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Grande Vitória: Quatro novas linhas e mais 133 viagens nos dias úteis

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Moradores de 10 bairros de Cariacica serão diretamente beneficiados com o início de operação de quatro novas linhas do Sistema Transcol, que realizarão, ao todo, mais 133 viagens nos dias úteis e contribuirão para desafogar outras linhas que circulam pelas Rodovias José Sette e BR-101 (Contorno).

Os serviços foram programados pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e representam novas opções de deslocamento para os bairros Vila Progresso, Nova Rosa da Penha, Porto Belo, Nova Esperança, Alice Coutinho, Areinha, Santa Helena, Andorinhas, Santa Luzia e Porto Belo II.

Moradores dos bairros Vila Progresso, Nova Rosa da Penha, Porto Belo e Nova Esperança ganharão duas novas ligações pela Rodovia do Contorno – uma para Cariacica e outra para Serra, por meio das linhas 793 (Vila Progresso / Terminal Campo Grande via Nova Esperança) e 598 (Vila Progresso / Terminal Carapina via Nova Esperança).

Além de beneficiar diretamente os moradores desses bairros, as duas novas linhas que circularão pelo Contorno da BR-101 poderão ser utilizadas por moradores de bairros que ficam às margens da Rodovia e que pegam ônibus nos pontos localizados ao longo do eixo viário.

Os bairros Santa Luzia e Porto Belo II vão ganhar ligação direta com o Terminal Itacibá, por meio da linha 794; e moradores de Alice Coutinho, Areinha, Santa Helena, Andorinhas serão beneficiados com a linha 795 (Alice Coutinho / Terminal Itacibá).

As duas linhas também serão opções para moradores de outros bairros que utilizam as paradas de ônibus ao longo da Rodovia José Sette para embarque e desembarque.

Novas linhas:

598 – Vila Progresso / Terminal Carapina via Nova Esperança
- Frota: 05 ônibus
- 29 viagens nos dias úteis
- Circulará também aos sábados, domingos e feriados
- Atenderá diretamente: Vila Progresso, Nova Rosa da Penha, Porto Belo e Nova Esperança.
- Atenderá indiretamente, pela passagem na BR-101 Contorno Sentido Serra, a área Industrial ao longo da Rodovia e os seguintes bairros da Serra localizados no entorno do Terminal Carapina: Boa Vista, André Carloni e Manoel Plaza.

793 – Vila Progresso / Terminal Campo Grande via Nova Esperança
- Frota: 04 ônibus
- 39 viagens nos dias úteis
- Circulará também aos sábados, domingos e feriados
- Atenderá diretamente: Vila Progresso, Nova Rosa da Penha, Porto Belo e Nova Esperança.
- Atenderá indiretamente, pela passagem na BR-101 Contorno sentido Cariacica: Tabajara, Santana, Nova Valverde, Nova Brasília, Santa Cecília, Vila Independência, Ceasa, Vila Capixaba, Vila Palestina.

794 – Santa Luzia / Terminal Itacibá
- Frota: 02 ônibus
- 31 viagens nos dias úteis
- Circulará também aos sábados, domingos e feriados
- Atenderá diretamente: Santa Luzia, Porto Belo II.
- Atenderá Indiretamente, pela passagem pela Rodovia José Sette: Planeta, Vista Alegre, São Carlos, Tabajara, Vila Graúna, Santana, Tucum, Itacibá.

795 – Alice Coutinho / Terminal Itacibá
- Frota: 03 ônibus
- 34 viagens nos dias úteis
- Circulará também aos sábados, domingos e feriados
- Atenderá diretamente: Alice Coutinho, Areinha, Santa Helena, Andorinhas.
- Atenderá Indiretamente, pela passagem pela Rodovia José Sette: Nova República, Cariacica Sede, Morro Novo, Parque de Cariacica, Santa Luzia, Porto Belo II, Planeta, Vista Alegre, São Carlos, Tabajara, Vila Graúna, Santana, Tucum, Itacibá.
- A criação dessas quatro linhas vai contribuir para desafogar outras linhas que passam pelos eixos Contorno e José Sette.

Fonte: Ceturb-GV

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Projeto fixa jornada de 6 horas para motorista de ônibus

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7512/10, da deputada Thelma de Oliveira (PSDB-MT), que estabelece as condições de trabalho dos motoristas de transporte coletivo. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.742/43).

Pela proposta, a jornada do motorista de transporte coletivo ficará definida em seis horas diárias, não podendo ultrapassar 36 horas semanais. O texto obriga as empresas a instalar nos veículos equipamentos eletrônicos ou mecânicos para controle da jornada, tais como dispositivo de monitoramento via satélite, ficha ou tacógrafo (equipamento que registra velocidade, tempo de uso e distância percorrida).

O texto define motorista como o empregado condutor de veículo de transporte coletivo com capacidade para mais de 20 passageiros, ainda que, em virtude de adaptações para maior comodidade, transporte número menor.

Periculosidade

A proposta inclui o exercício da profissão de motorista de transporte coletivo entre as que são consideradas atividades ou operações perigosas. O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

"Conduzir por longas horas um veículo de transporte coletivo em nossas vias, com o trânsito cada vez mais problemático e com a ameaça de alguma violência, acaba por ser uma grande fonte de estresse, hipertensão, cardiopatias e de outras doenças", argumenta a autora.

Atualmente, a CLT considera como perigosas apenas as atividades que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

Atestado de saúde
O projeto também estabelece que o motorista deverá apresentar à autoridade de trânsito ou do trabalho, sempre que solicitado, atestado médico que comprove as condições de saúde física ou mental, com validade máxima de seis meses. Esse atestado deve ser fornecido pelo empregador, com parecer clínico de profissional formado em Psicologia.
Fonte: DCI

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Curitiba: Novo sistema para recarga do cartão transporte passa a funcionar

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana contam agora com um novo sistema para a recarga do cartão transporte. A tecnologia implantada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) amplia de 100 para cerca de 2.000 os postos de carga de créditos das passagens. Além das estações tubo e terminais, todos os ônibus que fazem parte do sistema da Rede Integrada de Transporte (RIT) contam com carregadores do cartão.
Os cartões transporte feitos após 16 de agosto podem ser carregados diretamente nos ônibus depois da compra dos créditos feita pela internet, no site da Urbs, ou após o depósito como vale transporte pelas empresas. Os créditos são carregados automaticamente quando o passageiro encosta o cartão no equipamento de embarque do ônibus.
Já os cartões feitos antes do dia 16 de agosto precisam ser convertidos para a nova tecnologia. As conversões são feitas nos postos de venda e atendimento da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz.
A Urbs informou que 40 conversores estão sendo instalados nos terminais da RIT. Nestes equipamentos, a conversão é automática, basta inserir o cartão transporte no equipamento e aguardar o término do processo, que dura em torno de um minuto. Fiscais do transporte coletivo também estão realizando atendimentos para a conversão a partir de equipamentos portáteis.
Ainda segundo a Urbs, os cartões não convertidos continuam funcionando normalmente. Depois de comprar os créditos pela internet, o cidadão efetua a recarga em um dos 94 equipamentos instalados na cidade. Os antigos carregadores só serão desativados quando todos os cartões forem convertidos. Os novos cartões não funcionam nos carregadores antigos.
A carga dos cartões é validada cerca de dois dias depois dos bancos confirmarem o pagamento dos créditos. As compras de créditos pela internet representam 72% das transações da Urbs para cartões transporte. Até agora, cerca de 103 mil cartões foram emitidos ou convertidos dentro do novo sistema, dos quais 40 mil são novos e 63 mil, convertidos.
O novo sistema também deve agilizar o bloqueio de cartões roubados ou perdidos. Basta o passageiro telefonar para 156 e pedir o bloqueio, ou se dirigir a um dos postos da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania Carmo, Pinheirinho, Fazendinha, Boa Vista e Matriz que no máximo em 24 horas o cartão será bloqueado.


Fonte: Gazeta do Povo

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Em Guarulhos, Prefeitura realiza curso de capacitação para transporte de deficientes

A Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), está realizando curso de capacitação “Acessibilidade no Transporte de Pessoas” para os permissionários do sistema de transporte coletivo de Guarulhos.
Num primeiro momento, estão sendo chamados os profissionais do sistema de lotação (perueiros), e em seguida, os motoristas e cobradores das empresas de ônibus. O curso está sendo realizado na sede da Escola Pública de Trânsito, no Parque Municipal Júlio Fracalanza, na Vila Augusta.
O objetivo da capacitação é fornecer aos condutores, cobradores e fiscais de transporte coletivo, todas as informações necessárias para um melhor entendimento das necessidades dos passageiros portadores de algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida na cidade. A implantação da nova rede de transportes no município prevê que todos os veículos do sistema sejam acessíveis.
Desde o início das atividades, já passaram pelo curso de excelência no transporte de pessoas mais de 400 profissionais do ramo. A estimativa da Prefeitura é de que cerca de 1.200 funcionários do sistema de lotação municipal participem do programa de formação.
Segundo Firmino Manoel da Silva, responsável pela Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a participação dos profissionais de transporte coletivo na capacitação trará grandes benefícios à sociedade. “A inclusão no transporte coletivo é, antes de tudo, um direito de todos, principalmente daqueles que durante muito tempo tiveram seus acessos restritos a alguns locais da cidade”, disse Firmino.

Fonte: Guarulhos Notícias

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Vale Verde contará com maior freqüência na linha do transporte coletivo

A partir desta sexta-feira, dia 8, a Linha 10, Vale Verde–Centro, passará a contar com um intervalo de tempo entre os veículos entre 25 e 35 minutos entre as 6h30 e 19h30 dos dias úteis, aumentando de 28 para 44 viagens ao dia. Atualmente, o tempo de espera desta linha é de uma hora. A medida foi tomada após análise das equipes técnicas da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e da Viação Trans Líder, empresa concessionária do transporte coletivo em Cubatão.
De acordo com o superintendente da CMT, Silvano Lacerda, a medida foi tomada após estudos em cima do número de usuários da Linha 10. “Com isto, conseguimos atender um anseio dos moradores do Vale Verde, que é um dos bairros da Cidade mais afastados do Centro”. O itinerário da Linha 10 não sofrerá modificação.
 
Vila Esperança – Já a Linha 2, Vila Esperança–Centro, sofrerá adequações nos horários de partida, procurando, principalmente, melhorar o atendimento aos estudantes do bairro nas entradas e saídas das escolas. As mudanças serão aplicadas a partir da próxima quarta-feira, dia 13. O bairro passará a ter 83 viagens por dia.
Além disso, os atendimentos da manhã, ligando o bairro diretamente ao Pólo Industrial, serão mantidos. Além da Vila Esperança, Jardim Nova República e bairros Cota contam com este tipo de atendimento pela manhã.
Silvano Lacerda esclarece que a equipe técnica da CMT vem estudando constantemente todas as linhas que compõem o transporte na Cidade. “É função da CMT fiscalizar e apontar as mudanças que beneficiarão os usuários do transporte coletivo na cidade”, afirma o superintendente.

Fonte: Prefeitura de Cubatão

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Maringá: Bilhetes de papel da TCCC serão substituídos por cartões

A partir deste domingo (10), os bilhetes de papel dos ônibus da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) não serão mais vendidos no terminal urbano. Quem quiser adquirir uma passagem avulsa, deverá comprar um cartão, semelhante ao que é utilizado atualmente, que conterá créditos em uma quantidade específica.
"Venderemos cartões com uma, duas, e até dez passagens. Assim que os créditos acaberem, o usuário deverá comprar outro cartão no terminal urbano, pois eles não serão renováveis", explica o assessor executivo da TCCC, Francisco Vasconcelos.
De acordo com Vasconcelos, os bilhetes de papel ainda serão aceitos nos ônibus até o dia 31 de dezembro deste ano. "Quem tiver este tipo de passagem poderá utilizá-lo normalmente até o fim do ano", ressalta.
A intenção da empresa é fazer com que os ônibus circulem com uma quantidade mínima de dinheiro no caixa. "Assim evitamos assaltos e aumentos a segurança dos nossos clientes", afirma o executivo.
Segundo Vasconcelos, cerca de 5% dos usuários da empresa utilizam os bilhetes de papel. A empresa deseja, com esta mudança, aumentar o número de passageiros que usam o cartão de recarga.
"Atualmente são mais de 120 mil bilhetes de papel por mês. É um número pequeno perto dos cartões de recarga, que representam mais de 2, 5 milhões de passagens por mês", ressalta o executivo.
A TCCC sugere aos cliente que adquiram os cartões personalizados. "Sabemos que muitos ainda preferem o bilhete avulso, mas queremos aumentar o número de usuários com cartões de recarga, pois estes são mais seguros e dão vários benefícios aos clientes, como desconto de 10% fora dos horários de pico, além da integração entre as linhas", ressalta.
A TCCC afirma que não haverá impacto no valor das passagens com a mudança dos bilhetes de papel para os cartões.

Fonte: O Diário

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