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Transferência de paradas de ônibus gera reclamações em Natal

quinta-feira, 8 de julho de 2010


No primeiro dia de mudança nas paradas de ônibus do Natal Shopping e Via Direta, na BR-101, Zona Sul de Natal, usuários seguem insatisfeitos com o tempo de integração garantido pelo programa Passe Livre. O tempo de uma hora para trocar de ônibus em qualquer ponto de parada da cidade ainda é considerado curto pela população, principalmente para aqueles que descem no shopping e precisam caminhar até a outra parada de ônibus, que fica distante cerca de 300m.

Segundo Sílvio Medeiros, secretário adjunto de trânsito, o problema está em os usuários ainda não saberem usar corretamente o direito garantido a eles. Sílvio explica que as constantes reclamações de usuários recebidas pela secretaria estão ligadas ao mau uso da integração. "A população não está usando o Passe Livre da forma correta", alega o secretário.

Segundo ele, as pessoas querem continuar fazendo integração onde antes funcionavam as estações e isso não é necessário. Tomando comoexemplo os usuários que moram na Zona Norte da capital e precisam se deslocar até Ponta Negra, Silvio Medeiros explica que a troca de transporte pode ser feita ainda na Zona Norte. "Na Zona Norte existem ônibus que fazem a linha Ponta Negra. Basta fazer a troca ainda lá ou mesmo na avenida Bernardo Vieira", afirma.

O secretário disse ainda que não vê necessidade de aumentar o tempo do benefício. "Até agora não foi constatada nenhuma necessidade de ampliação desse tempo em alguma linha", afirmou. Já os usuários partilham de pensamento totalmente contrário ao da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). "Não tem condições. Isso é um absurdo!" É o que pensa o estudante Paulo Silva, 19. Paulo conta que só nessa semana já perdeu a integração temporal em três oportunidades. Morador da Zona Norte, o estudante tem que pegar dois transportes para chegar a empresa onde estagia pela manhã, em Candelária. Ele conta que a lotação dos ônibus e os congestionamentos em horário de pico contribuem para a perda do direito do usuário.

A segurança na região também é apontada como um fator de preocupação para a população que peg1a ônibus no local. Paulo Silva acredita que as antigas estruturas das estações de transferência ofereciam maior segurança aos usuários de transporte público. "As estações antes ficavam abertas até as 23h. E agora, como as pessoas irão ficar nas paradas nesse horário?"

A indagação do estudante é somada à sensação de insegurança que ele afirma ter ao desembarcar em locais distantes de centros de maior movimento, como o Natal Shopping. Funcionários Os funcionários que foram contratados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn) para trabalhar nas estações de transferência perderam suas funções. Segundo Sílvio Medeiros, as informações que lhe foram passadas pelo Seturn é que 90% dos funcionários foram reaproveitados e transferidos para funções administrativas dentro do próprio Seturn ou nas empresas.

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São Paulo: Pinda recebe 12 ônibus com acessibilidade para deficientes


Pindamonhangaba vai receber 12 veículos 0km com acessibilidade para utilização no transporte público da cidade. A apresentação dos ônibus acontece hoje, às 11 horas, no pátio da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Os novos carros atendem a legislação vigente (lei 10.048) sobre acessibilidade e foram solicitados pela Prefeitura à empresa responsável pelo transporte público – a Viva Pinda.

“Esta era uma reivindicação dos deficientes e uma das ações que o prefeito João Ribeiro mais se empenhava em negociar com a companhia, que se comprometeu a colocar 40 ônibus com acessibilidade em circulação até janeiro de 2011”, disse o diretor de Trânsito, Luis Rosas Junior, ao comentar que o mecanismo é uma plataforma elevatória – que garante conforto, segurança e facilidades aos deficientes físicos.

Luis Rosas Junior afirmou que a ação é um avanço no transporte público do município. “O setor tem recebido melhorias nos últimos anos e acreditamos que atitudes como esta trazem mais benefícios à população”.

Acessibilidade em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba é uma das cidades que mais respeitam as pessoas com deficiência, principalmente na questão da acessibilidade.Todos os prédios públicos possuem rampas de acesso, milhares de calçadas espalhadas pelo município também contam com o recurso.

A rua Deputado Claro César, por exemplo, contém pisos táteis; na Prefeitura e no Museu, o acesso dos deficientes pode ser feito por rampa ou elevador, além de sanitários próprios e outras facilidades.

Fonte: Vale Flash
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Audiência prevê mudanças no transporte coletivo em Macapá e Santana


Apesar do reduzido número de pessoas, dessa vez a audiência pública no município de Santana foi realizada na Câmara de Vereadores. A primeira reunião foi marcada no dia 16 de junho, mas foi cancelada pela falta de pessoas. Entre os principais assuntos tratados, está o projeto básico para a elaboração do edital de licitação para a concessão de novas empresas de ônibus para as linhas Macapá e Santana.

O projeto prevê que as empresas disponibilizem ônibus adaptados para pessoas com mobilidades reduzidas e a cadeirantes. Os meios de transportes também deverão ser climatizados e com idade para no máximo três anos. Haverá mudanças também nos itinerários, com criação de novas linhas.

Fonte: Portalamazonia
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Em Natal, Mudanças nas paradas de ônibus deixam passageiros confusos

quarta-feira, 7 de julho de 2010


A mudança dos locais das paradas de ônibus em frente ao Via Direta e em frente ao Natal Shopping que começou hoje (7), em Natal, deixou os passageiros confusos no início desta manhã. Na avenida Senador Salgado Filho, o público que aguardava pelo ônibus afirmou em geral não ter gostado das mudanças.

Muitos passageiros afirmaram não estar sabendo das modificações, assim como muitos os motoristas. Um exemplo disso foi constatado pela reportagem da TN Online. Um ônibus passou pela parada de Mirassol, onde era o novo ponto, mas não fez a parada. O motorista acabou voltando, de ré, porque o agente da Semob apitou para que o ônibus fizesse a parada. Muitas pessoas estão se locomovendo a pé.

Linhas que param no Natal Shopping:

26- Soledade I/Ponta Negra;30- F. Camarão/Pirangi, Campus/Candelária;33- Planalto/Praia do Meio, BR-101, 37- Rocas/Cidade Satélite, Praça;44- Rocas/Cidade Satélite, Alecrim;46- Ribeira/Ponta Negra, Praça;50- Serrambi/Santa Catarina;51- Rocas/Pirangi, Praça;52- Rocas/Pirangi, Alecrim;54- Ribeira/Ponta Negra, Alecrim;55- Serrambi/Ribeira, Alecrim/Praça;65- Serrambi/Ribeira, Praça/alecrim, Quintas;73- Santarém/Ponta Negra, Itapetinga.

Linhas que param no Carrefour:

02- Gramoré/Mirassol, Campus;03- Nova natal/Campus;04- Amarante/Campus;07-Alvorada IV/Cidade Jardim;08-Redinha/Mirassol;29-Soledade II/Viaduto de Ponta Negra;60-Pajuçara/Mirassol;63-Felipe Camarão/Mirassol;72-Vale Dourado/Mirassol;77-Parque dos Coqueiros/Mirassol;79-Parque das Dunas/Mirassol. Linhas que param no Via Direta:02-Gramoré/Mirassol, Campus;03-Nova natal/Campus;04-Amarante/Campus;07-Alvorada IV/Cidade Jardim;08-Redinha/Mirassol;26-Soledade I/Ponta Negra;29-Soledade II/Viaduto de Ponta Negra;31-Felipe Camarão/Pirangi, Candelária/Campus;50-Serrambi/Santa Catarina;60-Pajuçara/Mirassol;63-Felipe Camarão/Mirassol;72-Vale Dourado/Mirassol;73- Santarém/Ponta Negra, Itapetinga;77-Parque dos Coqueiros/Mirassol;79-Parque das Dunas/Mirassol.

Linhas que param no Mirassol:

30-Felipe Camarão/Pirangi, Campus/Candelária;31-Felipe Camarão/Pirangi, Candelária/Campus;33-Planalto/Praia do Meio, BR-101;37-Rocas/Cidade Satélite, Praça;44- Rocas/Cidade Satélite, Alecrim;45-Brasília Teimosa/Campus;46-Ribeira/Ponta Negra, Praça;51-Rocas/Pirangi, Praça;52- Rocas/Pirangi, Alecrim;54-Ribeira/Ponta Negra, Alecrim;55-Serrambi/Ribeira, Alecrim/Praça;65- Serrambi/Ribeira, Praça/Alecrim, Quintas.

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Metro do Recife está deixando de ser um transporte eficiente


Horários predeterminados, conforto, agilidade, eficiência não são mais referências ao metrô do Recife. Usuários que antes reclamavam da superlotação do metrô, agora tem outro motivo para reclamarem, é que nos últimos dias o metro de recife vem sofrendo problemas técnicos nas horas de pico deixando passageiros revoltados, eles relatam que o trem fica parado por minutos esperando autorização de viagem devido ao tão falado problema técnico.
O Blog Meu Transporte foi constatar esse problema na Terça 06/07 e o percurso que o Barro a Joana Bezerra que normalmente é feito em 12 Minutos, foi realizado em 26 minutos, ou seja, mais que o dobro, também foi possível ver trens ainda sem ar condicionado, o que vai de encontro a informação do Metrorec de que todos os trens estariam com ar condicionado, além é claro de uma superlotação absurda.
O Funcionário Público Tony Marino relata a falta de respeito para com os cidadãos, ele disse que é humilhante as pessoas terem que se expremerem para poder chegar ao trabalho. Muitas pessoas deixam de subir no trem por que não dá mais ninguém mesmo relata o trabalhador Dário Lima, ele relata que para entrar no trem tem mesmo que empurrar quem está dentro, numa verdadeira briga por espaço.

Fonte: Meu Transporte
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Ônibus a hidrogênio chegam a São Paulo e Rio de Janeiro


Ônibus movidos a hidrogênio, que têm como principal vantagem ambiental emitir somente água do escapamento, já chegaram a São Paulo e ao Rio de Janeiro. A expectativa é a de que o País utilize esses veículos na Copa do Mundo, em 2014, e na Olimpíada, em 2016. Entretanto, segundo especialistas, a popularização de carros que usam esse tipo de combustível e evitam a poluição do ar nas cidades e danos à saúde da população só deve ocorrer nas próximas décadas.
No Rio, a previsão é a de que o ônibus desenvolvido pela Coppe (pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) circule neste mês na Cidade Universitária e atenda professores, alunos e funcionários. Depois, ele deve operar em uma linha da zona sul. Em São Paulo, o ônibus está em testes com peso (três toneladas de areia) em várias linhas do corredor ABD (São Mateus - Jabaquara). A intenção é que em três meses comece a andar com passageiros.
"Não existem diferenças significativas de desempenho operacional entre esse ônibus e os convencionais. A diferença se dá no aspecto da poluição ambiental, pois o ônibus movido a hidrogênio não apresenta nenhuma emissão de material particulado (mistura de poeira e fumaça) ou gases de efeito estufa", diz Ivan Carlos Regina, da gerência de planejamento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Segundo ele, serão adquiridos mais três ônibus, que devem entrar em operação em 2011.
Mas o avanço tem sido lento. Ennio Peres da Silva, chefe do laboratório de hidrogênio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lembra que o projeto em São Paulo foi feito há dez anos e só agora está sendo concluído. "Acho que o aumento da frota vai demorar muitos anos." As montadoras, porém, estão atentas à tecnologia. Todos os grandes fabricantes já têm seus modelos tecnicamente prontos para comercialização e tentam reduzir os custos. "Isso deverá ocorrer principalmente com uma grande escala de fabricação.

" As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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