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Grande Recife monta esquema especial para concurso do Hospital das Clínicas

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Para atender a demanda de usuários que irão se deslocar até a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), neste domingo (18/02), para a realização das provas do concurso do Hospital das Clínicas, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou o serviço de quatro linhas. Outras três linhas, que não operam aos domingos, serão reativadas. Além disso, o itinerário de duas linhas foi alterado, passando a atender ao interior do campus. No total, oito linhas estarão envolvidas na programação especial.

Para o concurso, as linhas 303-Curado II/Caxangá, 202-Barro/Macaxeira/Várzea, 522-Dois Irmãos Rui Barbosa e 520-Macaxeira/Parnamirim irão realizar, juntas, 34 viagens extras no domingo. Ao todo, essas linhas realizarão 287 viagens durante todo o dia.

Além do reforço, a partir das 7h, as linhas 303-Curado II/Caxangá (BR–232) e 920-Rio Doce/CDU, passarão a atender ao interior do campus da UFPE. Já as Linhas 469-Camaragibe/CDU, 431-Cidade Universitária/TRT e 330-Casa Amarela/CDU/TRT, que não operam aos domingos, serão reativadas.

Os usuários podem saber mais informações sobre itinerários e, sobre a programação especial entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente através do telefone 0800.081.01.58. A Central de Atendimento do Grande Recife funciona todos os dias das 7h ás 19h.

Linhas com reforço de viagens:
303-Curado II/Caxangá,
202-Barro/Macaxeira/Várzea
522-Dois Irmãos Rui Barbosa
520-Macaxeira/Parnamirim

Linhas com itinerários alterados:
303-Curado II/Caxangá (BR–232)
920-Rio Doce/CDU

Linhas reativadas no domingo:
469-Camaragibe/CDU
431-Cidade Universitária/TRT
330-Casa Amarela/CDU/TRT

Fonte: CGRT


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SPTrans altera itinerário de ônibus na zona leste


Para atender com maior eficiência e qualidade aos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a SPTrans informa que a linha 2730/10 V. Jacui - Metrô Artur Alvim, terá alteração do seu itinerário no sentido bairro/centro a partir do dia 17 de abril, viabilizando maior fluidez nas vias e menor tempo de percurso para os usuários.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário: 2730/10 V. Jacui - Metrô Artur Alvim

Ida: sem alteração

Volta: normal até a Rua Cel. Manuel Feliciano de Souza, Rua Santana de Pirapama, Pça. José Cardoso de Moura, Av. Dr. Ussiel Cirilo, Rua Taiuvinha, Rua Tte. Laudelino Ferreira do Amaral, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
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SPTrans cede espaço nos terminais para ajudar na vacinação contra o vírus H1N1


A SPTrans cede espaço em terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus Influenza A (gripe suína). Desta vez os funcionários da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Capela do Socorro vão estar nos terminais Varginha e Grajaú, na zona sul da cidade.

A medida facilitará a vida dos usuários que estão de passagem pelos terminais e que não tiveram tempo de se imunizarem contra a doença. A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 teve início no dia 22 de março deste ano, intercalando por tipo de pessoa e doença crônica para a aplicação. A imunização deve ir até o dia 21 de maio deste ano.

Confira o calendário de vacinação desta fase da campanha nos terminais SPTrans:
Terminal Grajaú - dias 19/04/2010 das 10h às 19h
Terminal Grajaú - dias 16 e 20/04/2010 das 17h30 às 21h
Terminal Grajaú - dias 20, 22, 27 e 29/04/2010 das 18h às 21h

Para a campanha de vacinação contra a gripe (exclusiva para idosos) - a partir de 24 de abril
Terminal Grajaú - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Varginha - dia 24/04/2010 das 8h às 17h

Fonte: SPTrans

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Comissão discutirá implantação de sistema de ônibus rápidos

BRT na China

A Comissão de Viação e Transportes vai discutir a possibilidade de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras como forma de melhorar o transporte público coletivo em área urbanas. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira, 14.

O sistema BRT é caracterizado por vias exclusivas para ônibus de grande capacidade, como os veículos bi-articulados que podem transportar até 270 passageiros por viagem; por estações de embarque eficientes e confortáveis; e pela prioridade para ônibus em cruzamentos.

Segundo o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), autor do requerimento para a realização da audiência, o aumento da quantidade de veículos nas grandes cidades, além de comprometer o trânsito e a mobilidade da população, contribui para o desenvolvimento de doenças. "Diante do caos urbano, devemos buscar soluções técnicas que priorizem o trasnporte coletivo.

Segundo técnicos de transporte público, a solução é adoção de sistemas como o BRT, em razão do custo relativamente baixo e da rapidez de implantação", argumenta o deputado.

Serão convidados para o debate representantes:

- da Frente Nacional de Prefeitos;
- do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito;
- da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades;
- da Associação Nacional de Transportes Públicos;
- da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos; e
- da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus.

A audiência ainda não tem data definida.
Fonte: Agência Câmara
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Engenheiro: transporte integrado é urgência em Teresina


O trânsito de Teresina ainda tem solução? Na opinião do engenheiro Antonio Luiz Mourão Santana, idealizador do Plano de Diretor de Transportes da capital, sim. Ele ministrou palestra na noite de ontem na abertura da III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho das Empresas de Transporte Urbano.
“Tem algumas soluções, fazendo inversão na prioridade de investimento, investir nos ônibus e sistema ciclo viário sem deixar de investir no sistema viário. Teresina tem um problema sério' é uma cidade cortada por um rio, o Poti, e tudo afunila para as pontes. O congestionamento é devido mais a questão de ter que afunilar tudo para as pontes. Temos 16 km de congestionamento na hora de pico, daqui a 20 anos teremos 80 km se não fizermos nada”, alerta.
Segundo ele, a integração do transporte coletivo seria a alternativa mais emergencial que deveria ser tomada no momento. “Fazer alguns corredores de transporte coletivo, além da implantação do bilhete para o passageiro andar algumas horas sem pagar outras tarifas”, sugere.
Para o engenheiro, as cidades, incluindo Teresina, foram feitas para o automóvel e não para o coletivo. “Essa não é só uma questão de Teresina e sim de todas as cidades. É preciso que sela implementado os projetos previstos pelo plano diretor de Teresina, que tenta prever nos próximos vinte anos todas essas questões”, afirma.
O engenheiro explicou a necessidade de criação do plano diretor de transportes. Segundo ele, todas as cidades se estruturaram desde a década de 30 tendo como principal meio de transporte o automóvel. A capital do Piauí, por exemplo, triplicou sua área urbana, ou seja, as pessoas têm que percorrer uma distância muito maior, gastando mais tempo, energia e causando mais acidentes.
“Mesmo tendo aplicado sua área, o centro continua ocupando quase 60% dos empregos e matrículas, que são os principais motivos de viagens da cidade, então a produtividade do sistema de transporte cai muito. O ônibus, que há 10 anos transportava mil pessoas por dia, hoje transporta 600 em um tempo muito maior. O cidadão perde mais tempo e reclama porque mais caro”, analisa.
Em cima disso, de acordo com o engenheiro, se buscou priorizar quais são os investimentos, como a construção de mais vias e pontes para a cidade de Teresina. “Esse plano é de R$ 500 milhões, sendo que para o transporte coletivo é de R$ 60 milhões. Investir em transporte coletivo seria prioridade. É um grande desafio fazer com que o cidadão que já tem um carro optar pelo transporte, atá pelo padrão de qualidade. Pois ele faz a conta só pela gasolina e assim sai mais barato, levando em conta também o tempo de espera”, afirma.
O plano diretor de transportes é uma determinação para as cidades com mais de 500 mil habitantes. Os investimentos são oriundos de financiamentos do BID e BNDES.
“O plano de Teresina é relativamente barato e as autoridades devem fazer o possível para implantá-lo o mais rápido possível”, finalizou o engenheiro, ressaltando que o plano da capital de São Paulo supera os R$ 30 bilhões.

Fonte: Acessepiauí
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Joinville: Entidades já se mobilizam contra reajuste


Mesmo antes de a Prefeitura conceder um reajuste da tarifa de ônibus, já existe um Comitê de Luta do Transporte Coletivo. Três reuniões já foram realizadas, mobilizando entidades estudantis e sindicais. Em caso de qualquer tipo de aumento, haverá manifestação na frente da Prefeitura.

“A Prefeitura de Joinville nos garantiu que não haveria aumento, em uma reunião. Caso haja qualquer tipo de aumento, vamos nos manifestar contra. Vamos mobilizar mais estudantes do que ano passado para protestar em frente à Prefeitura”, garante o estudante Maico Paixão, integrante do Comitê de Luta.

Nos encontros, o comitê discutiu questões ligadas ao transporte público da cidade. Um panfleto exigindo que a Prefeitura não conceda o aumento foi produzido e começará a ser distribuído em escolas, empresas e nos terminais de ônibus esta semana.

Fonte: A Notícia
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