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Zona Sul e Zona Leste de São Paulo brigam por investimentos em transporte público

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A realização de jogos do Mundial de 2014 em São Paulo virou um quebra-cabeças cada vez mais difícil de montar. A cidade segue sendo a única entre as sedes que não tem definido um plano de ação para o evento. Embora tudo indique que o anunciado novo estádio do Corinthians será o palco dos jogos na capital, as indefinições que cercam o início do projeto começam a inquietar quem acreditava que esse assunto estivesse resolvido.

O lançamento do edital para construção da Linha Ouro do Metrô, que ligará a estação São Paulo-Morumbi ao Aeroporto de Congonhas e à Linha Azul, Norte-Sul, até 2013, é um elemento a mais a lançar dúvidas se essa disputa está de fato ganha pelo Corinthians ou se ainda há possibilidade de o São Paulo virar o jogo.

Afinal, a construção da nova linha revela que o governo estadual não abriu mão de seu projeto original de melhorias na cidade. Ele foca a Zona Sul, onde está localizado o estádio do Morumbi – que foi descartado pela Fifa para o Mundial –, e não a Zona Leste, onde será erguida a Arena Corinthians. E era parte do pacote de argumentos apresentado à Fifa em favor do Morumbi.

A justificativa do governo é que a ligação do Aeroporto de Congonhas à malha metroviária e à Linha Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já fazia parte do plano de expansão e de integração do transporte público. Seria feita com ou sem Mundial em São Paulo. Ela terá um total de 18 estações e 21,5 quilômetros de vias elevadas, pelas quais correrão 28 trens do tipo monotrilho transportando cerca de 230 mil passageiros por dia.

O nome da construtora responsável pela construção da Linha Ouro será conhecido no dia 18 de novembro, quando serão abertos os envelopes contendo as propostas das concorrentes. A obra será iniciada tão logo seja conhecido o vencedor.

Enquanto a Zona Sul aumenta as suas credenciais para vencer as resistências da Fifa e ainda atrair o Mundial, a Zona Leste corre contra o tempo para angariar apoio e seduzir o poder público a investir na melhoria de sua infraestrutura. Ainda dá tempo de fazê-lo. Resta saber se existe vontade política para isso.

Fonte: De olho em 2014
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Rio de Janeiro e seu BRT

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte público inovador, ambientalmente limpo e de alta capacidade, que opera em vias segregadas, levando a qualidade do transporte sobre trilhos para o transporte viário. O sistema, originalmente desenvolvido no Brasil, é utilizado atualmente em várias cidades no mundo, entre elas Pequim (China), e se mostrou eficiente em corredores de alta demanda ao redor do mundo.
De acordo com uma análise conduzida pela Federal Transit Administration (EUA, 2006), a relação custo-benefício do sistema BRT é considerável (de 10 a 14% do investimento para um sistema viário semelhante de alta capacidade). O Brasil possui extensa experiência no planejamento, construção e operação do BRT.
Para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, serão construídos três sistemas BRT, conectando as zonas sul e norte da cidade à região da Barra da Tijuca, nas seguintes linhas:
  • Corredor T5: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, localizado em uma conexão rodoviária de 28 km, com quatro pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Norte à Barra da Tijuca.
  • Barra – Zona Sul: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, em um trecho de 29 km com duas pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Sul à Barra da Tijuca.
  • Ligação C: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, situado no canteiro central de uma rodovia de 15 km, com seis pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Oeste à Barra da Tijuca.
Fonte: Portal da Transparência
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Obras de mobilidade preparam Salvador para a Copa do Mundo 2014

Com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e capacitar a cidade para sediar a Copa de 2014, o governo do Estado vem investindo em diversas obras de mobilidade urbana. Após dois anos do início das obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a população de Salvador já sente as melhorias no tráfego, principalmente após a liberação do conjunto de viadutos na Rótula do Abacaxi.

Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Via Expressa tem como objetivo a ligação direta entre o porto e a rodovia BR-324, facilitando o trânsito de veículos de cargas entre os dois pontos, como também o descongestionamento de áreas críticas da cidade.

Com investimentos de R$ 400 milhões, a obra da Via Expressa foi dividida em sete etapas e seu projeto inclui 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e uma ciclovia. A obra, porém, não se ateve apenas à questão da trafegabilidade e, por ser de caráter tão abrangente, as nuances ambientais, sociais e paisagísticas foram detalhadamente analisadas.

Outra grande obra de mobilidade urbana é o corredor exclusivo BRT Aeroporto/Acesso Norte. O recurso para a obra já foi garantido com o investimento de mais de R$ 570 milhões, sendo aproximadamente R$ 542 milhões, sob a forma de financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS, e R$ 28,5 milhões de contrapartida do governo do Estado.

Já foram garantidos também os recursos para a requalificação do entorno da Arena Fonte Nova. “A partir desses contratos vamos implantar viadutos e alças no entorno do estádio, além de criar rotas de pedestres com acessibilidade universal, facilitando o trânsito de pessoas e veículos na região”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

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Em Natal, Ônibus do Papai Noel retoma atividades

A Viação Noiva do Mar, dando continuidade ao seu projeto de responsabilidade social "Ônibus do Papai Noel", retomou suas atividades. O projeto que a empresa desenvolve há seis anos, tem como objetivo proporcionar momentos de alegria e diversão aos seus participantes, além de resgatar o espírito natalino da sociedade.

A programação do Ônibus na última sexta-feira foi a de atender as crianças da Creche Mansão da Paz, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Garcia e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Revocata Heloisa de Mello.
Segundo o gerente geral da Noiva do Mar, Eduardo Freitas, o Ônibus deste ano será todo iluminado, além de sua decoração interna e externa com motivos natalinos. "O projeto é um sucesso em todos os natais, no ano passado  atendeu por volta de sete mil pessoas, e a cada ano que passa esse número se mostra cada vez mais expressivo", completa
Freitas.

O Ônibus do Papai Noel realiza um trabalho assistencial nessa época do ano, levando a todas as pessoas que solicitam o seu serviço, para um passeio pela cidade, na companhia do Papai Noel, que é o próprio motorista do veículo, e da sua equipe composta por uma Mamãe Noel e um duende. O serviço é gratuito.
Assim, o ônibus atende às creches, às entidades, às escolas, às associações de bairros, aos hospitas, aos grupos de igrejas, entre outros.  Para solicitar o serviço do Ônibus, os interessados devem ligar para o número (53) 3293 4500, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h e verificar a disponibilidade do veículo.

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Em BH, Velocidade média dos ônibus cai a cada ano

domingo, 5 de dezembro de 2010

Um levantamento divulgado ontem pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) confirma o que os moradores da capital sentem, todos os dias, ao saírem de casa, seja utilizando o transporte coletivo ou em carro próprio. Estamos caminhando para o caos, com um trânsito cada dia mais lento. De 2002 para cá, segundo os dados da BHTrans, a velocidade média dos ônibus, no centro da cidade, nos horários de pico, caiu 55%.

Há oito anos, os coletivos trafegavam a cerca de 20 km/h. Hoje, não passam de 9 km/h, nos horários de trânsito mais intenso. Fora do pico, a velocidade média dos ônibus passa para 16 km/h. Apesar de mostrar apenas a velocidade dos ônibus, o diagnóstico da BHTrans é um "termômetro" de como anda o desempenho do trânsito na cidade.

Os números foram apresentados pelo presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, durante o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. "Não podemos ter a ilusão de que as obras viárias solucionarão o problema do trânsito na cidade. Estamos tentando criar um sistema de ônibus que atraia a população para o transporte público. Temos que dar agilidade ao transporte público e o BRT (ônibus rápido) será um dos nossos caminhos para combater os congestionamentos, que estão cada dia piorando mais", reconheceu.

O impressionante crescimento da frota de carros é uma das explicações para a mobilidade precária na capital. Enquanto a população cresceu 6% em 11 anos, esse mesmo índice foi alcançado anualmente pelos veículos, desde 2000. Belo Horizonte tem atualmente 1,3 milhão de carros para uma população de 2,3 milhões de habitantes. É o mesmo que dizer que existe um carro para cada 1,5 morador da cidade.

A partir de 2011, conforme a BHTrans, 40 km de linhas do BRT começarão a ser implantadas. As avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Cristiano Machado, Pedro II, Carlos Luz e algumas da área central terão prioridade.

Fonte: O Tempo
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Em Feira de Santana, Transporte coletivo passa por vistorias

Mais 25 veículos da frota do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana passam por vistoria neste domingo (5), no pátio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O trabalho anual teve início dia (27) e deve ser concluído até 19 de dezembro. No último final de semana foram vistoriados 64 ônibus e 44 micro-ônibus. Já as vans alimentadoras estão sendo vistoriadas de segunda à sexta-feira.

A avaliação é feita em toda a parte elétrica, mecânica e estrutural do veículo, considerando as condições de conforto, segurança e regularidade do transporte de passageiros.

Cezar Aguiar, engenheiro mecânico da SMTT, informa que os problemas mais comuns estão relacionados a parte elétrica, a exemplo de lâmpadas queimadas ou quebradas; no limpador de párabrisa e tacógrafo (regulador de velocidade).

“Quando qualquer problema é apresentado oferecemos um prazo de 5 a 15 dias para que seja resolvido e o veículo retorna para nova vistoria. Em casos mais sérios, como encontramos um braço de direção danificado, é conduzido de imediato para a garagem para ser resolvido”, disse.

Ao todo deverão passar por vistoria 207 ônibus e micro-ônibus e 55 vans alimentadoras. Os responsáveis pelas prestadoras de serviços devem se dirigir ao Departamento de Transportes Públicos apresentando cópias e originais do CRV, CRLV, seguro de terceiros (materiais e pessoais), certificado de dedetização, certificado de inspeção do tacógrafo. As informações são da Secom.

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