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Em João Pessoa, STTrans amplia faixa exclusiva para transporte coletivo na Capital

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai implantar, a partir da próxima semana, uma área de faixa exclusiva para o transporte coletivo no Centro da Capital, no trecho do Parque Sólon de Lucena até o Viaduto Damásio Franca. A medida visa dar prioridade ao tráfego de ônibus, na região central da cidade, tornando o serviço mais ágil e confortável ao usuário do sistema. Com a mudança, a STTrans busca diminuir os congestionamentos em horários de pico, a partir do disciplinamento e reordenamento do trânsito.

Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, a intenção é disciplinar o tráfego para melhorar o conflito hoje existente entre o anel interno da lagoa e a Avenida General Osório, onde o volume de veículos que circula pelo trajeto é intenso. A sinalização horizontal foi implantada no último fim de semana e os ônibus já passaram a contar com uma faixa exclusiva para eles. No entanto, apenas com a implantação da sinalização vertical, que ocorrerá esta semana, os veículos de passeio terão que se adequar à mudança, deixando de utilizar a faixa exclusiva.

"Os agentes de trânsito passarão este período orientando os motoristas para a mudança que está ocorrendo, para evitar confusões. Por enquanto não podemos fiscalizar a faixa para que ela seja de fato exclusiva dos ônibus porque falta a sinalização vertical, mas o ideal é que os motoristas também já comecem a se adequar à faixa exclusiva", afirmou o chefe da Divisão de Sistema Viário, Sanderson Cesário.

Trecho exclusivo – Para dar mais fluidez às cinco mil viagens, realizadas pelas 92 linhas que circulam diariamente na Capital, a nova área, será ampliada em aproximadamente três quilômetros, na área central, dando continuidade a partir do Parque Sólon de Lucena, no anel interno, seguindo pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá. Após o Terminal de Integração do Varadouro, a faixa exclusiva prosseguirá pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira, até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. As paradas não sofrerão alterações quanto ao local de embarque e desembarque de passageiros.

Sinalização – A sinalização horizontal (marcação, pintura viária e taxões), implantada no pavimento durante o último fim de semana, delimita o trecho de faixa exclusiva dos ônibus e demais veículos nas vias. Falta apenas a sinalização vertical (placas de regulamentação e advertência), que será instalada esta semana.

Nas primeiras semanas da alteração, a Superintendência vai realizar uma avaliação e se houver necessidade poderá efetuar ajustes. Agentes de Trânsito e fiscais de Transporte estarão percorrendo todo o trecho para monitorar, fiscalizar e orientar os condutores.

A STTrans irá comunicar às empresas concessionárias sobre essas mudanças para que os motoristas de ônibus sejam informados e respeitem as faixas exclusivas. "Além de diminuir os transtornos dos congestionamentos, a criação das faixas viabilizará a redução do tempo de viagem dos ônibus, atraindo a população para o uso desse transporte, gerando diminuição da quantidade de veículos nas ruas da cidade", comentou o diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo.

Fonte: PB Agora
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Rio de Janeiro: Hoje (segunda-feira) é primeiro dia útil para uso do Bilhete Único

Nesta segunda-feira, o primeiro dia útil de funcionamento dos quatro consórcios que operam as 735 linhas municipais do Rio, será também a prova de fogo para o Bilhete Único Carioca, que entrou em vigor no sábado. Com o cartão, é possível o passageiro pegar dois ônibus sem ar condicionado, pagando apenas R$ 2,40. O benefício pode representar economia de R$ 1.152 ao ano para quem usa transporte coletivo. Ontem, um terço das linhas não colocou o número mínimo de ônibus nas ruas.

O usuário tem que ficar atento ao tempo limite para o uso do cartão. O intervalo entre o primeiro e o segundo embarques tem que ser de até duas horas. Portadores do Bilhete Único Intermunicipal e do RioCard vale-transporte podem usufruir do benefício também. Esses cartões já estão adaptados para o Bilhete Único municipal.

Quem ainda não tem o Bilhete Único Carioca ainda pode pedir o seu. Para isso, basta fazer o requerimento pela Internet, e cadastrar o CPF em www.riobilheteunico.com.br. O cartão pode ser retirado nas agências do Itaú ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7. Nesse caso, é preciso esperar 48h para usá-lo. A maneira mais rápida de garantir o seu é ir a um dos oito postos espalhados na cidade. Eles funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 18h na Central do Brasil, na Avenida Monsenhor Félix 512, Irajá, e na Praça Armando Cruz, em Madureira.

Sem ônibus suficiente em circulação

No segundo dia de fiscalização após a entrada em vigor das novas regras para o sistema de ônibus do Rio, mais problemas. Fiscais da Secretaria Municipal de Transporte constataram que em 45 linhas — quase um terço das 143 fiscalizadas — não havia o número mínimo de ônibus nas ruas.

Nos trajetos 2015 (Castelo-Leblon), 2017 (Rodoviária-Leblon) e 2019 (Central-São Conrado) o problema foi pior: não havia sequer um coletivo circulando. Esse trajetos são de responsabilidade do consórcio Intersul. Os fiscais, no entanto, só o advertiram.

Até agora, porém, a Prefeitura do Rio não colocou sequer um funcionário para fiscalizar o cumprimento do Código Disciplinar de Transporte, que prevê multas para motoristas que liberem a entrada de camelôs, não parem para idosos e falem ao celular, entre outros casos.

Confira o endereço dos oito postos:
       
CENTRO
R. da Ajuda 5,de segunda à sexta, 8h às 17h30. Central do Brasil, de segunda à sexta, 8h às 18h.
       
ZONA SUL
Rua Dona Mariana 48, Botafogo, de segunda à sexta, das 9h às 16h.
       
ZONA OESTE
Terminal Alvorada, Barra da Tijuca, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Shopping Bangu: de segunda à sexta, mesmo horário e sábado, de 9h às 13h. R. Fernanda 155, Santa Cruz. Segunda à sexta, de 8h às 17h.
       
ZONA NORTE
Av. Monsenhor Félix 512, Irajá. Praça Armando Cruz, Madureira. Segunda à sexta, 8h às 18h.

Fonte: O Dia Online
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São Paulo: Jacu-Pêssego pode ter corredor de ônibus com sistema BRT

Entre os planos da futura equipe do governador eleito Geraldo Alckmin está a construção de um corredor exclusivo de ônibus na avenida Jacu-Pêssego, via localizada na zona Leste. A ideia é fazer um corredor que siga o sistema denominado Bus Rapid Transit (BRT).
Em tal modelo, o passageiro paga a passagem antes de embarcar em plataformas elevadas e faz quantas baldeações quiser. É um sistema que ficou famoso em cidades como Curitiba (PR) e na capital da Colômbia, Bogotá.

O projeto do BRT tem por objetivo aproveitar os 13,6 km da Nova Jacu-Pêssego, cuja ampliação foi entregue à população no mês passado. O novo trecho foi construído como via expressa – são três pistas de asfalto novo e sem semáforos. Mesmo assim, não foi descartada a adoção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou mesmo um monotrilho para cortar a região. Segundo integrantes da equipe do futuro governador, as obras na Jacu-Pêssego devem ficar prontas no fim da gestão Alckmin, em meados de 2014, ano da Copa.

Fonte: CadernoSP
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Começa a operar no Rio a 35ª estação de metrô

A primeira aparição pública do governador do Rio, Sérgio Cabral, depois da definição das eleições presidenciais, foi festiva. Acompanhado do prefeito Eduardo Paes, Cabral inaugurou, na manhã desta segunda-feira, no centro da cidade, a 35ª estação de metrô da capital, na Cidade Nova. O ponto passa a ser a última estação de desembarque da linha 2 e um novo local de integração com os trens da linha 1 do metrô, beneficiando cerca de dez mil usuários por dia.

A estação, no entanto, só funcionará em horário normal – de 5h à meia-noite, de segunda à sexta-feira; e das 7h às 23h, aos domingos e feriados – a partir de 1º de dezembro. Até lá, ela será operada em caráter experimental apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, para que sejam feitos ajustes. O horário de funcionamento será estendido gradativamente durante o mês. Neste período de testes os usuários poderão embarcar gratuitamente, pois as roletas estarão liberadas.

Com investimento de 80 milhões de reais, a nova estação se destaca por suas condições de acessibilidade: tem seis escadas rolantes, seis elevadores para pessoas com dificuldade de locomoção, piso adaptado para portadores de deficiência visual e sinalização em braile. A estação também já está preparada para permitir ligação com a Rodoviária Novo Rio, com a estação de trem da Leopoldina e com o futuro trem de alta velocidade (TAV) que ligará as capitais do Rio e São Paulo.

Na solenidade, o governador Sérgio Cabral destacou que a capacidade do metrô aumentou de 450 para 620 mil usuários por dia em seu mandato e que a meta é alcançar 1 milhão de passageiros diariamente até 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil, que terá os jogos das fases mais importantes disputados no Rio.

Já o Prefeito Eduardo Paes exaltou a recuperação da região da Cidade Nova, que durante muitos anos esteve abandonada pelo poder público. “A Cidade Nova era nova somente no nome, ela estava antiquada e precisando de modernização. Com a construção desta estação e da passarela que beneficiará, inclusive, os funcionários da Prefeitura nós damos mais uma passo para a revitalização desta área, que está perto da Zona Portuária”, disse o prefeito exagerando: “esta não é uma passarela e sim uma alameda, uma avenida”.

Fonte: Veja
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Metrô de Teresina ganhará dois novos trens

A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) realiza a entrega de dois novos trens, que integram o projeto do metrô de Teresina, até o dia 15 de novembro. As máquinas, equipadas com ar-condicionado, terão capacidade de transportar até 400 passageiros cada.
“As locomotivas representam o que há de mais moderno no setor. Por serem 30 mil quilos mais leves, se deslocam e freiam mais rápido. Também equipamos os veículos com vidros resistentes a disparos de armas de fogo e com câmeras de vídeo para a segurança”, diz o diretor-presidente da CMTP, Marcos Silva. Com o incremento do metrô de Teresina, o número de passageiros que utilizam o transporte passou de cinco para quinze mil.
Com as novas locomotivas a expectativa é que o público-alvo ultrapasse a casa dos 45 mil por dia. “O metrô é um transporte rápido, barato e seguro. Com as novas máquinas será possível fazer viagem do Dirceu a Estação Alberto Silva em 30 minutos. Outra motivação é o valor.
A passagem continua em R$ 0,50”, informa Marcos Silva. Um dos trens terá a cor verde, em referência ao apelido tradicional de Teresina, a cidade verde; o segundo será amarelo em menção ao mundial de futebol que acontece no Brasil em 2014.
No próximo dia 10 de novembro vai ser realizada a licitação de empresa responsável pela reforma e construção das novas estações do metrô. “Iremos construir dois novos pontos de embarque/desembarque de passageiros: um no bairro São João e outro na Piçarra”, afirma o diretor-presidente da CMTP.

Fonte: Governo do Piauí
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Mobilidade Urbana: Um ônibus tira cerca de 50 carros das ruas

domingo, 7 de novembro de 2010


Uma alternativa para reduzir o trânsito nas cidades com mais de 500 mil habitantes é a implantação do sistema BRT - Bus Rapis Transit, segundo a NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Segundo estudos da entidade, um ônibus substitui 50 carros ou 70 motos, o que aliviaria não apenas o trânsito, mas também as emissões de gases poluentes.
Para Marcos Bicalho dos Santos, diretor da NTU, "a implantação de sistemas BRT com serviços mais rápidos e de maior qualidade iria, sem dúvida, atrair usuários de carros e motos. Essa seria uma forma, relativamente rápida, de promover, com baixo custo, melhorias no trânsito e na qualidade do ar".
O problema, segundo a NTU, é que o Brasil oferece grandes facilidades para que a população compre carros ou motos, com isso há um grande incentivo para o uso do transporte individual. Com isso, 30% dos deslocamentos são feitos em veículos individuais, que ocupam 70% das ruas.
"Para que tenhamos uma solução adequada para o trânsito e o meio ambiente, principalmente, nos centros urbanos, é preciso estimular a população a usar o transporte coletivo. Paralelamente, é preciso oferecer melhores condições no transporte coletivo por ônibus, implantando os sistemas BRT", acredita Bicalho.
O sistema BRT implica em utilizar ônibus de alta capacidade, que proporcionam serviço rápido, confortável, eficiente e de alta qualidade, circulando em corredores exclusivos. Seria muito parecido com o metrô, mas a céu aberto e sobre pneus. Este sistema prevê tempo menor de parada e pagamentos de tarifas em estações.
As principais características do BRT são: corredores exclusivos para a circulação do transporte coletivo, embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos, sistema de pré-pagamento de tarifas nas estações, veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas e transferências entre rotas sem incidência de custos.
Um corredor de BRT de 10 km leva, em média, de 24 a 36 meses para ser construído e tem o custo de R$ 100 milhões. O sistema está presente em mais de 80 cidades no mundo, entre elas, naquelas que sediaram a Copa da África do Sul e, no Brasil, em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Goiânia (GO).
Para que haja a melhoria da qualidade do transporte urbano por ônibus nas capitais e nos municípios com mais de 500 mil habitantes é fundamental investir também na renovação da frota. Atualmente são 105 mil ônibus em operação no País.
"A criação de incentivos fiscais e linhas de crédito especiais são importantes para que as empresas de transporte público possam renovar suas frotas. Além disso, a construção de uma rede multimodal de transportes nas cidades, que incluam as linhas de ônibus convencionais, BRT, metrôs e trens, permitiriam otimizar o transporte coletivo urbano, reduzindo custos com a operação", complementou Bicalho.
Outro ponto que irá contribuir com a equação da mobilidade urbana x poluição são as novas tecnologias a serem implantadas nos ônibus, inclusive nos modelos que circularão nos BRTs. Uma delas são os motores padrão Euro V, que atenderão a fase sete do Proconve (Programa de Controle da Poluição do ar por veículos automotores), e equiparão os ônibus que serão fabricados a partir de 2012. Esses veículos serão equipados com catalisadores de descarga e funcionarão com o diesel S10 - que é um combustível mais limpo, pois concentra somente 10 partículas por milhão de enxofre.

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Consórcios de empresas de ônibus do Rio começam hoje tendo 38% da frota com GPS e 74% com câmeras

As bandalhas no trânsito continuam, mas boa parte da frota de ônibus municipais, que a partir de hoje começa a ser operada por quatro consórcios (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), instalou sistemas no melhor estilo "Big Brother". Segundo levantamento do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas do setor), do total de 8.962 veículos, 38% contam com GPS (3.369) e 74% com câmeras (6.608). No caso do Intersul (Zona Sul e Grande Tijuca), mais da metade tem GPS (55,76%). O Internorte (Zona Norte) é o que reúne o maior percentual de coletivos com câmeras, seguido de perto pelo Transcarioca (Jacarepaguá, Barra e Recreio): ambos têm quase 80% dos ônibus com o equipamento.
Para chamar atenção para o primeiro dia de funcionamento dos consórcios e do Bilhete Único Carioca (BUC), o prefeito Eduardo Paes usará neste sábado o cartão, em dois ônibus, para seguir do Alto da Boa Vista até o Riocentro, onde se reunirá com seu secretariado. Por R$ 2,40, o passageiro pode embarcar em dois coletivos, no prazo de até duas horas entre as duas roletas. O BUC é restrito a ônibus convencionais, sem ar condicionado. Inicialmente, também não existe integração com metrô, trens e barcas.
- Quero alertar a população para esse mecanismo fantástico do bilhete único. Teremos um período de adaptação, de mudança de cultura do usuário e da estrutura da prefeitura que fiscalizará os ônibus - diz Paes.
Seis meses para equipar toda a frota
Por contrato, os quatro consórcios têm até seis meses para instalar GPS e câmeras em toda a frota. Já o prazo para padronizar o visual dos ônibus é de um ano : por enquanto, segundo o Rio Ônibus, 96 estão de cara nova; e outros 104 estão sendo pintados ou aguardando emplacamento.
Diretora de Mobilidade da Fetranspor, Richele Cabral explica que, nos ônibus, o GPS é voltado para o monitoramento. O equipamento permite a localização real da frota, além de veículos enguiçados e acidentados. Pelo tempo que um veículo percorre uma via, é possível até detectar engarrafamentos. Nos ônibus, são colocados aparelhos que não indicam rotas, mas servem para a comunicação entre o motorista e a garagem da empresa, onde funciona uma central de controle:
- O equipamento facilita o planejamento da operação - diz Richele.
Integrante do consórcio Transcarioca, a Viação Tijuca já instalou GPS e câmeras em todos os seus ônibus. As câmeras da Tijuquinha gravam o que ocorre dentro dos veículos - como assaltos e tentativas de burlar o pagamento da passagem.
- Os motoristas podem se comunicar com a central de três formas: através de luzes coloridas (led), de mensagens de texto programadas (apertando um botão) e de um microfone instalado no veículo - conta Cristiane Castanheira, supervisora de monitoramento da Tijuquinha.

Fonte: O Globo
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Uso do bilhete Sindicard, no Sul Fluminense, é aprovado pela população

O Sindicard (sistema eletrônico de transporte) foi implementado em Volta Redonda e na região há pouco mais de um ano e, embora ainda seja um mecanismo relativamente novo no Sul Fluminense, já se pode dizer que o bilhete eletrônico foi assimilado pelos passageiros. O cartão, que atende às linhas municipais, também pode ser utilizado em linhas interurbanas desde que as cidades sejam limítrofes.

- Existem na área do sindicato 16 cidades, e apenas algumas linhas ainda não são atendidas pelo sistema do bilhete eletrônico. Acreditamos que até o final de 2011 todas as cidades que são da área do Sindicato já estejam totalmente adaptadas - previu. Hoje existem na região 200 mil cartões eletrônicos na rua, responsáveis, diariamente, por 300 mil viagens através do sistema. Estes números demonstram, segundo Cotrim, que houve uma aceitação do sistema pela população e pelas empresas.
- Foi um avanço gigantesco. O Sindicard tem um papel muito maior que facilitar o embarque e aumentar a segurança. Ele controla a evasão escolar, pois o estudante só consegue utilizar em linhas que o levam à escola. O sistema também acabou com o comércio ilegal de vales-transporte, além de diminuir o tempo das viagens. São inúmeras as vantagens adquiridas com o sistema - destacou.

Sistema eletrônico pode ser ampliado
Embora o Sindicard já funcione na maioria das cidades do Sul Fluminense, Cotrim admitiu que existe o desejo por parte dos usuários para que o sistema seja ampliado, e que haja uma interface com outros municípios que usam sistema de bilhetes eletrônicos diferentes.
- Ainda não há um prazo para que aconteça essa interligação de sistemas mas, sem dúvida, é um desejo do sindicato. Há cidades que usam sistemas de transporte eletrônico diferenciados, e o desejo de fazer valer (o sistema) em vários outros municípios de maneira simultânea é uma vontade, mas ainda não há prazo para essas ações - afirmou.
O gerente disse ainda que a primeira prioridade do Sindipass é fazer com que as cidades da área do sindicato que ainda não possuem o sistema passem a utilizá-lo, deixando para o futuro a realização da interface com outros esquemas de bilhetagem eletrônica.

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