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Prefeitura de Petrópolis realiza intervenção em três empresas de ônibus da cidade

terça-feira, 20 de abril de 2010


Às 8h de ontem o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, decretou “Estado de Intervenção Parcial” nas viações Autobus, Esperança e Petrópolis. As empresas não prestaram os serviços com qualidade e desobedeceram a diversas cláusulas estabelecidas no contrato de concessão. A intervenção será de até seis meses e, por enquanto, a população não sentirá mudanças nas ruas.A intervenção significa que agora a administração das empresas estará a cargo da Prefeitura.

Cada empresa passou a contar, a partir de hoje, com um interventor: Adrian Couto Costa (Viação Petrópolis Ltda), Celso Permínio Schmid (Viação Esperança Ltda) e Seraphin José Claudino (Empresa Transportadora e Industrial Autobus S.A). Eles irão analisar sua situação contábil, financeira e técnico-operacional, gerando relatórios diários ao município, que deverá se posicionar, através da análise deste material, se haverá ou não necessidade de se abrir uma nova licitação para a concessão dos serviços de transporte coletivo no município.

Durante coletiva de imprensa ontem, na sede da Prefeitura, Paulo Mustrangi explicou que a decisão é um fruto de processo de amadurecimento e esse é o primeiro passo para as mudanças. “Temos até seis meses de intervenção, mas as mudanças podem acontecer bem antes”, esclareceu o prefeito.

O prefeito fez questão de esclarecer também que a intervenção não é encampação (desapropriação). As empresas continuam a pertencer aos seus donos, mas os diretores de cargos de confiança serão afastados, dando lugar aos interventores.

A partir do material recolhido nos últimos seis meses pela equipe técnica e jurídica da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) e pela Procuradoria Geral do Município, que geraram um relatório completo sobre o sistema de transporte público em Petrópolis, já enviado às empresas, à Setranspetro e ao Ministério Público Estadual, o prefeito Paulo Mustrangi conseguiu os subsídios necessários para realização desta intervenção.

“Quero deixar bem claro à população que esta intervenção foi a única medida encontrada pelo governo, depois de várias e exaustivas reuniões com as empresas de ônibus do município, nos sentido de reorganizar o sistema e garantir a melhoria dos serviços à população. Infelizmente não conseguimos com que estas três empresas iniciassem um processo de renovação de suas frotas e nem que garantissem a segurança dos próprios usuários, motoristas e trocadores.

Diversos casos de quebras de ônibus, falta de cumprimento de horários, coletivos sujos ou em péssimo estado de conservação foram noticiados nos últimos meses pela imprensa do município e eu, como Chefe do Executivo, não poderia mais permitir que a população continuasse a passar por tantos problemas. Estamos assumindo o controle das empresas.

A população e os rodoviários podem ficar tranqüilos porque faremos de tudo para que o sistema continue funcionando dentro da normalidade. Todo o processo será acompanhado pelo Sindicato dos Rodoviários e pelo Judiciário e, tenho certeza, que daremos uma resposta positiva à população”, explicou o prefeito de Petrópolis.

O prefeito Paulo Mustrangi, acompanhado do Procurador Geral do Município, Henry Grazinolli, do secretário Chefe de Gabinete, Carlos Abenza e de três interventores, com o respaldo de equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, entregou pessoalmente o Decreto nº 204, de 16 de abril de 2010, aos proprietários das empresas de ônibus, no centro administrativo da Autobus, Esperança e Petrópolis, em Corrêas.

Fonte: Diário de Petrópolis
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Teresina: Construção de terminal integrado de ônibus começará na zona Norte


O transporte público de Teresina vai contar com a rede integrada de linhas de ônibus. A mudança vai acarretar na construção de terminais rodoviários nos bairros da capital e com bilhetagem eletrônica em toda a frota de veículos, que dará fim ao vale-transporte utilizado pelos passageiros que pagam a passagem no valor inteiro (R$1,75). O novo sistema vai funcionar com cartão de créditos, similares aos utilizados pelos estudantes.

O primeiro passo para as modificações já foi dado por meio da ordem de serviço emitido no começo do mês pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito- Strans para a construção terminal rodoviário do bairro Buenos Aires, na zona Norte de Teresina."Este terminal faz parte do projeto piloto da secretaria e tem um prazo de execução de 60 dias. Ele será erguido atrás do mercado do Buenos Aires, uma área ampla e com um fluxo considerável de passageiros.

Quando terminado, os passageiros terão a chance de se lo-comover por toda a capital com mais facilidade e com um custo reduzido, pois não haverá necessidade de pagar por duas conduções do Centro para outros bairros", disse o diretor de trânsito da Strans, Ricardo Freitas.

A novidade atraiu os comerciantes do mercado do bairro, pois, para eles, o terminal trará maior movimentação de pessoas e, conseqüentemente, maior visibilidade para o comércio das proximidades dali. É o que espera o autônomo José Alves. "Como as pessoas terão que passar pelo mercado para pegar o ônibus, a movimentação aqui vai crescer e isso vai ajudar os comerciantes a ter mais vendas", disse empolgado o autônomo.

Quanto à implantação da bilhetagem eletrônica no transporte público da capital o diretor de Transportes da Strans, Sebastião Nunes Ferraz, diz que o Plano Diretor de Transportes implantado pela Prefeitura de Teresina deu um prazo de seis meses para as empresas de ônibus e vans da capital adaptarem os veículos ao novo sistema. "O prazo começou a contar em janeiro. Esperamos que em julho todos estarão de acordo com o que foi estabelecido pelo plano", prevê o diretor.

A previsão da Strans é de que os vales-transportes sejam aceitos concomitantemente com os cartões, até o mês de dezembro, quando o vale-transporte deixará de existir. Ferraz conta que as empresas que fornecem hoje vale-transporte para os seus funcionários agora comprarão cartões eletrônicos com a mesma quantidade de créditos disponíveis no vale, e os repassarão aos empregados. O custo do cartão já está embutido no valor da venda.

A maioria as capitais do Brasil já adotou o sistema de bilhetagem eletrônica tendo boa aceitação da população. Em Teresina, mais de 500 ônibus e vans transportam mais de 150 mil.

Fonte: TV Canal 13
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Juiz de Fora: Mais dois novos horários de ônibus são disponibilizados para a UFJF


A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar a partir da próxima quinta-feira, 22, mais dois novos horários de ônibus para atender à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A linha 755 - Zona Norte/UFJF sairá às 6h40 do bairro Nova Era e às 8h05 da UFJF.
Com essas mudanças, a Settra alterou os horários de 6h30, que sai de Nova Era, para 6h20 e o de 7h55, que sai da Universidade, para 7h45. A medida visa diminuir o problema de lotação e de atraso nos horários - principais reclamações dos usuários que utilizam o transporte coletivo para irem até o campus, conforme o Portal ACESSA.com denunciou, há cerca de um mês.
Segundo a assessoria da Settra , a mudança é fruto da pesquisa de contraste visual realizada no último dia 14, com os ônibus que atendem à UFJF. O trabalho foi feito com linhas que sobem pela avenida Independência neste dia, entre 6h e 9h e das 17h às 19h para classificar a lotação em uma escala de zero a seis.
Para o estudante de Comunicação Social e assistente administrativo, Arthur Daniel, a mudança pode não ser suficiente para atender a demanda. "Pego o ônibus às 6h, pois tenho que trabalhar às 7h num hospital próximo à instituição. Neste horário, o coletivo já está lotado, pois atende aos universitários e ao pessoal que trabalha na construção civil em São Pedro. Seria necessário disponibilizar ainda mais um horário." Mesmo assim, ele está confiante de que já haverá uma diminuição no fluxo de passageiros. "Vamos aguardar para analisamos os efeitos da medida."

Fonte: Acessa.com
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Pontos de ônibus recebem novos abrigos em Uberaba


Cem novos abrigos estão sendo instalados nos pontos de paradas do transporte coletivo em Uberaba. A informação é do diretor do departamento de Operações da secretaria municipal de Planejamento (Seplan), Claudinei Nunes. Segundo ele, os equipamentos foram adquiridos pelas concessionárias do serviço: Líder e Piracicabana, conforme previsão contratual.

Ainda segundo Claudinei, o edital de licitação previa a aquisição e instalação de 50 abrigos por parte de cada uma das empresas vencedoras com prazo limite no mês de junho. Além da compra e montagem, a manutenção destes novos abrigos também é de responsabilidade das empresas. As coberturas seguem projeto da Seplan, a exemplo dos últimos instalados pela Prefeitura. Coube à secretaria a definição dos locais para receber os novos abrigos.

De acordo com Claudinei foram priorizadas as principais avenidas da cidade e os pontos de maior demanda. O trabalho de instalação começou no fim de semana e as primeiras avenidas contempladas são Edilson Lamartine Mendes, João XXIII, Nenê Sabino, Abílio Borges, Bandeirantes, Prudente de Morais, Bento Ferreira, Alfém Paixão, Elias Cruvinel, Barão do Rio Branco, Leopoldino de Oliveira e Odilon Fernandes.

Os abrigos instalados nestes cem pontos contemplados com modelos novos, conforme Claudinei, passarão por reforma e serão instalados em pontos que não dispõem do benefício nos bairros.

Fonte: TriânguloMineiro

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Tarifa de ônibus coletivo fica 10,2% mais cara a partir de maio em São José do Rio Pardo

A tarifa de ônibus em São José do Rio Pardo, na região Central do Estado de São Paulo, será reajustada em 10,2% a partir do dia 1º de maio. Os usuários do transporte coletivo vão pagar pela passagem R$ 1,95. O último reajuste fora concedido em dezembro de 2007, quando a tarifa passou para os atuais R$ 1,75. O passe para estudantes passará a ser R$ 1,30 e para os trabalhadores em geral, R$ 1,80.
A empresa justificou a necessidade do reajuste apresentando planilha de custos dos serviços, alegando que houve significativo aumento dos chamados insumos de custos variáveis, tais como pneus, peças, salários dos funcionários, entre outros. Também alegou que houve investimentos, com aquisição de veículos novos para a frota, o que justifica o reajuste.
Segundo a planilha apresentada pela empresa, o valor correto da tarifa do circular em São José do Rio Pardo deveria ser de no mínimo R$ 2,07, em razão dos aumentos do custo de operação do serviço.

Fonte: EPTV

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Curitiba: Terminal Pinheirinho agora tem biblioteca

segunda-feira, 19 de abril de 2010


O Terminal Pinheirinho agora tem também biblioteca. É a Estação da Leitura – inaugurada na sexta-feira (16) pelo prefeito Luciano Ducci – que funciona como posto de atendimento para empréstimo gratuito de livros, o que é feito de forma bastante simples, gratuitamente e sem burocracia. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar, sem comprovação, o endereço.

A Estação da Leitura noTerminal Pinheirinho funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, e sábados das 6h30 às 14h. A Estação terá na sequência dois terminais de computadores disponíveis ao público para consulta do acervo local e de acervos localizados em outras unidades da Fundação Cultural.

Não há carteiras de usuários. O livro poderá ser devolvido em qualquer uma das Estações ou Casas da Leitura previstas no programa Curitiba Lê, um conjunto de ações para aumentar os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Além da criação de novos espaços, fazem parte do programa oficinas literárias e os ciclos de leitura já oferecidos pela Prefeitura. Atualmente existem, além da Estação do Pinheirinho, três Casas da Leitura.

O programa tem como objetivo ampliar o acesso aos livros e, assim, criar o hábito da leitura. Também fazem parte do Curitiba Lê todas as ações que a Fundação Cultural já desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, além de cursos e oficinas literárias.

Fonte: URBS
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Porto Alegre: Poste da parada da João Pessoa passa por avaliação técnica


Para concluir o levantamento técnico a fim de detectar o ponto de energia defeituoso e analisar a causa da descarga que vitimou o estudante Valtair Jardim de Oliveira na noite de terça-feira, 13 de abril, técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estiveram na manhã de sexta-feira, 16, na parada na avenida João Pessoa onde ocorreu o episódio. A ação integra a avaliação que vai subsidiar a sindicância instalada no âmbito da prefeitura, definida em reunião realizada ontem no Paço Municipal, com o prefeito José Fortunati. O resultado da análise integrará relatório técnico que será apresentado.
"Desde o primeiro momento, estamos acompanhando e colaborando com o trabalho do Instituto Geral de Perícias. Neste momento, solicitamos à Ceee, que é uma companhia qualificada, para verificar junto com a Divisão de Iluminação Pública por que o poste estava energizado, quando não deveria estar", afirmou o titular da Smov, Cássio Trogildo.

Veja reportagem sobre o caso onde o estudante Valtair Jardim de Oliveira, de 18 anos, morreu na noite desta terça-feira ao levar um choque em uma parada de ônibus da Capital.

Fonte: EPTC
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Copa não conseguiu resolver problema do transporte na Africa do Sul


Quando a Copa chegar em menos de 60 dias, muitos torcedores sentirão no dia-a-dia aquela que é uma das principais deficiências da África do Sul: o transporte público. As limitações não se restringem às cidades grandes, como Joanesburgo e Cidade do Cabo. O problema é crônico em toda a África do Sul.

O governo prometeu melhorar o sistema e legalizar as vans (aqui chamadas de “taxi”), que circulam em péssimas condições e não respeitam as leis de trânsito. Um trem rápido (Gautrain) seria a solução para o deslocamento problemático entre Joanesburgo e a capital, Pretória. No entanto, o trecho não ficará pronto a tempo do Mundial, e as vans continuam a rodar sem fiscalização.

Ônibus municipais são vistos esporadicamente nas ruas e mesmo assim só nas principais avenidas. Quem mora nos bairros afastados está isolado. Mesmo com tantas deficiências, muitos torcedores dependerão de vans e ônibus para chegar aos estádios. Por isso a reportagem do G1 percorreu um dos trechos que mais serão usados durante a Copa – entre Sandton (principal bairro hoteleiro de Joanesburgo) e o estádio Soccer City (na entrada de Soweto), usando o transporte público da cidade. Cerca de 20 quilômetros separam os dois lugares. Vans não têm sinalização sobre itinerário

A reportagem se programou para pegar o ônibus municipal que liga Sandton ao centro às 10h30 (ônibus são escassos e passam em horários determinados). Ao chegar ao local indicado na internet (o shopping Sandton City), ninguém soube informar o lugar exato onde esperá-lo. Rodei algumas ruas sem sucesso até decidir que iria de van (principal meio de transporte da população).

O problema que é as vans não têm letreiros indicando seu itinerário. Cada bairro ou região corresponde a um sinal com os dedos, então é preciso conhecê-los ou perguntar na rua. Também não há paradas demarcadas, ou melhor, qualquer esquina pode ser um ponto. Basta fazer o sinal que as vans param em qualquer lugar, até no meio da rua. Dedinho pra cima, sinalizando o centro da cidade, a primeira van parou em menos de dez minutos.

O preço é outra variável – depende do lugar onde você pega a van, ou seja, quanto mais perto do seu destino, mais barato fica. Desembolsei R9 (pouco mais de R$ 2) pelo trajeto. A van não estava cheia, e o motorista deu voltas pela cidade para pegar mais passageiros. Em geral, as vans têm capacidade para dez pessoas, mas dificilmente circulam com menos de 14.

Também é muito raro encontrar um passageiro branco, mas não há nenhum tipo de hostilidade. Cheguei ao centro em meia hora (às 11h30). Lá, começava a segunda parte do percurso até Soweto. A ideia era testar o BRT (Bus Rapid Transit), sistema articulado de ônibus que foi construído especialmente para a Copa.

O BRT é bem sinalizado e organizado. Comprei o bilhete (R6, o equivalente a R$1,50) e embarquei em menos de cinco minutos. Há diversos pontos do BRT entre o centro e Soweto e os ônibus circulam numa pista exclusiva, o que evita as retenções no trânsito. Cheguei à Soccer City em aproximadamente 25 minutos (às 12h10), mas não pude descer, pois a estação em frente ao estádio ainda não ficou pronta. Continuei por mais 15 minutos até o estádio Orlando, no coração de Soweto. É provável que o local seja usado para treinos de algumas seleções durante a Copa.

A volta ao centro pelo BRT foi tranquila. Para quem está acostumado a andar nas vans, ele é bastante confortável. No entanto, é limitado. Até o momento, apenas o trajeto entre Soweto e o estádio Ellis Park, com passagem pelo Soccer City, foi finalizado. Ou seja, está longe de resolver as deficiências de transporte em Joanesburgo.

Além disso, há um problema grave: muitos jogos terminam à noite e, a menos que os torcedores decidam pagar por um táxi convencional, deve-se voltar ao centro para pegar uma van, o que pode se transformar numa incursão perigosa.

Fonte: G1
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