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Entrega de trens chineses atrasa no Rio

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Em ofício, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB) informou em dezembro à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Rio (Agetransp) que a concessionária Metrô Rio não cumpriu a obrigação de comprar 114 trens e colocá-los em circulação até agosto de 2010. O investimento estava previsto no contrato de renovação da concessão. Segundo o governo, a empresa "não prestou contas do seu atraso, que se afigura injustificável".


Na ocasião, Cabral requereu a aplicação de multa mensal à concessionária, mas até agora, quase quatro meses depois, a agência reguladora ainda não se manifestou. A mesma Agetransp acaba de aprovar um aumento de 11,5% da tarifa do Metrô. O novo preço da passagem (R$ 3,10) começou a vigorar no sábado.
Ontem, por meio de nota, a agência informou que foi aberto um processo após o recebimento do ofício, que "será apreciado na próxima sessão regulatória, no dia 12".

A Metrô Rio informou que começará a receber os trens - comprados da China - no fim deste ano, mas não divulgou o motivo do atraso. A concessionária informa que eram transportados em média 272 mil passageiros por dia útil nos 12 meses anteriores à privatização do sistema, em 1998. "Nos últimos 12 meses, foram transportados em média 610 mil passageiros por dia útil."

A empresa, que se comprometeu a investir R$ 1,15 bilhão, alega já ter investido R$ 805 milhões.
Em 2007, início da gestão Cabral, o contrato do metrô foi prorrogado por mais 20 anos. A concessão da Metrô Rio deve terminar em 2038.

Investimento
66%
será o aumento da frota do Metrô do Rio quando os trens chineses forem colocados em operação.


Fonte: Estadão

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Manaus terá paradas de ônibus com identificação em braile

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na quarta-feira (6), o Projeto de Lei (PL) 077/2010, que obriga a instalação de placas informativas em braile nos pontos de ônibus, contendo os números das linhas. O autor da proposta é o vereador Jaildo dos Rodoviários (PRB). O projeto é um dos 16 que foram vetados pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB) na semana passada, mas que foram promulgados durante sessão extraordinária realizada na CMM.
O vereador disse acreditar que a medida vai minimizar, em parte, o problema de acessibilidade enfrentado por deficientes visuais na cidade. “Muitas pessoas me procuraram, reclamando da dificuldade em obter informações sobre as linhas de ônibus nas paradas. Por isso resolvi propor o projeto”, justificou Jaildo. Segundo ele, a nova Lei deve ser publicada até a sexta-feira (8).
De acordo com o vereador, após a publicação da Lei, o município terá 180 dias para realizar a instalação das placas. Segundo o artigo 2º do PL, caberá ao órgão municipal de transporte “definir a forma e o tamanho padrão das placas metálicas por meio de portaria”. O projeto promulgado também estabelece que as placas de identificação das linhas de ônibus devem ser instaladas em locais acessíveis ao toque do passageiro com deficiência visual.
Questionado sobre o efeito prático da Lei, diante do número reduzido de abrigos em pontos de ônibus de Manaus, Jaildo admitiu que a situação, de fato, será um problema para a aplicabilidade da nova regra. “Realmente, vai ficar limitado o efeito porque a maioria dos pontos não tem abrigo. Isso é totalmente contra o ser humano. Já fiz um projeto para onde tiver parada a prefeitura instalar abrigo. Foi vetado, mas vou apresentar uma nova proposta sobre o assunto”, prometeu.


Fonte: A Critica

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Preço do transporte coletivo em Boa Vista sofrerá reajuste

O aumento no preço dos combustíveis provocou reações nos últimos dias em Boa Vista. Hoje, o litro da gasolina comum na capital custa R$ 3,08, é um dos mais caros do país. Agora, um reajuste no valor das passagens do transporte público municipal também é esperado.

O principal motivo para o aumento nas passagens, é o novo valor dos combustíveis. A população protesta contra os aumentos, enquanto os taxistas lotação defendem o reajuste no preço do transporte.
“É um efeito cascata, aumenta um e causa o aumento no outro. É difícil para quem ganha apenas um salário mínimo administrar tantos reajustes”, protestou a agricultora Vera Lúcia Gomes.

“Esse aumento nos combustíveis é ruim para nós taxistas. Consumimos 40 litros de gasolina por dia, esse reajuste nos afeta seriamente. O único jeito de recuperamos os gastos seria o aumento na passagem do lotação”, afirmou o motorista de táxi lotação Linderval Dourado.

Segundo Sandro Salgado, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Roraima, além da razão do aumento do combustível, o reajuste nas passagens se faz necessário para que os salários dos servidores também sejam reavaliados. “Temos que pagar o salário dos servidores, ano passado demos aumento e um novo já está sendo pleiteado, esse reajuste será útil para realizarmos esse tipo de demanda”, disse.

O presidente do Sindicato dos Taxistas e Transportadores de Cargas e Passageiros, Jurandir Lucena, disse que o novo valor só vai entrar em vigor, quando o preço das passagens de ônibus for reajustado. “Mandaremos um documento a EMHUR e vamos esperar a decisão, já tem um tempo que trabalhos com esse valor de R$ 2,50 e vamos esperar eles decidirem quando o preço da passagem deve subir”, informou.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, EMHUR, esclareceu que a solicitação vai ser encaminhada para aprovação do Conselho Municipal de Transportes. Uma reunião deve acontecer para discutir este assunto e melhorias para o transporte coletivo.

Ainda não há previsão pra o reajuste entrar em vigor, mas os novos valores já estão sendo estudados. A expectativa é que a tarifa de ônibus, cotada em R$ 2, suba para R$ 2,25 e a de lotação de R$ 2,50 para R$ 3. 


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Bilhete Único ganha Prêmio Internacional


Através de nota oficial, a Secretaria do Estado de Transportes, informou que o Bilhete Único Intermunicipal acaba de ser escolhido pela Associação Internacional dos Transportes Públicos – UITP – como o Melhor Programa de Transporte da América Latina, na categoria Introdução a novas políticas de transportes.
O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, segue nesta quinta-feira para Dubai, onde vai receber o prêmio durante o 59º Congresso de Mobilidade e Exibição dos Transportes nas Cidades. Em operação desde fevereiro de 2010, já foram 286 milhões de viagens realizadas, mais de dois milhões de pessoas habilitadas ao serviço, além de uma economia de R$ 273 milhões ao bolso do trabalhador.
Os transportes do Rio também concorrem em outra categoria. A Fetranspor está no páreo para receber o Prêmio Internacional de Redução de Poluentes, pelo programa Selo Verde.




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Linha Amarela do metrô de São Paulo teve um aumento de 68% de passageiros

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O volume diário de passageiros da Linha 4-Amarela do Metrô aumentou 68% desde a inauguração da estação Butantã, no último dia 28, de acordo com a concessionária ViaQuatro, responsável pela linha.

Um balanço feito pela empresa mostra que 139 mil pessoas passaram a usar a Linha Amarela depois que a nova estação começou a funcionar.

Antes, a Linha 4 era usada por cerca de 19 mil pessoas diariamente. Agora, é frequentada por 28 mil passageiros. A expectativa da ViaQuatro é que esse número chegue a 35 mil.

Uma das explicações para o aumento na demanda é o início simultâneo das operações do terminal de ônibus junto à nova estação Butantã.


Fonte: eBand

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Em BH, Usuários reclamam das longas esperas e dos coletivos lotados

O reforço na quantidade de ônibus e o aumento do número de viagens implantados pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) desde o último dia 28, não minimizaram os transtornos de grande parte dos usuários.

Apesar do acréscimo de 50 coletivos e aumento no número de viagens em 126 linhas, as esperas nos pontos de ônibus continuam longas e os coletivos, lotados. A reportagem do Super Notícia acompanhou, nos últimos dois dias, os usuários em sete pontos de ônibus das regiões Oeste, Centro-Sul, Nordeste e Noroeste. Na região Oeste, a mais afetada pelas mudanças, os bairros Buritis, Estoril e Betânia tiveram reforço, segundo a BHTrans.

Reclamações
A maioria das pessoas reclama dos longos intervalos entre um ônibus e outro, que para alguns passageiros chegam a quase uma hora. A lotação dos coletivos também é alvo das queixas. "Os ônibus continuam horríveis. Não vi nenhuma mudança. Eles demoram a passar, vou em pé e quando eles passam, vêm três ou mais ônibus de uma vez", disse a diarista Cleonice das Graças, de 37, que ontem esperava o 9250 (Caetano Furquim/Nova Cintra), no bairro Estoril.


No período em que a reportagem acompanhou a movimentação no ponto de ônibus em frente ao BH Shopping, no bairro Belvedere, os coletivos da linha 9250 demoraram 30 minutos para chegar. Quando apareceram, eram três ao mesmo tempo. Os dois primeiros estavam lotados. A linha, segundo a BHTrans, teve aumento de 23 viagens.

No bairro Betânia, também na região Oeste, os usuários reclamavam da demora, lotação e do longo itinerário das linhas que passam por lá. O auxiliar administrativo Kassius Harley, de 43 anos, utiliza o 1207-B (Conjunto Betânia/Santa Mônica) diariamente e disse que não sentiu qualquer mudança desde o aumento das viagens. "Geralmente pego o ônibus cheio e nem sempre consigo sentar", disse. A linha 1207-B recebeu um acréscimo de 20 viagens.

BHTrans coloca culpa no trânsito

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), que cuida do tráfego na capital, culpou exatamente o trânsito da cidade pelos atrasos nas chegadas dos coletivos nos pontos. De acordo com a gerente de coordenação da diretoria de desenvolvimento e implantação de projetos da empresa, Raquel Salum, os coletivos cumprem o quadro de horários, mas acabam chegando ao mesmo tempo nos pontos devido às interferências do trânsito. Os congestionamentos, disse ela, fazem com que um veículo alcance o outro ao longo do trajeto. O problema é mais frequente, segundo a gerente, entre veículos que fazem itinerários mais longos.
Raquel Salum não descartou a possibilidade de fazer alteração na programação dos ônibus. Ela afirmou, porém, que o aumento do número de viagens atende a uma demanda dos passageiros, devido às reclamações de superlotação e os longos intervalos entre os coletivos.
Segundo a gerente, as novas viagens foram colocadas nas linhas e horários em que mais houve reclamações dos usuários. "Com o tempo, as pessoas vão começar a sentir as mudanças e vão ver que elas são positivas".
Não Resolve
O chefe do departamento de engenharia de transportes e geotécnia da UFMG, Nilson Nunes, explica que aumentar o número de coletivos e de viagens não é solução para diminuir o tempo de espera dos passageiros. Segundo ele, o aumento de ônibus nas ruas só contribui para os congestionamento. "Os usuários, em vez de esperar por muito tempo nos pontos, passam a esperar nos coletivos". (NO)


Fonte: O Tempo


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