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Em Santos, Ciclovias da Ana Costa e Canal 1 estão em estágio avançado

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A construção de sete quilômetros de ciclovias nas avenidas Ana Costa e Pinheiro Machado (Canal 1), segue dentro do cronograma, com 65% do trabalho concluído. Depois de pronta, o município passará a contar com 28 km de malha cicloviária. Isso significa mais segurança aos ciclistas, motoristas e pedestres, além de melhor fluidez e redução de conflitos no trânsito.

Na Avenida Costa, os serviços se concentram entre as ruas Espírito Santo e Pedro Américo. Ali está sendo feita a concretagem das pistas. No total a obra terá 3,5 km, da Avenida Rangel Pestana até a praia.

No momento, o trecho disponível situa-se entre a Rangel Pestana e a Espírito Santo, onde os ciclistas já circulam. "Falta apenas a sinalização de solo e semafórica", disse o arquiteto Ronald Couto Santos, da Siede (Secretaria de Infraestrutura e Edificações).

O projeto contemplou a preservação das 294 palmeiras imperiais, bem como a ampliação da área ajardinada em 11 mil m² de grama e implantação de rampas e de piso tátil nas travessias, facilitando a circulação de pessoas com deficiência. "Na semana que vem iniciaremos os trabalhos no canteiro central, entre a Francisco Glicério e a praia", explicou Ronald, lembrando que a prefeitura também finalizou os serviços na ciclovia da Avenida Francisco Manoel, que faz a ligação entre a Ana Costa e Cláudio Luiz da Costa.

Pinheiro Machado
As obras da ciclovia do Canal 1 também estão sendo intensificadas com várias frentes de trabalho. A pista no trecho que vai da Claudio Luiz da Costa com o canal 1 até próximo da via férrea (proximidades da Francisco Glicério) está praticamente concluída. Restam alguns detalhes de acabamento.

Os trabalhos se concentram em alguns cruzamentos com a readequação do traçado geométrico das cabeceiras dos canais, recuperação de calçadas, instalação de rampas de acesso, piso tátil, e de guarda-corpo junto às muretas, que estão sendo reconstruídas. "O projeto prevê ainda ampliação da área ajardinada com grama e plantação de árvores (ipê roxo), além de pintura e sinalização", afirmou o arquiteto Glaucus Farinello, da Siedi.

A ciclovia é dividida em dois segmentos: um começa na Claudio Luiz da Costa com Canal 1 até a Rua Carlos Gomes (sentido Centro-praia) e a outro da Carlos Gomes até a linha férrea (direção praia-Centro).

Depois de terminadas, ambas as faixas vão se interligar ao sistema de ciclovias da praia, Francisco Glicério e Waldemar Leão. Os recursos das obras são provenientes do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) e atingem R$ 1.839.124, 54 (Ana Costa) e R$ 3.387.914, 84 no Canal 1.


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Parte dos ônibus que circulam por Copacabana terá itinerário reduzido

RIO - Com a implantação do Bus Rapid Service, o BRS (serviço rápido de ônibus) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no sábado, parte da frota de cada uma das 64 linhas e seus serviços (variantes que têm o itinerário ampliado) que trafegam na via terá o trajeto reduzido. O vice-presidente da Rio Ônibus (sindicato das empresas de ônibus da capital), Otacílio Monteiro, informou que alguns coletivos farão o retorno na Avenida Prado Júnior (Copacabana) e outros, na Gávea. O número de veículos que fará o itinerário parcial, deixando de passar por Copacabana, variará por linha. Mas todos eles, garantiu Otacílio, estarão sinalizados:
— Teremos ônibus que vão virar circulares — explicou.

Diferente do que chegou a ser divulgado anteriormente, a Secretaria municipal de Transporte informou nesta terça-feira que não haverá redução de linhas, mas de frota. O número de veículos por hora, nos horários de pico, é que diminuirá de 419 para 320 (24%). Com isso, o órgão pretende aumentar de 13 para 24 quilômetros por hora a velocidade dos coletivos.

Outra novidade que virá junto com o primeiro BRS é a transformação dos 22 serviços em linhas, que ganharão um número. É caso da 125 (Central-General Osório): o seu serviço até o Horto vai virar a linha 124.

Todos os 15 pontos ao longo da Nossa Senhora de Copacabana— a informação inicial era que seriam 18 — ganharão um nome, a exemplo das estações do metrô, e terão identidade visual própria. Os ônibus que passam por Copacabana serão reunidos em três grupos.

Na frente dos ônibus, haverá um adesivo com a sigla BRS e um número, correspondente aos pontos na via. Com seis paradas, as 15 linhas BRS 1 são as do consórcio Intersul (cor amarela) que ligam a Zona Sul ao Centro: a 119 (Praça Quinze-Copacabana) e a 154 (Central-Ipanema), por exemplo. Também com seis paradas, as 28 linhas BRS 2 interligam bairros dentro do consórcio Intersul: a 415 (Usina-Leblon) e a 464 (Maracanã-Leblon) estão entre elas.

Com três paradas, as BRS 3 são operadas pelos consórcios Internorte (cor verde), Santa Cruz (Vermelha) e Transcarioca (Azul). Estes pontos ficarão próximos às estações do metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde.

Veículos escolares poderão parar nas faixas de ônibus
Segundo a Secretaria de Transportes, veículos de transporte escolar poderão parar nas faixas exclusivas para ônibus, embora devam trafegar pela esquerda. Já carros, táxis, vans e caminhões estão autorizados tão somente a entrar em garagens ou dobrar à direita: os que rodarem por mais de uma quadra no corredor dos coletivos serão multados por radares.


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Mobilidade urbana está condicionada à integração ao metrô, Segundo governador da Bahia

Metrô de Salvador é um dos mais problemáticos do Brasil
Em seu programa semanal de rádio desta terça-feira (15), o governador Jaques Wagner é enfático ao relacionar os projetos de mobilidade do transporte urbano de Salvador aos investimentos para a Copa do Mundo de Futebol 2014: “a participação do Estado só existirá, condicionada à integração do sistema ônibus, à nova mobilidade urbana e ao metrô - que precisa ser completado, porque nós não podemos ter um metrô incompleto, como até hoje ele está”.
As obras da Arena Fonte Nova também são destacadas pelo governador, bem como a vinda do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na próxima sexta (18), para o lançamento da campanha contra a dengue no estado da Bahia. “Tenho certeza que ele continuará olhando para a saúde pública baiana”. Wagner lembra que a dengue também depende da consciência de cada um para evitar a proliferação do mosquito.
Jaques Wagner visitou o canteiro de obras da Fonte Nova na sexta-feira passada, acompanhado do ministro dos Esportes, Orlando Silva, e está bem otimista com relação ao andamento dos trabalhos. Ele afirma que Salvador terá um estádio moderno, multiuso e que eventualmente abrigará grandes espetáculos, “à altura de abrigar a abertura da Copa do Mundo”.
O governador ressalta o ritmo acelerado dos trabalhos e o nível de qualidade do projeto da Fonte Nova e afirma que tudo está sendo feito como foi planejado. Wagner informa que não só a mão de obra, mas que 70% do material usado no projeto é adquirido na Bahia. “Essa é uma característica do Governo do Estado que tem resultado em recorde de geração de emprego nos últimos quatro anos e espero que continue nos próximos quatro”.
O legado da nova Fonte Nova para Salvador é outro ponto destacado pelo governador, com relação ao sistema de mobilidade urbana. “Você ajuda o povo, que nem sempre vai poder ir à Copa do Mundo, mas que vem todo dia trabalhar, vindo lá de Pirajá, e você dá uma solução mais definitiva para o tráfego”, enfatiza ao comentar a necessidade de integração do novo sistema com o metrô, independente de ser por ônibus ou por trilhos.


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Zona Norte de Caxias pode ter ampliação do número de ônibus

Devido às reclamações dos moradores do Santa Fé e outros bairros da Zona Norte em relação aos problemas com o transporte público, que incluíam atraso e superlotação dos veículos, a Secretaria Municipal de Trânsito está remanejando a grade de horários da linha.
O diretor-executivo de Transportes, Osvaldo Della Giustina, explica que uma reunião foi feita uma reunião com comunidade, onde ficaram acertadas as mudanças nos horários e a inclusão de mais um ônibus para reforço.
Essas alterações vão ter início no dia 25 de fevereiro.
Osvaldo ainda destaca que a Secretaria está avaliando a situação de outras linhas para que sejam beneficiadas com mais horários e ônibus.
As reclamações em relação ao transporte coletivo na Zona Norte começou no início do ano passado, quando foram retirados os terminais de ônibus que existiam no centro da cidade

Fonte: Caxias 930am

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Motoristas ignoram acesso para deficiente em ônibus

Portadores de necessidades especiais afirmam que não conseguem embarcar em ônibus adaptados porque motoristas das empresas de transporte urbano de Ribeirão Preto não estão treinados para manusear as plataformas de embarque desses veículos.
O estudante de Direito Anderson José da Silva, de 34 anos, que é cadeirante há 10, registrou um B.O. (Boletim de Ocorrência) em dezembro do ano passado, quando um motorista disse que "não poderia fazer nada" para embarcá-lo e seguiu com o ônibus.
"Ele [motorista] simplesmente falou para eu me virar, encontrar um outro meio, porque não sabia como baixar o elevador. É um descaso muito grande com a gente. Nós dependemos do transporte público", diz.
Um cadeirante não leva mais que cinco minutos para embarcar no coletivo. "O elevador de embarque é hidráulico. Não saber operar o sistema demonstra a falta de instrução do motorista. Ele, no máximo, irá auxiliar o cadeirante", diz Anderson Silva.
Além da falta de treinamento dos motoristas, os deficientes enfrentam plataformas que não funcionam por questões técnicas.
"Quando isso ocorre, a gente precisa esperar o próximo coletivo. Nem sempre temos garantia que vamos chegar ao compromisso no horário marcado", diz outra cadeirante, que não quis se identificar. Ela sempre embarca na Praça das Bandeiras, no Centro.
O Ministério Público Estadual pretende investigar o caso e apurar as reclamações dos cadeirantes.
As três empresas de transporte coletivo urbano de Ribeirão mantêm, juntas, 85 ônibus adaptados para deficientes, o que representam pouco mais de um quarto da frota de 330 veículos.
O assessor especial da Transurb (Associação das Empresas), Marcelo Rosa, nega que haja falta de treinamento.


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Governo Federal lança hoje PAC para o transporte público urbano e Mobilidade das Grandes Cidades

O governo federal vai lançar amanhã (16) o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade das Grandes Cidades, que reúne um conjunto de ações para melhorar os sistemas de transporte público coletivo nos grandes centros urbanos. O plano pretende apoiar projetos como a implantação de corredores exclusivos de ônibus, do ônibus rápido articulado e do veículo leve sobre trilhos (VLT).

O plano será comandado pelo Ministério das Cidades e prevê investimentos de R$ 18 bilhões em 24 cidades, entre 2011 e 2014. Do total de recursos, R$ 5 bilhões são da União e o restante, de investimentos privados. O lançamento do programa será às 11h, no Palácio do Planalto.

Da Agência Brasil

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