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Fiscalização do transporte coletivo de Joinville tem acesso on-line às empresas

quarta-feira, 28 de abril de 2010


Pela primeira vez, a Prefeitura de Joinville terá acesso direto, em tempo real, a todo o sistema informatizado que centraliza os registros de todas as operações das empresas permissionárias (Gidion, Transtusa e Passebus). "É um avanço sem precedentes, pois é a primeira vez que isso ocorre entre a Prefeitura e as empresas de transporte coletivo”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Ariel Pizzolatti. O IPPUJ também estará liberado para usar o sistema. Com isso, o município não precisará mais ficar esperando o encerramento do mês para consolidar as informações e ter acesso aos dados das empresas.
A Seinfra, por meio da Unidade de Transportes e Vias Públicas, passou a dispor deste sistema de fiscalização desde a terça-feira (27). "Esta conexão on-line se torna mais uma importante ferramenta de fiscalização e de controle do transporte coletivo (ônibus) em Joinville. Agora, a Prefeitura tem como saber o que cada uma das empresas permissionárias está fazendo dentro do sistema de transporte", explicou o gerente da Unidade de Transporte e Vias Públicas, Luiz Cesar Hoefnner.
A empresa repassou aos gestores do serviço no município as senhas e os softwares para que a Prefeitura tenha completo acesso ao sistema. Segundo o gerente da Unidade de Transporte e Vias Públicas, Luiz Cesar Hoefnner, "esta ferramenta on-line é fundamental para auxiliar o município na gestão e na fiscalização completa do sistema".

Fonte:24 Horas Santa Catarina
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Transporte coletivo diminui a poluição, segundo estudo


Dados do 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente, revelam que o transporte individual emite 40 vezes mais poluentes do que o transporte coletivo de passageiros, na condução do mesmo número de pessoas.
Estudo sobre as fontes de poluição por veículos usados no transporte rodoviário, segundo pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, aponta que 87% das emissões de CO (monóxido de carbono) partem de carros e motos enquanto os ônibus respondem por apenas 3% para o transporte de quantidade quase idêntica de passageiros.
De acordo com o 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, rodam hoje pelas estradas brasileiras 36 milhões de veículos automotores. O transporte coletivo registra a casa dos 16,8 bilhões de passageiros, outros 17 bilhões usam motos e carros individuais.
Na cidade de São Paulo, o problema é mais agravante, pois o IDS - Indicadores do Desenvolvimento Sustentável Brasil e com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registram que o número de substâncias poluentes emitidas no ar aumentou de 158 para 168.
O monóxido de carbono é resultante da queima de petróleo na atmosfera e causa diversos malefícios à saúde, afetando principalmente o sistema cardiovascular. Em doses elevadas, a exposição ao CO acarreta problemas de visão, redução da capacidade de trabalho, de aprendizagem e da habilidade manual, além de trazer consequências respiratórias pela má qualidade do ar.
A partir dessa constatação de poluição ambiental ocasionado pelos veículos automotores, Regina Rocha, diretora da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, afirma que é importante que os governos incentivem o uso do transporte coletivo em detrimento do individual. Para ela, porém, o usuário do automóvel só deixará seu carro em casa se tiver uma alternativa mais confortável, pontual e segura para sua mobilidade.
"O transporte coletivo privado ajuda claramente na redução da poluição atmosférica, pois reduz o número de carros nas ruas", sentencia Regina.
Para ela, o fretamento é o sistema de transporte coletivo que tem mais apelo para tirar o automóvel das vias públicas. De fato, pesquisa realizada pelo Instituto LPM - Levantamentos e Pesquisas de Marketing mostra que um ônibus de fretamento retira até 19 carros de circulação, já que 78% dos usuários desse tipo de transporte possuem automóvel e 87% são portadores de Carteira de Habilitação. Só na região metropolitana de São Paulo a modalidade transporta 600 mil passageiros por dia.

Fonte: Jornal do Brasil
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Transporte coletivo sob ameaça de greve em Belém


Os rodoviários de Belém podem entrar em greve na segunda semana de maio, caso a patronal não sinalize nenhuma negociação de reajuste salarial. Ontem estava marcada uma reunião entre os empresários e os rodoviários na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), mas a patronal não compareceu e a reunião foi cancelada.

A data-base para o reajuste salarial dos rodoviários é no próximo dia 1°, mas, segundo a categoria, até agora não houve nenhuma posição da patronal sobre a questão econômica. “Já nos reunimos cinco vezes com os empresários e negociamos 34 cláusulas. A única que ainda não foi discutida foi a econômica”, disse o secretário geral do sindicato, Cristian Vilhena.

Hoje, os rodoviários realizarão duas assembleias para decidir se começarão o movimento de greve ou não. “Tudo vai depender de uma resposta dos empresários. Se eles não nos procurarem, vamos começar a organizar nossa paralisação para a segunda semana de maio”, ressaltou Vilhena.

Os trabalhadores querem um reajuste de 12% em cima do salário base, o aumento do ticket alimentação de R$ 260 para R$ 350, além de auxílio hospitalar. O supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena, explicou que o valor que os rodoviários estão pedindo está abaixo do reajuste do salário mínimo.

Sena disse que os empresários devem estar esperando sair o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, para poder reajustar os salários dos trabalhadores. “O que os rodoviários estão pedindo está de acordo com a nossa estimativa do INPC. Por isso, é provável que eles acatem a proposta dos trabalhadores”.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setrans-Bel) foi procurado pela reportagem, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. (Diário do Pará)

Fonte: Diário do Pará
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Superlotação atinge a Linha Verde do Metrô de São Paulo


Considerada a mais livre, confortável e moderna, a Linha 2-Verde (Sacomã-Vila Madalena) do Metrô começou a enfrentar os mesmos problemas de superlotação que já atingem outros ramais paulistanos. No mês passado, foram registrados 38 mil passageiros por hora, em um só sentido, nos horários de pico. Apesar de ser pequena em relação a outras linhas, a quantidade está acima da capacidade máxima estipulada –de 35 mil. O Radar SP desta quarta-feira (28) mostrou lotação acima do normal na Linha 1-Azul.
Com isso, os passageiros já reclamam que estão cada vez mais espremidos nas composições. A média de pessoas transportadas por dia na linha passou de 416,4 mil em março do ano passado para 472,1 mil no mesmo mês de 2010. Dois fatores são considerados fundamentais para explicar esse aumento: a restrição aos ônibus fretados no centro expandido da capital paulista, que colocou mais pessoas na rede de Metrô, e a inauguração em janeiro da Estação Sacomã.

E as previsões são de que a Linha Verde seja cada vez mais sobrecarregada, com a inauguração das Estações Tamanduateí e Vila Prudente, ambas previstas para o primeiro semestre deste ano. São previstos 120 mil passageiros por dia a partir da abertura dessas estações.

Defesa

A Assessoria de Imprensa do Metrô informou que a Linha Verde foi planejada para atender a toda a demanda existente entre a Vila Madalena e a Vila Prudente. "O número de pessoas transportadas por dia útil, até agora, está de acordo com o planejamento da companhia para esta linha. O aumento se deve à ampliação dos serviços de transporte oferecidos com o Plano de Expansão, como com a entrega da Estação Sacomã", afirmou o Metrô, por meio de nota.
A companhia também aponta a restrição aos fretados como causa de demanda. "Isso ocorreu quando a Estação Santos-Imigrantes passou a receber número expressivo de passageiros oriundos dessa modalidade de transporte." No entanto, o Metrô afirma ter totais condições de absorver esse público.

Fonte: G1
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Rio ganha serviço de ônibus panorâmico


O turista que chegar à Cidade Maravilhosa passará a contar com um serviço de ônibus "conversíveis" para conhecer as principais atrações turísticas, históricas e culturais do Rio de Janeiro.

A CityRio, empresa especializada em sightseeing, apresenta sua linha de ônibus turísticos panorâmicos que irão circular por atrações da Praça Mauá ao Riocentro. No molde de serviços semelhantes em cidades como Londres e Paris, os oito ônibus de cor vermelha têm 40 lugares a "céu aberto", ou seja, sem teto nem janelas para não atrapalhar as fotos, e mais 12 em ambiente refrigerado.

O passeio tem três horas de duração e é composto de três linhas/roteiros. Partindo do Leme em direção à Urca, o ônibus inicia o roteiro Centro Histórico - Pão de Açúcar que passa por atrações como Candelária, Palácio do Itamaraty, Lapa, MAM, Catete e Glória. Retornando à Urca, tem inicio o roteiro Pão de Açucar - São Conrado cuja primeira parada é no Corcovado.

Na sequência, Lagoa, Jardim Botânico e Rocinha. Se inicia então o roteiro São Conrado - Barra da Tijuca, que mostra os locais em que irão ocorrer os jogos olímpicos de 2016. Praias da Barra, Barrashopping, Arena Rio e Parque Aquático Maria Lenk estão entre as atrações. O ônibus retorna passando pelo Vidigal e praias da zona sul, concluindo o passeio no Leme.

O passeio será oferecido através de agências de turismo, ou seja, não se trata de uma linha regular, mas de um produto turístico. Inicialmente não será possível embarcar ou desembarcar no trajeto.

As paradas são apenas para que os passageiros façam fotos. No futuro a CityRio deve fazer convênios com as administrações de algumas das atrações para tornar as paradas possíveis.

Fonte: Panrotas
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Tarifa de ônibus em Londrina continua R$ 2,25


A Justiça negou liminar ao Ministério Público Estadual (MP) e a tarifa de ônibus em Londrina continua valendo R$ 2,25. O MP entrou com uma ação civil pública pedindo o cancelamento o reajuste efetuado pela prefeitura no dia 15 de janeiro. A 9.ª Vara Cível de Londrina considerou o aumento da tarifa (de 7%) legítimo.

O MP havia alegado que a prefeitura efetuou dois aumentos seguidos e que os 7% estariam acima de índices inflacionários. A advogada da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, Cristel Rodrigues, explicou que a Justiça entendeu que os dois reajustes (um em agosto do ano passado, de 5%, e outro agora, de 7%) não foram abusivos. Cabe recurso no Tribunal de Justiça (TJ).

Fonte: Paraná online
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