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Empresas de ônibus investem em tecnologia para reduzir a insegurança

terça-feira, 27 de abril de 2010


As empresas de ônibus investem em câmeras para aumentar a segurança dentro dos coletivos. Apesar de ser um investimento alto ao comprar e manter esses equipamentos, a empresa que atende a Região dos Lagos conseguiu reduzir pela metade o número de assaltos.

Esse monitoramento não inibiu a ação de um assassino. Um jovem foi agredido até a morte dentro de um ônibus, no início do ano passado, em Cabo Frio. Mas as imagens ajudaram a polícia a encontrar e prender o criminoso.

Os 220 ônibus que circulam na região possuem câmeras e localizadores via satélite. As câmeras, normalmente, ficam perto do motorista e flagram a movimentação dentro e fora do veículo.

Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado mostram que em 2009 foram registrados dez roubos em coletivos. Só em janeiro deste ano, foram dois.

Fonte: in360
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Goiânia: Falta de educação de motorista agrava problema em ônibus


Os problemas no transporte coletivo em Goiânia e região metropolitana são motivos de protesto e revolta da população, que além de enfrentar a superlotação e demora dos veículos, tem que aguentar, diariamente, a falta de educação de alguns motoristas.

A estudante universitária Ana Júlia de Sousa Santos, de 18 anos, pega ônibus todo dia para ir à faculdade e tem que suportar o mau humor e a grosseria dos condutores, que tratam as pessoas com pouco caso. “Se a pessoa não entra rápido, eles não esperam, vão andando e também não respondem quando as pessoas pedem informações.”

A estudante relata que presenciou há algum tempo uma menina que estava tentando entrar no ônibus lotado, mas como estava muito cheio, desistiu e resolveu descer, e nessa hora o motorista acelerou. “Ele não esperou a menina descer e ela caiu no chão e machucou”, conta ela.

Rafael Marins, 22, auxiliar de fábrica, utiliza o transporte coletiva pelo menos três vezes por semana e também sempre presencia alguma situação de descaso. “Teve uma vez que eu estava muito atrasado e saí correndo para alcançar o ônibus. O motorista parou no ponto para pegar uma mulher e quando eu estava quase alcançado o veículo ele me viu e acelerou. A sorte foi que um homem que passava pelo local viu a situação e me deu carona até a próxima parada.”Para o aposentado Darci Dutra, 75, os idosos são discriminados e muitas vezes ignorados. “Tem condutor que tem preguiça de liberar a catraca pra gente, não tem paciência e não dá informações direito”.

Ana Júlia, que também utiliza a carteirinha e precisa esperar a liberação do motorista, acredita que eles deixam as pessoas aguardando. “Eles param no semáforo e a gente pede para liberar e eles fingem que não estão vendo, aí temos que ficar pendurados na catraca.”Márcia da Silva, 24, estudante, também tem histórias para contar. “Já tiveram várias situações em que pedi informação e não responderam”.

Em outra ocasião, às 22 horas, o motorista falou que ela teria que fazer toda a rota do ônibus e que não ia deixá-la no ponto e sim na rodoviária. Indignada, ela ameaçou denunciá-lo, e então ele parou o veículo e ela conseguiu ir para casa.

Estresse

O motorista Robson Oliveira, 30, trabalha neste segmento há 6 anos e admite que o trabalho é estressante e que raramente ele e os colegas de trabalho são educados. “O horário é curto, na falta de motoristas fazemos rotas que não conhecemos e acabamos não dando atenção. E o trânsito também contribuiu para o estresse, mas isso o passageiro não vê”, alega ele, que adianta que esses profissionais “não são mal educados, e sim, grosseiros.

”O presidente do Sindicato dos Coletivos, Carlos Alberto Luiz dos Santos, justifica que o problema maior é o estresse, pois tem motoristas que cumprem jornada de 11 horas por dia. “Existem ônibus manobra que começam a rodar duas horas da manhã, ou seja, eles têm que acordar antes das duas para iniciar a jornada, e encerram por volta de 16 horas. Sendo assim, quando usuário entra no veículo, no início da tarde o motorista tem a possibilidade de ser educado? Ficar sorrindo?”, questiona ele.

Fonte: O Hoje
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Novo sistema de ônibus causa protestos na África do Sul


A implantação de um novo sistema inteligente de ônibus na África do Sul, às vésperas da Copa do Mundo, tem gerado uma série de protestos dos motoristas de táxis coletivos do país, que se sentiram prejudicados pelo novo esquema. O medo desses profissionais é não ter clientela durante a competição.
"A frustração vai aumentar. No final das contas, nós não fazemos parte da Copa do Mundo", protestou o porta-voz da Associação Unida de Táxi, Ralph Jones. Os táxis coletivos são o principal meio de transporte da população sul-africana nas cidades do país.
Os Ônibus de Trânsito Rápido, como estão sendo chamados os novos veículos, devem ser responsáveis pelo transporte de muitos turistas durante a Copa do Mundo, com paradas próximas aos estádios da competição.
A promessa dos organizadores do Mundial é que estes ônibus usem faixas exclusivas ao longo de todo o percurso, com horários marcados para a passagem dos veículos por cada parada. A ideia é que o sistema se assemelhe ao de trens expressos, reduzindo o tempo de viagem e também o custo do transporte para os usuários.

Fonte: Terra
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Porto Alegre: Parada de ônibus da Avenida Osvaldo Aranha é liberada


A EPTC liberou por volta das 10h30min a parada em frente ao Instituto de Educação da Avenida Osvaldo Aranha, no Centro de Porto Alegre. O ponto estava interditado desde ontem, quando foi constatada uma corrente elétrica no local.

Na manhã de hoje, o fluxo de ônibus foi desviado do corredor pela Avenida. Vanderlei Cappellari, diretor de trânsito da EPTC, afirmou que a parada foi interditada assim que a empresa recebeu informação sobre choque local e apontou um furto de cabos como a causa.

— Realizamos o isolamento preventivo do local com o desligamento de energia e isolamento da estação. Equipes da EPTC e DIP fizeram a constatação de que a parada estava energizada e, pela manhã, foi constatado que houve furto de cabos de aterramento.

A parada foi liberada quando houve a certeza de que não apresentava mais nenhum risco à população", esclarece Cappellari. Em nova vistoria técnica realizada pela EPTC e DIP, durante a manhã, foi verificado que 3m de cabos de aterramento tinham sido furtados, o que causou a energização da parada.


Fonte: Zero Hora
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São Paulo: Perueiros ameaçam greve a partir da meia-noite


Os perueiros que trabalham em linhas da cidade de São Paulo ameaçam entrar em greve a partir da meia-noite desta terça (27). Em assembleia realizada na segunda (26) na Praça da Sé, eles recusaram proposta da Prefeitura ao pedido de aumenta da tarifa que recebem por passageiro transportado e decidiram paralisar suas atividades, caso a administração municipal não avance hoje na negociação que a categoria vem mantendo com a Secretaria Municipal dos Transportes.

A Prefeitura não deu sinais de que vai apresentar uma nova proposta.Segundo o vereador Senival Moura (PT), presidente do Sindicato dos Perueiros (Sindlotação), a Prefeitura paga R$ 1,20 por passageiro transportado pelos micro-ônibus. Os motoristas reivindicam que a tarifa seja reajustada em 12%, para compensar o aumento de insumos e serviços acumulado desde 2008. Ele disse que a Secretaria dos Transportes ofereceu um reajuste de 2%, índice que foi considerado insuficiente pela categoria.

“A tarifa paga pelo passageiros passou de R$ 2,30 para R$ 2,70 em janeiro, mas os perueiros não ganharam um centavo de aumento. Já os custos com óleo diesel, pneus, a mão-de-obra aumentaram”, disse Senival. “Não queremos prejudicar a população, mas a Prefeitura tem que entender que a reivindicação é justa”, acrescentou ele, que é da bancada de oposição ao prefeito Gilberto Kassab na Câmara.

Senival é dono de um micro-ônibus da Associação Paulistana Garagem 3. “Não tenho contrato com o município, quem tem é a cooperativa. Sou só um cooperado”, explicou.A ameaça de greve dos perueiros acontece uma semana depois de os garis também anunciarem a possibilidade de paralisar a coleta de lixo e varrição de ruas na cidade, para exigir aumento salarial.

A Prefeitura interpretou a ação dos garis como uma forma de os empresários que controlam a limpeza pública na capital de forçar um reajuste no valor dos contratos. Os garis voltaram atrás na ameaça de greve.

Após a rejeição da proposta da Prefeitura, a secretaria divulgou nota de uma linha dizendo que “os índices de remuneração dos permissionários são calculados, contratualmente, por uma cesta de índices que não indica os índices pleiteados pelas cooperativas”. Senival, porém, disse que a administração continua negociando com o sindicato e que espera chegar a um acordo. “Queremos ver se é possível melhorar a proposta”, afirmou.

Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), as cooperativas operam cerca de seis mil veículos na linhas municipais. O sindicato estima que 3,5 milhões de passageiros são transportados diariamente pelos perueiros. A maioria das linhas atende os bairros da cidade.

Fonte: Diário de São Paulo
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Rio de Janeiro: Prefeitura vai implantar Bilhete Único municipal até agosto


A prefeitura planeja implantar o Bilhete Único nos ônibus municipais até agosto. O valor da passagem será de R$ 2,40, que vai dar direito à viagem em dois ônibus de linhas municipais por um período de duas horas. O benefício será válido somente para os veículos sem ar-condicionado.
Na sexta-feira, a prefeitura vai publicar o edital de licitação das linhas de ônibus municipais. O objetivo é organizar o transporte rodoviário na cidade, redistribuindo as linhas de ônibus pelas ruas. O Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio (Rio Ônibus) não quis se pronunciar sobre a abertura da concorrência.
Em junho de 2008, o Tribunal de Justiça suspendeu por tempo indeterminado a licitação para concessão de novas linhas municipais proposta pelo então prefeito Cesar Maia. De acordo com a 12ª Câmara Cível, a licitação só poderia ocorrer quando todos os processos de anulação das permissões das empresas de ônibus fossem julgados.

Fonte: O Globo
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