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Perda na tração causa incidente e paralisação no Metrô do Recife

terça-feira, 1 de junho de 2010


Um trêm que trafegava entre as Estações Mangueira e Santa Luzia, nas imediações dos bairros da Mangueira e de Afogados, Zona Oeste do Recife, sofreu na manhã desta terça (1º) perda momentânea na tração, paralisando o veículo e deixando em pânico os passageiros, já que as portas de emergência não permitiam a saída.

De acordo com o superintendente de controle de tráfego do Metrô ,do Recife Valdir Ferreira, "O que aconteceu de fato foi uma perda na tração. Desde da Estação de Tejipío tivemos problemas no alinhamento do trem. Já nas imediações da Estação Santa Luzia, houve uma falha na tração, e a posterior parada do veículo, os passageiros resolveram sair do carro e caminhar pelos trilhos no sentido Ipiranga, próximo à Afogados".

» Confira o mapa do metrô do Recife e saiba onde fica cada estação

Com a saída das pessoas pelos trilhos, a administração do Metrô teve que cortar a energia que movem os trêns. Segundo o assessor de comunicação, Carlos Gilberto Cavalcante "houve um problema na pressão do ar. As pessoas viram o trem parado e entraram em pânico. Resolveram caminhar pelos trilhos, assim, tivemos que cortar a anergia, o que fez com que todo o sistema parasse". De acordo com o assessor, as operações do Metrô já estão normalizadas.
Segundo um dos passageiros, que conseguiu chegar à Estação Afogados, Leonildo Carneiro da Silva "em Santa Luzia, o metrô quebrou, foi um pânico e um tumulto de mais de 200 pessoas. Foi preciso quebrar janelas para podermos sair do trem".

Fonte: JC Online
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Assembleias aprovam paralisação do transporte público em Sorocaba


As cinco empresas responsáveis pelo transporte público em Sorocaba, STU (Sorocaba Transportes Urbanos), Reunidas Paulista, Jundiá Transporte, Rosa e São João, além da Votur, encarregada do transporte urbano de Votorantim, foram notificadas segunda-feira sobre a possibilidade de greve dos funcionários. Por lei, as empresas devem ser comunicadas 72 horas antes da paralisação. Se não houver negociação até sexta-feira, os ônibus podem parar, informa o presidente do Sindicato dos Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Estausia.
Nas duas assembleias realizadas segunda-feira, a decisão pela greve foi unânime. A categoria dos rodoviários reúne 1, 6 mil funcionários, a maioria deles (1,2 mil) motoristas de ônibus.
“Caso não haja nenhuma nova proposta patronal, as assembleias de sexta-feira servirão para definirmos as estratégias e o melhor dia para o início”, explica o presidente Estausia.

Fonte: Rede Bom Dia
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Letreiros de ônibus vão sofrer alterações


Até 31 de de julho, os letreiros de ônibus deverão ser maiores e com cores padronizadas. A ideia é que os usuários possam enxergar com mais facilidade para onde vai o transporte público. Quem já perdeu um ônibus por não conseguir identificar o nome da linha sabe a importância da exigência feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro. Estão obrigados a seguir as regras os ônibus fabricados a partir de 2002. Em Blumenau, todos os ônibus já seguem as normas.


De acordo com o presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl, o modelo da ABNT é usado no município desde 2004, em cumprimento à lei de acessibilidade:– Nossos ônibus que têm letreiros de pano são pretos com as letras brancas, e os eletrônicos possuem as letras em amarelo. Mas para facilitar ainda mais, os novos transportes têm letreiros eletrônicos com as letras em branco, o que melhora muito mais a visibilidade, especialmente à noite.

Em 2010, o Consórcio Siga adquiriu 48 novos veículos, que substituiram os ônibus da frota fabricados antes de 2000. Segundo Sackl, os próprios fabricantes dos veículos já padronizam os letreiros antes da entrega. O cálculo base para a acessibilidade é que pessoas sem deficiência visual leiam o letreiro com o ônibus em movimento a 50 metros de distância, cerca de meio quarteirão, explica a neuro-oftalmologista Marcela Bordaberry. A médica afirma que, mesmo que a letra tenha tamanho adequado, os painéis não podem ter letras em movimento, porque dificulta a leitura.
O que vai mudar
- As letras deverão medir 15 cm de altura, o que permitiria a visualização do itinerário a pelo menos 50 m de distância
- As cores usadas também serão regulamentadas. Para os letreiros feitos de pano, os caracteres devem ser na cor verde-limão ou amarelo-limão, em fundo preto
- Os letreiros eletrônicos devem ser nas cores amarelo âmbar ou branco, também em fundo preto
- Estão obrigados a seguir as regras todos os ônibus fabricados a partir de 2002


Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Metroviários aceitam proposta e cancelam greve em São Paulo


Em assembleia realizada nesta segunda-feira, os funcionários do Metrô de São Paulo aceitaram proposta da empresa e cancelaram a paralisação de 24 horas prometida para esta terça (1º), segundo o sindicato da categoria.
Os metroviários reivindicavam reajuste salarial de 5,81%, aumento real de 4,25%, reajuste de 6,18% para o vale alimentação e vale refeição e salários iguais para funções iguais.
O Metrô propôs reajuste de 5,05% para os salários, vale refeição e alimentação, baseado no Índice de Preços ao Consumidor da Fipe.
Após a ameaça de greve na semana passada, a empresa aumentou o reajuste do vale refeição para 14,52%, que passará de 22 para 24 cotas mensais, e do vale alimentação para 11,85%.
Já a Participação nos Resultados terá valor mínimo de R$ 3.600, sendo uma parcela fixa de R$ 2.783,83, mais 40% do salário nominal de cada metroviário.
Segundo o sindicato, o Metrô propôs medidas para equiparar os salários de funcionários com as mesmas funções, mas a assembleia decidiu manter a mobilização para evitar a situação.
A proposta de plano de carreira apresentada pela empresa foi a única rejeitada pela assembleia. O sindicato afirma que ela é um resumo do plano que está na Secretaria da Fazenda, "cheia de subjetividades".

Fonte: Folha de São Paulo
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Ônibus rápido é alternativa para transporte público de BH


São anos de estudos e indecisões em torno da melhor alternativa para o transporte coletivo da capital. São milhares de belo-horizontinos frustrados por não presenciarem a expansão do metrô. Enquanto isso, carros não param de inchar o trânsito da cidade.

Diante do cenário complexo, a prefeitura elegeu o Bus Rapid Transit (BRT) como a solução da mobilidade para usuários do transporte público na capital mineira. O ônibus rápido - que circula por vias exclusivas e só para em estações determinadas chega rodeado de promessas: redução do valor da passagem e do tempo de espera, além de viagens mais rápidas, confortáveis e seguras.

A capital anuncia que vai investir alto, mais precisamente R$ 1,026 bilhão (R$ 51,3 milhões dos cofres municipais e R$ 974,7 milhões em recursos do governo federal, via PAC), na implementação das quatro primeiras áreas de BRTs. A primeira delas, na avenida Antônio Carlos, está prevista para ser entregue em 2012.A mobilidade é uma das principais bandeiras do prefeito Marcio Lacerda, e, com o BRT, ele pretende eliminar dois problemas de uma só vez: atender às principais reclamações dos usuários de ônibus sobre a falta de qualidade do serviço e fazer aqueles que ainda não o utilizam a aderirem.

O maior desafio, segundo o gerente de coordenação de políticas de sustentabilidade da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Marcelo Cintra, será convencer os milhares de belo-horizontinos a deixarem os veículos na garagem e adotarem o ônibus. Segundo ele, uma das metas é fazer com que 10% das pessoas que hoje andam de carro migrem para o BRT nos próximos dez anos. "Não podíamos esperar mais 20 anos pelo metrô.

O BRT é uma solução viável e barata, implementada em cidades como Curitiba e Bogotá. O objetivo é evitar que a cidade pare. Não queremos que as pessoas deixem de usar o carro, mas que elas adotem o coletivo", diz Cintra.

O primeiro BRT circulará entre as avenidas Antônio Carlos e Pedro I. A justificativa é simples. Os ônibus precisam de uma via exclusiva para rodar e, com a duplicação, a escolha foi natural. Nesse mesmo raciocínio, a Cristiano Machado será a segunda a ter ônibus rápido. A Carlos Luz/Pedro II e o trecho central fecham a primeira fase do projeto.

A segunda etapa, que ainda não tem recursos garantidos, prevê que o BRT chegue a outras vias até 2020. Segundo o especialista em transporte e tráfego urbano, Ronaldo Guimarães Gouvêa, o BRT é um sistema melhor do que o atual, mas que não pode ser um substituto do metrô.

"O BRT tem uma possibilidade limitada. Poucas avenidas são largas o suficiente para implementá-lo. Isso impede que ele seja pensado de uma maneira mais ampla. O BRT é bem-vindo, mas não resolve o problema a longo prazo", analisa

Fonte: O Tempo
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Insegurança ronda os terminais de integração em Aracaju


O transporte público em Aracaju é feito principalmente por ônibus de empresas privadas, que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte. Nesse sistema o usuário pode se deslocar por praticamente toda a cidade e também municípios da Grande Aracaju pagando apenas uma passagem de ônibus, já que existem os Terminais de Integração, onde se tem à disposição várias linhas de coletivos sem precisar pagar mais passagens, desde que as descidas e subidas aos ônibus sejam feitas nesses terminais.

Os Terminais de Integração na capital são 6: Terminal do DIA (Distrito Industrial de Aracaju), o Terminal Centro (Rodoviária Fernando Sávio), Terminal da Zona Sul (Bairro Atalaia), Terminal Zona Oeste (Rodoviária Nova), Terminal dos Mercados e Terminal Maracaju. Apesar da praticidade e economia para o usuário do transporte coletivo proporcionadas pelos terminais, existem já há muitos anos inúmeras críticas por parte da população e profissionais envolvidos referindo-se às condições físicas, à segurança e manutenção desses locais.

A estudante e comerciária Isabele Santos Souza usa ônibus diariamente nos terminais, principalmente o do DIA. "A estrutura dos terminais é péssima. O do DIA, por exemplo, só serve para gente pegar ônibus, porque não dá para ficar muito tempo lá, pois é muita sujeira, os banheiros são imundos, não há nada neles, nem papel higiênico, sem falar que muitas vezes têm até fezes no chão. Tanto que quase ninguém os usa.

O chão é cheio de buracos; se a pessoa não tiver cuidado, pode se machucar. E ainda há o problema da superlotação, principalmente em horários de pico. O do Centro mesmo, é uma confusão. Totalmente caótico", disse Isabele.

Fonte: Correio de Sergipe
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