com a construção de banheiros e instalação de bebedouros; e aumento de 20% nos salários dos motoristas.

De acordo com representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, nos próximos dias a prefeitura vai licitar 200 novos abrigos, já que alguns parlamentares, a exemplo de Valdemar Junior, dizem que os atuais não oferecem conforto para os usuários.

ReuniãoO possível aumento será discutido nesta quinta-feira, 19, com os 20 representantes do Conselho Municipal de Trânsito de Palmas, composto por representantes dos empresários do setor, do Executivo, Municipal e da sociedade civil.

Caso os conselheiros concordem que o aumento, a tarifa de R$ 2,50 começará a valer em 90 dias após a anunência do órgão.


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Av. João Firmino em São Bernardo terá faixas exclusivas para ônibus

A Avenida João Firmino, que liga a região central de São Bernardo ao Bairro Assunção, passa por uma ampla reforma que inclui faixas exclusivas para ônibus - iniciativa inédita na cidade -, área para estacionamento de veículos, ciclovias, rebaixamento de guias, nova sinalização, entre outras.

A obra da Prefeitura, com investimento total de cerca de R$ 18 milhões, foi iniciada em junho do ano passado e deverá ser entregue em fevereiro de 2012. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego de veículos e oferecer condições de conforto e segurança aos pedestres.

Após as intervenções, no período das 6h às 9h, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas priorizará o corredor de ônibus sentido bairro e liberará o estacionamento no sentido Centro. Já na parte da tarde, das 16h às 19h, os sentidos serão invertidos. A maior parte da avenida tem proibição de estacionamento, que será liberada fora dos horários de pico. No local circulam nove linhas de ônibus.
Para facilitar e promover melhor fluidez no tráfego de veículos, a Prefeitura também eliminará as conversões à esquerda no canteiro central e dará como alternativa para trânsito as ruas Cristiano Angeli (que já possui mão única de direção) e Walter Carlos Zanini (que passará a ter mão única de direção com as novas propostas). A melhora do fluxo viário nessas duas vias será possível também graças a novas programações que eliminarão uma fase semafórica nos equipamentos.

Drenagem e ciclovia - Atualmente na via está sendo construída a rede de coletor-tronco pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que permitirá que o esgoto seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto ABC. As tubulações são fundamentais para a ampliação dos índices de tratamento de esgoto do município, melhorando a
qualidade de vida da população. 

Para minimizar os problemas de enchentes e alagamentos na região da Avenida João Firmino, a Secretaria de Serviços Urbanos está executando obras para captação de água, aumento e reforma das bocas-de-lobo, além da troca das galerias de águas pluviais. O projeto prevê ainda uma nova galeria na Avenida Ana Maria Martinez.

Outras intervenções previstas são o recapeamento em 1,7 quilômetro da Avenida João Firmino, implantação de canteiro central com ciclovia, que possui fluxo intenso de bicicletas, geralmente da região do Bairro Alvarenga para o Centro, sinalização vertical e horizontal, além de revitalização das Praças Luis Casa e Antonio Bellabarba. 


Fonte: Diário do Grande ABC

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Transporte público de Canoas terá sistema de GPS nos ônibus

Nesta quarta-feira, dia 18, o secretário adjunto de Transportes e Mobilidade, Carlos Candiota, apresentou o projeto de implantação de GPSs nos ônibus da cidade em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Transporte. O sistema que monitora horários e itinerários do transporte coletivo por satélite deve beneficiar milhares de passageiros do município.
De acordo com Candiota, que fez uma demonstração do funcionamento do sistema, a ideia é concluir a etapa de contratação da empresa responsável pela implantação ainda neste semestre. Entre os dados que poderão ser acompanhados em tempo real através de centrais instaladas em determinados pontos, estão o controle da operação, com desempenho do motorista, atendimento ao usuário, e o planejamento das linhas, com previsão de chegada dos ônibus.
“A ideia é ter cinco painéis disponíveis nos principais pontos de ônibus, para que os usuários possam saber o próximo horário da linha em que pretende embarcar”, informou Candiota. Também pretende-se disponibilizar as informações para os passageiros através de mensagens via celular. Sendo assim, a pessoa não precisa ficar necessariamente nos abrigos esperando o ônibus; pode fazer uma compra ou fazer um lanche, por exemplo, e voltar para a parada na hora certa.
A central que fará o acompanhamento dos ônibus com GPS terá a possibilidade de enxergar o itinerário completo das linhas, com a visão online do que está acontecendo. A velocidade operada pelo motorista, os minutos com a porta aberta para os passageiros e o horário exato em que passa nas paradas são algumas das informações que estarão disponíveis.
Para Flávio Dalsasso, gerente de operações da Sogal, presente na reunião, a ferramenta deve ser usada de forma educativa com os funcionários da empresa. “Será utilizada para instruir os motoristas e não puni-los”, declarou. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Jacy Luiz Lima, colocou o benefício que o sistema tratá também para os motoristas. “Com o registro e os relatórios, será possível comprovar quando o atraso é em função do número de passageiros que entram no ônibus ou por engarrafamentos no trânsito”, lembrou.

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Metrô do Cariri vence prêmio nacional de sustentabilidade

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Metrô do Cariri, projeto do Governo do Estado do Ceará, foi o vencedor do Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte, pela votação popular. O prêmio, criado pela empresa Greenvana, na categoria na qual o modelo cearense foi vencedor, reconhece iniciativas de transporte urbano consideradas limpas, que contribuem para a preservação do meio ambiente. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta terça-feira (17). A votação popular foi realizada online no site www.greenbest.com.br.

Na eleição do Júri Popular, o VLT do Cariri venceu dois modelos de ônibus movidos a hidrogênio, um do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP). Já pela votação da Academia GreenBest, o vencedor foi o modelo do Rio.

O Prêmio GreenBest 2011 é um reconhecimento ao projeto do Governo do Ceará que requalificou o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. Executado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado, o VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2009. O serviço de transporte liga as duas principais cidades da Região Sul do Estado, Juazeiro do Norte e Crato, ao longo de 13,6 quilômetros.

O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. O VLT do Cariri foi implantado para aproveitar ao máximo a malha ferroviária então existente, o que implicou na redução do número de dormentes usados. O transporte também usa biosiesel, combustível ecologicamente mais correto, e apresenta índices baixos de poluição sonora.

Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

O gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, Antonio Chalita de Figueiredo, diz que o Metrô do Cariri trouxe melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região. "Os usuários ganharam um sistema seguro, limpo e confortável dando a oportunidade de melhorar o direito de ir e vir. A implantação das estações trouxe uma melhora significativa da região em que ela se encontra, criando praças e acessos urbanizados que hoje é utilizado pela população lindeira", diz.


Fonte: Governo do Ceará

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Em São Paulo, Terminal de ônibus na região de Pinheiros, fica para 2012

A fachada da estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, inaugurada anteontem, é moderna, toda envidraçada e faz parte da chamada "linha futurista" do Metrô, que inclui escadas rolantes inteligentes e trens sem condutor.
Mas o passageiro que sai da mais nova estação da linha amarela se depara com um cenário de abandono.
Bem em frente a ela, as obras do terminal de ônibus previsto pela prefeitura estão paradas desde o ano passado e só devem ser entregues na metade do ano que vem.
A vista para quem chega inclui quatro caçambas cheias de lixo e entulho, vergalhões e estruturas metálicas sobre o concreto rústico, tudo cercado por tapumes.
"Desde novembro não se bate um prego aí" diz Diego Ramos, 28, dono de uma banca de jornal.
Em vez de operários trabalhando, há um vigia solitário para impedir que alguém invada o canteiro de obras.
Lalo de Almeida/Folhapress
Obra do terminal de ônibus ao lado da estação Pinheiros do Metrô, na zona oeste de São Paulo
Obra do terminal de ônibus ao lado da estação Pinheiros do Metrô, na zona oeste de São Paulo
reportagem entrou no espaço à procura de engenheiros. Um funcionário que trabalhava num dos escritórios improvisados em casas de madeira não quis falar.
A estação Pinheiros foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ao lado dele, estava o prefeito Gilberto Kassab, responsável pela construção do terminal. Ele não comentou a paralisação dos trabalhos.
A prefeitura informou que a segunda fase da construção está em fase de licitação.
A obra faz parte do programa de revitalização do largo da Batata, que também está parada e cuja entrega já foi adiada várias vezes.

ESTACIONAMENTO
Iniciada em 2007, a revitalização custará cerca de R$ 100 milhões. Em janeiro de 2009, Kassab vistoriou as obras no largo e disse que a entrega ocorreria em 2010.
Além do terminal para 26 linhas de ônibus, haverá um estacionamento com 450 vagas para os usuários.
Enquanto uma passarela que ligará a estação Pinheiros à linha 9 da CPTM não fica pronta, passageiros do metrô que desembarcam ali são obrigados a andar pela rua Capri e contornar todo o canteiro de obras, até chegar à porta da estação de trem.
"A estação nova é uma maravilha, o ruim é dar a volta para chegar ao trem. Ainda mais com este frio", disse o motorista Gledson de Araújo, 31, que mora no Capão Redondo e trabalha na Vila Mariana (zona sul). O Metrô disse que a obra parada não impede o fluxo de passageiros.

OUTRO LADO
A prefeitura disse ontem que a primeira etapa da construção do terminal de ônibus ao lado do metrô já acabou.
Segundo a Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana), a segunda etapa será iniciada no fim da licitação, em andamento, do programa de revitalização do largo da Batata, que inclui o terminal.


Fonte: Folha.com

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Rodoviários anunciam greve por tempo indeterminado em São Luís

Os ônibus do transporte coletivo da capital maranhense não sairão da garagem na próxima segunda-feira (23). A greve no sistema foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA), que pede reajuste salarial da categoria.
Segundo o presidente do STTREMA, Dorival Sousa da Silva, a entidade decidiu pela paralisação em assembleia realizada no dia 12. Ficou acertado também que a suspensão das operações será por tempo indeterminado, até que haja acordo com os empresários do sistema de transporte.
Os rodoviários pedem reajuste salarial de 16% e de 30% no tíquete-alimentação. Por outro lado, os empresários ofereceram apenas 2% no salário e manutenção do tíquete.


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Metrô de Teresina vai parar três dias para vistoria do CREA

Após uma audiência convocada pelo Ministério Público Estadual (MPE) através do promotor Fernando Santos, a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) suspenderá a partir desta sexta-feira, dia 20, os serviços do Metrô. Até o domingo, cerca de 12 mil passageiros diários que passam pelo metrô não poderão utilizar o transporte que passará por uma vistoria dos engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

O metrô só terá seu funcionamento retomado, após a emissão de um laudo técnico atestando que o metrô pode funcionar. O MP quer garantias de que o metrô não coloque em risco a vida dos passageiros. Para o Fernando Santos, além da segurança é preciso garantir a confiança dos teresinenses nos serviços do metrô. "A confiança da população está comprometida. Mesmo que haja garantias de pleno funcionamento as pessoas ficarão com medo de usá-lo", pontuou.

O primeiro acidente nas linhas férreas do Metrô ocorreu dia 14 de abril, na ponte do Bairro Ilhota, na zona Sul da capital. O segundo caso ocorreu dia 25 de abril, de acordo com a CMTP. O terceiro aconteceu no dia 16 de maio. Os dois primeiros descarrilamentos, de acordo com a CMTP, foram provocados por causa da chuva que atingiu a região em abril. Desta vez, a suspeita é a de que tenha ocorrido vandalismo ou sabotagem. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no 8º Distrito Policial da capital.

Segundo Antônio Sobral, diretor administrativo do Metrô de Teresina, em 21 anos de funcionamento não foi registrado nenhuma ocorrência grave com vítimas fatais, por exemplo. Mas que a medida servirá para legitimar o trabalho de fiscalização que a Companhia vem realizando. Ele ressaltou que na linha férrea do Metrô da capital existem dois pontos críticos: nas curvas horizontais e nos trechos de aparelhos de mudanças.
"Concordamos que seja feito essa vistoria externa. Mas vale lembrar que temos trabalhado constantemente para garantir a integridade das pessoas que utilizam diariamente os serviços do Metrô", destacou Sobral.

Segundo o promotor Fernando Santos, a medida em comum acordo com a direção da Companhia, tem caráter preventivo, especialmente como forma de evitar ações mais graves, como o ingresso de representações judiciais. Nesta terça-feira, dia 17, a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, informou que ingressou com uma representação na Procuradoria Geral de Justiça, solicitando a abertura de processo administrativo e suspensão do serviço.

Polícia investiga sabotagem no último descarrilamento do metrô
O diretor administrativo do Metrô, Antônio Sobral, informou durante audiência no Ministério Público que a Polícia investiga para identificar dois homens suspeitos de fazer a sabotagem no metrô. A suposta sabotagem teria sido a causa do terceiro descarrilamento.
Segundo testemunhas já ouvidas pela Polícia do 8ª Distrito Policial, responsável pela investigação do caso, dois homens foram vistos no último domingo, dia 15, serrando os cadeados que mantém as linhas férreas seguras.


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