Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo: Prioridade é o Transporte Público, Corredor de ônibus ABD vai ganhar mais 12 KM

terça-feira, 1 de junho de 2010


Uma das soluções apontadas para o trânsito e para os transportes públicos é a criação e ampliação de corredores exclusivos, que priorizem os meios coletivos de locomoção. Além de representar uma urgência para a situação de mobilidade urbana, a solução é apontada como resposta rápida para as necessidades de atender a uma demanda maior e mais exigente gerada pela Copa do Mundo no Brasil, em 2014. E uma das regiões de São Paulo onde os jogos devem ser realizados, o Morumbi, vai ganhar uma ligação exclusiva com o ABC Paulista.

O corredor ABD, que hoje tem 33 quilômetros de extensão, unindo a zona Leste de São Paulo (São Mateus) a zona Sul (Jabaquara) pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá, vai ganhar mais 12 quilômetros de vias segregadas só para ônibus.E a promessa tem data para ser cumprida: dia 21 de julho, segundo a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, órgão do Governo do Estado de São Paulo.

O projeto já era antigo e as obras estavam paradas. O corredor, que está em fase de conclusão vai ligar o trecho do corredor ABD, a partir do Terminal Metropolitano de Diadema, até a estação de trens da CPTM, Morumbi, linha 9.

A Metra já opera, pelo serviço Metraclass, com ônibus e micro-ônibus linha entre Diadema e a região do Shopping Morumbi e Berrini, mas com o corredor as viagens serão mais rápidas e seguras, com o ônibus estando isolado dos demais veículos do trânsito convencional.

O novo traçado do corredor inclui vias de grande movimento, como a Avenida Presidente Kennedy, em Diadema, e na Capital, Cupecê, João de Luca, Vicente Rao e Roque Petroni Júnior.Uma outra boa notícia para os paulistanos, é que o corredor, além de receber o serviço que vem do ABC Paulista, será utilizado por pelo menos 11 linhas municipais da Capital, que ganharão agilidade e terão o tempo de viagem reduzido.

Os 12 quilômetros de extensão do corredor ABD custaram os cofres públicos 22, 9 milhões de reais, valor inferior a um quilômetro de obras do metrô. Já está prevista a integração com a estação Brooklin/Campo Belo do metrô, quando a linha 5 lilás estiver concluída.

Os 18 pontos serão modernos, guias elevadas na altura do piso do ônibus, rampas de acesso para cadeiras de rodas, comunicação visual de linhas, itinerários e horários, sinais de alerta quanto a chegada e partida dos ônibus do local, bancos anatômicos e lixeiras.

Futuramente, ainda sem data prevista, os 12 quilômetros contarão com cinco estações de transferência: Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Morumbi.A empresa Metra já estuda mais ônibus adaptados para este novo serviço.

Fonte: Ônibus Brasil
READ MORE - São Paulo: Prioridade é o Transporte Público, Corredor de ônibus ABD vai ganhar mais 12 KM

Fortaleza: Veja os novos pontos de parada de ônibus no Centro


A assessoria de imprensa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou, na tarde desta terça-feira, 1º, que a reorganização dos pontos de retorno (última parada) de ônibus que trafegam pelo Centro não vai mais ocorrer a partir desta quarta-feira, 2, como informado anteriormente pela assessoria.
No entanto, a assessora de imprensa do órgão, Dely Sátiro, garante que a reorganização ocorrerá em breve. De acordo com a Etufor, a medida está relacionada à inversão do sentido da Rua Pedro Pereira e à implementação da linha do Centro.
Agentes da Etufor e do Sindiônibus estarão nos principais pontos de embarque e desembarque para divulgar as alterações.
Veja os novos pontos de parada:

Ponto de parada: Av. Tristão Gonçalves entre Liberato Barroso e Pedro Pereira
206 - Pe. Andrade
308 - Demócrito Rocha
316 - Genibaú/Centro
341 - Conjunto Ceará/Centro I
343 - Conjunto Ceará/Centro II
385 - Conjunto Ceará/Centro

Ponto de parada: Av. Tristão Gonçalves entre Pedro Pereira e Pedro Primeiro
302 - Rodolfo Teófilo/José Bastos
314 - Henrique Jorge
331 - Conjunto Esperança/Centro
374 - Aracapé/Centro

Ponto de parada: Rua 24 de Maio entre Pedro Pereira e Pedro Primeiro
307 - Itaoca/Jardim América
310 - Campus Universitários/Pan Americano
320 - João XXIII/Centro
331 - Conjunto Esperança/Centro
350 - Av. José Bastos
371 - Parangaba/Centro
389 - Campus do Pici/Jovita Feitosa
390 - Av. João Pessoa

Ponto de parada: Rua 24 de Maio entre Rua Pedro Primeiro e Av. Duque de Caxias
200 - Av. Bezerra de Menezes
206 - Padre Andrade
240 - Quintino Cunha/Centro
251 - Antônio Bezerra/Centro

Ponto de parada: Rua Pedro Primeiro entre Rua 24 de Maio e Av. Tristão Gonçalves
202 - Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes
355 - Siqueira/José Bastos
360 - Siqueira/João Pessoa

Ponto de parada: Rua Pedro Primeiro entre Rua General Sampaio e Rua 24 de Maio
303 - Igreja São Raimundo
305 - Bela Vista/Humberto Monte
333 - Bom Jardim/Centro/Expresso
365 - Bela Vista/Viriato Ribeiro
387 - Jardim Jatobá/Centro/Expresso
403 - Itaoca/Expedicionários
407 - Cj. José Walter/Expedicionários

Ponto de parada: Rua General Sampaio entre Pedro Primeiro e Pedro Pereira
363 - Vila Manoel Sátiro/Centro
401 - Montese/Parangaba
404- Aeroporto/Benfica/Rodoviária
405 - Parque Dois Irmãos/Expedicionários
406 - Planalto Ayrton Senna/Expedicionários
411 - Montese/Lagoa
502 - Vila União

Ponto de parada: Av. do Imperador entre Castro e Silva e Senador Alencar
108 - Santa Maria/Bezerra de Menezes
201 - Bezerra de Menezes/Bairro Ellery
220 - Av. Sargento Hermínio
233 - Olavo Bilac/ Bairro Ellery

Fonte: O Povo
READ MORE - Fortaleza: Veja os novos pontos de parada de ônibus no Centro

Rodoviária de BH recebe 40 mil passageiros neste feriado


Cerca de 40 mil passageiros devem embarcar no Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, no Centro de Belo Horizonte entre quarta e quinta-feira, feriado de Corpus Christi. A estimativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, que pretende intensificar as medidas de segurança e ampliar o número de agentes de trânsito na rodoviária do Centro e na Estação São Gabriel, que novamente recebe o embarque e desembarque de passageiros de algumas linhas interestaduais.

Cerca de 2 mil pessoas são esperadas no terminal São Gabriel.Para atender a demanda do feriado, o terminal do centro de Belo Horizonte vai disponibilizar na quarta-feira, véspera do feriado, 188 ônibus extras, totalizando 865 veículos.

Na quinta-feira, vão ser 90 ônibus extras, em um total de 776 ônibus. Já na Estação São Gabriel, serão 17 ônibus extras, em um total de 50.

Fonte: UAI Minas
READ MORE - Rodoviária de BH recebe 40 mil passageiros neste feriado

Perda na tração causa incidente e paralisação no Metrô do Recife


Um trêm que trafegava entre as Estações Mangueira e Santa Luzia, nas imediações dos bairros da Mangueira e de Afogados, Zona Oeste do Recife, sofreu na manhã desta terça (1º) perda momentânea na tração, paralisando o veículo e deixando em pânico os passageiros, já que as portas de emergência não permitiam a saída.

De acordo com o superintendente de controle de tráfego do Metrô ,do Recife Valdir Ferreira, "O que aconteceu de fato foi uma perda na tração. Desde da Estação de Tejipío tivemos problemas no alinhamento do trem. Já nas imediações da Estação Santa Luzia, houve uma falha na tração, e a posterior parada do veículo, os passageiros resolveram sair do carro e caminhar pelos trilhos no sentido Ipiranga, próximo à Afogados".

» Confira o mapa do metrô do Recife e saiba onde fica cada estação

Com a saída das pessoas pelos trilhos, a administração do Metrô teve que cortar a energia que movem os trêns. Segundo o assessor de comunicação, Carlos Gilberto Cavalcante "houve um problema na pressão do ar. As pessoas viram o trem parado e entraram em pânico. Resolveram caminhar pelos trilhos, assim, tivemos que cortar a anergia, o que fez com que todo o sistema parasse". De acordo com o assessor, as operações do Metrô já estão normalizadas.
Segundo um dos passageiros, que conseguiu chegar à Estação Afogados, Leonildo Carneiro da Silva "em Santa Luzia, o metrô quebrou, foi um pânico e um tumulto de mais de 200 pessoas. Foi preciso quebrar janelas para podermos sair do trem".

Fonte: JC Online
READ MORE - Perda na tração causa incidente e paralisação no Metrô do Recife

Assembleias aprovam paralisação do transporte público em Sorocaba


As cinco empresas responsáveis pelo transporte público em Sorocaba, STU (Sorocaba Transportes Urbanos), Reunidas Paulista, Jundiá Transporte, Rosa e São João, além da Votur, encarregada do transporte urbano de Votorantim, foram notificadas segunda-feira sobre a possibilidade de greve dos funcionários. Por lei, as empresas devem ser comunicadas 72 horas antes da paralisação. Se não houver negociação até sexta-feira, os ônibus podem parar, informa o presidente do Sindicato dos Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Estausia.
Nas duas assembleias realizadas segunda-feira, a decisão pela greve foi unânime. A categoria dos rodoviários reúne 1, 6 mil funcionários, a maioria deles (1,2 mil) motoristas de ônibus.
“Caso não haja nenhuma nova proposta patronal, as assembleias de sexta-feira servirão para definirmos as estratégias e o melhor dia para o início”, explica o presidente Estausia.

Fonte: Rede Bom Dia
READ MORE - Assembleias aprovam paralisação do transporte público em Sorocaba

Letreiros de ônibus vão sofrer alterações


Até 31 de de julho, os letreiros de ônibus deverão ser maiores e com cores padronizadas. A ideia é que os usuários possam enxergar com mais facilidade para onde vai o transporte público. Quem já perdeu um ônibus por não conseguir identificar o nome da linha sabe a importância da exigência feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro. Estão obrigados a seguir as regras os ônibus fabricados a partir de 2002. Em Blumenau, todos os ônibus já seguem as normas.


De acordo com o presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl, o modelo da ABNT é usado no município desde 2004, em cumprimento à lei de acessibilidade:– Nossos ônibus que têm letreiros de pano são pretos com as letras brancas, e os eletrônicos possuem as letras em amarelo. Mas para facilitar ainda mais, os novos transportes têm letreiros eletrônicos com as letras em branco, o que melhora muito mais a visibilidade, especialmente à noite.

Em 2010, o Consórcio Siga adquiriu 48 novos veículos, que substituiram os ônibus da frota fabricados antes de 2000. Segundo Sackl, os próprios fabricantes dos veículos já padronizam os letreiros antes da entrega. O cálculo base para a acessibilidade é que pessoas sem deficiência visual leiam o letreiro com o ônibus em movimento a 50 metros de distância, cerca de meio quarteirão, explica a neuro-oftalmologista Marcela Bordaberry. A médica afirma que, mesmo que a letra tenha tamanho adequado, os painéis não podem ter letras em movimento, porque dificulta a leitura.
O que vai mudar
- As letras deverão medir 15 cm de altura, o que permitiria a visualização do itinerário a pelo menos 50 m de distância
- As cores usadas também serão regulamentadas. Para os letreiros feitos de pano, os caracteres devem ser na cor verde-limão ou amarelo-limão, em fundo preto
- Os letreiros eletrônicos devem ser nas cores amarelo âmbar ou branco, também em fundo preto
- Estão obrigados a seguir as regras todos os ônibus fabricados a partir de 2002


Fonte: Jornal de Santa Catarina
READ MORE - Letreiros de ônibus vão sofrer alterações

Metroviários aceitam proposta e cancelam greve em São Paulo


Em assembleia realizada nesta segunda-feira, os funcionários do Metrô de São Paulo aceitaram proposta da empresa e cancelaram a paralisação de 24 horas prometida para esta terça (1º), segundo o sindicato da categoria.
Os metroviários reivindicavam reajuste salarial de 5,81%, aumento real de 4,25%, reajuste de 6,18% para o vale alimentação e vale refeição e salários iguais para funções iguais.
O Metrô propôs reajuste de 5,05% para os salários, vale refeição e alimentação, baseado no Índice de Preços ao Consumidor da Fipe.
Após a ameaça de greve na semana passada, a empresa aumentou o reajuste do vale refeição para 14,52%, que passará de 22 para 24 cotas mensais, e do vale alimentação para 11,85%.
Já a Participação nos Resultados terá valor mínimo de R$ 3.600, sendo uma parcela fixa de R$ 2.783,83, mais 40% do salário nominal de cada metroviário.
Segundo o sindicato, o Metrô propôs medidas para equiparar os salários de funcionários com as mesmas funções, mas a assembleia decidiu manter a mobilização para evitar a situação.
A proposta de plano de carreira apresentada pela empresa foi a única rejeitada pela assembleia. O sindicato afirma que ela é um resumo do plano que está na Secretaria da Fazenda, "cheia de subjetividades".

Fonte: Folha de São Paulo
READ MORE - Metroviários aceitam proposta e cancelam greve em São Paulo

Ônibus rápido é alternativa para transporte público de BH


São anos de estudos e indecisões em torno da melhor alternativa para o transporte coletivo da capital. São milhares de belo-horizontinos frustrados por não presenciarem a expansão do metrô. Enquanto isso, carros não param de inchar o trânsito da cidade.

Diante do cenário complexo, a prefeitura elegeu o Bus Rapid Transit (BRT) como a solução da mobilidade para usuários do transporte público na capital mineira. O ônibus rápido - que circula por vias exclusivas e só para em estações determinadas chega rodeado de promessas: redução do valor da passagem e do tempo de espera, além de viagens mais rápidas, confortáveis e seguras.

A capital anuncia que vai investir alto, mais precisamente R$ 1,026 bilhão (R$ 51,3 milhões dos cofres municipais e R$ 974,7 milhões em recursos do governo federal, via PAC), na implementação das quatro primeiras áreas de BRTs. A primeira delas, na avenida Antônio Carlos, está prevista para ser entregue em 2012.A mobilidade é uma das principais bandeiras do prefeito Marcio Lacerda, e, com o BRT, ele pretende eliminar dois problemas de uma só vez: atender às principais reclamações dos usuários de ônibus sobre a falta de qualidade do serviço e fazer aqueles que ainda não o utilizam a aderirem.

O maior desafio, segundo o gerente de coordenação de políticas de sustentabilidade da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Marcelo Cintra, será convencer os milhares de belo-horizontinos a deixarem os veículos na garagem e adotarem o ônibus. Segundo ele, uma das metas é fazer com que 10% das pessoas que hoje andam de carro migrem para o BRT nos próximos dez anos. "Não podíamos esperar mais 20 anos pelo metrô.

O BRT é uma solução viável e barata, implementada em cidades como Curitiba e Bogotá. O objetivo é evitar que a cidade pare. Não queremos que as pessoas deixem de usar o carro, mas que elas adotem o coletivo", diz Cintra.

O primeiro BRT circulará entre as avenidas Antônio Carlos e Pedro I. A justificativa é simples. Os ônibus precisam de uma via exclusiva para rodar e, com a duplicação, a escolha foi natural. Nesse mesmo raciocínio, a Cristiano Machado será a segunda a ter ônibus rápido. A Carlos Luz/Pedro II e o trecho central fecham a primeira fase do projeto.

A segunda etapa, que ainda não tem recursos garantidos, prevê que o BRT chegue a outras vias até 2020. Segundo o especialista em transporte e tráfego urbano, Ronaldo Guimarães Gouvêa, o BRT é um sistema melhor do que o atual, mas que não pode ser um substituto do metrô.

"O BRT tem uma possibilidade limitada. Poucas avenidas são largas o suficiente para implementá-lo. Isso impede que ele seja pensado de uma maneira mais ampla. O BRT é bem-vindo, mas não resolve o problema a longo prazo", analisa

Fonte: O Tempo
READ MORE - Ônibus rápido é alternativa para transporte público de BH

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960