Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Automóvel é o maior vilão do trânsito

terça-feira, 6 de julho de 2010


Não há como negar que a desorganização do transporte público urbano, com linhas mal distribuídas e muitas vezes sobrepostas, está na raiz dos congestionamentos diários nas principais vias de Belém. Os ônibus, porém, não são os únicos e nem mesmo os maiores vilões do trânsito da capital paraense. Eles são minoria, pelo menos numericamente, nos congestionamentos de todos os dias. É o que aponta estudo elaborado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para o projeto Ação Metrópole. Nele, os carros particulares, com média baixíssima de ocupação, aparecem como responsáveis por 66% do fluxo de veículos. O dado é referente a medições diárias na avenida Almirante Barroso.
O relatório final do Estudo Preparatório para o Projeto de Sistema de Transporte de Ônibus da Região Metropolitana de Belém (RMB) aponta que nos horários de pico da manhã, os ônibus, microônibus, vans e kombis - ou seja, carros que fazem transporte coletivo - representam apenas 14,7% dos veículos que circulam na avenida Almirante Barroso, uma das três incluídas na pesquisa. Carros particulares e táxis são 61,9%.
A diferença é ainda mais brutal quando se leva em conta o número de passageiros que os carros conseguem deslocar. Os coletivos carregam 87% das pessoas que transitam pela avenida Almirante Barroso entre 7 e 8 horas; os carros particulares, com média de ocupação de 1,6 passageiro cada, levam e trazem apenas 10,3% das pessoas.
"Se a gente observar os carros nas ruas, grande parte deles circula vazia, apenas com o motorista", afirma o diretor de Projetos da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), Onofre Veloso, um dos responsáveis pelo planejamento do trânsito nas vias da capital. "Não é só um problema nosso, de Belém. Não existe espaço nas cidades grandes de hoje para tanto automóvel. A gente não consegue controlar. Há uma facilidade de financiamento muito grande. Basta lembrar o ano passado. No primeiro sinal de crise, o governo baixou o imposto e deixou mais fácil comprar o carro", argumenta.
"É um problema complexo, que passa fundamentalmente pela valorização do transporte coletivo. Se existir um ônibus de qualidade, a pessoa faz a troca, deixa o carro em casa e vai de ônibus. É o que acontece em São Paulo, em Curitiba, em outras capitais no mundo, e é o que propõe o projeto Ação Metrópole", continua. O número de ocupantes por carro pode ser calculado a partir do número de veículos nas vias e o número de pessoas transportadas. Por esta conta é possível constatar que para cada dois carros, há apenas três pessoas sendo deslocadas - enquanto um ônibus comum poderia transportar mais de 60 pessoas.
É simples visualizar como a situação é problemática: os 60 passageiros sentados do ônibus precisariam de 40 carros para seguir viagem - o bastante para ocupar um quarteirão inteiro da avenida Almirante Barroso. A qualidade baixa do serviço de transporte público, a insegurança e até o clima são apontados como prováveis motivos para a preferência pelo automóvel particular.

Fonte: O Liberal
READ MORE - Automóvel é o maior vilão do trânsito

TCDF constata precariedade no transporte coletivo de Brasília


A radiografia do transporte público em palavras. "O que me incomoda é a superlotação dos transportes, as más condições dos veículos", reclama um usuário do sistema Das viagens previstas, 23% não saem no horário. "Às vezes, a gente fica mais de meia hora, uma hora, esperando e ainda vem cheio", afirma uma mulher.

A falta de conforto também chama a atenção. Mais da metade dos terminais visitados não tem condições de receber o passageiro. É o que acontece em Samambaia Norte, onde o único banheiro não tem vaso. "Esse mau cheiro e a gente é obrigado a usar. A gente só tem ele, não tem outro banheiro", fala o motorista Cícero Muniz Pereira.

Faltam coberturas para abrigar os passageiros. "Não tem nada, é uma bagunça, um lameiro. Hoje está muito bom, só tem poeira. Quando chove fica pior do que hoje", fala a dona-de-casa Inácia Lucena. Faltam tabelas com horários dos ônibus e segurança. “Ontem uma menina foi assaltada. Bateram até na casa do motorista. Polícia mesmo não tem”, relata o motorista Lucimar Seabra.

No Terminal Sul de Samambaia, o problema é mais grave. Lá os ônibus estacionam na terra. “É muito buraco. O terminal praticamente não existe”, acredita o motorista Alexandre Souza. A pesquisa mostrou que a frota é velha e mesmo assim continua circulando. Falta fiscalização.

A pesquisa do Tribunal de Contas confirma o que passageiros reclamam há muito tempo: os problemas se arrastam e o governo não resolve as questões. Hoje, em vez de apontar soluções, o GDF informou apenas que os dados do levantamento serão usados na auditoria que começou a ser feita no sistema depois da última greve geral, há duas semanas.



Fonte: DFTV
READ MORE - TCDF constata precariedade no transporte coletivo de Brasília

Justiça condena Consórcio Siga a restituir usuários do transporte coletivo de Blumenau


O juiz de direito da Vara da Fazenda Pública de Blumenau, Osmar Tomazoni, condenou o Consórcio Siga a restituir os usuários do transporte coletivo os valores pagos a mais durante os seis dias em que foi cobrado o reajuste, em fevereiro deste ano. A sentença foi divulgada nesta segunda-feira à noite.

O Decreto nº 9.102, de 3 de fevereiro que determinava o aumento da passagem de R$ 2,30 para R$ 2,55 e instituía a tarifa embarcada, foi anulado pelo juiz. Apesar da sentença em primeira instância, a medida só será executada quando não couberem mais recursos no processo.

A decisão ainda passará por reexame no Tribunal de Justiça. Somente após todos os recursos - se existirem - forem julgados, é que as determinações do juiz Tomazoni serão executadas. Isso se a sentença de primeira instância não for anulada ou modificada. Enquanto o processo não é encerrado em definitivo, a liminar que suspendeu os efeitos do decreto do aumento da tarifa segue vigorando.

READ MORE - Justiça condena Consórcio Siga a restituir usuários do transporte coletivo de Blumenau

DF: Rodoviários se reúnem com empresários e desistem de greve


Após reunião com os empresários nesta segunda-feira (5/7), os rodovários decidiram por não aderir à greve, ameaçada para amanhã (6/7). De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Rodoviários, Saul Araújo da Silva, os empresários se comprometeram a pagar a diferença dos salários na próxima quinta-feira (8/7).

O motivo para a nova paralisação, segundo a categoria, seria o descumprimento do acordo fechado com as empresas, que estabelece um aumento de 9% no salário dos motoristas e cobradores.Segundo Saul, os empresários explicaram que não rodaram a folha com o reajuste. "Depois da nossa ameaça eles disseram que irão calcular tudo novamente e, na quinta, pagarão a diferença. Com esse compromisso, optamos por não paralisar os serviços", explicou o diretor financeiro.

De acordo com ele a diferença será retroativa a maio.O presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, antecipou ao Correio, porém, que o impasse deverá ocorrer nos próximos meses. "Os patrões alegaram que não terão como arcar com o reajuste nos próximos meses caso as novas regras do passe livre entrem em vigor. Se isso ocorrer, vamos ter paralisação novamente, ameaçou Osório.

Por meio de sua assessoria, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal informou que não iria comentar a informação dada por João Osório.

READ MORE - DF: Rodoviários se reúnem com empresários e desistem de greve

Transporte coletivo deve parar em Londrina

segunda-feira, 5 de julho de 2010


Os trabalhadores do transporte coletivo rejeitaram, em votação na tarde desta segunda-feira (5), a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) de condicionar o aumento salarial da categoria ao valor da tarifa do ônibus. Desta forma, eles estão programando um protesto na quarta-feira (7), caso não haja acordo em uma reunião que será convocada na tarde de terça-feira (6). Ao todo, 962 trabalhadores participaram da votação.
Na sexta-feira (2), as empresas ofereceram 6,25% de reajuste, mas somente quando a tarifa do ônibus voltar a ser de R$ 2,25. Atualmente o valor é R$ 2,10, por determinação judicial. O Metrolon prometeu ainda deixar para outro momento a discussão da transferência de função de 450 cobradores.

“Queremos uma proposta que não esteja atrelada à tarifa e seja acordada independentemente de processo judicial”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva.
Dos 962 trabalhadores que participaram da votação, no Terminal Central, 796 são contra o reajuste e 160 a favor do acordo. Seis pessoas votaram em branco ou nulo. “A mensagem da assembleia é que já esperamos demais. Se não mudar a proposta na terça, é possível ter protesto na quarta”, diz.
A promessa é de cruzar os braços durante cerca de três horas no meio do expediente. “Estamos em estado de greve, mas não pensamos em fazer por tempo indeterminado, por enquanto”, acrescenta Silva.

Fonte: Portal RPC
READ MORE - Transporte coletivo deve parar em Londrina

Greve de ônibus de novo em Brasília?


A greve no transporte público do DF pode recomeçar. O Sindicato dos Rodoviários informou, na manhã de hoje, que os “empresários de ônibus não cumpriram com o acordo coletivo firmado na última negociação, nem deram qualquer explicação para o descumprimento”. O presidente do sindicato, João Osório, disse que até o final da tarde deve ser definido se o movimento, que pode começar amanhã, será por tempo indeterminado.

Deveria ter sido pago hoje (5) o reajuste salarial de 9%, o pagamento dos retroativos e a cesta básica. “As empresas, porém, fizeram os pagamentos com os valores anteriores e não pagaram a cesta básica, nem as diferenças do reajuste salarial. Em função do descumprimento do que foi acordado a categoria pode parar suas atividades à partir de amanhã.”A greve do sistema teve início em 21 de junho e durou quatro dias.

A reportagem do Coletivo entrou em contato com a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Distrito Federal (Setransp), mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

READ MORE - Greve de ônibus de novo em Brasília?

São Paulo: Estudantes já podem fazer cadastramento do Bilhete Escolar para o 2º semestre


Tem direito ao Bilhete Único Escolar todo estudante que estiver matriculado em curso regular reconhecido pela autoridade de ensino, cuja escola fique no município de São Paulo, e resida a pelo menos um quilômetro da instituição de ensino tem direito ao Bilhete.

A SPTrans informa que está recebendo os pedidos de Bilhete Único Escolar, utilizado por estudantes e professores de São Paulo, para quem está ingressando no sistema de ensino no segundo semestre de 2010.

Os estudantes que já estavam em curso no primeiro semestre do ano letivo, após a renovação semestral feita pela unidade de ensino, não precisam realizar nenhum tipo de procedimento e poderão adquirir normalmente as cotas de crédito escolar.

O benefício será reativado sem custo adicional até o fim deste ano, logo depois que a instituição de ensino enviar a documentação para a SPTrans. Os estudantes que ingressaram no segundo semestre do ano devem informar ao estabelecimento de ensino, no ato da matrícula, a intenção de obter o bilhete, para que a instituição possa fazer o cadastro.

Após consultar a aprovação dos dados no site da SPTrans, o estudante deve se dirigir a um dos postos credenciados ou fazer o pedido via internet. Para concluí-lo, serão necessários uma foto 3x4 e o pagamento do valor do tipo de bilhete escolar solicitado. O Bilhete Único Escolar simples, que tem a foto do estudante e serve apenas para receber créditos a ser usados no transporte coletivo, custa o equivalente a cinco tarifas, o que corresponde a R$ 13,50. O Bilhete Único Escolar conveniado, Umes ou UNE, que também serve como carteira de estudante, custa o equivalente a 13 tarifas, que atualmente correspondem a R$ 35,10.

Quem tem direito ao Bilhete Único Escolar

Todo estudante que estiver matriculado em curso regular reconhecido pela autoridade de ensino, cuja escola fique no município de São Paulo, e resida a pelo menos um quilômetro da instituição de ensino tem direito ao benefício, que pode ser usado nas três modalidades de transporte coletivo oferecidas na Cidade: ônibus, metrô e trem.

Atualmente, existem 3,5 mil estabelecimentos de ensino cadastrados que enviam os dados de seus alunos e solicitam o Bilhete Único Escolar para a SPTrans. O número de estudantes beneficiados ultrapassa 800 mil e a expectativa é que mais 100 mil solicitem o cartão no segundo semestre. Juliana Araujo

READ MORE - São Paulo: Estudantes já podem fazer cadastramento do Bilhete Escolar para o 2º semestre

Ônibus já circulam com tarifa nova em Maceió


Os ônibus da capital já circulam com tarifa nova nesta segunda-feira (05). As passagens subiram de R$2,00 para R$2,10, reajuste na ordem de 5%.
A nova tarifa para os transportes coletivos foi anunciada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (02).
As empresas do setor pediam aumento para R$ 2,15, valendo à partir de 1º de janeiro deste ano, mas o prefeito Cícero Almeida bateu o martelo em R$ 2,10 e somente para julho.

Fonte: O Jornal
READ MORE - Ônibus já circulam com tarifa nova em Maceió

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960