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Grande Recife: “Binário” está em processo de licitação

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Para complementar as intervenções na região Sul da RMR, o Governo do Estado está licitando o projeto “Binário de Cajueiro Seco”, que ligará Piedade à Estação de Metrô de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Serão abertas duas grandes vias paralelas, em dois sentidos, que terão início na avenida Bernardo Vieira de Melo e chega através da construção de um viaduto até Cajueiro Seco e PE-08, mais conhecida por Estrada da Batalha.
A obra prevê vias exclusivas de ônibus que fará integração com o terminal do metrô, ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser implantado em Cajueiro Seco. O orçamento é da ordem R$ 150 milhões. “É um projeto que vai trazer maior fluidez naquela região”, destaca o secretário de Transportes, Eugênio Morais.
A intervenção com 3,15 quilômetros de extensão começará pelo alargamento das ruas Domingos Sávio e São Sebastião - transversais da avenida Bernardo Vieira de Melo. Mais na frente, elas cortam o canal de Setúbal até chegar à Estação de Cajueiro Seco.
De acordo com o DER, a ideia é ligar este binário diretamente com a BR-101 Sul, através da construção de um elevado complementar. Como o binário também conta com pista exclusiva de ônibus, facilitará o deslocamento daqueles que hoje fazem o percurso do Cabo de Santo Agostinho, Suape e Ipojuca para Jaboatão e Centro do Recife.

Fonte: Folha de Pernambuco


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EMTU se reúne com Prefeitura para avaliar operação do Corredor Diadema-São Paulo


Na ultima quarta-feira, dia 11 a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) se reuniu mais uma vez com representantes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SPTrans para vistoriar e avaliar a operação no Corredor Diadema-São Paulo, inaugurado em 31 de julho.
Estiveram presentes o diretor-presidente da EMTU/SP e secretário adjunto da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, o diretor de gestão operacional, Eraldo Rett, o superintendente de Especificações de Serviços da SPTrans, Celso Alexandre de Souza Lopes, o gerente de Engenharia de Tráfego da CET, Valtair Ferreira Valadão e, também pela CET, o gerente de Projetos, Carlos Alberto Saraiva Codesseira.Os principais pontos definidos, durante o encontro, foram:
1. A EMTU/SP e a CET reafirmam que a sinalização vertical e horizontal da faixa exclusiva de ônibus está completa.
2. Visando reforçar a segurança dos pedestres, a EMTU já está substituindo os alambrados por gradis reforçados.
3. A CET irá alocar agentes orientadores de travessia nos principais pontos do Corredor.
4. A SPTrans garante que só circulam no Corredor ônibus com porta à esquerda e que nenhum ônibus que utiliza a via exclusiva transpõem as faixas das avenidas para realizar embarque e desembarque de passageiros à direita.
5. Os microônibus de responsabilidade SPTrans não estão autorizados a circular pelo Corredor, pois possuem porta à direita e fazem atendimento local, percorrendo os bairros.
6. A frota das linhas intermunicipais, gerenciadas pela EMTU, que percorrem o Corredor Diadema-São Paulo está totalmente adaptada com porta à esquerda. Somente os ônibus que fazem o atendimento do serviço semi-expresso, de Diadema a Berrini, não possuem porta à esquerda e percorrem o Corredor, mas não realizam paradas durante o trajeto.
7. A EMTU e a SPTrans irão reforçar a fiscalização dos ônibus que circulam pelo Corredor para garantir a correta utilização da via exclusiva.
8. Todas as infrações de invasão de faixa exclusiva, quando constatadas, são autuadas pela CET. A CET reitera que desde o início da operação do Corredor, fiscaliza a via com equipe de 25 agentes por turno.
Quanto ao trânsito nas demais faixas das avenidas do corredor, esclarecemos que a implantação de corredores exclusivos de ônibus, tanto municipais quanto metropolitanos, atende às necessidades de melhorias no fluxo do transporte coletivo, em benefício de milhares de passageiros, e organização do trânsito, além de colaborar para a redução de emissão de poluentes, já que os ônibus andam com maior velocidade.

Fonte: EMTU-SP


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Candidato Geraldo Alckmim quer reforçar ampliação do metrô e ainda mais qualidade ao transporte público

Com verba exclusivamente do governo do Estado e da Prefeitura, São Paulo vem ganhando cada vez mais linhas de Metrô e a garantia de um transporte público ágil e de qualidade. "O governo federal arrecada do povo de São Paulo, do trabalhador, 41% dos seus recursos e devolve 12%. Nenhum centavo para o Metrô", destacou. "Nós vamos priorizar o Metrô, priorizar o trem, entregando as novas linhas"
"O governo federal coloca dinheiro em Recife e Salvador. E na quarta maior cidade do mundo, São Paulo, nenhum centavo. Nenhum centavo para o metrô", afirmou Geraldo, lembrando que todo o investimento nesta importante meio de transporte é estadual.
Geraldo fez questão de ressaltar o apoio que o poder municipal vem dando para a ampliação do transporte. "Aliás quem está ajudando o Metrô aqui é o prefeito (Gilberto) Kassab, que está colocando R$ 800 milhões, e o governo do Estado de São Paulo", disse.
Interior e Baixada
O candidato deu destaque também para investimentos que estão sendo feitos no interior e no litoral paulista. "Priorizando o corredor Noroeste que já fiz de Campinas até Hortolândia e que vai chegar até Americana, até Santa Bárbara D'Oeste", afirmou.
Já no litoral Sul, na Baixada Santista, Geraldo vai levar o VLT (Veículo Leves sobre Trilhos). "Já está em processo de licitação, ligando Santos até São Vicente. Nós vamos apoiar o transporte coletivo de alta capacidade", concluiu.

Fonte: JusBrasil

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Em São Luís, empresas de transporte têm 180 dias para adaptar ônibus


As empresas de transporte coletivo Taguatur, Nobre, Expresso Planalto e TCM têm o prazo de 180 dias para adaptar 20% das suas frotas de ônibus ao acesso de pessoas com deficiência física. O Estado do Maranhão é o responsável por fiscalizar o cumprimento das adaptações, que deve ser de 3,33 % da frota, por mês.
A decisão, por unanimidade, foi da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, durante sessão realizada nesta quinta-feira, 12, que confirmou sentença do juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Luís. Caso o Estado e as firmas não cumpram a determinação judicial, pagarão multa diária de R$ 1.000,00.
As adequações deverão estar de acordo com o Decreto nº 5.296/2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
O relator do processo, desembargador Cleones Cunha, observou a fundamentação legal do juiz de 1º Grau, para que seja exigida das empresas de transporte coletivo urbano e rodoviário a garantia da acessibilidade à pessoa com deficiência física.
A legislação concretiza direitos garantidos pela Constituição Federal, a qual também prevê a efetividade de direitos fundamentais, como a utilização de transporte coletivo, um serviço essencial.
Os desembargadores Stélio Muniz e Anildes Cruz acompanharam o voto. A Ação Civil Pública foi promovida pelo Ministério Público Estadual, que manteve o parecer pela condenação.

Fonte: Jornal Pequeno

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Palmas: ATTM cria linha para atender shopping e muda horários do transporte coletivo


A partir do dia 17, mais duas regiões na Capital passam a ser integradas ao Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Palmas. A medida da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), visa suprir as necessidades da população, devido ao crescimento da cidade. Com as novas linhas os horários dos ônibus do Plano Diretor também serão reajustados.

A linha 12 passa a ser um dos novos roteiros dos ônibus. Eles sairão da Estação Apinajé, nas proximidades do Palácio Araguaia, com destino ao Shopping Capim Dourado. Serão 99 horários por dia deixando a Estação a cada 10 minutos.

Segundo Edenair Alves, diretor de Transportes da ATTM, “houve também a necessidade de promover reajuste nos horários de saída de todas as linhas do Plano Diretor, que rodavam entre 22 horas e 22h30. Agora o tráfego será até à meia noite, a partir do dia 17”. As mudanças são as mesmas para região sul de Palmas, onde há Estações beneficiadas pelas linhas alimentadoras.

Alternativos

A ATTM, tendo em vista o fluxo de usuários esperado para a linha 12, está criando ainda um ponto com capacidade para 12 mototaxistas e um ponto para até seis taxis. “A medida é para ajudar na demanda de passageiros que utilizam o sistema alternativo de transporte”, explicou Edenair Alves.

Corujão

O horário do Corujão também passou por mudanças. Dois ônibus farão as linhas a cada 30 minutos, mas apenas entre meia noite e 01h da madrugada. A partir da 1 hora, eles voltam a circular a cada uma hora.

Nova rota

O Setor Sônia Regina, nas proximidades do Ceasa/Setor Industrial, também foi beneficiado com as mudanças solicitadas pelo prefeito Raul Filho, e a partir do dia 17 terá uma linha exclusiva no sistema de transporte de passageiros. A interligação por meio dos ônibus será feita com a Estação Javaé, em Taquaralto.

Conforme Edenair Alves, as mudanças de horários do transporte coletivo não valem para os ônibus que fazem o itinerários Sul/Norte, tanto pela Avenida Theotônio Segurado, quanto pela TO - 050, ou seja, permanecerão em circulação até às 23 horas.

Fonte: Portal Stylo


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BH: Greve de ônibus / Sindicalistas não deixam ônibus sairem das garagens


A madrugada desta sexta-feira (13) foi de tumulto na porta de algumas garagens de empresas de transportes coletivos na região metropolitana de Belo Horizonte. Com a decisão da paralisação das atividades durante o dia, manifestantes e representantes de sindicatos foram às portas de garagens para impedir que os ônibus deixassem os locais.
De acordo com a Polícia Militar, uma das ocorrências foi registrada na Viação Paraense, na região do Barreiro. Lá, sindicalistas impediram que os motoristas saíssem e cumprissem os horários da madrugada. Viaturas policiais estiveram no local e liberaram a saída dos ônibus. Ninguém foi preso ou ficou ferido.
Na região Oeste da capital, diversas ameaças de manifestação movimentaram a polícia, que fez ronda durante toda a madrugada na frente das empresas de ônibus. Às 5h, quando os motoristas da manhã chegaram para trabalhar, manifestantes também tentaram evitar a saída dos ônibus, mas foram impedidos por militares que já estavam em patrulhamento na região.
Em Nova Lima, na Grande BH, várias denúncias à polícia anunciavam possíveis confusões em frente a garagens, mas nada foi constatado.A paralisaçãoO Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) decidiu paralisar as atividades a partir da meia-noite desta sexta-feira (13). A decisão foi tomada nessa quinta-feira (12) em reunião entre representantes do sindicato e empresários do ramo de transporte coletivo no Ministério Público do Trabalho.
Os sindicalistas alegam que houve descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por parte dos empresários, que teriam cortado o plano de saúde dos rodoviários ao invés de apresentarem opções para que eles escolhessem a melhor empresa para prestar o serviço.

Fonte: O Tempo


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