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DF: Passageiros reclamam da precariedade do terminal de Santa Maria

segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Nesta segunda-feira (02), o DFTV foi até o terminal rodoviário de Santa Maria, na quadra 402. Pouca estrutura e muito desconforto para os e motoristas que trabalham no terminal. Um cobrador escreveu para a Redação Móvel reclamando da falta de estrutura do local. “É uma peleja para nós rodoviários e para os passageiros, que têm que se deslocar do galpão e correr até o outro lado para pegar o ônibus. Não tem nada de conforto. Já tivemos promessas da Secretaria de Transportes, que teríamos um terminal rodoviário aqui, mas ficou só na conversa”, relata o cobrador. Para uma passageira, o local nem deveria ser chamado de terminal rodoviário. “Aqui não é um terminal, o que temos é uma parada caindo aos pedaços. Nós só ficamos aqui porque é a única maneira de esperar o ônibus”, explica.

Fonte: DFTV


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Recife: Ônibus Geladinhos passam a aceitar o Vem a partir desta segunda


Uma boa notícia para quem utiliza os serviços de transporte público no Recife. A partir desta segunda-feira (2), as linhas de ônibus complementares, os populares geladinhos passarão a aceitar o Vem Trabalhador, e não apenas dinheiro, como antes.


A primeira linha a aderir ao serviço é o 072- Candeias (Complementar). Dia 09, quem recebe o Vem é o 042 - Aeroporto (Complementar). Segundo o Grande Recife, esses ônibus atenderão apenas aos trabalhadores que usam o Vem.


Por isso, estudantes, idosos, pessoas com necessidades especiais e crianças deverão pagar em dinheiro ou continuar usando as outras linhas, que fazem o mesmo trajeto. Para o Grande Recife, empresa que gerencia o transporte público na Região Metropolitana, o serviço é um diferencial pois oferece melhores assentos e ar-condicionado.


Outras linhas fazem o mesmo percurso e custam mais barato, por isso não existe a obrigatoriedade de universalizar o acesso. Até 2003, ônibus convencionais possuíam ar-condicionado. Era uma forma de competir com o transporte informal como as kombis e vans.


Aos poucos, pelo seu alto custo, foram tirados de circulação. Hoje, dos 21.700 ônibus em circulação no Grande Recife, apenas 22 são refrigerados. Os geladinhos circulam de segunda a sábado e custam R$ 2,30 (Aeroporto) e R$ 3,45 (Candeias).


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Salvador: Primeiros viadutos da Via Expressa são inaugurados


Os dois primeiros viadutos da Via Expressa Baia de Todos os Santos, que ligam o Retiro ao Iguatemi e o Iguatemi ao Retiro, foram abertos, com atraso, neste domingo (1º) com o objetivo de eliminar os constantes congestionamentos que ocorrem na região.
De acordo com expectativas do governo, as estruturas devem receber uma média de 40 mil veículos por dia. A inauguração dos viadutos seria realizada no último sábado (31), durante uma visita do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, entretanto, as chuvas e greves da construção civil impediram que a obra ficasse pronta no prazo.
“Essa é a primeira parte da obra da Via Expressa a ser entregue a população. A previsão é que no fim de setembro a antiga Rótula do Abacaxi esteja concluída, com os seis viadutos que vão integrar a Via Expressa”, afirmou o presidente da Conder, Milton Villas-Bôas.
“Com essa liberação, já vamos sentir uma melhora importante no trânsito da região. Inclusive queria agradecer a paciência da população com os transtornos, que sempre são causados por grandes obras e dizer que tudo isso vai ser reverter em benefícios duradouros para Salvador”, disse o ministro.
Segundo a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, lembrou que com a conclusão destes primeiros viadutos o trabalho no canteiro vai ser facilitado. “Com a entrega desses dois viadutos, as máquinas e operários vão ter mais facilidade e espaço para trabalhar o que agiliza a finalização das outras etapas”.

Fonte: TRIBUNA DA BAHIA


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São Paulo: Corredor Diadema-SP tem sinalização precária


Confuso. Foi assim o primeiro dia de funcionamento do corredor de ônibus Diadema-São Paulo, que começou a operar ontem ligando a cidade da região ao Morumbi. A escassez de placas, as cercas frágeis e a falta de sinalização de solo em alguns trechos foram responsáveis por acidentes de trânsito, indignação e dúvidas.
Um dos trechos com maior deficiência é o cruzamento entre as ruas Padre Gabriel Gonçalves e Juan De La Cruz. Neste ponto havia um cruzamento, que foi extinto. A placa de indicação fica tão em cima do ponto que muitos acabam não percebendo que, agora, é proibido virar à esquerda.
O novo retorno, que deve ser feito por dentro do bairro, à direita, não tem sinalização, o que acaba causando mais trânsito no local, que já era ponto típico de tráfego lento, segundo o morador Ricardo Praxedes.
De acordo com o comerciante Faisal Husseis, 34, ocorreram cerca de dez acidentes na altura do número 4.000 da Avenida Cupecê. "A faixa que deveria avisar os motoristas sobre o funcionamento do corredor acabou atrapalhando a visão do semáforo, que fica logo atrás. Por isso, muitas pessoas não vêem o sinal fechado e atravessam o cruzamento", explicou o comerciante, que não se conforma com a desordem.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que até amanhã os 12 quilômetros do corredor estarão sinalizados e alegou que o tempo de obras - nada menos que 24 anos - foi insuficiente para deixar a via totalmente equipada. A linha possui 12 quilômetros, 18 pontos de parada e deverá atender cerca de 85 mil passageiros por dia.

Fonte: Diário do Grande ABC


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Quatro projetos buscam melhorar o trânsito da Grande João Pessoa


Quatro projetos estão sendo desenvolvidos para modernizar e desafogar o Sistema de Transporte Urbano da área metropolitana de João Pessoa. Os estudos apontam a integração das modalidades Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), sobre Pneus (VLP) ou Bus Rapid Transit (BRT), metrô e as demais linhas de ônibus.
O maior projeto foi elaborado pela Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que já concluiu o Termo de Referência e tem previsão orçamentária de R$ 274 milhões do Ministério dos Transportes para 2011. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) possui um projeto pronto de modernização da linha férrea de 30 quilômetros já existente entre Santa Rita e Bayeux.
A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) irá iniciar estudo para instalação do BRT, também analisado por um projeto do vereador Aristávora de Souza Santos, “Tavinho” (PTB.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Osman Cartaxo, já foi encaminhado para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) o Termo de Referência que será usado para a abertura da licitação. É através desse termo que a empresa vencedora da licitação irá desenvolver o projeto que irá reestruturar e interligar o sistema de transporte dos 12 municípios da área metropolitana da Capital. “A previsão é que ainda neste mês de agosto seja publicado o edital da licitação para contratação da empresa que irá executar o estudo. A licitação deverá ser feita no modelo de tomada de preço, indicado para projetos com faixa de preço que variam de R$ 150 mil a R$ 600 mil”, disse o secretário.
A elaboração do estudo que fará o detalhamento da implantação do projeto irá custar R$ 455 mil. As previsões elaboradas pelo Termo de Referência é que o sistema tenha oito eixos, que estarão concentrados em seis municípios: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Lucena e Conde. Ao todo, conforme a previsão, os eixos centrais terão aproximadamente 110 quilômetros.

O maior deles funcionará do lugar da linha do trem da CBTU, com 30 quilômetros de extensão.Contudo, o diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo e o vereador Tavinho argumentam que a implantação do VLT é inviável por causa do custo e da inflexibilidade de seu percurso. Segundo Adalberto Araújo, a solução seria o BRT (ou VLT), que se trata de ônibus biarticulados, que comportam a mesma quantidade de passageiros e são aproximadamente 75% mais baratos.

Fonte: Portal Correio


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Em Cascável, Ônibus coletivos respeitam a velocidade permitida?


Que a velocidade máxima permitida nas ruas de Cascavel é de 60 km/h os motoristas já estão cansados de saber. Porém, o que chama a atenção são os motoristas de ônibus do transporte coletivo, que precisam parar nos pontos, mas que quando há um espaço parecem abusar da velocidade.

A equipe de cinegrafistas da CGN acompanhou por alguns trajetos; ao ver as imagens a pergunta é: será que o motorista está andando dentro dos 60 km/h permitido na via?
Culpar apenas a pressa do motorista seria injusto, pois eles seguem regras e precisam cumprir horários. Atrasar significa desconto na folha de pagamento e problemas com a empresa para qual trabalha.


Fonte: CGN Notícias



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População de Guarujá ganha 22 novos ônibus nesta segunda-feira


A Prefeitura de Guarujá e a empresa concessionária de transporte coletivo da Cidade apresentam nesta segunda-feira (2) 22 novos coletivos inteiramente adaptados a pessoas deficientes e com mobilidade reduzida.

Com estes novos ônibus, 75% de todas as viagens da frota operacional da Rede de Transporte de Guarujá (RTG) serão realizadas em ônibus adaptados, modernos e que oferecem maior conforto e segurança aos seus usuários. De acordo com a Prefeitura de Guarujá, a entrega destes coletivos faz parte do processo de renovação dos ônibus que servem a RTG e que foi iniciado em 2009, com o objetivo de oferecer uma frota de veículos 100% adaptada aos guarujaenses.

Tecnologia

Os ônibus que agora são entregues à população são considerados os mais completos em equipamentos de segurança do mercado. Eles são equipados com o sistema “anjo da guarda” de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os ônibus não partem quando qualquer uma das portas estiver aberta e as portas somente se abrem com o veículo parado), sistemas que oferecem segurança e conforto aos passageiros.

A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos dos novos ônibus são equipados com lâmpadas denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertas com lentes plásticas. Estas lâmpadas oferecem uma maior durabilidade e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de serem ecologicamente corretas.

Fonte: TV Tribuna


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Rio de Janeiro: Ônibus estarão adaptados para deficientes até fim do ano


Numa manhã chuvosa, há duas semanas, o sociólogo João Carlos Faria parou num ponto da Rua do Catete e fez sinal para o ônibus 422 (Grajaú-Cosme Velho). Nada demais, não fosse o fato de ele estar numa cadeira de rodas e, a partir daí, ter sido obrigado a contar com a boa vontade do motorista para seguir viagem. Por causa de um caminhão parado, o ônibus ficou a dois metros da calçada. Como o meio-fio era alto e não havia rampa de acesso, foi o próprio motorista quem botou o passageiro no elevador para cadeiras de rodas.
Todo o processo de embarque durou cerca de três minutos. A demora, no entanto, não é o único problema enfrentado por cadeirantes na cidade do Rio, cuja frota de ônibus adaptados aumentou, mas ainda está longe de ser a ideal, segundo João Carlos, que é responsável pelo Setor de Acessibilidade do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD). E ainda vai levar mais tempo para o sistema entrar na linha: o prazo para que os ônibus urbanos fabricados até 15 de outubro de 2008 estejam adaptados ao regulamento brasileiro de acessibilidade, que terminaria ontem, foi prorrogado até o fim do ano.
São 3.500 ônibus com 100% de acessibilidade
Veículos adquiridos a partir de 16 de outubro de 2008 já saem da fábrica atendendo à norma da acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), foi necessário prorrogar o prazo devido ao atraso na criação dos Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro, que darão a certificação aos veículos.
- Os ônibus remodelados têm que estar cadastrados no Denatran e, até o fim do ano, serão certificados - explica Suzy Balloussier, relações-públicas da Fetranspor.
Os ônibus urbanos do Rio deverão oferecer ainda mais facilidades para os deficientes. Segundo o decreto municipal 29.896/2008, a frota estará totalmente adaptada (full accessibility) para portadores de deficiências até 2014. Além de elevador para cadeirantes, terá, por exemplo, bancos para deficientes visuais, espaço para cão-guia e campainha sonora diferenciada. Haverá ainda assentos preferenciais para obesos e piso antiderrapante.

Fonte: O Globo


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