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São Paulo: Corredor Diadema-Morumbi confunde usuários e motoristas

terça-feira, 3 de agosto de 2010


Passageiros, motoristas e pedestres ficaram confusos ontem no primeiro dia útil de operação do corredor de ônibus Diadema-Morumbi, inaugurado no sábado.
Como não havia radares para detectar invasões, carros e motos transitavam na faixa exclusiva para os coletivos na manhã de ontem. Pedestres também se arriscavam pela via. Devido à falta de sinalização, veículos fechavam cruzamentos e faziam conversões proibidas.
Ao meio-dia, funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ainda pintavam a sinalização na pista e trabalhadores consertavam o alambrado.
Ainda não adaptados, dezenas de ônibus paravam em antigos pontos à direita da avenida, em vez de trafegar ao lado do canteiro central, no corredor.
Devido à falta de critério, usuários não sabiam onde esperar. Diversas novas paradas ficam justamente em frente às antigas. "Acabei de perder o ônibus que ia tomar porque o motorista parou do outro lado, fora do corredor", diz a vendedora Ana Júlia Santos.

Fonte: Folha de São Paulo


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Metrô de Salvador é entregue pelo Governo a Cidade


O Governo da Bahia transfere oficialmente nesta quarta-feira (4) para o município de Salvador os trens do metrô. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, entregará ao prefeito João Henrique o documento de transferência dos seis equipamentos em uma solenidade no Salão de Atos da Governadoria, às 15h.

Fabricados na Coréia pela empresa Rotem e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda., cada trem é composto por quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estruturas em aço inoxidável. A capacidade de cada um é de 1.250 passageiros e a composição oferece ar condicionado e isolamento acústico. A prefeitura garante que essa semana as máquinas subirão aos trilhos e, no máximo em 15 dias, será iniciada a fase de testes e ajustes, que vai demorar aproximadamente seis meses.



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Curitiba: Urbs implanta mais uma Integração por cartão transporte


A partir de 3 de agosto, passageiros da Linha Verde poderão trocar de ônibus e de rota na estação São Pedro sem pagar nova tarifa. A Urbanização de Curitiba S/A está ampliando o projeto experimental de integração temporal – feita por cartão de transporte, com tempo determinado.

A medida da Urbs beneficia principalmente moradores da Vila São Pedro, que se descolam ao Pinheirinho, e também para quem está entre a Linha Verde e a canaleta da República Argentina e tenham interesse em ir para a região central da cidade de forma mais rápida. A integração temporária na estação São Pedro atende reivindicação da comunidade que participou das audiências públicas da Prefeitura.

Os passageiros que estão, por exemplo, em qualquer um dos alimentadores: Vila São Pedro, Gramados e Urano, e queiram ir para o Terminal do Pinheirinho, podem descer na estação São Pedro, atravessar a pista pela faixa de pedestre e entrar no tubo sentido bairro sem pagar nova passagem, passando o cartão de transporte pelo validador de integração que está instalado nos dois tubos da estação.

A integração temporal nesse ponto agilizará as viagens de bairro para bairro. Antes, os passageiros dos alimentadores tinham de desembarcam no Terminal do Capão Raso, aumentando a distância para a integração com outro ônibus.A integração temporária também traz vantagens para quem circula entre a Linha Verde e a República Argentina. “É mais uma opção de descolamento para o Centro, e para a quem quer ir para a região da avenida Marechal.

Fonte: URBS


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Qualidade no transporte é o que importa para o usuário do Grande Recife


Pesquisa de opinião encomendada pelo Grande Recife Consórcio sobre o transporte público da Região Metropolitana do Recife revelou que os passageiros querem um serviço de qualidade mesmo que, para isso, tenham que abrir mão de uma passagem mais barata.
E que mais da metade dos usuários acredita que o sistema será modernizado com a execução de projetos prometidos pelo governador Eduardo Campos. É o caso do Corredor Norte-Sul, uma pista exclusiva de ônibus com 45 quilômetros de extensão que ligará o Norte ao Sul da Região Metropolitana; da implantação de um corredor de transporte na Avenida Norte, inclusive com uma pista elevada; e da requalificação e prolongamento do Corredor Leste-Oeste até São Lourenço da Mata, onde será erguida a arena da Copa do Mundo de 2014.

Dos 5 mil usuários de ônibus ouvidos na pesquisa nos 14 municípios da RMR, ano passado, a maioria definiu que o transporte público precisa urgentemente ampliar a frota de ônibus, reforçar a segurança nos coletivos, baixar o preço da passagem, melhorar o conforto nos veículos, reduzir os intervalos, criar mais linhas e ser fiscalizado com critério. Quase metade dos ouvidos (46,07%) considerou o sistema ruim e péssimo. Embora 53,93% classifiquem como regular, bom e ótimo, a avaliação negativa terminou prevalecendo sobre a positiva. Outro dado: quem anda de ônibus, em sua maioria, tem renda baixa (até 3 salários mínimos), usa a trabalho e acha a passagem muito cara.

Nessa ordem, essas são as principais exigências dos entrevistados. Pesquisas do tipo são periódicas nos sistemas de transporte sérios. No Brasil, são raras e, em Pernambuco, quase inéditas. O setor empresarial garante que faz análises do tipo com frequência, mas, se o faz, não divulga. Embora na prática revelem o que muita gente já sabe, elas têm que ser realizadas e é preciso saber tirar proveito dela. O Grande Recife garantiu que saberá. Promete que a partir da pesquisa vai traçar metas e redirecionar projetos no setor. Vamos esperar.

Fonte: JC Online


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SPTrans reorganiza linhas na Zona Sul para extensão do corredor ABD

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A SPTrans informa que, com a inauguração do Corredor Metropolitano ABD Extensão Diadema/São Paulo (Morumbi), serão realizadas alterações de itinerários e horários nas linhas que atendem às regiões de Cidade Ademar e Pedreira. As mudanças passam a valer neste sábado, 31 de julho.
Para melhor atender a população, a SPTrans reorganizou o transporte da região. Linhas foram criadas, seccionadas, transferidas e substituídas, para melhorar as condições de locomoção dos usuários de transporte público.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Fonte: SPTrans



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DF: Governo vai custear apenas um terço dos recursos do Passe Livre


A governadora em exercício do DF, Ivelise Longhi, sancionou nesta segunda-feira (2/8) o projeto de lei aprovado pelos deputados distritais que altera a Lei do Passe Livre Estudantil. De acordo com o novo texto, o governdo do DF passará a custear apenas um terço do valor das passagens dos estudantes, e não mais 100%, como atualmente. Os empresários deverão custear os outros dois terços. Apesar de reduzir o subsídio, o GDF descarta qualquer autorização para aumento de tarifa.

Segundo nota divulgada nesta tarde, a decisão foi tomada em comum acordo com o governador Rogério Rosso, que se encontra em viagem oficial à Europa. A proposta passou por avaliação de técnicos da Secretaria de Transportes e da área jurídica do GDF.

Entre as principais mudanças, está a recarga automática do benefício. A medida promete acabar com as longas filas para adquirir o crédito estudantil.De acordo com a nova lei, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), da Secretaria de Transportes, terá acesso permanente e integral tanto aos cadastros de beneficiários. O órgão fiscalizará a utilização do benefício controlados pela operadora do Sistema de Bilhetagem Automática e pelo Metrô-DF. Também poderá, a qualquer tempo, determinar a exclusão de pessoas que não satisfaçam os critérios legais de habilitação.

Poderão receber o benefício estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, da área rural e os que realizam estágio obrigatório. A frequência dos alunos deverá ser informada mensalmente ao governo. A lei será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (3/8). No entanto, ela só começa a valer no início do ano letivo de 2011. Segundo o governo, o prazo é necessário para a regulamentação das medidas.



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Confusão marca embarque no 1º dia útil do corredor Diadema-SP


O embarque no Terminal Diadema nesta segunda-feira (2), primeiro dia útil depois da inauguração do Corredor Diadema-SP, foi marcado pelo tumulto. Por volta das 7h, a reportagem do G1 constatou que o passageiro chegou a esperar cerca de 30 minutos para pegar um ônibus. Para surpresa dos passageiros, alguns dos ônibus que estavam fazendo o percurso nesta manhã não possuíam portas do lado esquerdo, o que os impedia de utilizar o corredor. Com isso, o trajeto acabou ficando mais longo do que o esperado.
De acordo com motoristas e fiscais que trabalham na linha Diadema- Brooklin e que não quiseram se identificar, os micro-ônibus que faziam o trajeto foram retirados da linha, o que explicaria as filas e a demora para o embarque. A Metra, empresa privada responsável pelos ônibus que fazem o trajeto Diadema- SP, foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou.

O motorista André Amado dos Santos pega o ônibus, normalmente, às 7h20 para entrar às 8h30, no terminal Berrini. “Hoje está confuso demais. Precisava organizar essa fila”, afirmou. Depois de esperar por 30 minutos, o ônibus deixou o terminal, mas não pegou o corredor recém-inaugurado. Ele só conseguiu chegar ao trabalho às 8h55. “Ainda bem que o pessoal pediu para ele pegar o corredor, se não eu não teria chegado ainda”, disse.

Alguns passageiros não tiveram paciência de esperar e desceram na Avenida Cupecê para pegar um ônibus que fosse pelo corredor e pudesse evitar o trânsito. “Eu vou pegar outro ônibus e pagar duas passagens, mas não posso esperar”, disse o aprendiz Jonathan Silva, 16 anos.

O mesmo problema aconteceu com Maria José Pugatti, que pegou o ônibus no Terminal Diadema por volta das 8h30. “Ninguém avisou que ele não pegaria o corredor. O ônibus estava cheio e eu nem vi que não tinha portas do lado esquerdo”, afirmou. Ela também desceu para pegar um outro ônibus.
Diante da confusão para embarcar em Diadema, a secretária financeira Roseneude de Jesus Santos, de 32 anos, parecia um pouco decepcionada. “Eu acho que vou esperar pelo menos uma semana para eles se organizarem, mas não vou ser pessimista. Eu acho que vai dar certo”, disse.


Fonte: G1.com.br


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DF: Passageiros reclamam da precariedade do terminal de Santa Maria


Nesta segunda-feira (02), o DFTV foi até o terminal rodoviário de Santa Maria, na quadra 402. Pouca estrutura e muito desconforto para os e motoristas que trabalham no terminal. Um cobrador escreveu para a Redação Móvel reclamando da falta de estrutura do local. “É uma peleja para nós rodoviários e para os passageiros, que têm que se deslocar do galpão e correr até o outro lado para pegar o ônibus. Não tem nada de conforto. Já tivemos promessas da Secretaria de Transportes, que teríamos um terminal rodoviário aqui, mas ficou só na conversa”, relata o cobrador. Para uma passageira, o local nem deveria ser chamado de terminal rodoviário. “Aqui não é um terminal, o que temos é uma parada caindo aos pedaços. Nós só ficamos aqui porque é a única maneira de esperar o ônibus”, explica.

Fonte: DFTV


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