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São Paulo: Metrô confirma transferência de estação de Higienópolis para o Pacaembu

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) confirmou nesta quarta-feira a mudança do local que abrigaria uma das estações no bairro de Higienópolis, da linha 6-laranja, que liga a zona norte ao centro da capital paulista. A linha tem previsão de ficar pronta em 2017.

De acordo com o Metrô, a decisão da mudança do endereço partiu do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, após analisar projetos da linha. Para o secretário, a estação, que seria construída na esquina da Avenida Angélica com a Rua Sergipe, onde hoje está localizado um supermercado, estaria apenas a 610 metros da futura Estação Higienópolis-Mackenzie e a 1.500 metros da futura Estação PUC-Cardoso de Almeida.

Segundo o Metrô, o projeto da localização da futura Estação Angélica está sendo reavaliado visando ao melhor equilíbrio da linha e para atender usuários moradores das áreas da região do Pacaembu, bairro vizinho a Higienópolis.

De acordo com nota divulgada pela empresa, "a área técnica do Metrô estuda melhor localização de uma nova estação que atenda à Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Avenida Higienópolis e Praça Vilaboim, assim como o Estádio do Pacaembu. A definição da nova localização depende da conclusão de estudos geotécnicos e do melhor posicionamento para implantação da obra, de forma a causar o menor impacto na região".

A licitação para as obras de construção da Linha 6-laranja deve ser feita em 2013, com a conclusão das obras da linha para 2017. A linha 6-Laranja vai ter 13,5 quilômetros de extensão e previsão de 15 estações, ligando a zona norte ao centro, da Estação Brasilândia até a Estação São Joaquim, passando por bairros como Liberdade, Bela Vista, Higienópolis, Perdizes, Pompeia, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia.

A Linha 6-laranja também fará integração com a linha azul, na estação São Joaquim, e com a linha 4, na estação Higienólopis/Mackenzie.


Fonte: Agência Estado

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Transalvador combate transporte ilegal em São Cristóvão

Uma operação de combate ao transporte ilegal no bairro de São Cristóvão, na zona norte de Salvador. Agentes de trânsito e fiscalização realizam a ação que busca apreender veículos clandestinos e organizar o tráfego de coletivos no ponto de ônibus de São Cristóvão, sentido aeroporto.
De acordo com o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho, a ação busca organizar a situação no bairro. “Naquele ponto, param ônibus, micro-ônibus do transporte complementar, mototáxis e algumas vans. Estamos disciplinando a situação e ordenando o trânsito na região, que acaba sendo muito prejudicado”, disse.
Além da ação de fiscalização e apreensão de vans que fazem o transporte clandestino, outra ação em paralelo deve acontecer ainda hoje. “Vamos remanejar o ponto de ônibus do transporte complementar para desafogar o trânsito. É uma ação do setor de transporte, mas que também influencia no trânsito”, explicou Gordilho.
Conforme a Transalvador, o risco de acidentes em veículos clandestinos é maior, já que não há seguro nem fiscalização regular que aponte problemas nos veículos. Para identificar os veículos que fazem transporte ilegal, os passageiros podem observar o sistema de cobrança de passagens, além da plotagem. A Transalvador informa que todos os veículos legalizados possuem plotagem e identificação oficial.
A ação deveria ser uma força-tarefa entre a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), juntamente com a Polícia Militar (PM) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba). No entanto, segundo informações de agentes da Transalvador, a PM e a Agerba não compareceram ao local.

Fonte: A Tarde Online

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Sistema bilhetagem eletrônica em Manaus ainda está indefinido

Faltando pouco mais de um mês para a chegada de cerca de 400 ônibus novos no sistema de transporte coletivo, o processo de transição do Sistema de Bilhetagem Eletrônica para o Sistema Integrado da Gestão Inteligente de Transporte (Sigit) ainda está indefinido.
O projeto de Lei Nº 028, de 2011, que estabelece a instituição do sistema, começou a ser deliberado somente ontem pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os vereadores aprovaram, em regime de urgência, a deliberação do projeto proposto pela prefeitura.
Atualmente, o sistema de bilhetagem é administrado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e foi elaborado pela empresa Dataprom.
O projeto que ainda será discutido pelos vereadores prevê a transferência da gestão do sistema para a prefeitura, que deve abrir processo de licitação para a contratação de uma empresa para administrar o serviço.
De acordo com informações da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a chegada dos ônibus novos das empresas que venceram a licitação do transporte coletivo está prevista para ocorrer no mês que vem.

Prazo
Tramitando em regime de urgência na CMM, todo o processo de análise, discussão e aprovação do projeto deve ser feito em um prazo máximo de 30 dias. A urgência no andamento do projeto foi aprovado com 15 votos a favor e 13 contra.
Os vereadores contrários ao procedimento afirmaram temer que esse tempo não seja suficiente para que o projeto seja analisado e amplamente discutido, inclusive com a população.
“Sabemos muito pouco sobre esse processo. A transição é importante, mas como isso irá ocorrer, se a população será penalizada de alguma forma, nada disso está claro”, afirmou o vereador Mário Frota (PDT).
De acordo com Mário Frota, a discussão do projeto da prefeitura deve ser feita com cautela e, com a urgência, o processo pode ser prejudicado. A vereadora Lúcia Antony (PCdoB) também questionou o estabelecimento do regime de urgência e votou contra o pedido.
“Essa é uma questão de extrema importância. Precisamos discutir com cautela e seriedade e não se preocupar apenas com os prazos. A população também precisa participar desse processo”, disse.
O vereador Paulo De Carli (PRTB) afirmou que o projeto foi encaminhado pela prefeitura para a CMM no início de março e, se já tivesse sido apreciado pelos vereadores nem precisariam discutir com urgência.
“A única coisa que sabemos é que o sistema sai das mãos do Sinetram e vai para a prefeitura, mas como esta não tem condições de gerir, irá terceirizar o serviço”, destacou.

Projeto direcionado à comissão
Com a aprovação da deliberação, o teor do projeto de criação do Sigit foi encaminhado para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação. De acordo com o presidente da câmara, o vereador  Isaac Tayah (PTB), após esse processo, o projeto segue para a Comissão de Transporte e para a de Serviços Públicos.
O presidente afirmou acreditar que dentro do prazo de 30 dias, previsto pelo caráter de urgência, há tempo hábil para a discussão da matéria e de realização de audiências públicas com a população.
O sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público de Manaus foi implantado há sete anos, segundo o Sinetram. Ele concentra todas as informações sobre o serviço, como frota, passageiros e arrecadação, que servem de base para os planejamentos de custos, elaboração de planilhas e, consequentemente, os reajustes tarifários.

Vereador pede abertura de CPI
O vereador Waldemir José (PT), da base de oposição ao prefeito de Manaus na CMM, anunciou, nesta terça-feira (10), que vai propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a licitação feita pela prefeitura, neste ano, para a contratação das novas empresas que devem operar o sistema de transporte coletivo da cidade.
O vereador disse que está elaborando o pedido da comissão e deve apresentar aos vereadores ainda nesta semana. Segundo ele, é necessário que haja 13 assinaturas de vereadores interessados na instauração da comissão.

 “O sistema de bilhetagem é apenas um aspecto desse fator. Foi feita uma licitação, mas dizem que as empresas são as mesmas. É preciso que se façam auditorias nas contas do sistema para saber para onde foi o dinheiro da população e o sistema só piora”, declarou o vereador.
R$ 2,75
É o valor da tarifa  calculada pela prefeitura para começar a ser cobrada quando as empresas que venceram a licitação começarem a operar.
R$ 47
Milhões foi o preço apontado pela SMTU como o custo mensal de todo o sistema do transporte coletivo de Manaus, em audiência pública.
400
É o número aproximado de ônibus que devem começar a operar até o final do mês que vem em Manaus, de acordo com a SMTU.


Fonte: A Critica

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BRS é uma nova solução para agilizar o transporte público no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro está experimentando um novo sistema de tráfego para reduzir o tempo das viagens de ônibus no município. Como a cidade não comporta sistema como o BRT – Bus Rapid Transit – o governo local optou por uma saída mais simples, o BRS – Bus Rapid Service.
Como o BRT utiliza vias expressas exclusivas para ônibus articulados e bi articulados, podendo os mesmos até realizarem ultrapassagens sem necessitar invadir as pistas do tráfego normal, é o sistema preferido por algumas importantes capitais da América Latina.
Com a via segregada, os veículos do BRT circulam livremente e transportam muito mais pessoas, que são concentradas em estações fechadas com piso alto e portas automáticas para maior segurança.
No Rio, no entanto, não há muito espaço para o BRT, sendo então preferido um sistema que utiliza a própria via de tráfego comum. As faixas exclusivas são iguais aos de outras cidades brasileiras, proibindo os motoristas de utilizarem a mesma sob pena de multa.
Dentro do conceito BRS, câmeras de vídeo são instaladas ao longo da via para identificar os veículos que nela adentrarem. Não há proibição para outros veículos rodaram na faixa, desde que estejam entrando ou saindo de vagas de estacionamento ou garagem, além de virar na transversal para acessar outra rua. Mesmo assim, os veículos comuns não podem rodar mais do que uma quadra, sob pena de multa.
O sistema já dá alguns resultados na cidade. Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana o tempo de viagem dos ônibus foi reduzido de 40 minutos para apenas 15 minutos. Os carros perderam em média apenas 2 minutos com a faixa exclusiva do BRS. Outro detalhe do conceito é que os ônibus não precisam de nenhuma adaptação, utilizando escadas comuns e cobrança interna de tarifa.


Fontes: Globo/CBN/Veja Rio

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Em Belém, Passagem de ônibus subirá novamente

Depois de homologar o aumento da tarifa de ônibus para R$ 2 (R$ 1 para meia-passagem) e anunciar a implantação do bilhete único dentro de 90 dias (prezo para normatização), o prefeito Duciomar Costa anunciou, ontem, que a passagem pode ter outro reajuste de até 5% e chegar a R$ 2,10 em agosto. Esse é o custo previsto para sustentar o novo sistema que permitirá ao usuário pegar quantos ônibus quiser num período de duas horas pagando apenas uma passagem. O prazo para o início da novidade é 9 de agosto. Enquanto o sistema não muda, a passagem a R$ 2 começará a valer entre hoje e segunda-feira (16), dependendo da publicação no Diário Oficial do Município.
Duciomar afirmou que o novo valor e o sistema de bilhete único serão válidos também para Ananindeua e Marituba, mas não explicou de que forma isso será feito, já que sua competência administrativa se restringe a Belém. Em entrevista ao Jornal Liberal 2ª Edição, da TV Liberal, a presidente da Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Helen Margareth, cogitou da possibilidade de ser firmado um convênio. A tarifa para o distrito de Mosqueiro, porém, continuará diferenciada. O prefeito disse que a tarifa nova é suficiente para renovação da frota de mais de 1.800 ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belém (RMB), repõe a inflação (de 8,50% dos últimos 12 meses) e se mantém a mais barata do País. O aumento foi feito com base em uma análise técnica da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel).
"Já melhoramos muito o sistema. A frota antes tinha idade média de oito anos e agora é de quatro anos. A melhora é gradativa com um equilíbrio entre valor da passagem e qualidade do serviço. Temos a quarta melhor frota do Brasil. Os estados onde o sistema evoluiu mais, como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, têm passagens bem mais caras. Agora teremos o bilhete único, que não é invenção minha. É algo comum em outras cidades e que deu certo", garantiu Duciomar.
Ele descartou a possibilidade de subsídios para o sistema de transportes, sob o argumento que não há lei permitindo e nem recursos. "Reduzimos o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%", informou. Atualmente, o sistema é financiado somente pelos usuários, com a tarifa. A redução de impostos é uma forma de investimento.

Fonte: O Liberal

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Em Salvador, Depois da paralisação, ônibus voltaram a circular e passageiros enfrentaram superlotação

Os motoristas dos ônibus que estavam parados nas garagens desde às 4h desta sexta-feira (13), já retornaram ao trabalho. Como o transporte coletivo começou a circular apenas às 7h em Salvador, os pontos de ônibus ficaram lotados, em especial nos terminais rodoviários da Lapa, Mussurunga e Pirajá, o que gerou transtornos para a população. Já circulam ônibus das empresas Capital, Verdemar, BTU e Boa Viagem.
A paralisação foi promovida pelo Sindicato dos Rodoviários que pede reajuste salarial de 18%, mas, segundo Hélio Ferreira, tesoureiro do sindicato, os patrões oferecem apenas 3,72%. "Nós não fomos avisados com antecedência. Isso é abusivo”, declarou Jorge Castro, assessor  do sindicato dos donos de empresas de ônibus.
No dia 2 deste mês, os usuários do transporte público sofreram depois que funcionários de 21 empresas pararam por quatro horas. Na ocasião, vários ônibus ficaram parados das 4h até as 8h na Estação da Lapa e os passageiros tiveram que caminhar longos trechos.


Fonte: Correio 24 horas

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