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Fiscalização do Detro recolhe 22 ônibus em terminais de Niterói e São Gonçalo

terça-feira, 2 de março de 2010


A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) recolheu, na manhã desta segunda-feira, 22 ônibus às garagens durante operação realizada nos terminais rodoviários João Goulart e Roberto Silveira, em Niterói, e Alcântara, em São Gonçalo, municípios da Região Metropolitana. Além das apreensões, foram registradas sete infrações e a empresa Auto-ônibus Fagundes foi flagrada em descumprimento do quadro de horários, num indício de substituição de ônibus convencionais por microônibus ou “frescões”, nos quais não é aceito o pagamento com Bilhete Único.
A maioria dos veículos apreendidos apresentava problemas na documentação ou má conservação, como pneus lisos (“carecas”), extintores vazios e outros pontos que comprometem a segurança dos passageiros. Entre as multas aplicadas, a maior parte foi referente à falta de cobrador.
A Auto-ônibus Fagundes foi a empresa com maior número de veículos recolhidos, num total de 12 ônibus; seguida pela Viação ABC, com cinco; Rio Ita, com quatro; e por último, a Viação Mauá, com um ônibus recolhido à garagem.
Desde a implantação, há um mês, do Bilhete Único nas linhas intermunicipais, foram flagradas sete empresas que promoveram a substituição de ônibus convencionais por seletivos. Esta medida é uma tentativa de dificultar a utilização do benefício, que garante passagens mais baratas à população. Já foram autuadas por este motivo a Rio Ita, Fagundes, Coesa, Trell, União ABC e Reginas.
Fonte: O Dia online

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Usuários do transporte coletivo de São Luís aprovam tarifa social


A tarifa social ou "domingueira" instituída pelo prefeito de São Luís, João Castelo, por meio de decreto, entrou em vigor neste domingo (28) no transporte coletivo urbano da capital. A medida reduziu, no percentual de 50%, ou seja, pela metade, o valor das passagens nos ônibus aos domingos na cidade. Com a tarifa social, reduzindo pela metade o valor das passagens aos domingos, o usuário pagou apenas R$ 0,65 (65 centavos) no nível 1, R$ 0,85 (85 centavos) no nível 2 e R$ 1,05 (um real e cinco centavos) no nível 3.
Os usuários do transporte coletivo de São Luís aprovaram a domingueira. No Terminal de Integração de Passageiros da Cohama, a estudante Paula Pereira, 21 anos, ficou satisfeita ao pagar a metade da tarifa social (metade da meia-passagem, que já era direito da categoria). "Geralmente, eu pego de dois a quatro ônibus aos domingos para passear, e pagando a metade da meia-passagem ficou muito melhor", disse.
A medida também agradou muito o auxiliar de caixa de uma empresa da capital, Fábio Pereira, 26 anos, que trabalha aos domingos. "Essa iniciativa do prefeito João Castelo foi muito boa para o trabalhador. Eu pego dois ônibus para ir ao trabalho e, com a tarifa social, tenho uma economia a mais no custo com as passagens. Gostei muito", frisou.
A jovem dona de casa, Denise dos Santos, 18 anos, que mora no Distrito Industrial, na BR-135, aproveitou o domingo para visitar familiares com os dois filhos, no Centro da cidade, e também aprovou a tarifa social. "Fiquei muito satisfeita. Agora terei um dinheirinho a mais para comprar o lanche dos meus filhos", afirmou.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira Filho, disse que o primeiro domingo da tarifa social transcorreu com tranquilidade. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) montou um sistema de fiscalização em vários pontos da cidade. "Verificamos o perfeito funcionamento da tarifa com o sistema eletrônico dos coletivos ajustado à domingueira", garantiu.
Ribamar Oliveira destacou ainda a importância da tarifa social e disse que a domingueira foi um compromisso firmado pelo prefeito com a população de São Luís. "Pela primeira vez, São Luís conta com uma tarifa social, onde os usuários pagam somente a metade do valor das passagens aos domingos", enfatizou.

Fonte: Jornal Pequeno
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Campo Grande: Transporte coletivo tem nova tarifa


Começaram a valer os novos valores da tarifa de transporte em Campo Grande. Conforme autorizado em dois decretos publicados na semana passada, o preço para as linhas regulares passa a ser de R$ 2,50 tanto para pagamento no cartão onde ouve aumento de R$ 0,20 ou 8,6% quanto para quem opta pelo dinheiro.

Para as linhas executivas, os chamados fresquinhos, o valor da passagem passa a ser de R$ 3,00. Tanto nas linhas comuns quanto nas executivas, o troco máximo é de R$ 3,00.Em sete datas comemorativas, haverá desconto para quem pagar no cartão, com a tarifa em R$ 1,00.

Eles valerão nas seguintes datas: Primeiro de maio, dia do Trabalho; 9 de maio, Dia das Mães; 8 de agosto, Dia dos Pais; 26 de agosto, aniversário da cidade; 2 de novembro, Dia de Finados Natal e Ano Novo.

Fonte: AgoraMS
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Belo Horizonte, Transporte Rápido por Ônibus será adotado na capital

segunda-feira, 1 de março de 2010

O que é BRT ?
O Bus Rapid Transit (BRT) ou Transporte Rápido por ônibus é o sistema de transporte por ônibus, eficiente, de alta capacidade e alta qualidade, operado de forma semelhante ao metrô, capaz de atender os usuários com rapidez e conforto. É uma combinação de infraestrutura viária, veículos, operação, sistemas de controle e informação ao usuário, para oferecer ao cidadão um serviço de transporte público de qualidade.
  • Para tanto deve dispor de:
* veículos modernos, de maior capacidade;
* circular em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral;
* dispor de estações de integração;* estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque;
* sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real;
* sistemas de informação ao usuário em tempo real.

Atualmente um sistema de transporte público que vem sendo implantado, com sucesso, em todo o mundo: Bogotá (Transmilênio), Santiago (Transantiago), México (Metrobus), Johanesburgo (Reya Vaia), em várias cidades da China, inclusive Pequim, Europa, Estados Unidos e Canadá.

  • Onde será implantado ?
Em corredores que apresentam uma grande demanda pelo transporte público na cidade:
* Corredor Antônio Carlos - Pedro I, com cerca de 16 km;
* Corredor Cristiano Machado, com cerca de 5 km;
* Corredor Pedro II – Av. Carlos Luz ,,com cerca de 12 km;
* Em vias de Área Central, com cerca de 5km.
  • Quais as vantagens?
As vantagens são semelhantes às proporcionadas pelo metrô:
* Redução nos tempos de viagem;
* veículos confortáveis e de maior capacidade;
* confiabilidade;
* rapidez nos deslocamentos;
* facilidade de acesso;
* segurança;
* custo de implantação, já que esse custo, por quilômetro, é de cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional;
* aumento da atratividade do sistema para o usuário do veículo privado.
  • Quando serão implantados?
Até meados de 2012 esses corredores deverão estar operando:
Corredor Cristiano Machado – janeiro de 1012;
Corredor Pedro II – Carlos Luz – junho 1012;
Corredor Antônio Carlos – Pedro I – agosto 1012.
Fonte: BHTrans
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Funcionamento do Bilhete Único faz um mês e passageiros ainda reclamam


Nesta segunda feira (1º), faz um mês o funcionamento do Bilhete Único - o novo sistema que deixa mais barato o transporte intermunicipal. Esperar um ônibus em Itaipuaçu, Maricá, parece tortura. Ainda mais quando as condições do tempo não ajudam. “Isso aqui é o que nós enfrentamos todos os dias, esse ponto descoberto. Fora os freqüentes atrasos”, disse um passageiro.
Mas os passageiros também reclamam de outros problemas, como a falta de ônibus que aceitam o Bilhete Único. Rodrigo tem o cartão, mas quase não usa. “A maioria são tarifas. Os que vêm com uma porta só, eles colocam no site com o espaçamento de horário muito grande. Aí fica complicado a gente pegar”, disse o estudante Rodrigo Ferraz.
O ônibus de Rodrigo chegou após 40 minutos de espera, às 7h20. Às 9h, ele tem que estar no Rio e a opção que ele tem é o ônibus frescão. Ele contou que vai ter que desembolsar R$ 9, dinheiro que poderia ser gasto em outra coisa.
Há um mês o Bilhete Único foi implantado no Rio e em mais 19 municípios da região metropolitana. Com o sistema, o passageiro gasta R$ 4,40 para fazer duas viagens em um período de até duas horas, sendo que um dos trajetos tem que ser intermunicipal.
Fonte: RJTV
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População de Santo André ganha novo bicicletário


Começa a funcionar nesta segunda-feira (01/03) o bicicletário do Terminal Metropolitano de Santo André, parceria entre as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos EMTU/SP e CPTM. Com capacidade para 330 bicicletas, o projeto teve investimentos de R$ 280 mil e está localizado anexo à estação Santo André, da CPTM, e ao Terminal Metropolitano Santo André Oeste, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.
O novo bicicletário beneficiará usuários do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e da Linha 10 – Turquesa da CPTM. A região já conta com os bicicletários instalados junto ao Terminal Metropolitano de São Bernardo, com 85 vagas, e ao Terminal Jabaquara, anexo ao Metrô, que dispõe de 230 vagas.
Administrado pelo Instituto Parada Vital, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e patrocínio da Porto Seguro, o bicicletário é gratuito, mas oferecerá também aos usuários a possibilidade de aluguel de bicicletas. O horário de funcionamento é das 6h às 22h de segunda a sexta-feira e das 6h às 20h nos fins de semana e feriados.
O meio de locomoção por bicicleta – veículo não motorizado, portanto não- poluente - vem se destacando como importante transporte complementar no percurso entre a residência e os sistemas de ônibus, trens e metrô.
A instalação de bicicletários tem por objetivo atender os usuários que residem em locais de difícil acesso, além de incentivar o uso da bicicleta.Com a inauguração da unidade Santo André, já são 35 os bicicletários em operação nas estações do Metrô e da CPTM e nos terminais da EMTU/SP: 15 no Metrô, 15 na CPTM e 5 na EMTU. Juntos, oferecem mais de 5 mil vagas.
  • Como utilizar?
Basta comparecer ao local levando RG e CPF para efetuar o cadastro. O serviço é gratuito. No caso de empréstimos de bicicleta, é necessário um cartão de crédito Visa com um limite disponível de R$ 350,00 para pré-autorização. Quem não possui cartão de crédito pode comparecer à sede do Instituto Parada Vital (Rua Barra Funda, 827, sala 1) munido de RG, CPF, comprovante de residência (originais e uma cópia) e duas fotos 3X4 para confecção da carteirinha que dará acesso ao serviço.
  • Sobre o Instituto Parada Vital
O Instituto Parada Vital é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo propor soluções que preservem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável em grandes centros urbanos. Fundada em 2007, um dos principais projetos da entidade é o UseBike Porto Seguro, que consiste no empréstimo de bicicletas em pontos estratégicos da capital, permitindo a devolução em qualquer outro ponto do sistema. O projeto tem apoio do Metrô de São Paulo, da EMTU/SP, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e patrocínio da seguradora Porto Seguro. Em São Paulo, o UseBike já conta com cerca de 15 mil usuários cadastrados.
Bicicletários em operação
  • EMTU
A EMTU/SP possui bicicletários localizados nos terminais Jabaquara, São Bernardo do Campo, Hortolândia, Americana e Santo André.
  • Metrô
• Linha 1-Azul: Vila Mariana, Paraíso, Liberdade, Sé, Armênia e Santana.
• Linha 2-Verde: Vila Madalena.
• Linha 3-Vermelha: Palmeiras/Barra Funda, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Anhangabaú, Brás, Carrão, Guilhermina/Esperança e Corinthians/Itaquera.
Também há paraciclos (estruturas para acorrentar bicicletas) nas estações Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim (Linha 3-Vermelha), Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas (Linha 5-Lilás).
Fonte: EMTU
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