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Corredor de ônibus causará mudanças em ruas do Centro de Blumenau

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As mudanças no trânsito do Centro de Blumenau com a implantação dos corredores de ônibus não ficarão restritas à Rua 7 de Setembro, que irá receber a faixa exclusiva. Motoristas que trafegarem nas imediações da Rua Floriano Peixoto e Alameda Rio Branco terão que se acostumar com novos sentidos nas vias. As alterações, sob responsabilidade da Secretaria de Obras, deverão ser concluídas até o dia 5 de dezembro, data prevista para a inauguração do primeiro corredor exclusivo de ônibus.

Três ruas da região receberão camada asfáltica: Floriano Peixoto, Eng. Rodolfo Ferraz e Thomé Braga. Segundo o secretário de Obras, Alexandre Linhares Brollo, todo o trecho será sinalizado. A Rua Rodolfo Ferraz terá mão-inglesa e a Rua Floriano Peixoto, após o cruzamento com a Hermann Hering, será mão única no sentido Centro-Bairro. As mudanças também prevêem a retirada da primeira rotatória da Alameda Rio Branco.

Fonte: ClicRBS
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Dist. Federal: Passagens de ônibus podem sofrer aumento de até 20%

O GDF havia prometido que tarifas dos microônibus que são atualmente de  R$ 1,50 custariam R$ 2, só que o trato não foi cumprido e as contas das cooperativas estão no vermelho. A passagem cobrada pelo transporte público em Brasília não tem aumento há cerca de três anos.

O presidente da Cooperativa de Ônibus e Microônibus afirma que a frota foi comprada 100% zero quilômetro, havendo um investimento alto na compra dos veículos. As dívidas que chegam a R$ 2 milhões já foram negociadas algumas vezes.

Os empresários do transporte convencional também alegam estar no prejuízo, os salários dos motoristas e cobradores aumentaram 46%.  Enquanto o preço da passagem se manteve estável.

Segundo o DFTrans, para que os problemas sejam resolvidos seria necessário um reajuste de 20% nas tarifas. Por exemplo, as passagens de R$ 3 passaria para R$ 3,60.

A proposta vai ser encaminhada ao governador, Rogério Rosso, que afirmou que não deverá aumentar as tarifas antes de conversar com o governador eleito , Agnelo Queiroz
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Carioca gasta em média uma hora e meia dentro do transporte público

A velocidade com que as mudanças nas grandes metrópoles ocorrem aumenta em ritmo cada vez mais acelerado. Em 2009, a população carioca contava com 6,186 milhões de moradores, 4,9% acima do número de habitantes de 2001, quando a cidade contabilizava 5,897 milhões de habitantes. Enquanto o número de pessoas subiu quase 5%, a quantidade de veículos que circulam pelo município subiu 33%, alcançando 2,252 milhões - um para cada grupo de 2,75 cariocas.

Os dados da Pesquisa de Percepção 2009 do movimento Rio Como Vamos (RCV), feita pelo Ibope, revelam claramente que falta um plano governamental que controle – ou pelo menos crise mecanismos que regulem – o crescimento da cidade.

Um dos dados que possibilita dizer com propriedade que o Rio necessita de planos que coordenem seu crescimento é justamente o aumento populacional versus o avanço da frota, visivelmente desproporcional.

Esse tipo de cenário faz com que os menos privilegiados enfrentem mais um problema: o tempo médio gasto no trajeto casa-trabalho aumentou para 86,4 minutos, quase uma hora e meia. Quase 5% dos entrevistados alegaram passar mais de duas horas dentro de algum transporte público, majoritariamente, os habitantes que vivem na zona norte da cidade, região com maior defasagem de todos os tipos de transporte onde vivem a população mais carente do Rio.

Transporte versus Olimpíada

Para diminuir esse processo, a prefeitura e o governo do Rio se comprometeram a construir - a tempo da Olimpíada de 2016 - o projeto do BRT (corredor expresso de ônibus) e a linha quatro do metrô – que não ficou pronta para os Jogos Panamericanos de 2007 – finalmente ligando a zona sul à Barra da Tijuca, na zona oeste.

Até as Olimpíadas, o Rio será cortado por três BRTs, e um quarto, na Avenida Brasil, ligará o Centro à Zona Oeste. Em obras, a TransOeste deve ter a etapa Barra-Madureira inaugurada em 2012.

O trecho Barra-Santa Cruz da TransCarioca está atrasado, mas a prefeitura quer entregar a obra até a Copa. A TransOlímpica está prevista também para 2014. Já o BRT da Avenida Brasil não tem cronograma definido.

O sistema BRT transportará 900 mil pessoas ao dia e tornará as viagens mais rápidas. Hoje, da Penha à Barra se gasta 1h36. Pela TransCarioca, serão 47 minutos.

Fonte: R7.com
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Andar de ônibus vai ficar mais caro em Itajaí

Ainda nesta semana, os usuários do transporte coletivo de Itajaí sentirão a diferença no bolso. A prefeitura fixou, por meio de um decreto, o novo valor das passagens de ônibus interurbano no município.
O preço para a compra do vale transporte na hora passará de R$ 2,35 para R$ 2,80. Já na compra antecipada, no sistema do cartão SIM, a passagem custará R$ 2,45. Hoje o valor cobrado é de R$ 2,25. O transporte no Marujinho também foi reajustado. As passagens antecipadas custarão R$ 2,95 e na hora R$ 3,50.
O decreto foi publicado no Jornal do Município no dia 03 deste mês e entra em vigor a partir desta quarta-feira, dia 10. Os valores creditados no cartão SIM antes do dia 10 de novembro não sofrerão o reajuste da tarifa.

Fonte: ClicRBS
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Grande Recife reativa linha que liga São Lourenço ao TIP

Com o início das obras da Arena da Copa, que está sendo construída em São Lourenço da Mata, e o aumento de usuários que moram ou trabalham no entorno da BR-408 e necessitam de transporte público, o Grande Recife Consórcio de Transporte reativou a linha 410-São Lourenço/TIP (Capibaribe). A partir de hoje (08/11), três veículos já estão realizando 31 viagens, com um intervalo de 30 minutos entre um ônibus e outro. A linha está operando com a tarifa “A” (R$ 1,85).

Desativada desde dezembro de 2006 por falta de demanda, a linha voltou a operar para facilitar o deslocamento dos moradores e trabalhadores das comunidades do entorno da BR-408. A linha realiza o atendimento entre as comunidades localizadas na BR até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), sem passar pelo centro da cidade.

Para saber mais informações sobre o itinerário da linha, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Fonte: CGRT
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Tarifa de ônibus em Natal deve aumentar

O aumento da tarifa de ônibus voltou à pauta de discussão da Prefeitura de Natal e poderá ser definido nos próximos dias. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, pretende levar a questão à prefeita Micarla de Sousa (PV) amanhã, quando ela deverá retornar as atividades após viagem particular. Fernandes teve uma reunião na sexta passada com o prefeito em exercício, Dickson Nasser (PSB), para tratar do aumento, mas disse que a decisão tomada pelos dois foi de esperar a prefeita retornar para decidir sobre valores e encaminhar o documento que autoriza o reajuste para a publicação no Diário Oficial do Município.

Renato Fernandes lembrou que o aumento está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege a relação entre as empresas e o município. "Era para o reajuste ter sido autorizado desde o dia 1º de junho, data que foi definida pelas duas partes no TAC, mas até agora ele vem sendo adiado", justificou.

Questionado se vem recebendo pressão das empresas de transporte público para autorizar logo o aumento, Fernandes disse que a pressão tem sido "no sentido do cumprimento do TAC". Ele negou que o valor da passagem esteja já definido em R$ 2,30, conforme informações de bastidor. "O valor não está fechado, será decidido com a prefeita e faremos o que estiver ao nosso alcance para que haja o menor impacto possível sobre o valor atual", relatou.

Fonte: Diário de Natal
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