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Águas Lindas terá 50 novos microônibus para o transporte público

quarta-feira, 7 de julho de 2010


Os moradores de Águas Lindas terão a partir desta quarta-feira (7) novo transporte circulando pela cidade. Serão 50 microônibus que entrarão no lugar das vans que atualmente fazem transporte público no local, 30 desses veículos já circulam desde hoje.
Os novos veículos serão equipados com rampas para idosos e deficientes, equipamento de navegação, que limita a velocidade, e com câmeras de segurança. Parte do dinheiro usado para comprar os microônibus foi do governo.
O preço das passagens não será alterado, permanece R$ 1,70. Os motoristas que dirigiam as vans retiradas passaram a dirigir os microônibus.

Fonte: Da redação do clicabrasilia
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DF: Rodoviários de duas empresas paralisaram as atividades nesta tarde


Os ônibus das empresas Grupo Amaral e São José paralisaram as atividades nesta quarta-feira (7/7). De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, o motivo seria a falta do pagamento da diferença salarial acordada anteriormente com a categoria. No dia 24 de junho, os rodoviários aceitaram a proposta das empresas de reajuste de 9% em cima do salário e em benefícios.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal (Setransp-DF), os empresários já estão reunidos para discutir a situação.A paralisação prejudica moradores de diversas localidades.

Só no Grupo Amaral, quatro linhas estão integradas, Viva Brasília, Rápido Brasília, Veneza e Santo Antônio, que atuam em Sobradinho, Planaltina e Paranoá. Já a empresa São José, além de também atuar no Paranoá e Planaltina, os coletivos fazem o transporte no Plano Piloto, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Gama.

Fonte: Correio Braziliense
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Greve de cobradores e motoristas do transporte público continua em Foz do Iguaçu

Motoristas e cobradores do transporte público de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, continuam a paralisação nos serviços nesta quarta-feira (7). Os ônibus na cidade circularam até às 8h30. De acordo com o Antonio Nereu Claro da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu, as linhas voltam a circular por volta das 11 horas. Entre as 13h30 e 17 horas, os veículos ficam parados. Os ônibus voltam a atender os passageiros das 17 às 21 horas.
Em Foz do Iguaçu, 46 mil pessoas usam o transporte coletivo todos os dias. Os trabalhadores decidiram entrar em greve para cobrar uma série de reivindicações, entre elas, o aumento salarial e a redução da jornada de trabalho. Silva explica que o sindicato está negociando diretamente com as empresas responsáveis pelos veículos, mas que não houve avanços.
De acordo com o presidente do sindicato, as empresas estariam reunidas com representantes da prefeitura nesta manhã e não houve contato com os trabalhadores. A posição dos motoristas e cobradores é de endurecer a manifestação. “Já estamos pensando em mudar o sistema de paralisação, porque as empresas estão irredutíveis”, diz Silva.

Reivindicações
A categoria está descontente com os valores salariais. Segundo o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (FozTrans), o salário dos funcionários do transporte público da cidade é um dos melhores do estado. Um motorista, entre salários e benefícios, chega a receber R$ 1.632,40. Já o cobrador, recebe R$ 1.013,80.

Fonte: Gazeta do Povo

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Está chegando o ônibus verde, movido a hidrogênio

terça-feira, 6 de julho de 2010


Eis trechos da entrevista exclusiva que o engenheiro brasileiro Silvano Pozzi concedeu a este blogueiro e cuja píntegra está na edição no caderno Negócios do Diário do Nordeste.

Quando a população do mundo passará a ser transportada não mais em coletivos poluentes, mas em ônibus verdes?

Essa realidade já não pertence ao futuro, pois já é algo do presente. A tecnologia das células a combustível a hidrogênio para aplicação nos veículos de transporte de passageiros se desenvolveu demais nos últimos 20 anos. No início da implementação da tecnologia, tivemos um foco no automóvel de passeio, por razões óbvias.

O carro de passeio, sem dúvida, é o que vai criar o maior o maior impacto de limpeza da atmosfera quando ela passar a usar essa tecnologia. Por outro lado, o carro de passeio é o que gera mais problemas de introdução. Essa dificuldade é por causa das características de abastecimento, de toda a infraestrutura necessária, o baixo preço que terá de ser alcançado, ou seja, você praticamente terá de remodelar toda uma indústria e todo um setor de infraestrutura muito complexo.

Tendo em vista tudo isso, o uso dessa tecnologia tem de começar pelo transporte de massa?Exatamente. Esse é o caminho. Nós temos feito uma série de aplicações que responderam com a necessidade de aplicação imediata da tecnologia, que já não é mais um ensaio de laboratório, ela está pronta para a industrialização e seu maior desafio hoje em dia é criar volume para reduzir preços para podermos começar a introdução em massa no mercado.

Aí vem a pergunta: quando essa tecnologia passará para a produção em escala industrial?

Se as coisas acontecerem da maneira que estamos prevendo, com as frotas que pretendemos começar a introduzir no mundo inteiro, e contando com o Brasil nisso, evidentemente – nós, em quatro a cinco anos, começaremos a produzir praticar preços da ordem de 15% a 20% acima dos veículos a diesel. Isso, na nossa visão, com a pequena ajuda de governos, de subsídios, e até pelo apelo que essa tecnologia agrega, nós começaremos a observar uma introdução em larga escala.

Uma célula a hidrogênio dura tanto quanto uma de notebook?

Não. Muito embora bateria de computador portátil e células a combustível sejam tecnologias complementares, elas não são tecnologias idênticas. E a grande diferença entre qualquer tipo de bateria e a célula de combustível é que a performance de uma célula de combustível é constante, desde que forneça o combustível hidrogênio. A potência teórica é esta: quando acaba o combustível, você enche o tanque de novo e a potência do veículo volta a ser a que era.

E onde você enche o tanque do ônibus a hidrogênio?

Numa estação de abastecimento especial, pois você estará abastecendo com gás a alta pressão, mas não é nada muito diferente do que se vê hoje com o gás natural. Você tem reservatórios de alta pressão, geralmente no teto do ônibus, e você estaciona o ônibus ao lado de uma estação de abastecimento que parece muito com uma bomba de gasolina, você conecta uma mangueira de alta pressão com um bocal muito parecido com aquilo que usa na aviação. A transferência é feita e em oito minutos os tanques estão cheios outra vez.
No Canadá, onde a Ballard desenvolveu essa tecnologia e onde há muitos ônibus a hidrogênio circulando, quanto custa um ônibus?

O preço para a integração de um ônibus com essa tecnologia, hoje, na América do Norte, está na faixa de US$ 1,4 milhão. No Brasil, estamos desenvolvendo, com as Nações Unidas, um programa cujo objetivo é a construção de três protótipos até o fim deste ano. Nesses protótipos, já vamos demonstrar um preço inferior ou muito perto de US$ 1milhão.

Em 4 a 5 anos, nós chegaremos perto de 20% acima do preço de um ônibus a diesel, em 4 a 5 anos, esse preço então estará reduzido à metade?
No mínimo, à metade.

Fonte: Diario do Nordeste
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DF: Metrô recebe o primeiro trem da nova frota


A frota de metrôs que atende a população do Distrito Federal está sendo renovada. Nesta quarta-feira (30) o governador Rogério Rosso recebeu o primeiro dos 12 novos trens que entrarão em funcionamento até o final de 2011. O novo veículo passará por um período de testes e deve entrar em operação em um mês.
Os veículos são fabricados em aço inoxidável e proporcionam acesso mais fácil aos passageiros. Há ainda adequações específicas aos portadores de necessidades especiais. Os trens possuem quatro carros cada, além de tecnologia avançada com sistema de tração moderno que diminui as falhas técnicas e reduz o tempo de espera nas estações.

Foram investidos R$ 260 milhões na compra dos 12 novos veículos, R$ 50 milhões na modernização da frota antiga e R$ 15 milhões na aquisição de peças. Desta quantia, R$ 260,3 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante custeado pelo GDF.
Para Rogério Rosso a nova frota chega para atender com qualidade a demanda do DF.“A aquisição de novos trens é um investimento que nos deixa orgulhosos pela melhoria que significam para os usuários do transporte público”, disse. O metrô transporta cerca de 160 mil passageiros por dia e, com a nova frota, a capacidade será duplicada chegando a 300 mil usuários/dia.
Para transportar os passageiros com mais segurança, rapidez e confiabilidade, os novos carros possuem sistema de controle e operação automáticos, o ATC/ATO, que serão responsáveis por executar funções de alinhar, parar, abrir e fechar portas, além de emitir avisos sonoros, sem a atuação do piloto. A este ficam reservadas as funções de monitorar o sistema e executar as manobras nas áreas necessárias.
Com o sistema, o tempo das viagens e de espera nas estações será reduzido. Haverá diminuição no intervalo entre os trens de 4,5 minutos para 3 minutos. A frota antiga também será modernizada e passará a operar sob o controle da operação automática até junho de 2011. A sinalização interna contará com um painel informativo para melhorar a comunicação com os usuários do transporte público. Mensagens de segurança e cidadania serão transmitidas durante a viagem e para prevenir acidentes. Painéis eletrônicos emitirão um alerta de fechamento de portas antes da saída.
O presidente do Metrô/DF, Divino Alves, reforçou que o intuito da aquisição da nova frota é melhorar o transporte do DF. “Precisamos diminuir o sofrimento dos usuários e os novos carros chegam com tecnologia avançada para alcançar nosso objetivo”, explicou.
O secretário de Transportes, Gualter Tavares, ressaltou que o metrô é moderno e seguro. “Ele faz parte do projeto Brasília Integrada e tem como objetivo oferecer serviços com conforto, segurança e rapidez”, detalhou. “As equipes do metrô estão motivadas para garantir a qualidade do serviço prestado”, completou.
Athayde Passos, administrador de Águas Claras, é morador da cidade há dez anos e acredita que a região é a que mais utiliza o transporte no DF. “Somos 70 mil habitantes que moram na cidade motivados pelo metrô”, acredita.
Atualmente, o Metrô/DF conta com 20 trens. O segundo trem da nova frota será entregue em agosto deste ano. A partir de setembro serão entregues dois veículos por mês. A frota chegará a 32 trens até março de 2011 com as novas aquisições.

Serviço ampliado e segurançaCom o intuito de atender as demandas do comércio e dos trabalhadores com jornada noturna, a operação do Metrô será ampliada aos sábados. A partir do próximo dia (3), os trens funcionarão das 6h às 23h30, ao preço promocional de R$ 2,00.
A segurança também será reforçada. Além disso, serão realizados estudos de viabilidade para a instalação de uma Delegacia de Polícia na Estação Shopping para prestar atendimento rápido às ocorrências registradas nas estações e nos trens.

Fonte: Agência Brasília.
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Rio de Janeiro: Obra de nova passarela do Metrô interdita faixa na Av. Presidente Vargas


Para facilitar a construção da nova passarela de pedestres do Metrô Rio, uma faixa Avenida Presidente Vargas ficará interditada até a meia-noite de 31 de julho. A faixa de rolamento do lado direito da pista lateral, sentido Zona Norte, entre a passarela provisória e a Rua Visconde Duprat, na Cidade Nova será interditada.

Os pontos de ônibus na pista lateral próxima às Brás serão remanejados de acordo com orientação e planejamento operacional de tráfego da CET-Rio.

Fonte: O Dia
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