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Em Aracaju, Transporte Público e Plano Diretor serão discutidos em debate

terça-feira, 1 de março de 2011

Mesmo após o reajuste da tarifa do transporte coletivo em 7,14%, que elevou a passagem de R$ 2,10 para R$ 2,25 e passou a vigorar no dia 30 de janeiro pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA),estudantes e representantes de movimentos ainda  discutem o tema do transporte coletivo. Na terça-feira, dia 01 de março, o ‘Movimento Não Pago’ realiza um debate sobre o Transporte Público e Plano Diretor.

O evento será realizado no auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS), antigo Centro Federal de Educação tecnológica de Sergipe (CEFET), às 17h, e contará com a apresentação do Movimento Não Pago, seguida de uma explanação sobre o Plano Diretor e suas perspectivas, com o ex-Vereador Goisinho (ex-PT).
De acordo com um dos integrantes do partido, Caio César, o movimento pretende contribuir com o debate aprofundando o tema da mobilidade urbana. “Haverá a apresentação sobre o que é o movimento, além de tratar do plano diretor que será discutido pelo ex-vereador do PT que durante o mandato debateu sobre a licitação do transporte na capital”, diz.

Ainda segundo Caio César, o Movimento está vendo a possibilidade de se realizar uma audiência pública com os vereadores e com o Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, para debater a política de transporte coletivo. “Alguns vereadores se manifestaram interessados pelo nossa ideia”, informa o integrante, que convida a população a participar do debate.

Fonte: Infonet

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Corredor exclusivo de ônibus em Copacabana reduz o trajeto em 16 minutos

Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2010. Neste dia, a prefeitura do Rio de Janeiro ainda não tinha inaugurado o corredor exclusivo para ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma das mais movimentadas da zona sul da cidade. A equipe do R7 saiu às 17h48 do início da avenida, na altura da rua Francisco Sá, e chegou ao final da via, próximo à avenida Princesa Isabel, às 18h18. No horário de rush, foram gastos 30 minutos. Após uma semana, com a implantação do BRS (Bus Rapid Service), embarcando e desembarcando exatamente no mesmo ponto de ônibus e horário, nossa reportagem levou 14 minutos.

Quem trabalha com carga e descarga de produtos para o comércio na avenida também não aprovou as novas regras. O ajudante de motorista de caminhão Anderson Jerônimo, de 35 anos, disse que a proibição do serviço na via tem atrasado muito o trabalho dos transportadores de mercadorias.

- Nós temos que ficar dando voltas no quarteirão para encontrar vaga para fazer a descarga dos produtos. Essas novas medidas vão atrasar muito nosso trabalho.

Prefeitura libera uso de baias para desembarque de passageiros de táxis

A Secretaria Municipal de Transportes informou semana passada que o uso das baias (recuos nas calçadas) situadas do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana está permitido apenas para o desembarque de passageiros de táxis. O embarque deverá continuar a ser feito no lado esquerdo da via e nas ruas transversais.

As normas de circulação dentro do corredor preferencial de ônibus permitem aos veículos trafegar dentro da faixa azul para executar o giro à direita ou acessar as garagens. Para a secretaria, as baias equivalem a garagens e não interferem na fluidez do tráfego, seja no corredor dos ônibus seja do lado esquerdo.

BRS vai chegar à rua Barata Ribeiro no próximo mês

O trabalho de asfaltamento da rua Barata Ribeiro, também em Copacabana, está quase terminando. Vários trechos que estavam interditados no início desta semana já foram liberados. As faixas azuis à direita da rua já foram pintadas. Agora só faltam os ajustes finais nos pontos de ônibus para a implantação do BRS na via.

Por enquanto, continua proibido o estacionamento à esquerda da Barata Ribeiro. A Secretaria Municipal de Transportes informou que a regra para a parada de veículos será a mesma da avenida Nossa Senhora de Copacabana. Será permitido estacionar das 21h às 6h nos dias úteis; a partir das 14h aos sábados; e por 24h nos domingos e feriados.

Fonte: R7.com


Os passageiros e motoristas dos coletivos ganharam mais tempo, mas quem anda de carro está enfrentando dificuldade. O representante de laboratório João Vitor Gonçalves, de 32 anos, disse que o trânsito ficou mais congestionado após a implantação da faixa exclusiva para ônibus.

- Estamos demorando muito mais para atravessar a avenida Nossa Senhora de Copacabana do que antes. Esta faixa só melhorou mesmo para quem anda de ônibus.

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Reforço de viagens e seguranças no metrô do Recife para o Galo da Madrugada


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos/Superintendência de Trens Urbanos do Recife CBTU/Metrorec preparou um esquema especial de operação para o dia do Galo da Madrugada, no próximo sábado (05), quando há um aumento considerável no fluxo de passageiros pelas estações do metrô do Recife. A linha centro funcionará com 16 trens, já a linha sul contará com quatro trens.

Com o reforço, o intervalo das viagens diminui. Na linha centro, o intervalo será de quatro minutos no trecho Recife – Coqueiral e oito minutos no trecho Coqueiral - Camaragibe. Na linha sul, o metro fará viagens a cada 12 minutos. Além deste reforço, ainda haverá a contratação de mais funcionários para trabalhar durante o sábado de Zé Pereira.

A segurança do Metrô será ampliada com a contratação de 246 funcionários e o auxílio de policiais militares. Na estação Recife, serão colocadas 18 bilheterias na área externa. O acesso será pela rua Floriano Peixoto e a saída pelo Terminal Integrado do SEI. Ainda ficarão a disposição 115 técnicos de manutenção.

A CBTU/Metrorec lembra aos usuários que não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas estações e trens, bem como a condução de recipientes de vidro ou lata nas dependências do metrô. O transporte de grandes volumes como, carros de mão, carroças, grandes isopores e bicicletas, será proibido durante o Carnaval.




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Governo SP investirá R$ 300 milhões em Itaquera

A presidente Dilma Rousseff está confiante: se depender dela, a partida de abertura da Copa do Mundo será em São Paulo. E no estádio do Corinthians, em Itaquera. Ontem, a presidente, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, se reuniram na sede da Presidência em São Paulo, na Avenida Paulista, para discutir os planos para a construção do estádio para 2014. Após o encontro, Orlando Silva disse que as garantias dadas pelo governador e o prefeito em relação ao estádio deixaram Dilma satisfeita.

De acordo com Kassab, se o Ministério Público resolver todas as pendências burocráticas com relação ao terreno, as obras em Itaquera serão iniciadas no fim do mês de abril.
"Podemos afirmar hoje que, inquestionavelmente, teremos a abertura da Copa do Mundo em Itaquera, no Estádio do Corinthians", disse Kassab. "Falo como engenheiro e um pouco como prefeito: concluída a negociação com o Ministério Público - que, esperamos, seja em três, quatro semanas - faremos o edital imediatamente. Estamos falando em final de março, mês de abril", diz o prefeito. "Até o final de abril, poderemos sim, dar condições ao Corinthians de começar a construção do seu estádio."


Orlando Silva, afirmou que, pelo menos na cabeça da presidente, não há hipótese de o jogo de abertura da Copa ser feito em outro lugar. "Para Dilma, é em São Paulo." Segundo o ministro, a cidade tem todas as condições necessárias para abrigar o evento, como rede hoteleira, qualidade dos serviços. Faltava resolver a questão do estádio.

Segundo Kassab, na próxima semana deverá ser assinado o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre Corinthians, prefeitura e MP. "Vamos deixar claro as contrapartidas do Corinthians para a cidade de São Paulo, por ser a construção em um terreno de área pública."
A questão financeira, de acordo com o prefeito, está equacionada. "Já temos por parte do BNDES o sinal verde para o financiamento daquela verba de R$ 400 milhões para a construção do estádio", diz Kassab. 
"O secretário Marcos Cintra (Desenvolvimento Econômico e do Trabalho) vai publicar o edital que irá viabilizar os recursos restantes para o estádio, recursos que serão do Corinthians porque estão vinculados ao empreendimento. Não é um recurso público até porque a cidade e a região permitem investimentos."

Alckmin anunciou que o projeto arquitetônico do estádio está aprovado e o governo promete investir pesado no sistema de trens e metrô uma vez que as linhas em Itaquera já existem. "Teremos metrô (com intervalos) de 90 segundos e trem a cada 4 minutos. Serão R$ 300 milhões que o governo vai investir."

Kassab admitiu existir a possibilidade de o Itaquerão não ficar pronto para a Copa das Confederações, em 2013. "O esforço será grande, mas caso os jogos não ocorram no estádio do Corinthians, teremos o próprio estádio do Morumbi e a arena do Palmeiras, que estará concluída."


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Subsídio a empresas pagaria 16 corredores de ônibus em São Paulo



Fonte: eBand

Apesar do reajuste de 11% na tarifa, aplicado em janeiro, o sistema de ônibus da cidade de São Paulo continua operando no vermelho. No ano passado, a prefeitura gastou R$ 660 milhões para subsidiar as empresas de ônibus. A quantia seria suficiente para cobrir os custos de 16 corredores exclusivos iguais ao da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, anunciado recentemente pela gestão Gilberto Kassab (DEM).

Com três quilômetros de extensão, o corredor terá um custo de R$ 40 milhões. Segundo a prefeitura, o subsídio serve para cobrir a gratuidade de passagens deidosos, portadores de deficiência e a meia passagem de estudantes.

Esse ano, mesmo com o reajuste da tarifa acima da inflação, os gastos devem aumentar ainda mais. No Orçamento 2011, a prefeitura reservou R$ 743 milhões para subsídios, um aumento de 12,5% em relação a 2010.

Somando o valor gasto nos últimos cinco anos (2007-2011), chega-se à astronômica quantia de R$ 3,22 bilhões. É o mesmo montante que o governo estadual pretende gastar no projeto do monotrilho que ligará o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi, num traçado de 21,5 quilômetros.

Em 2010, foram gastos R$ 660 mi em subsídios para ônibus da capital. Além de compensar as empresas, a prefeitura também é responsável por bancar melhorias no sistema, como reformas nos terminais e pontos. Em vários outros municípios, os contratos de concessão preveem que as empresas tenham de investir na infraestrutura.

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Em Campo Grande, Usuário poderá recarregar cartão do ônibus como é feito para celular

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur) lançaram na manhã de hoje (28), o novo sistema de recarga do passe eletrônico.

A partir de hoje, 850 postos de vendas, entre eles bancas de jornal, conveniências, farmácias, supermercados e outros estabelecimentos estarão aptos a fazerem a recarga do cartão eletrônico de passe, de acordo com a necessidade do usuário. O lançamento do sistema aconteceu no auditório do Sebrae e contou com a presença do prefeito Nelson Trad Filho, do diretor da Assetur, João Rezende Filho; do diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação Agereg), Marcelo Bomfim do Amaral; do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo de Paula Aquino e do vereador Airton Saraiva.

Segundo o presidente da Assetur, João Rezende, a partir desta segunda-feira, todas as regiões passam a contar com pontos de recarga. “Firmamos um convênio com a empresa que comercializa créditos de recarga para celular. A recarga é feita da mesma maneira. E num prazo de cinco minutos até 24 horas, o crédito já estará disponível naquele número de identificação do cartão. É mais uma opção e facilidade para o usuário do transporte coletivo”, explicou Rezende.

Atualmente, 50 pontos na cidade fazem esse tipo de operação em cartões de passe eletrônico, incluindo os terminais de transbordo. A Internet, por meio do site da Assetur é mais uma opção. No endereço eletrônico, é possível, inclusive, solicitar o envio do cartão para a residência do cidadão.

O prefeito da Capital ressaltou que a medida atende às expectativas do Ministério Público. “O MP confia na administração pública da nossa cidade e sabe que não medimos esforços para melhorar os serviços neste sentido. No caso do cartão eletrônico, toda e qualquer ferramenta criada neste contexto tem focado a retirada da moeda de circulação dentro dos ônibus. Isso vai eliminar os assaltos, uma vez que o bandido souber que ali não tem dinheiro. Vai acabar com a violência e gerar segurança para quem precisa desse tipo de transporte”.

Ao comentar que atualmente 100% do transporte coletivo de Campo Grande estão integrados, Nelsinho lembrou que Campo Grande foi a primeira cidade no País a receber a aprovação do Pró-Transporte. “O que podemos buscar de recursos para melhorar a vida do usuário está sendo feito. Temos a preocupação de melhorar os terminais, de otimizar o tempo de quem utiliza o ônibus. O usuário do transporte coletivo também será contemplado pelo Pró-Transporte. Esse dinheiro, são R$ 58 milhões que já estão no caixa da prefeitura, vai garantir que até o final da minha gestão, 98% das linhas onde circulam os ônibus por toda a cidade estejam pavimentadas”.

Hoje, são aproximadamente 500 veículos do transporte coletivo operando com 170 linhas. Deste total, 80% são adaptados para os portadores de necessidades especiais. Grande parte da frota conta com monitoramento feito por câmeras de segurança. Além disso, uma parceria com a TVOn oferece entretenimento e informação durante o trajeto para quem percorre a cidade dentro dos ônibus.

Melhorias

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior, o usuário do transporte coletivo tem sido uma das prioridades da atual gestão. Até 2012, a Prefeitura vai buscar minimizar a lotação nos veículos, principalmente em horários de pico. “Temos essa preocupação. Com toda essa inovação acontecendo: passe eletrônico, nova frota, monitoramento, entretenimento, precisamos focar no que o usuário reivindica e buscar soluções. Já existe a intenção de ampliar a frota nos horários de pico, para minimizar a lotação e garantir conforto para quem utiliza esse meio”, antecipou.

Outra medida que a Prefeitura deverá adotar, até o próximo ano, é um sistema de informação ao usuário. “Estudamos a implantação de painéis informativos em locais estratégicos, onde o usuário saberá qual o tempo de espera de determinada linha e informações que vão facilitar a vida dos usuários no dia a dia. Para quem vive na correria, esse tipo de informação é importante”, ressaltou Rudel.

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Em Uberlândia, Obras dos corredores de ônibus começam em abril

A Prefeitura de Uberlândia deve iniciar em abril as obras que vão viabilizar a instalação de novos corredores de ônibus. A previsão é de que a licitação seja concluída este mês. Ao todo serão quatro corredores ligando bairros das regiões leste, oeste, norte e sul ao Centro da cidade.

Além dos corredores e drenagem nos bairros, três viadutos serão construídos dentro do pacote de obras, nomeado pela prefeitura de Uberlândia Integrada. De acordo com o prefeito Odelmo Leão, um empréstimo de R$ 100 milhões já foi solicitado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Ainda não tivemos resposta, mas não vamos ficar dependentes desta verba. Temos apoio do Estado e vamos investir recursos próprios”, afirmou. A prefeitura já recebeu mais de R$ 50 milhões do Estado e investiu outros R$ 50 milhões em obras viárias realizadas em toda a cidade.

O viaduto da avenida João Naves de Ávila, que já está em andamento, deve ser entregue até o fim de agosto. O corredor João Naves de Ávila será estendido. A intenção é que a via chegue ao novo Campus do Glória, da Universidade Federal de Uberlândia, e ao Entreposto da Zona Franca de Manaus. Ainda no setor leste, será implantado um novo corredor na avenida Segismundo Pereira, ligando bairros como Sucupira, Morumbi, São Francisco, Dom Almir e Prosperidade à região central.

O viaduto da Nicomedes Alves dos santos com a Rondon Pacheco vai possibilitar a implantação do corredor sul. O prefeito afirmou que será necessário desapropriar imóveis no entorno onde será erguido o viaduto. “Ainda não sabemos quantos. Estamos em fase de levantamento. Vamos negociar de forma amigável porque precisamos construir o viaduto”, disse Odelmo Leão.

As zonas oeste e norte também vão receber corredores. O corredor oeste será divido em dois eixos: um no Canaã e outro no Luizote, que inclui a construção de um Terminal no bairro Jardim Patrícia. O corredor norte será implantado na avenida Monsenhor Eduardo.

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Nove empresas vencem licitação do transporte coletivo de Manaus


Via Verde Transportes Coletivos de Rio Branco, uma das vencedoras

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), anunciou na manhã desta segunda-feira (28) o término da licitação do transporte público. As nove empresas que concorriam no certame e venceram a disputa devem começar a operar em 60 dias. O valor do investimento no sistema deve chegar a R$ 5 bilhões de reais.

Das nove empresas ganhadoras no processo licitatório, três já atuam na capital. São elas: Via Verde Transportes Coletivos, City Transportes LTDA e Auto Ônibus Líder LTDA. Além dessas, foram aprovadas também a Viação São Pedro LTDA, Expresso Coroado LTDA, Rondônia Comércio e Extração de Minérios LTDA, Viação Nova Integração LTDA, Transtol Empresa de Transporte Coletivo Toledo LTDA e GNZ Empreendimentos e Participações LTDA. Esta última foi a única a concorrer em dois lotes no edital.

Com a nova frota, mais de 1,6 mil novos ônibus devem fazer parte do novo sistema, totalmente desvinculado do atual consórcio. Segundo o prefeito, a licitação prevê mais 858 coletivos, além de 330 ônibus já adquiridos pelo Executivo Municipal. Diferente do atual consórcio, onde o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (Sinetran) controla as frotas, as empresas ficarão responsáveis individualmente por seus lotes.

A previsão é que os ônibus comecem a atuar na cidade entre os meses de Maio e Junho, o que, segundo o superintendente Municipal de Transportes Urbanos Marcos Cavalcante, dependerá da logística. “Não adianta falar que os ônibus estarão aqui nessa data, por que depende da logística. Temos que transportar ônibus de balsas, e isso é uma conversa que ainda teremos com os empresário” disse.

De acordo com Amazonino, a tendência após a nova frota da cidade chegar é a exclusão dos alternativos e executivos. “Hoje eles operam como quebra-galho", afirmou o prefeito.

Novas Licitações
Cavalcante frisou que os atuais sistemas Executivos e Alternativos poderão passar por nova licitação. “Precisamos fazer um planejamento. E a empresa responsável definirá se devemos diminuir a frota, aumenta ou quem sabe retirar de circulação” comentou. Caso haja essa nova licitação a tarifa desses executivos e alternativos será diferenciada para não competir com o transporte público.

Atual sistema
Terminada a licitação do transporte público, as empresas que já atuam no sistema e que não participaram do processo e/ou perderam durante as etapas serão autorizadas para atuar até a chegada da nova frota.

Questionado sobre uma possível greve dos rodoviários, Marcos Cavalcante descartou a paralisação. “Queremos fazer uma transição nesse sistema de maneira amigável. Os rodoviários sabiam o que o edital previa. Por isso é provável que as empresas vencedoras absorvam os trabalhadores das outras empresas”, destacou. (LB)



Fonte: Portal Amazônia

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