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DF: Transporte pirata se torna opção para usuários de ônibus

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais um dia complicado para quem precisa de transporte coletivo no DF. Falta ônibus na rua e sobra transporte pirata. Desde segunda(14),o DFTrans apreendeu mais de 50 carros de transporte clandestino.
DFTV
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João Pessoa: Linhas da praia ficam em mesma plataforma na integração


Visando a melhoria no atendimento dos passageiros que utilizam o Terminal de Integração da Capital, a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) remanejou as linhas 507 e 528 da empresa Marcos da Silva, que estavam na plataforma 03 da Integração para se juntar às linhas 510, 511 e 513 que possuem percurso parecido, na plataforma 01. A mudança está em vigor desde domingo (13) e tem o objetivo de unificar as linhas de ônibus que tem um destino em comum: as praias.
Para o diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, essas mudanças beneficiam os passageiros e a própria organização das linhas que ficarão unificadas em um mesmo local. “Todas as modificações que servem para aperfeiçoar o serviço prestado à população tem o nosso total apoio, a exemplo desta alteração”, atesta Mário, complementando que “agora os passageiros e os turistas que visitam a nossa cidade podem usufruir dos transportes coletivos de forma mais organizada e lógica já que a plataforma estará destinada para um mesmo destino”, explica o diretor executivo da AETC-JP.~

Fonte: PBNews
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Empresas vão investigar os envolvidos na liberação de catraca de ônibus em Fortaleza


O Sindionibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) instaurou nesta sexta-feira (18) uma sindicância para investigar os trabalhadores envolvidos na “catraca livre”, realizada na noite de quinta (17). Na ação, os motoristas e cobradores de Fortaleza (CE) permitiram transporte gratuito aos usuários, sem a permissão das empresas.
A entidade patronal, que representa 28 empresas (21 que atendem só a capital cearense e mais sete para a região metropolitana), diz que está reunindo provas, como documentos, relatórios de quilômetros percorridos, balanço do caixa, além de fotos de testemunhas, para identificar os envolvidos.

Os trabalhadores identificados serão demitidos por justa causa. A greve, que começou no último dia 7, afeta cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte coletivo da cidade.
Os motoristas pedem 33% de reajuste salarial, enquanto os empresários estão oferecendo 5,5%. Após descumprirem uma determinação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 7ª região, o Sintro (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará) terá de pagar uma multa de R$ 90 mil.
A categoria não cumpriu o regulamento que estabelece a circulação de 70% da frota nos horários de pico (5h às 9h e 17h às 21h) e com 50% fora do pico.
Prevista para esta sexta-feira (18), a decisão do dissídio coletivo foi postergada pelo TRT. A reportagem do R7 tentou contato com o Sintro, mas não obteve retorno.

Fonte: R7.com
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Porto Alegre: Ônibus lotados, passageiros apertados e paradas cheias, especialmente nas chamadas horas de pico


A reportagem que o Diário Gaúcho publicou ontem desvendando os transtornos dos usuários do transporte público de Porto Alegre é reveladora de uma das deficiências da cidade, além de apontar para uma questão crucial para sua qualidade de vida.

O jornal constatou ônibus lotados, passageiros apertados e paradas cheias, especialmente nas chamadas horas de pico. Como consequência dessa realidade, segundo as pesquisas feitas regularmente pela Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), quatro de cada 10 usuá-rios consideram que as empresas desrespeitam o limite de lotação imposto pela legislação do setor.

A questão do transporte coletivo numa cidade como Porto Alegre tem implicações que vão muito além da simples constatação de gargalos nos serviços. É toda a questão viária da cidade que está em causa.

Sem um serviço adequado e confortável de ônibus ou trens, não há como convencer o cidadão a deixar em casa seu automóvel e, portanto, a colaborar para que a cidade não se transforme num território em que duas, três ou quatro vezes por dia o trânsito se congestione.

A Capital já avançou com algumas medidas, como a dos corredores de ônibus, e com alguns projetos, como o dos portais da cidade. A sensação, no entanto, é de que estamos muito distantes de um sistema de transporte público que realmente garanta o direito dos cidadãos nessa área vital da cidade e que seja uma alternativa real para o uso de automóveis.

A solução para o problema do transporte dos porto-alegrenses é estratégica para a cidade. Já é tempo de definir um projeto que seja abrangente – de ônibus e trens, que tenha a capacidade não só de resolver questões emergenciais como as constatadas na reportagem, mas acima de tudo que devolva a perspectiva de uma circulação eficiente, sem gargalos, sem transtornos e sem sofrimento para os passageiros.

A tarefa envolve necessariamente o poder público e as empresas concessionárias. E pressupõe uma pressão permanente – e exigente – da sociedade.

Fonte: Intelog
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Pessoa com deficiência passa a ter gratuidade no transporte seletivo municipal de Vitória


As pessoas com deficiências incapacitantes, que residem na capital e tenham renda individual ou familiar de um a três salários mínimos, respectivamente, têm direito à gratuidade no transporte coletivo convencional para si e para o seu acompanhante, quando necessário.
Agora esse direito passa a valer, também, para o transporte seletivo. Para usufruir do benefício é preciso apresentar ao motorista do ônibus o Cartão de Gratuidade do Deficiente. Para fazer o cartão é preciso ligar para o número 3382-6486 e agendar um horário para o atendimento.
A pessoa com deficiência será informada sobre toda a documentação necessária para o cadastramento, que fica pronto em, aproximadamente, sete dias. Quem já possui o documento não precisa fazer novo cadastramento, pois ele tem validade para o seletivo.
No dia do cadastramento, a pessoa com deficiência será avaliada por uma equipe médica que definirá o grau de deficiência física, motora, mental, oral e auditiva, para emissão do laudo de incapacitação e avaliação, também, da necessidade de uma segunda pessoa para a sua locomoção.
O posto de atendimento para o cadastramento e realização da perícia médica fica no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, edifício Ítalo Batan Régis, na Enseada do Sua.

Fonte: Pref. de Vitória
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DF: Sindicato das empresas de ônibus entra com petição no TRT contra greve


O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e das Empresas de Transportes Coletivos (Setransp-DF) entrou, nesta quinta-feira (17/6), com uma petição no Tribunal Rregional do Trabalho contra a greve dos rodoviários. Os patrões alegam irregularidade na paralisação, porque, segundo eles, os funcionários não têm cumprido a determinação judicial de colocar 60% da frota nas ruas, o que implicaria em mula diária de R$ 100 mil.

De acordo com a Secretaria do Tribunal Pleno do TRT, por volta de 14h de hoje (18/6), foram iniciadas as fiscalizações para verificar a quantidade de ônibus nas ruas. O julgamento ainda não tem data estabelecida, mas a próxima sessão especializada, responsável por casos que envolvem paralisações, será no dia 7 de julho. Ainda assim, não está confirmado que este processo esteja entre os que serão julgados neste dia. As empresas devem pedir um acordo coletivo, que, se for conseguido, agilizará o andamento da ação.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passagerios e das Empresas de Transportes Coletivos (Setransp-DF), não há a possibilidade de atender as reinvidicações da categoria, porque os patrões com déficit de 28% no orçamento. Para que houvesse um acordo, a passagem de R$ 3 subiria para R$ 3,20.

A assessoria de imprensa do Governo do Distrito Federal (GDF) afirmou não ter recebido, até por volta de 15h desta sexta, um pedido formal de reunião, mas que a posição do governador acerca do assunto é imparcial. Ele acredita que essa é uma discussão entre patrões e empregados e, por enquanto, pretende não interferir nas negociações.

Fonte: Correio Braziliense
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Rio de Janeiro: Bilhete único de ônibus municipais deverá valer para qualquer direção


O prefeito Eduardo Paes e o líder do Governo na Câmara dos Vereadores, Adilson Pires (PT), admitiram nesta quarta-feira a possibilidade de retirar do projeto de lei que instituiu o bilhete único municipal (R$ 2,40), encaminhado esta semana ao Legislativo, o dispositivo que restringe o uso do benefício a viagens num único sentido. O parágrafo único do artigo quinto da proposta, que exclui o retorno dentro prazo de duas horas para usar o talão, foi criticado por vereadores.
- Acho que não teríamos um sistema de controle que permitisse identificar direções. Essa é uma formalidade que não faria diferença se fosse suprimida do projeto - comentou Paes.
Por recomendação de Paes, Adilson quer agilizar a aprovação do projeto. Vai propor parecer conjunto das comissões da Casa e convocará o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, para uma reunião, a fim de esclarecer eventuais dúvidas.
- O dispositivo que fala em deslocamento unidirecional tem um componente subjetivo forte - ressaltou o vereador Alfredo Sirkis (PV).
Sirkis não considera claro ainda o artigo que trata de contrapartidas às gratuidades. O vereador Paulo Pinheiro (PPS) também defende que esse dispositivo seja detalhado:
- Como vai ser essa contrapartida? Através, por exemplo, de redução de ISS?
A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), que vê a contrapartida como subsídio indireto, decidiu apresentar emenda:
- Vou relacionar aqueles que têm direito à gratuidade - disse Andrea, que vai emendar outro artigo, de modo que o reajuste da tarifa do bilhete único obedeça à legislação em vigor (como a Lei 8.666, de licitações).
Presidente de entidade critica ausência de ônibus noturnos
O Rio Ônibus - sindicato que representa as empresas de ônibus - continua sem se manifestar sobre o edital de licitação da linhas, sob a alegação de que o documento está sendo analisado pelo departamento técnico da entidade. Enquanto isso, o prefeito espera não ter que enfrentar um embate judicial para realizar a concorrência:
- Rezo todo o dia. Faço muita oração para não ter nenhum problema judicial. Vamos esperar - brincou Paes.
O Movimento O Rio pela Paz foi a primeira entidade a se manifestar sobre o edital dos ônibus. Rommel Cardozo, presidente da organização, lamentou que não haja uma cláusula tratando do transporte noturno:
- É positiva a iniciativa do prefeito de reformular o sistema de transporte de ônibus da cidade, mas um detalhe que deve ser levado em consideração e não está presente no edital é o da obrigatoriedade de circulação 24 horas de pelo menos uma linha por trajeto. Da forma que o sistema está desenhado hoje, várias regiões ficam sem operação durante a madrugada, favorecendo a ocorrência de assaltos.

Fonte: O Globo
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Avenidas terão sentido único em Fortaleza


As mudanças ainda não têm prazo para serem implantadas, mas o assunto foi discutido, ontem, na Câmara

As avenidas Desembargador Moreira, Dom Luiz e Santos Dumont passarão a ter sentido único. Ainda não há previsão de quando as mudanças serão implantadas, mas elas são parte de um projeto de intervenções de circulação para a região da Aldeota e adjacências, cuja versão inacabada foi apresentada, ontem, na Câmara Municipal, pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Fernando Bezerra.

O projeto definitivo ficará pronto somente em agosto, mas ele adiantou que a Desembargador Moreira passará a começar na Avenida Raul Barbosa em direção ao litoral; a Dom Luiz assumirá o sentido Aldeota/Centro; e a Santos Dumont terá sentido Centro/Aldeota. O objetivo é reduzir os congestionamentos nas vias.De acordo com Fernando Bezerra, o transporte coletivo será priorizado, com a criação de faixas preferenciais para ônibus e vans.

Os canteiros centrais serão mantidos, já que sua remoção aumentaria os custos do projeto. Os recuos para estacionamentos deixarão de existir. As calçadas passarão a ser padronizadas e adaptadas para pessoas com deficiência. A Praça Portugal, que fica na confluência das avenidas Desembargador Moreira e Dom Luiz, também será modificada. Nesse ponto, porém, Fernando não detalhou as mudanças previstas. O valor de todas as alterações ainda não estão definidos.

A chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Nadja Dutra, declarou que é cedo para avaliar o projeto com profundidade, já que seu conteúdo ainda não é conhecido na íntegra. Contudo, ela afirmou que é comum grandes cidades adotarem corredores de mão única para promover melhorias no tráfego de veículos.

"Por enquanto, não há como emitir nenhuma opinião, pois eu não sei, por exemplo, que solução será dada para as diferenças na largura das vias em questão, que apresentam tamanhos variados em suas extensões", explicou ela.

Fonte: Diário do Nordeste
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