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Falta de patrocínio fecha biblioteca da Estação do Metrô do Recife

segunda-feira, 12 de abril de 2010


Quem precisa de transporte público, sabe que usar ônibus ou metrô significa esperar. E ler livros é uma opção para se distrair. Essa era a ideia de um projeto na Estação Recife do Metrô, que oferecia livros para os passageiros e ainda ajudava a formar leitores. Mas, na semana passada, depois de três anos de funcionamento, a biblioteca fechou e deixou cinco mil pessoas sem o serviço de empréstimo de livros.

O espaço foi inaugurado em abril de 2007 numa parceria do Metrorec, Instituto Brasil Leitor e uma administradora de cartões de crédito. A primeira biblioteca deste tipo no Nordeste iria beneficiar as 230 mil pessoas que circulam pela Estação Central do Metrô, no Recife, todos os dias.

O acervo de 3.600 títulos inclui obras em Braille e audio-books, que são livros gravados em CD. Cinco mil pessoas se tornaram sócias da biblioteca do metrô. “Nós já contabilizamos mais de 50 mil empréstimos. Esse número mostra que o projeto estava dando certo, que o povo queria aprender mais. Os livros sempre eram devolvidos em bom estado”, disse a coordenadora do projeto Ler é Saber, Maria da Graças Garcia

Mas com a saída da empresa de cartões, o projeto perdeu R$ 100 mil por ano, dinheiro que garantia a compra de livros, equipamentos e o salário dos funcionários. Por causa disso, a biblioteca fechou. No entanto, o Metrorec afirma que o fechamento é por pouco tempo.

“Nós estamos em busca de um novo patrocinador. Enquanto isso a CTTU (Companhia de Transito e Transporte Urbano) está treinando dois funcionários para trabalhar com o nosso atual acervo, a partir do mês de maio”, falou o coordenador de Relações Externas do Metrorec, Marcelo Nóbrega

Fonte: PE360graus
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Campinas: Bilhete Único Escolar tem mais de 38 mil cadastrados


Até o último dia do mês de março, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) recebeu o cadastro de 38.328 alunos interessados em renovar ou obter o Bilhete Único Escolar. Esse número ainda está longe dos 53.500 cadastros esperados para este ano, mas representou um aumento considerável em relação ao último balanço, feito no final de janeiro, que contava com pouco mais de 19 mil cadastrados.
Desde o dia 18 de janeiro os alunos de Ensino Fundamental, Médio e Técnico de Campinas que residam a mais de um quilômetro da escola onde estudam podem retirar os formulários “Atestado de Matrícula para Aquisição de Passe Escolar” na sede da Transurc; no site da associação (http://www.transurc.com.br/); nos terminais Central, Ouro Verde, Campo Grande, Metropolitano, Mercado e Barão Geraldo; no microônibus de venda itinerante “Expresso Bilhete Único”; além de no Poupatempo Centro.
Após preencher com todos os dados necessários, os interessados devem entregar o formulário na sede da Transurc; ou nos terminais Central, Ouro Verde, Barão Geraldo e Campo Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ao entregar o formulário preenchido, o estudante deve também anexar uma cópia do RG e de um comprovante de endereço recente (dos últimos seis meses). A Transurc realizará uma checagem dos dados e, em 15 dias, o usuário deve retornar ao local em que entregou o formulário para retirar a Caderneta de Frequência, que ele deverá apresentar, assinada pelo diretor da escola, todas as vezes em que for efetuar a compra de passes. Para estudantes menores de 14 anos e que não tenham Carteira de Identidade, pode ser anexada uma cópia da Certidão de Nascimento.
Se for a primeira vez que o estudante está se cadastrando, o interessado receberá também um protocolo para que compareça à sede da Transurc, a fim de tirar uma fotografia que será impressa no cartão Bilhete Único Escolar. Na primeira compra do ano, o usuário pagará a taxa de cadastramento, no valor de duas tarifas vigentes.
Antecipação - Para facilitar o acesso ao Bilhete Único Escolar, a Transurc recadastrou 11 mil estudantes durante visitas às escolas realizadas no final de 2009. As equipes da Transurc visitaram mais de 100 escolas, entregaram os formulários e aproveitaram a visita para tirar dúvidas dos usuários quanto ao uso do cartão e ao processo de recadastramento.

Fonte: EMDEC
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Audiência pública sobre gratuidades do transporte público termina com poucas propostas em Caxias

A audiência pública promovida na tarde desta segunda pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (CLPC) para a discussão das gratuidades no transporte coletivo terminou com poucas propostas. O encontro serviu para parte do público presente marcar posição contrária ao fim das isenções.
A discussão reuniu o presidente da União das Associações de Bairro (UAB), Daltro Maciel, o secretário municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade, Jorge Dutra, o representante do Conselho Municipal dos Transportes, Ênio Brambatti, e o gerente administrativo e financeiro da Viação Santa Tereza (Visate), Gustavo dos Santos.
Durante a audiência todos concordaram com manutenção das gratuidades, mas discordam com a maneira como ela deve ser promovida. O presidente da UAB defende a continuidade dos benefícios aplicados hoje, sem mexer no direito adquirido de idosos, estudantes e do dia de passe livre.
Formado em sua maioria por representantes das associações de bairro, estudantes, idosos e pessoas com deficiência, o público não chegou a lotar o plenário.
Para evitar o aumento na tarifa, atualmente em R$ 2,20, a secretaria estima mudanças nas gratuidades oferecidas a idosos, estudantes e portadores de deficiência.

Fonte: Pioneiro

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Segundo a Rio Ônibus greve dos rodoviários é ilegal


Depois de uma semana de transtornos por causa dos temporais, a população do Rio começou a semana com problemas na área dos transportes, por causa da greve dos motoristas e cobradores de oito empresas de ônibus. O problema afetou principalmente os que saíram da zona oeste em direção ao centro.

Com a greve, que começou às 4h de hoje (12), formaram-se enormes filas nos pontos de ônibus. A paralisação inclui profissionais das empresas: Real Auto Ônibus, Pégaso, Jabor, Oeste, Redentor, Rio Futuro, Ocidental e Campo Grande.

O presidente do Sindicato Rio Ônibus, que representa os empresários do setor, Lélis Teixeira, disse que a paralisação é ilegal, pois no mês passado a instituição e o Sindicato dos Rodoviários assinaram convenção coletiva garantindo 5% de reajuste salarial para os funcionários da região metropolitana. Os motoristas e cobradores não ficaram satisfeitos com o reajuste.

Segundo Teixeira, por esse motivo, o sindicato vai pedir que a greve seja declarada ilegal. Ele informou que também será pedida a apuração da responsabilidade dos rodoviários que estão fazendo a paralisação.Em nota oficial, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, determinou que as empresas que paralisaram os serviços voltem ao trabalho imediatamente. Paes afirmou que não há motivos plausíveis para a suspensão do serviço prestado à população.

Os funcionários da Real Auto Ônibus alegam que não foram consultados antes da conclusão do acordo. "Nosso salário foi aumentado em 4% ou 5% sem que a gente soubesse de nada", afirmou o motorista Sebastião Nunes, durante manifestação em frente à garagem da empresa, na Avenida Brasil, perto da Fundação Oswaldo Cruz.

No entanto, a insatisfação com o reajuste não é a única bandeira da greve. Eles reivindicam ainda o aumento do ticket refeição, pagamento de horas extras e abono de faltas justificadas com atestado médico. Os funcionários das empresas de ônibus afirmam que só voltarão ao trabalho quando forem ouvidos pelo Ministério Público Estadual e suas reclamações forem apuradas.Para os passageiros, as opções foram as vans e caronas.

Para amenizar o problema, a SuperVia disponibilizou cinco trens extra nas linhas de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz. Com isso, a empresa registrou aumento de 20 mil passageiros até as 9h, em relação à previsão estimada.

Fonte: O Globo
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São Paulo: Estações do metrô vão ganhar lounges culturais


O metrô ganhará 15 espaços culturais que podem ter biblioteca, revistaria, café, palco para apresentações musicais e de poesia, além de telão de cinema. Em estações com nomes de times de futebol, haverá também um memorial em homenagem ao clube.No ano passado, a estação Santa Cecília, da linha 3/Vermelha, foi a pioneira da iniciativa.

O espaço já chegou a receber 150 usuários em espetáculos musicais. A ação, batizada de Projeto Encontros, tem o objetivo de oferecer opções culturais e de lazer aos usuários do sistema. Devido ao interesse da população, a companhia decidiu expandir a atividade.

O chefe de Marketing Corporativo do Metrô, Aluízio Gibson, afirmou que o projeto já está em fase de licitação e será concluído até abril de de 2011: "Até dezembro, pretendemos inaugurar o espaço em ao menos quatro estações."

Fonte: Governo do Estado
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BRT não substitui metrô, diz diretor da BHTrans


Pista exclusivas e livre de obstáculos, ônibus articulados, com maior capacidade de passageiros, estações de embarque e desembarque, pontualidade e rapidez são alguns atributos do Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). O sistema modal que é visto como a alternativa mais imediata para o transporte na capital está longe de representar uma solução definitiva para Belo Horizonte. O diretor de planejamento da BHTrans, empresa que administra o trânsito da capital, Célio Freitas, assume que o BRT resolve o problema no horizonte da Copa 2014, mas não é um substituto ao metrô. “O custo de implantação é de 20% em relação ao metrô.

O BRT é uma solução a curto prazo, mas é o metrô o transporte de massa de altíssima capacidade”, ressalta.O mestre em engenharia de transporte Paulo Rogério Monteiro, assessor técnico de mobilidade da Agência Metropolitana, destaca que um sistema eficiente é aquele que aproveita as características dos modos de transporte. “Não existe uma solução metropolitana que não passa pela alternativa intermodal. A mobilidade metropolitana é uma grande e complexa engrenagem composta por peças diferentes. Resta saber encaixar cada uma”, afirma. Monteiro explica que a escolha do tipo de transporte a ser adotado leva em consideração as faixas de capacidade de transporte.

Enquanto o BRT trabalha com a capacidade de 19 mil passageiros por hora por sentido, o metrô pesado é capaz de carregar 60 mil (veja quadro).Mesmo sem as esperadas linhas 2 (Calafate-Barreiro) e 3 (Savassi-Lagoinha) do metrô, a BHTrans se debruça na tentativa de interligar o BRT à linha existente. O corredor da Cristiano Machado terá interface com a Estação São Gabriel e, futuramente, com a Estação Vilarinho. Já o BRT da Antônio Carlos-Pedro I e da Pedro II-Carlos Luz terão ligação com a Estação da Lagoinha. (FA)

Fonte: UAI Notícias
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