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São Paulo vive a 1ª experiência rumo à criação da Autoridade Metropolitana de Transporte

segunda-feira, 7 de junho de 2010


Na última quarta-feira, dia 2, o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, em reunião com o Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, propôs a elaboração de um projeto em comum acordo, visando a racionalização e integração dos meios de transportes que atendem o município.

Trata-se da primeira experiência em direção à criação da Autoridade Metropolitana de Transporte (AMT), que será composta pelo Estado e pelos municípios que quiserem participar. “Nosso objetivo em participar é readequar as linhas do município visando a integração do transporte público e preparando a cidade para a inauguração da Estação Tamanduateí”, afirma o prefeito de São Caetano do Sul, que desde o ano passado, quando presidiu o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, tem buscado alternativas de integração do sistema de transporte entre o Grande ABC e o restante das cidades da Região Metropolitana.

Nos próximos dias, deverá ser assinado o Protocolo de Intenções, o que permitirá que a STM realize estudos para o planejamento e a implementação de um conjunto de ações de melhoria do transporte. Técnicos da STM e do município de São Caetano do Sul, em um curto espaço de tempo, vão diagnosticar as necessidades e propor soluções para a região, de acordo com estudos matemáticos e pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com a população, além da questão da integração tarifária.

Para o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, a criação da AMT poderá transformar o transporte público na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). “O objetivo é racionalizar, integrar e planejar o transporte público, com o foco no deslocamento das pessoas, facilitando o dia-a-dia do cidadão”.

As prioridades de intervenção a serem estabelecidas de comum acordo com a prefeitura São Caetano do Sul prevêem a articulação dos transportes locais com a rede metropolitana de transportes (RMT), visando a melhoria de sua conectividade.

Autoridade Metropolitana de Transporte: a instituição terá autonomia administrativa e financeira, com a atuação voltada ao planejamento e à gestão do sistema de transporte metropolitano, conduzindo as diretrizes da Política de Transporte Metropolitano de Passageiros.

As atribuições da AMT deverão ser definidas no momento de sua criação, tendo como referência os modelos de Autoridades Metropolitanas já existentes, em Londres e Nova York, entre outros, adequados às condições de São Paulo.

Além de estabelecer as diretrizes da Política de Transporte Metropolitano de Passageiros para as três regiões metropolitanas, a AMT tem como objetivo estimular o aumento da qualidade e da produtividade desses serviços, promovendo as integrações intermodais e tarifárias.

As medidas a serem adotadas pela Autoridade Metropolitana de Transporte visam desestimular o uso do transporte individual, atraindo mais usuários para o transporte público coletivo, além de incentivar o uso do transporte não motorizado (viagens a pé e de bicicleta).

A implantação da AMT passa pela criação de um consórcio (a exemplo do que ocorre em Madri e Barcelona, na Espanha, e em Recife/Olinda, no Brasil), conforme a Lei Federal 11.107 de abril de 2005, tendo como consorciados o Estado e os municípios que quiserem aderir. Não é compulsório e será respeitado o direito do município de não participar.

Fonte: EMTU-SP
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Grande Recife lança campanha para alertar usuários sobre reformas



O Grande Recife Consórcio de Transporte inicia, hoje, uma campanha de caráter informativo e educativo com o intuito de levar aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), informações sobre o pacote de reforma que está sendo realizado em 10 Terminais (Integrados e Urbanos) da Região Metropolitana do Recife.

A iniciativa marca ainda o primeiro passo de uma ação permanente cujo foco é diminuir a depredação dos terminais através da conscientização e colaboração dos usuários. Com um visual inspirado no programa Educa Transporte – que desde 2009 vem trabalhando junto aos usuários questões como respeito às filas e às prioridades, embarque seguro, preservação do bem público e outros temas ligados à cidadania – a campanha utiliza peças coloridas e chamativas, que alertam o usuário, de forma criativa, para os cuidados necessários durante a circulação junto às obras e para os benefícios que elas trarão.

Além dos divulgadores e das peças móveis, as equipes de arte-educação também circularão pelos locais, interagindo com a população, sempre das 6h30 às 8h30 e das 16h30 às 19h. A campanha começara pelos Terminais Urbanos do Cais de Santa Rita e Rio Doce. Na próxima segunda, será a vez dos Terminais Integrados da PE-15 e Jaboatão dos Guararapes. Entre as peças informativas disponibilizadas estão folders (que além das informações sobre as reformas trazem dados sobre o Sistema Estrutural Integrado), painéis educativos e cartazes.

As reformas irão abranger a recuperação e substituição de pisos, reestruturação de pavimentação (área de circulação dos ônibus), pintura, revisão e substituição das instalações elétricas e hidráulicas, reformas dos banheiros, recuperação de cobertas e reestruturação da comunicação visual.

Além dos terminais já citados, estão inclusos no pacote de reformas os TI’s de Afogados, Camaragibe, Cavaleiro, Igarassu e Recife. Os Terminais Integrados Pelópidas Silveira, em Paulista, e José Faustino dos Santos, no Cabo, que entraram em operação respectivamente em 2008 e 2009, receberam painéis da campanha, alertando sobre a preservação do espaço público. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2 milhões em obras de reforma, recuperação e ampliação com o objetivo de melhorar o atendimento aos mais de 1,8 milhões de passageiros transportados na RMR.

Fonte: CGRT
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Salvador: Parada Obrigatória: Aquidabã e Barroquinha vivem situação precária


A primeira, com mais de 30 anos de existência, sofre com estrutura precária e falta de segurança. A segunda, datada de 1982, não dispõe de manutenção suficiente e abriga um depósito de lixo, que compromete a higiene do local, contribuindo para a proliferação de animais e doenças.
“Aqui está uma tristeza. Nunca foi assim. Está a pior desgraça do mundo. Eu falo a verdade mesmo”, afirma o camelô Antônio Carlos Pereira da Silveira, que trabalha há dois anos na Barroquinha. Na opinião dele, não faltam sujeira, mendigo dormindo e bagunça. “Tem de melhorar limpeza, pintura e tirar esse povo daqui da rua”, sugere.
O Terminal da Barroquinha, localizado ao final da Avenida J. J. Seabra, ou Baixa dos Sapateiros, conta com um prédio da administração e uma sala de fiscalização, mas não possui posto de informações para atender os usuários. “Fiscal é algo raro de se encontrar aqui. Quando tem modificação de ponto, não tem ninguém para avisar”, queixa-se a diarista Adriana dos Santos, que utiliza a estação todos os dias.
A equipe de reportagem observou, ainda, uma grande quantidade de lixo acumulada ao final do terminal. De acordo com um funcionário, que não quis se identificar, o entulho fica acumulado durante todo o dia e só é recolhido à noite. As lixeiras transbordam e a sujeira se espalha pela estação.
“Não tem higiene aqui, não é confiável. Eu nem vou ao banheiro. Se eles limpassem com frequência, não ficaria do jeito que fica”, diz a atendente Arlene Rodrigues enquanto espera a condução.

Fonte: A Tarde
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São Paulo: Linha de ônibus terá itinerário alterado na zona sul


Para melhor atender aos moradores da região de Santo Amaro, a SPTrans alterará a partir deste sábado, 5 de junho, a linha 6049 Valo Velho - Santo Amaro. Com a medida, haverá melhoria da fluidez no trânsito na região e menor tempo de deslocamento para os usuários do serviço.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte Itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:6049 Valo Velho - Santo Amaro

Ida: sem alteração.Volta: Pça. Salim Farah Maluf, Rua Cerqueira César, Rua Amleto Farro, Rua Plácido Vieira, Av. Mário Lopes Leão, Rua Adele, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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Motoristas realizam nova assembleia e reafirmam greve em Fortaleza


Os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus de Fortaleza confirmaram, nesta segunda-feira (07), a greve da categoria.
Pela manhã, eles se reuniram em assembleia e reforçaram o pedido de 33% de aumento salarial. O empresariado não muda a proposta de 5,5% de reajuste. Até que haja acordo, o fortalezense precisa encontrar alternativas para conseguiur sair de casa. O Sindiônibus afirma que vai entrar com dissídio coletivo, ação que será entregue ao poder judiciário com a decisão dos pontos de discordância.

A greve
A partir da zero hora desta terça-feira (08), começa a greve dos trabalhadores em transporte rodoviário. A falta de um acordo nas negociações por parte dos empresários gerou um impasse.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sintro) orienta os profissionais da categoria a cumprir o que determina a lei e atitudes que deveriam ser tomadas no dia-a-dia como trafegar somente pela direita, esperar o passageiro se acomodar no assento vão ser prioridades durante a greve.
Com a deflagração da greve, o Sintro terá que assegurar a prestação do serviço de transporte coletivo em Fortaleza e Região Metropolitana com 70% do efetivo em horário de pico e 50% nos demais horários. Mas os trabalhadores aguardam decisão do Tribunal Regional do Trabalho e esperam que este percentual seja de 60% e 40%.

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Prefeito lança Cartão Legal, bilhete único de São Bernardo


São Bernardo dar fim aos passes de ônibus de papel com o lançamento do Cartão Legal, sistema semelhante ao Bilhete Único. A implantação do serviço é um dos principais compromissos de campanha assumidos pelo prefeito Luiz Marinho e faz parte do Plano de Transporte Urbano do município, que permitirá a integração tarifária na cidade entre as linhas municipais, prevista para o segundo semestre. O processo de cadastramento dos passageiros será realizado em etapas, a partir de 17 de junho, e a tarifa da passagem continuará a R$ 2,50.

Para Marinho, o lançamento do Cartão Legal é mais um passo para o processo de inclusão na cidade. “Nosso objetivo é melhorar o transporte coletivo, que deve ser humanizado e de qualidade. Precisamos introduzir um processo de eficiência e respeito no transporte coletivo, em particular às pessoas com deficiência e os idosos”, disse. O chefe do Executivo ainda afirmou que pretende negociar junto ao governo do Estado a integração intermunicipal e com o metrô, de modo a melhorar ainda mais o conjunto de serviços prestados à população.

As catracas com validadores eletrônicos estão sendo implantadas em 370 ônibus da SBCTrans (concessionária de transporte coletivo municipal). A empresa ainda é responsável pela instalação dos equipamentos fingers – que farão a identificação digital dos usuários, e os moedeiros eletrônicos que facilitarão o pagamento em dinheiro, agilizando o embarque de passageiros. A previsão é que o serviço esteja em funcionamento até agosto. O investimento da concessionária foi de R$ 12 milhões.

De acordo com o diretor-executivo da SBCTrans, José Romano Neto, o Cartão Legal vai mudar a vida de toda a população que utiliza o sistema de transporte público municipal. “O cartão resume multifuncionalidade e visa melhorar o atendimento não só do usuário de transporte, mas de toda a população de São Bernardo. Estamos criando um ambiente mais seguro, acessível e confortável para a utilização desse novo sistema”, esclareceu.

A secretária de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, ressaltou que o Cartão Legal é o primeiro passo para a integração tarifária na cidade. “Isso significa qualidade de vida e economia também para a nossa população que vai poder utilizar mais de uma linha municipal pagando apenas uma passagem”. Para isso, será obrigatório o uso do cartão, com o qual o passageiro terá até 90 minutos para realizar a transferência.

Aos sábados, domingos e feriados a integração poderá ser feita em até 120 minutos. Esse período para integração, no entanto, é valido para o sentido da viagem que está sendo realizada. Para a viagem de volta (sentido contrário), uma nova tarifa será cobrada.Entre os benefícios proporcionados pelo sistema estão maior mobilidade e conforto aos usuários, rapidez no embarque e desembarque, além da recuperação dos créditos caso o passageiro perca ou tenha o cartão furtado. Os passageiros contemplados com a gratuidade terão maior conforto e opções de assento, uma vez que poderão passar pela catraca e ocupar qualquer lugar dentro do ônibus. Hoje, esses usuários ficam restritos ao espaço próximo ao motorista, anterior à catraca.

Outra medida adotada em conjunto com a empresa operadora foi a aquisição de 110 novos ônibus que servirão para renovar e ampliar a frota, diminuindo os intervalos entre as viagens e o nível de lotação de alguns ônibus em horário de pico. A intenção da Secretaria de Transportes e Vias Públicas é ainda construir novos terminais e estações de transferência, que possuirão uma melhor infraestrutura para a integração tarifária, além de mudanças das linhas da rede de transporte. Os estudos para isso estão em fase conclusiva e em seguida será realizada a licitação dos projetos dos terminais e das obras.

Cadastro

A população de São Bernardo poderá realizar o cadastro do Cartão legal a partir do dia 17 de junho. A previsão da Secretaria de Transportes e Vias Públicas é fazer o cadastramento de 6 mil passageiros por mês. A primeira via será gratuita.

Ao todo, são nove cartões identificados por cores, de acordo com cada categoria de usuário. Inicialmente serão cadastrados os idosos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Em seguida serão atendidos os usuários de vale-transporte e, na sequência, os estudantes previstos para dezembro e janeiro. As crianças na idade entre 3 e 5 anos também terão um Cartão Legal e serão chamadas ao cadastramento numa outra etapa, com previsão de lançamento no Dia das Crianças, em 12 de outubro.

Há ainda o Cartão Cidadão, concedido a todas as pessoas que se interessam em obter créditos eletrônicos, o Legal Social, para fiscais do município e outras categorias que a legislação vigente isenta da cobrança da tarifa, além do Empresarial, destinado às empresas que necessitam por um cartão que não esteja vinculado ao usuário. O serviço de cadastramento poderá ser feito na Rua Marechal Deodoro, 769, Centro. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento 0800-7710191.

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