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Rio Grande: Sistema de integração tarifária de coletivos entra em vigor neste Sábado

sábado, 17 de julho de 2010


Com o novo sistema integrado de transporte coletivo, que passa a vigorar em Rio Grande a partir deste Sábado, o passageiro poderá utilizar até três ônibus, com apenas um crédito do cartão Mais Rio Grande, desde que o terceiro coletivo seja da linha Circular Cassino ou da linha Junção via Bernadeth (J01). Essa última será totalmente gratuita. Vale ressaltar, também, que só será possível ao usuário realizar uma integração com o mesmo cartão. Então, ao passar o Cartão Mais Rio Grande no validador, o passageiro só poderá escolher mais um destino, em um tempo que será previamente estabelecido de acordo com as linhas a serem integradas.
Um aspecto importante é que a integração poderá ser utilizada apenas por quem possuir o cartão Mais Rio Grande do sistema de bilhetagem eletrônica. Como as estações são abertas, não é possível haver o controle de quem já pagou em dinheiro a tarifa. É diferente do que ocorre em Florianópolis (SC), por exemplo, onde há a integração do transporte coletivo e o pagamento pode ser feito em dinheiro, já que os terminais são fechados, impedindo o acesso daqueles que não estão viajando. O sistema oferece quatro Estações de Integração. São elas: Trevo, Praça Tamandaré, Balneário Cassino e Junção, que irão funcionar como locais de embarque e desembarque de passageiros.
Paralelamente à implantação ao novo sistema, algumas ruas terão o sentido invertido a partir de amanhã. É o caso das ruas Dom Bosco e Vice-Almirante Abreu, que terão mão única no sentido bairro-centro, da avenida Pelotas, que terá mão única no sentido centro-bairro, e a rua General Vitorino e que terá sentido bairro-centro.

É importante você saber:
- A linha Bernadeth será extinta, sendo atendida pela linha J01 (Junção via Bernadeth);
- As linhas São João e Bosque serão extintas, sendo atendidas pelas linhas J03 (Junção via Prado via Bosque), P05 (Polivalente avenida Pelotas) e P06 (Polivalente Buarque de Macedo);
- As linhas Cassino Cidade Nova e Cassino Profilurb serão extintas, podendo o usuário utilizar qualquer linha que chegue na Estação de Integração Junção ou até a Estação de Integração Tamandaré e integrar com a linha P09 (Cassino);
- As linhas Parque Marinha via Socoowiski, e Castelo Branco/Parque Marinha/Cassino serão extintas, sendo atendidas pela linha J04 (Junção Cassino via Socoowiski), onde o usuário poderá ir até a Junção e depois poderá integrar com qualquer linha que irá o Centro.
- As linhas Parque Marinha e Parque São Pedro serão integradas numa única linha, intercalando. O ônibus entrará no Jardim do Sol e sairá no Parque São Pedro e outro ônibus entrará no Parque São Pedro e sairá no Jardim do Sol. Dessa forma, não haverá ônibus entrando no Parque Marinha pela BR-392.
- A linha da Furg sairá do Campus Carreiros e terminará na Estação de Integração Tamandaré. Para ir até a Furg Campus Centro, o usuário deverá utilizar a integração com a linha P04 (Dique Seco via Furg Centro) ou qualquer outra linha que desejar, desde que seja para o mesmo sentido.
- A linha do Barra/Parque São Pedro irá somente até a Estação de Integração Tamandaré, podendo essa integrar com qualquer linha que o usuário desejar, desde que seja para o mesmo sentido.

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Petrolina realiza vistoria de transporte coletivo

Até o dia 06 de agosto, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) realiza vistoria nos veículos que fazem transporte coletivo em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Só podem realizar a atividade no segundo semestre, os condutores que tiverem os carros aprovados na fiscalização.
Dentre os documentos necessários para a regularização estão o comprovante de pagamento do ISS, cópia da habilitação na categoria D, certidão negativa de antecedentes criminais, certificado do registro de licenciamento do veículo, dentre outros.
A inspeção é feita na sede do Sest/Senat (ao lado da EPTTC), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os veículos devem possuir equipamento registrador instantâneo de velocidade (tacógrafo), cintos de segurança na mesma quantidade de passageiros, entre outros itens indispensáveis.
De acordo com informações da prefeitura de Petrolina, quem for pego durante blitz conduzindo veículo de transporte escolar sem a devida autorização, está sujeito a pagar multa de R$ 127, 69, além de ter o veículo retido até que a situação esteja regularizada.

Fonte: JC Online
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Pesquisa traça o perfil do usuário do transporte coletivo de Taubaté


Quem usa o transporte público em Taubaté reclama. E não reclama pouco. Por esse motivo uma pesquisa encomendada pela Prefeitura traçou o perfil das pessoas que precisam dos coletivos diariamente.

Com as informações em mãos, a idéia é melhorar o serviço no prazo de três meses. Por dia, cerca de 40 mil pessoas usam o transporte público de Taubaté. E tão grande quanto o público é a quantidade de reclamações sobre o serviço. "O ônibus sai lotado e passa nos pontos sem parar. Tenho que ficar mais 40 minutos no ponto", diz Maria Léa, usuária do transporte coletivo.

Na tentativa de solucionar os problemas do transporte coletivo no município, a diretoria de trânsito encomendou um levantamento de dados para apontar as carências no atendimento a população. A pesquisa analisou os 18 bairros de Taubaté.

Além de verificar os horários de maior movimento, a coleta de informações constatou que a maioria dos deslocamentos (27,67%) na cidade é por motivo de trabalho, seguido por estudo (14,83%). E ainda traçou o perfil socio economico de quem faz uso de ônibus e vans.

Com esses dados em mãos, a intenção agora é traçar metas pra melhorar o transporte. "Isso vai me dar uma tabela de horários, com a frequência. Servirá para redimensionar a frota, ou seja, quantos ônibus serão necessários para atender esta população", diz Monteclaro César, diretor municipal de trânsito.

"É bom que o poder publico faça alguma coisa, porque quem ta pagando o preço é a população", diz Germino Neto, usuário do sistema. As novas medidas devem ser colocadas em prática até o mês de outubro, segundo o diretor de trânsito. Antes, haverá, em agosto, uma audiência pública para que as pessoas possam dar suas opiniões sobre as melhorias.

Fonte: VNews
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Porto Alegre: Prefeitura corre contra o tempo para salvar investimentos nos Portais da Cidade

sexta-feira, 16 de julho de 2010


A prefeitura de Porto Alegre corre contra o tempo para garantir recursos conquistados junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), instituição financeira internacional com sede em Caracas, na Venezuela, para o projeto Portais da Cidade. A proposta prevê a construção de três grandes terminais de ônibus e a adaptação do terminal Triângulo, na Assis Brasil, na Capital.

A partir desses portais, passageiros vindos dos bairros e da região metropolitana de Porto Alegre seguirão viagem em ônibus articulados. A intenção é reduzir o número de veículos no Centro.

Do custo total estimado de US$ 210 milhões (R$ 372 milhões), o projeto tem US$ 100 milhões (R$ 177 milhões) garantidos pela CAF. Pelo termo de cooperação assinado em 16 de novembro passado, o município precisa realizar, por meio de consultorias privadas, uma série de análises prévias como pré-requisito para a liberação do financiamento. Para essa etapa, foram antecipados US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão).

Até novembro para definir modelo e localizações
Apontado como capaz de reorganizar o transporte público de Porto Alegre para a Copa de 2014, o projeto tem até novembro para ter definidas as localizações de terminais e modelo das estações.

A prefeitura agora tenta acelerar estudos em andamento para não perder o empréstimo assegurado. Dividida em seis partes, a fase inicial teve início apenas em abril, com a contratação da empresa Logitrans, de Curitiba.

Ao assumir a prefeitura, em 30 de março, José Fortunati formou uma nova equipe para tratar do projeto. Com base em análises de técnicos como o engenheiro civil Romano Botin, então diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e o arquiteto Severino Feitoza, também da EPTC, a prefeitura sugeriu mudanças relevantes no projeto.

A principal delas era alterar o modelo do Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores exclusivos para ônibus e veículos mais rápidos e com mais capacidade de passageiros. A ideia era rebaixar as plataformas das estações para facilitar a ampliação do sistema para toda a cidade. Alegando cláusula contratual, a Logitrans informou, dia 8 de julho, que não poderia alterar o modelo das plataformas.

Como funcionará
- Os passageiros de ônibus procedentes dos bairros da Capital e da Região Metropolitana desembarcarão nos portais e no terminal Triângulo.
- Desse terminal, tomarão ônibus articulados especiais para seguir viagem dentro da cidade.
- Os veículos percorrerão corredores exclusivos em direção ao centro de Porto Alegre. Também haverá conexões entre os portais.
- A ideia é reduzir o volume de ônibus que se deslocam por dia ao Centro, 33 mil em média.
- O projeto prevê que os ônibus partam de três em três minutos dos portais.
- O passageiro continuará pagando apenas uma passagem, mesmo tomando mais ônibus, desde que não saia dos portais ou das estações.
- Nos trajetos, serão construídas estações de embarque e de desembarque com plataforma elevada em relação à via. O passageiro pagará ao ingressar nas estações.
- Cada portal terá um prédio, com terminal de ônibus, estacionamento subterrâneo para carros, bicicletário e serviços.

Fonte: Diário Gaúcho
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"Estação Penha, do Metrô, será conectada à linha da CPTM"


O senador Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo de São Paulo, afirmou, nesta quinta-feira (15/07), que pretende transformar a estação Penha, da Linha Vermelha do Metrô, em um ramal de interligação com a CPTM. Durante caminhada pelos bairros São Miguel Paulista e Itaim Paulista, zona leste da capital paulista, Mercadante garantiu que vai dobrar a capacidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e dar aos trens qualidade de Metrô.

“Em dois anos, nós vamos dobrar a capacidade de transporte de passageiros nos trens da CPTM. Temos como colocar até mil carros novos nas linhas e, com essa alça na linha vermelha, vamos aliviar muito essa sobrecarga nos sistemas de transporte”, explicou Mercadante. Segundo ele, o problema de transporte na zona leste é conseqüência da falta de oportunidades de trabalho na região, que obriga os moradores a trabalhar no centro.

“Se nós gerarmos mais empregos aqui [na zona leste] e se complementarmos o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ para gerarmos mais oportunidades de moradia no centro, vamos melhorar bastante o problema do transporte”, afirmou. “Além disso, temos que trazer incentivos fiscais para gerar empregos principalmente na área de serviços para a zona leste”, explicou Mercadante.

Acompanhado de vereadores da capital e de lideranças locais, Mercadante caminhou pelos bairros de Itaim Paulista e São Miguel Paulista e conversou com comerciantes e moradores. Além de prometer investimentos para a CPTM e para o Metrô, o senador também assumiu o compromisso de expandir os corredores de ônibus.

Fonte: Mercadante 13
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Várzea Grande terá dois corredores de BRT


O analista de infraestrutura da Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Igor Guerra, adiantou ontem, durante o 1º Seminário de Mobilidade Urbana, que Várzea Grande terá dois dos três corredores rápidos para ônibus, os BRTs, projetados para Cuiabá. Igor participou como palestrante do seminário que é uma promoção da Agência Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande. O anuncio representa a confirmação de que a proposta dos Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, está praticamente descartada.
Segundo Guerra um dos BRTs ligará a Avenida Rubens de Mendonça até o Aeroporto Marechal Rondon e também um outro, o corredor da rodovia Mário Andreazza que ligará o trevo do Lagarto até a ponte Mário Andreazza, seguindo até a Arena Pantanal (antigo estádio Verdão). Ele ressalta que os BRTs é uma espécie de metrô, mas de superfície onde os ônibus se deslocam com rapidez trazendo mais conforto para os habitantes e passa a ser um incentivo a um transporte barato e acessível a todos. Com isso, muita gente passa a deixar o automóvel em casa.
Além disso, evita congestionamentos no trânsito o que causa prejuízo para toda a sociedade, pois os veículos ficam horas parados. Ele acrescentou que o Governo Federal reservou R$ 85 milhões para a reforma do Aeroporto Marechal Rondon que quadruplicará de tamanho. “Existe um esforço significativo entre os governos federal, estadual e municipal para solucionar o problema de mobilidade urbana”, frisa.
Igor Guerra destaca que o Ministério das Cidades ao vai resolver o problema nas cidades da Copa 2014, mas investir e melhor alguns eixos de mobilidade. São ligações entre o Aeroporto Marechal Rondon a Arena Pantanal, Rodoviária, região hoteleira. “Em Cuiabá, são três BRTs. Um deles, em Cuiabá, liga o Coxipó ao centro”.
Nas melhorias da mobilidade urbana, serão investidos R$ 481,2 milhões do Governo Federal com contrapartida do Governo Estadual.

Fonte: Redação/24H News
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