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São Paulo: Estações do metrô vão ganhar lounges culturais

segunda-feira, 12 de abril de 2010


O metrô ganhará 15 espaços culturais que podem ter biblioteca, revistaria, café, palco para apresentações musicais e de poesia, além de telão de cinema. Em estações com nomes de times de futebol, haverá também um memorial em homenagem ao clube.No ano passado, a estação Santa Cecília, da linha 3/Vermelha, foi a pioneira da iniciativa.

O espaço já chegou a receber 150 usuários em espetáculos musicais. A ação, batizada de Projeto Encontros, tem o objetivo de oferecer opções culturais e de lazer aos usuários do sistema. Devido ao interesse da população, a companhia decidiu expandir a atividade.

O chefe de Marketing Corporativo do Metrô, Aluízio Gibson, afirmou que o projeto já está em fase de licitação e será concluído até abril de de 2011: "Até dezembro, pretendemos inaugurar o espaço em ao menos quatro estações."

Fonte: Governo do Estado
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BRT não substitui metrô, diz diretor da BHTrans


Pista exclusivas e livre de obstáculos, ônibus articulados, com maior capacidade de passageiros, estações de embarque e desembarque, pontualidade e rapidez são alguns atributos do Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). O sistema modal que é visto como a alternativa mais imediata para o transporte na capital está longe de representar uma solução definitiva para Belo Horizonte. O diretor de planejamento da BHTrans, empresa que administra o trânsito da capital, Célio Freitas, assume que o BRT resolve o problema no horizonte da Copa 2014, mas não é um substituto ao metrô. “O custo de implantação é de 20% em relação ao metrô.

O BRT é uma solução a curto prazo, mas é o metrô o transporte de massa de altíssima capacidade”, ressalta.O mestre em engenharia de transporte Paulo Rogério Monteiro, assessor técnico de mobilidade da Agência Metropolitana, destaca que um sistema eficiente é aquele que aproveita as características dos modos de transporte. “Não existe uma solução metropolitana que não passa pela alternativa intermodal. A mobilidade metropolitana é uma grande e complexa engrenagem composta por peças diferentes. Resta saber encaixar cada uma”, afirma. Monteiro explica que a escolha do tipo de transporte a ser adotado leva em consideração as faixas de capacidade de transporte.

Enquanto o BRT trabalha com a capacidade de 19 mil passageiros por hora por sentido, o metrô pesado é capaz de carregar 60 mil (veja quadro).Mesmo sem as esperadas linhas 2 (Calafate-Barreiro) e 3 (Savassi-Lagoinha) do metrô, a BHTrans se debruça na tentativa de interligar o BRT à linha existente. O corredor da Cristiano Machado terá interface com a Estação São Gabriel e, futuramente, com a Estação Vilarinho. Já o BRT da Antônio Carlos-Pedro I e da Pedro II-Carlos Luz terão ligação com a Estação da Lagoinha. (FA)

Fonte: UAI Notícias
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DF: Trem do Metrô sai dos trilhos em Ceilândia


Um trem do Metrô saiu dos trilhos por volta de 11h15 desta segunda-feira (12/4), entre as estações Ceilândia Norte e o terminal Ceilândia. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o defeito foi no aparelho de mudança de rota. Na hora, o trem parou e os passageiros tiveram que descer.

Será feita manutenção no aparelho, mas não há previsão de término dos trabalhos. Enquanto isso, o embarque e desembarque é realizado até a estação Ceilândia Centro. As estações Ceilândia Norte e terminal Ceilândia estão desativadas. As demais estações (da Central à Ceilândia Centro e o trajeto para Samambaia) funcionam normalmente.

No início da manhã, outros dois trens apresentaram problemas. Isto causou atraso de meia hora no transporte. O Metrô conta, agora, com 16 trens, já que três deles precisaram ser removidos dos trilhos para manutenção.

Fonte: Correio Brasiliense
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Rio Ônibus diz que não recebeu reivindicação dos grevistas


O Rio Ônibus divulgou nota nesta segunda-feira informando que não recebeu nenhuma reivindicação do grupo organizador da greve que está afetando parte do sistema de transporte coletivo nas zonas Sul e Oeste da cidade. A entidade acredita que o movimento tem motivação política e, com base no dissídio coletivo registrado, será pedido à Justiça que declare a ilegalidade da paralisação.
Em nota, o Rio Ônibus, sindicato das empresas de passageiros do município do Rio de Janeiro, reitera que foi surpreendido pela greve parcial das atividades de algumas de suas associadas, provocada por uma pequena parcela dos rodoviários. Através de piquetes, impediram a entrada de funcionário e a saída dos ônibus das garagens. De acordo com a entidade, a Secretaria estadual de Segurança Púbica deu garantias de que a circulação dos ônibus será garantida.
O sindicato diz, ainda, que "a greve é estranha, inoportuna e extemporânea", pois há menos de um mês foi assinado o dissídio da categoria, com base em um acordo coletivo realizado não só com os rodoviários do município do Rio como os de toda a região metropolitana. Nesse acordo foram atendidas as principais reivindicações de recomposição salarial e inclusão de benefícios, como cesta básica. Pela primeira vez, o piso na região metropolitana foi unificado, atendendo ao interesse dos rodoviários.

Fonte: O Globo



Video: RJTV

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Operação Fim de Tarde entra em vigor nesta segunda-feira em Florianópolis


A Guarda Municipal de Florianópolis realiza a partir desta segunda-feira a operação Fim de Tarde. O objetivo é aliviar os pontos de mais congestionamento no sentido Centro-Ponte Colombo Salles, no horário das 17h às 21h.

Visando justamente o retorno para casa de quem mora ou estuda no continente, a operação será realizada em quatro pontos da cidade. Entenda como o tráfego será alterado em cada um deles, segundo a prefeitura de Florianópolis.

  1. rua Antonio Pereira Oliveira Neto
    O principal objetivo neste ponto é coibir a ação de motoristas que tentam furar a fila. Como a rua tem uma bifurcação que divide a pista em três, duas pistas da esquerda ficam disponíveis para quem quer acessar o elevado sentido ponte e a da direita dá acesso à avenida Gustavo Richard. Alguns motoristas fazem o percurso toda pela direita para chegar ao elevado causando grandes transtornos aos demais motoristas.
  2. avenida Gustavo Richard cruzamento com avenida Hercílio Luz
    Neste ponto o objetivo da operação é coibir uma manobra proibida. Todo acesso da via Expressa Sul sentido Ponte Governador Colombo Salles se dá pela avenida Gustavo Richard causando congestionamento. Por isso, alguns motoristas utilizam a marginal direita da avenida Gustavo Richard para acessar metros à frente novamente a principal, acesso este proibido, permitido apenas para quem segue da avenida Hercílio luz. Além da manobra ser proibida, ela causa engarrafamento na avenida Hercílio Luz e consequentemente na Paulo Fontes.
  3. avenida Gustavo Richard
    Guardas estarão corrigindo condutores que dirigem sobre a faixa de canalização obstruindo as demais faixas, o que também causa filas. Muitos fazem isso justamente com o objetivo de furar os engarrafamentos na avenida com destino à ponte.
  4. rua Pedro Bittencourt
    O problema na rua Pedro Bittencourt é o desrespeito á faixa exclusiva para ônibus. A irregularidade prejudica a saída dos veículos de transporte coletivo do Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Fonte: ClickRBS

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BH: Desapropriação já causa polêmica na Avenida Dom Pedro I


Da Pampulha a Venda Nova, a efervescência do comércio de automóveis e materiais de construção ocupa a Avenida Dom Pedro I. Mas, repetindo a história dos galpões e lojas às margens da Avenida Antônio Carlos, em alguns meses os imóveis do lado esquerdo (bairro/Centro) irão abaixo para dar lugar ao Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). Em 16 quilômetros de extensão, a via formará junto com a Antônio Carlos um dos três corredores viários do projeto, que promete melhorar a qualidade do transporte coletivo, com pistas exclusivas para ônibus, estações de embarque, além de terminais de integração.

O custo será de R$ 700 milhões, incluindo as indenizações. Para viabilizar as centenas de desapropriações, a prefeitura usará uma alternativa que já causa desconfiança e polêmica entre os proprietários.

A partir de uma operação urbana consorciada, o Executivo pretende, sob os termos de uma lei especial, abaixar o coeficiente de aproveitamento (área construída em relação à área do terreno) da região. Com isso, um mesmo terreno terá menor potencial construtivo.

De acordo com a consultora técnica da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (Smurbe) Maria Caldas, a medida induz a redução do preço dos imóveis e facilita a desapropriação. “Projetos viários importantes estão sendo inviabilizados pelo altíssimo custo da desapropriação. A ideia de diminuir os coeficientes é para que a prefeitura possa adquirir os imóveis. Estamos falando num novo modo de tentar enfrentar os problemas da cidade”, afirma.

A duplicação da Pedro I preocupa o comerciante Geraldo Magela de Freitas, dono de imóveis em vários quarteirões da via. Aos 51 anos, ele dedicou metade de sua vida ao investimento em galpões e lojas da avenida e, agora, se vê diante da incerteza. “Já mandamos e-mail e ligamos para a prefeitura e até agora não fomos avisados do que vai ocorrer.

O progresso não é errado, mas está faltando clareza. Inquilinos meus já se mudaram, por causa da indecisão. Se houver uma avaliação justa dos imóveis, nós saímos. Não quero entrar na Justiça, mas também não quero algo que me prejudique. Se pagarem um preço muito barato, como vou fazer para ir para outro lugar?”, questiona.

Fonte: UAI Notícias
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CTBel esclarece concessão de linhas de transporte público

O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, determinou que técnicos da Companhia de Transportes do Município (CTBel) fizessem um estudo para viabilizar a concessão de novas linhas de transporte público de passageiros na cidade, principalmente nas áreas de expansão, com vistas a regulamentar a atividade, que vem sendo executada de forma irregular por alguns veículos.
Feito o levantamento, a CTBel elaborou um projeto que aponta as áreas da capital onde o transporte coletivo é deficitário e que necessitam serem abastecidas por novas linhas. A empresas que passarem a operar nessas áreas terão que cumprir regras, seguindo rigorosamente o que determina a Lei Orgânica do Município de Belém e o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município. As novas concessões para o sistema de transporte público de passageiros de Belém estão sendo definidas e os detalhes sobre o processo serão divulgados nesta segunda-feira, dia 12, às 10h, durante coletiva na sede da CTBel.

Fonte: Wordpress

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Rodoviários sinalizam nova greve em Manaus


Após o sinal verde do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), para a greve no sistema de transporte coletivo da cidade, os rodoviários prometem paralisar todas as atividades da categoria na próxima quarta-feira (14), em protesto contra a rejeição da proposta de reajuste salarial.

Os rodoviários reivindicam reajuste salarial de 10%, o que segundo o sindicato da categoria, está previsto na convenção coletiva para 2010/2011. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, caso o Sinetram não atenda a reivindicação até a próxima quarta-feira, o sistema de transporte coletivo será paralisado.

O Sinetram classificou o reajuste de inviável e explicou que o sistema em está com prejuízo, agravado com a redução da tarifa de ônibus de R$ 2,25 para R$ 2,10, determinada pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB).

A redução de R$ 0,15 no valor da tarifa estaria gerando o prejuízo diário de R$ 77 mil, segundo informou o Sinetram. (FM)

Fonte: Portalamazonia
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