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São Bernardo: Cartão Legal começa a funcionar segunda-feira

quarta-feira, 14 de julho de 2010


A partir de segunda-feira os idosos de São Bernardo poderão utilizar qualquer assento do ônibus. A antiga reivindicação é uma das mudanças trazidas pela implantação do novo sistema de acesso ao transporte coletivo que está sendo implantado no município, semelhante ao Bilhete Único da Capital. Os idosos serão os primeiros a utilizar o Cartão Legal. A expectativa da SBC-Trans (concessionária de transporte coletivo de São Bernardo) é de que até o fim do ano todos os usuários estejam utilizando o serviço.
O Cartão Legal é um modelo de bilhetagem eletrônica e integração tarifária. São nove modelos de cartões, um para cada tipo de público. Ele permitirá aos usuários fazer mais de uma viagem pagando uma única tarifa (R$ 2,50).
O passageiro poderá, nos dias úteis, embarcar em mais de uma linha no período de 90 minutos. Aos sábados, domingos e feriados, as transferências poderão ser realizadas no intervalo de 120 minutos - mas só valem para as viagens de ida, a volta será tarifada.
"Os modelos são diferentes para evitar que o cartão seja utilizado por outra pessoa, é uma segurança a mais. São nove tipos, até crianças poderão passar pela catraca, é um conceito de cidadania. A pessoa faz o cadastro e na hora sai com o cartão. Na segunda-feira os idosos já podem utilizar", disse o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.
Os modelos são: Criança Cidadã (menores de 5 anos), Cidadão (qualquer pessoa que utiliza o transporte público), Senior (60 a 65 anos), Escolar (desconto de 50% para estudantes), Especial (para deficientes físicos), Especial Acompanhante (acompanhante do deficiente), Empresarial (solicitado pelas empresas para que até funcionários terceirizados utilizem o cartão), Vale Transporte Social (para outras pessoas que são isentas da tarifa por lei).
Moedas - A SBC-Trans investiu cerca de R$ 12 milhões na instalação dos equipamentos e software das catracas. O novo sistema, além de ler os cartões tem um moedeiro, no qual o passageiro pode pagar a passagem depositando moedas no equipamento.
Outra novidade é leitura da digital do passageiro com gratuidade. "A máquina lê qualquer um dos dez dedos do passageiro, isto é um mecanismo de segurança para o usuário, caso o cartão seja roubado ou extraviado, ninguém poderá utiliza-lo", disse o diretor da SBC-Trans, José Romano Neto.
Segundo Romano Neto, a totalidade da frota de 380 ônibus está equipada e os motoristas e cobradores treinados. O cartão pode ser adquirido na loja do Cartão Legal, localizada na Rua Marechal Deodoro, 769, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira e no sábado das 8h às 12h.
Inicialmente serão cadastrados os idosos entre 60 e 65 anos (basta apresentar o RG e um comprovante de endereço). Depois serão os aposentados e pensionistas, deficientes e demais.

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Usuários de ônibus começam a pagar mais caro pelo transporte em Juiz de Fora


O transporte urbano em Juiz de Fora está mais caro. A nova tarifa entrou em vigor nesse domingo (11). Nesta segunda-feira (12) quem usou o transporte coletivo não ficou nada satisfeito.
O aumento é de 5,88%. A tarifa saiu de R$1,70 para R$1,80. O aumento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e regulamentado pelo prefeito Custódio Mattos no início do mês.
A Prefeitura justifica que foram levados em consideração os gastos com combustível, pneus, lubrificantes e com o reajuste salarial dos motoristas e cobradores.
A administração municipal alega ainda que as linhas de ônibus devem ser ampliadas. A frota com 520 veículos deve ganhar mais 159, mesmo assim os usuários não concordam com o índice.
O vale transporte com o novo valor já pode ser comprado na sede da Associação das Empresas do Transporte Coletivo (Astransp). Para o tiquete de R$ 1,70 será marcada uma data para troca.
Quem tem o cartão eletrônico também não precisa se preocupar. De acordo com a gerente de Recursos o Humanos da Astranp, Cláudia Ferreira, o cartão será passado sem que haja desconto de 1,80.

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Empresas de sete países têm interesse no leilão para construir o trem-bala

terça-feira, 13 de julho de 2010


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse nesta terça-feira (13) que empresas de pelo menos sete países já manifestaram interesse em participar do leilão para construir o Trem de Alta Velocidade (TAV). Na lista estão empresas da Coreia, França, Alemanha, China, Espanha, Itália e do Japão. O edital para o leilão foi lançado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os interessados em participar do leilão terão até o dia 29 de novembro para entregar suas propostas. O vencedor da licitação será a empresa ou o consórcio que oferecer a menor tarifa-teto para o trecho expresso entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O preço máximo estabelecido pelo TCU para a passagem na classe econômica é de R$ 199,80. No caso de empate no leilão, será privilegiada a empresa com mais experiência no sistema.

A Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav) terá 33% de participação na Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será formada para construir o trem-bala, e vai poder vetar algumas questões na sociedade. Mas, segundo o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o poder de veto estará restrito a questões que preservem o cumprimento dos objetivos da SPE.

Segundo o ministro, além de ser a sócia minoritária da SPE, a Etav vai coordenar o processo de absorção e transferência de tecnologia, além de monitorar o projeto em todas as suas etapas. Depois da homologação do resultado do leilão, o prazo para a formação da SPE é de 90 dias.

Portanto, a criação da Etav deverá ser aprovada pelo Congresso Nacional até março do ano que vem. “Esperamos que o Congresso seja sensível a esse cronograma. Se a empresa não for aprovada, o governo terá que criar outra alternativa”, disse Figueiredo.

Os funcionários da Etav serão nomeados por meio de concurso público, mas até que a seleção seja realizada, serão recrutados profissionais do governo e de universidades. A sede da empresa será em Brasília, mas ela poderá ter escritórios em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a construção do empreendimento, deverão ser criados 12 mil empregos diretos e indiretos. Para os primeiros dez anos, a previsão é de que 30 mil empregos sejam criados.

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Recife: Avenida Norte ganhará um corredor exclusivo de ônibus


Mais um projeto estruturador para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR): a construção do corredor exclusivo de ônibus da avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO).

O projeto - que entrará em processo de licitação ainda neste primeiro semestre - foi orçado em R$ 198 milhões. O corredor terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração da Macaxeira, seguindo por vários bairros da Zona Norte do Recife como Vasco da Gama, Casa Amarela, Encruzilhada e Santo Amaro, encerrando-se na avenida Cruz Cabugá.

O equipamento terá cerca de 8,1 km, beneficiando, inicialmente, 118 mil usuários que utilizam as 21 linhas de ônibus que trafegam, atualmente, pelo trecho, além de possibilitar a ligação ao Sistema Estrutural Integrado (SEI). Ao todo, serão 17 estações, que permitirão integração entre as linhas alimentadoras e as troncais.
Características
O corredor inteligente tem características parecidas com o Transmilênio, implantado em Bogotá, na Colômbia, mas sofrerá adaptações para se adequar à realidade da malha viária e as características geográficas locais.

Os pontos de embarque e desembarque terão um novo formato, semelhante aos que serão instalados no corredor Norte/Sul - cuja previsão de construção é para o segundo semestre de 2010. As estações serão cobertas e catracadas, niveladas à altura da porta de embarque e desembarque dos veículos, dando maior acessibilidade aos usuários. Graças à presença de catracas nas estações, os usuários poderão fazer o pagamento das tarifas no próprio local, agilizando o processo de embarque.

O prazo estipulado para a conclusão da obra é de 18 meses após seu início. Em determinados trechos do corredor, os coletivos farão o deslocamento em faixas exclusivas e elevadas. Em outras rotas, o percurso dos ônibus será feito em faixas exclusivas normais.

O projeto também inclui a criação de binários e trechos com ciclovias. Para o secretário das Cidades e presidente do consórcio, Dilson Peixoto, com o corredor em operação, os congestionamentos serão drasticamente reduzidos. “Com o elevado, conseguiremos melhorar a circulação de ônibus, carros e pedestres, que irão conviver pacificamente na mesma via”, explicou.

Fonte: CGRT
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SPTrans altera itinerários no Jardim Tremembé


Em virtude da reconstrução do pavimento na Rua Ushikichi Kamia, no Jardim Tremembé, que será feito a partir do próximo dia 15 de julho, quinta-feira, com duração prevista para 90 dias, a SPTrans informa que três linhas que atendem a região terão os seus itinerários alterados durante a realização da obra.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
172P/10 Vila Zilda – Metrô BelémIda: Rua Francisco Bagatti, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.Volta: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Francisco Bagatti.
172U/10 Cemitério Pq. dos Pinheiros – MoocaIda: Rua Ushikichi Kamiya altura do número 1300, prosseguindo normal.Volta: normal até a Rua Ushikichi Kamiya altura do número 1300.
1726/10 Vila Zilda – Metrô SantanaIda: Praça Flor de Maio, Rua Orquídea, Rua Flor de Maio, Rua Augusto Rodrigues, Rua Fausto Domingues, Rua Augusto Rodrigues, Rua Ushikichi Kamiya, prosseguindo normal.Volta: normal até a Rua Ushikichi Kamiya, Rua Augusto Rodrigues, Rua Flor de Maio, Rua Orquídea e Praça Flor de Maio.

Fonte: SPTrans
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DF: Usuários do metrô sofrem com problemas no transporte


Os 165 mil passageiros que enfrentam diariamente os trens lotados do metrô precisarm ter ainda mais paciência para se deslocar pelo DF utilizando o transporte. Dois problemas comprometeram o funcionamento e a circulação da frota em diferentes momentos da manhã. Um deles aconteceu ao longo das primeiras horas do dia, em um dos períodos de maior movimentação nas plataformas, quando milhares de pessoas estão a caminho do trabalho ou da escola. Como resultado, atrasos, viagens canceladas e tumulto nas principais estações.

Ainda era madrugada quando foram detectados os defeitos na sinalização do sistema na estação da 106 Sul, que é feito de cabos de fibra óptica. Quando panes dessa natureza acontecem, os controladores do tráfego, sediados em Águas Claras, perdem o contato com os trens, o que aumenta o risco de acidentes. Segundo a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), quando há problemas na transmissão de informação do sistema de sinalização, a central de controle reduz automaticamente a velocidade dos carros para 20km/h, quando o padrão é de 80km/h

Com o deslocamento mais lento entre a 106 e a Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, os efeitos acabaram refletidos nas demais plataformas, que tiveram de alterar os horários das viagens com destino ao centro da capital.

Em alguns casos, o atraso ultrapassou uma hora, quando, geralmente, um passageiro leva de cinco a 10 minutos para embarcar. Nas catracas de entrada das estações, um cartaz informava que o tempo de parada era maior do que o habitual e que os vagões seguiam com a velocidade reduzida. A reparação da pane só foi concluída às 10h20, quando o serviço metroviário voltou à normalidade. A aparente tranquilidade não durou muito. Por volta de 11h25, um acidente na Estação Arniqueiras paralisou o tráfego a partir das plataformas do Guará.

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