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Audiência pública sobre gratuidades do transporte público termina com poucas propostas em Caxias

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A audiência pública promovida na tarde desta segunda pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (CLPC) para a discussão das gratuidades no transporte coletivo terminou com poucas propostas. O encontro serviu para parte do público presente marcar posição contrária ao fim das isenções.
A discussão reuniu o presidente da União das Associações de Bairro (UAB), Daltro Maciel, o secretário municipal do Trânsito, Transporte e Mobilidade, Jorge Dutra, o representante do Conselho Municipal dos Transportes, Ênio Brambatti, e o gerente administrativo e financeiro da Viação Santa Tereza (Visate), Gustavo dos Santos.
Durante a audiência todos concordaram com manutenção das gratuidades, mas discordam com a maneira como ela deve ser promovida. O presidente da UAB defende a continuidade dos benefícios aplicados hoje, sem mexer no direito adquirido de idosos, estudantes e do dia de passe livre.
Formado em sua maioria por representantes das associações de bairro, estudantes, idosos e pessoas com deficiência, o público não chegou a lotar o plenário.
Para evitar o aumento na tarifa, atualmente em R$ 2,20, a secretaria estima mudanças nas gratuidades oferecidas a idosos, estudantes e portadores de deficiência.

Fonte: Pioneiro

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Segundo a Rio Ônibus greve dos rodoviários é ilegal


Depois de uma semana de transtornos por causa dos temporais, a população do Rio começou a semana com problemas na área dos transportes, por causa da greve dos motoristas e cobradores de oito empresas de ônibus. O problema afetou principalmente os que saíram da zona oeste em direção ao centro.

Com a greve, que começou às 4h de hoje (12), formaram-se enormes filas nos pontos de ônibus. A paralisação inclui profissionais das empresas: Real Auto Ônibus, Pégaso, Jabor, Oeste, Redentor, Rio Futuro, Ocidental e Campo Grande.

O presidente do Sindicato Rio Ônibus, que representa os empresários do setor, Lélis Teixeira, disse que a paralisação é ilegal, pois no mês passado a instituição e o Sindicato dos Rodoviários assinaram convenção coletiva garantindo 5% de reajuste salarial para os funcionários da região metropolitana. Os motoristas e cobradores não ficaram satisfeitos com o reajuste.

Segundo Teixeira, por esse motivo, o sindicato vai pedir que a greve seja declarada ilegal. Ele informou que também será pedida a apuração da responsabilidade dos rodoviários que estão fazendo a paralisação.Em nota oficial, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, determinou que as empresas que paralisaram os serviços voltem ao trabalho imediatamente. Paes afirmou que não há motivos plausíveis para a suspensão do serviço prestado à população.

Os funcionários da Real Auto Ônibus alegam que não foram consultados antes da conclusão do acordo. "Nosso salário foi aumentado em 4% ou 5% sem que a gente soubesse de nada", afirmou o motorista Sebastião Nunes, durante manifestação em frente à garagem da empresa, na Avenida Brasil, perto da Fundação Oswaldo Cruz.

No entanto, a insatisfação com o reajuste não é a única bandeira da greve. Eles reivindicam ainda o aumento do ticket refeição, pagamento de horas extras e abono de faltas justificadas com atestado médico. Os funcionários das empresas de ônibus afirmam que só voltarão ao trabalho quando forem ouvidos pelo Ministério Público Estadual e suas reclamações forem apuradas.Para os passageiros, as opções foram as vans e caronas.

Para amenizar o problema, a SuperVia disponibilizou cinco trens extra nas linhas de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz. Com isso, a empresa registrou aumento de 20 mil passageiros até as 9h, em relação à previsão estimada.

Fonte: O Globo
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São Paulo: Estações do metrô vão ganhar lounges culturais


O metrô ganhará 15 espaços culturais que podem ter biblioteca, revistaria, café, palco para apresentações musicais e de poesia, além de telão de cinema. Em estações com nomes de times de futebol, haverá também um memorial em homenagem ao clube.No ano passado, a estação Santa Cecília, da linha 3/Vermelha, foi a pioneira da iniciativa.

O espaço já chegou a receber 150 usuários em espetáculos musicais. A ação, batizada de Projeto Encontros, tem o objetivo de oferecer opções culturais e de lazer aos usuários do sistema. Devido ao interesse da população, a companhia decidiu expandir a atividade.

O chefe de Marketing Corporativo do Metrô, Aluízio Gibson, afirmou que o projeto já está em fase de licitação e será concluído até abril de de 2011: "Até dezembro, pretendemos inaugurar o espaço em ao menos quatro estações."

Fonte: Governo do Estado
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BRT não substitui metrô, diz diretor da BHTrans


Pista exclusivas e livre de obstáculos, ônibus articulados, com maior capacidade de passageiros, estações de embarque e desembarque, pontualidade e rapidez são alguns atributos do Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). O sistema modal que é visto como a alternativa mais imediata para o transporte na capital está longe de representar uma solução definitiva para Belo Horizonte. O diretor de planejamento da BHTrans, empresa que administra o trânsito da capital, Célio Freitas, assume que o BRT resolve o problema no horizonte da Copa 2014, mas não é um substituto ao metrô. “O custo de implantação é de 20% em relação ao metrô.

O BRT é uma solução a curto prazo, mas é o metrô o transporte de massa de altíssima capacidade”, ressalta.O mestre em engenharia de transporte Paulo Rogério Monteiro, assessor técnico de mobilidade da Agência Metropolitana, destaca que um sistema eficiente é aquele que aproveita as características dos modos de transporte. “Não existe uma solução metropolitana que não passa pela alternativa intermodal. A mobilidade metropolitana é uma grande e complexa engrenagem composta por peças diferentes. Resta saber encaixar cada uma”, afirma. Monteiro explica que a escolha do tipo de transporte a ser adotado leva em consideração as faixas de capacidade de transporte.

Enquanto o BRT trabalha com a capacidade de 19 mil passageiros por hora por sentido, o metrô pesado é capaz de carregar 60 mil (veja quadro).Mesmo sem as esperadas linhas 2 (Calafate-Barreiro) e 3 (Savassi-Lagoinha) do metrô, a BHTrans se debruça na tentativa de interligar o BRT à linha existente. O corredor da Cristiano Machado terá interface com a Estação São Gabriel e, futuramente, com a Estação Vilarinho. Já o BRT da Antônio Carlos-Pedro I e da Pedro II-Carlos Luz terão ligação com a Estação da Lagoinha. (FA)

Fonte: UAI Notícias
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DF: Trem do Metrô sai dos trilhos em Ceilândia


Um trem do Metrô saiu dos trilhos por volta de 11h15 desta segunda-feira (12/4), entre as estações Ceilândia Norte e o terminal Ceilândia. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o defeito foi no aparelho de mudança de rota. Na hora, o trem parou e os passageiros tiveram que descer.

Será feita manutenção no aparelho, mas não há previsão de término dos trabalhos. Enquanto isso, o embarque e desembarque é realizado até a estação Ceilândia Centro. As estações Ceilândia Norte e terminal Ceilândia estão desativadas. As demais estações (da Central à Ceilândia Centro e o trajeto para Samambaia) funcionam normalmente.

No início da manhã, outros dois trens apresentaram problemas. Isto causou atraso de meia hora no transporte. O Metrô conta, agora, com 16 trens, já que três deles precisaram ser removidos dos trilhos para manutenção.

Fonte: Correio Brasiliense
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Rio Ônibus diz que não recebeu reivindicação dos grevistas


O Rio Ônibus divulgou nota nesta segunda-feira informando que não recebeu nenhuma reivindicação do grupo organizador da greve que está afetando parte do sistema de transporte coletivo nas zonas Sul e Oeste da cidade. A entidade acredita que o movimento tem motivação política e, com base no dissídio coletivo registrado, será pedido à Justiça que declare a ilegalidade da paralisação.
Em nota, o Rio Ônibus, sindicato das empresas de passageiros do município do Rio de Janeiro, reitera que foi surpreendido pela greve parcial das atividades de algumas de suas associadas, provocada por uma pequena parcela dos rodoviários. Através de piquetes, impediram a entrada de funcionário e a saída dos ônibus das garagens. De acordo com a entidade, a Secretaria estadual de Segurança Púbica deu garantias de que a circulação dos ônibus será garantida.
O sindicato diz, ainda, que "a greve é estranha, inoportuna e extemporânea", pois há menos de um mês foi assinado o dissídio da categoria, com base em um acordo coletivo realizado não só com os rodoviários do município do Rio como os de toda a região metropolitana. Nesse acordo foram atendidas as principais reivindicações de recomposição salarial e inclusão de benefícios, como cesta básica. Pela primeira vez, o piso na região metropolitana foi unificado, atendendo ao interesse dos rodoviários.

Fonte: O Globo



Video: RJTV

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