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Ajustes prometem melhorar trânsito em Niterói

quarta-feira, 24 de março de 2010


Em seu terceiro dia útil de operação, na manhã desta quarta-feira (24), os ônibus circularam com mais facilidade no Corredor Expresso da Alameda São Boaventura, no Fonseca, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, mas ainda houve retenções.
Depois de ajustes operacionais, os ônibus não encontraram muitas dificuldades na saída da rodovia Amaral Peixoto e entraram e saíram das plataformas de embarque ao longo da alameda. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, determinou a regulagem dos semáforos e orientou motoristas de ônibus a se manterem na faixa da esquerda já na Amaral Peixoto.

Segundo os fiscais de trânsito que atuam no local, os motoristas estão cooperando. O secretário explicou que qualquer mudança de rotina precisa de um período para ajustes.
- Qualquer modificação nos hábitos comuns da população gera algum tipo de estranhamento. É fundamental que a população conheça bem o novo sistema para que possa usufruir positivamente deste benefício.
Como parte do trabalho de conscientização aos usuários da via, a prefeitura pretende manter os 50 agentes de tráfego trabalhando por tempo indeterminado no novo corredor expresso. Os pedestres também estão recebendo informações, através de cartilhas, que listam as linhas de ônibus que passam no local. Estão sendo instaladas placas de sinalização na rodovia Amaral Peixoto, que vão intensificar a necessidade dos motoristas de ônibus permanecerem sempre à esquerda, além de galhardetes informativos que serão fixados pela cidade.

  • Com seis quilômetros de extensão, o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré foi inaugurado no último sábado (20) pelo governador Sérgio Cabral. Na alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que comportam até seis ônibus ao mesmo tempo. Com o novo sistema, os ônibus passam a circular exclusivamente numa faixa segregada, localizada à esquerda de dos dois sentidos da via.

Outra função das obras foi a adaptação à acessibilidade de portadores de necessidades especiais. Foram instalados pisos táteis e sinais sonoros, que auxiliam deficientes visuais na travessia das pistas em toda a extensão, assim como rampas facilitar o trânsito de cadeirantes.
As intervenções se estenderam às ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e praça Renascença. Toda essa área recebeu 89 semáforos controlados eletronicamente de acordo com o fluxo das pistas. As ruas modificadas ganharam ainda nova iluminação, além recapeamento e recuperação de meio-fios e calçadas.

Fonte: R7.com
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Transporte coletivo pode parar em Londrina devido a demissão de cobradores


A demissão de cobradores do transporte público de Londrina pode culminar com uma paralisação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo de Londrina (Sinttrol), cerca de 350 cobradores foram demitidos nos últimos sete anos. Em assembleia, ficou definido que haverá um dia de protesto por conta disso, porém, a data ainda não foi definida.

De acordo com o presidente do sindicato, João da Silva, uma cláusula da licitação do transporte coletivo prevê que os ônibus convencionais têm que ter motorista e cobrador. Mas, segundo ele, isso não está sendo cumprido pelas empresas.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon) informou que as demissões das “linhas de baixa demanda são uma realidade que teremos que enfrentar”, pois isso representa um custo alto para as empresas, o que pode refletir no preço da tarifa.

Fonte: Paraná online
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Mauá-SP: Transporte municipal recebe 7 novos ônibus, renova sua frota e tem sistema de GPS

Agora, são 29 novos veículos em operação na cidade, de um total de 34 que estarão circulando até o início de abril
A Prefeitura colocou, no começo do mês de março, sete novos ônibus coletivos em circulação no sistema municipal de transportes. São carros com tecnologia moderna, possuem GPS e são adaptados com degraus baixos e rampas, que facilitam o acesso a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes. Os veículos são modelo Mascarello Gran Via Low Entry com chassi Mercedes-Benz.

Os sete ônibus com prefixos: 400 – 401 – 402 – 403 – 405 – 408 e 409, da Viação Cidade de Mauá, estão operando nas linhas:101 -Itapark,091 – Pq. das Américas e 132 – Jd. Camargo. Eles fazem parte do lote total de 34 veículos novos, incluindo os articulados novos que a SMU (Secretaria de Mobilidade Urbana) está colocando nas ruas até o início de abril.
Além disto, a idade média da frota chega, no máximo, a cinco anos, cumprindo uma exigência legal da prestação desse serviço.

Fonte: ônibusbrasil.com
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Teresina: Prefeitura constroi novas paradas de ônibus na Avenida Frei Serafim

Foto: Mostra o sofrimento dos usuários na maioria das paradas de Teresina

A Prefeituira de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), iniciou hoje (24), a implantação dos novos abrigos para passageiros de ônibus, na Avenida Frei Serafim. Os serviços deverão ser finalizados em 90 dias.
Serão implantados ao longo da Avenida Frei Serafim 28 novos abrigos, construídos com estrutura metálica, visando uma maior segurança para os usuários de transporte público. De acordo com o diretor de Transportes Públicos da Strans, Sebastião Ferraz, os novos abrigos proporcionam mais conforto para os teresinenses.
O diretor explica que as novas estruturas estão sendo produzidas com material metálico, com a aplicaçãa de telhas termoacústicas nas coberturas. "Os bancos de metal darão lugar a bancos de madeira, mais confortáveis. As novas paradas serão maioria em toda a cidade”, acrescenta Sebastião Ferraz.

Fonte: CidadeVerde
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Em Caxias, Critérios para conceder gratuidades nos ônibus podem mudar

O Fórum dos Usuários de Transporte Coletivo, realizado na tarde deste sábado na sede da União das Associações de Bairros (UAB), deu um início oficial ao debate do reajuste da tarifa de ônibus em Caxias. Nesta edição do Fórum – que ocorre a cada três meses com a participação da UAB, da Secretaria dos Transportes e da Viação Santa Tereza (Visate) – o ponto principal abordado foi o impacto das gratuidades no preço da passagem, já que a Secretaria anunciou ser contra o aumento da tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,50.
Para que isto não aconteça, o secretário Vinicius Ribeiro apresentou um estudo desenvolvido pela Secretaria que demonstra que hoje, quem possui descontos na passagem de ônibus proporciona um impacto de R$ 0,33 nas passagens pagas integralmente. Ou seja, para que a passagem não aumente, pode haver mudanças nas tarifas dos estudantes, que pagam 50% do valor, ou dos idosos de 60 a 65 anos, que não pagam. Além disso, quem está na mira da Secretaria é o Dia do Passe Livre, que pode vir a terminar. O domingo de passe livre representa hoje R$ 0,06 nas passagens.
“Se continuarmos com os mesmos critérios de gratuidade a tendência é só aumentar o valor. Mostramos dados que eles não sabiam, que a gratuidade há 8 anos era 11% do custo total da passagem, hoje está em 24%”, explica o secretário.

Fonte: O Caxiense

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Metrô DF implanta nova bilhetagem

O Metrô do Distrito Federal iniciou na semana passada a implantação do novo sistema de bilhetagem que permitirá a integração definitiva dos sistemas de bilhetagem (ônibus e metrô) e a venda de créditos pela internet e totens. O sistema foi contratado por R$ 14,8 milhões para dois anos e será feito pela Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente Ltda.
O contrato inclui o fornecimento de validadores, máquinas de guichês, totens, desenvolvimento de software adequado ao Metrô-DF e à integração com os ônibus, manutenção de equipamentos, comércio de créditos, transporte de valores, obras de instalação e infra-estrutura.
Todo o crédito arrecadado será repassado ao Metrô-DF, que terá funcionários dedicados à fiscalização dos postos de venda.
Todo o novo sistema será implantado em até 150 dias. Até lá, as bilheterias passarão a funcionar em todas as estações a partir das 5h45 (15 minutos antes do início da operação dos trens) até as 23h30, com no mínimo dois guichês. Foram contratados 144 funcionários.
Com o novo sistema, o Metrô-DF se prepara para o aumento de demanda pelo transporte que ocorrerá com a chegada dos novos trens (a partir de abril deste ano). Além disso, a Companhia obterá maior segurança na arrecadação, reduzirá as filas e a unificará os bloqueios.

Fonte: Revista Ferroviária

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