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MP do Rio pede suspensão da conexão Pavuna-Botafogo do metrô

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Ministério Público (MP) do Rio entrou com uma ação na Justiça pedindo a suspensão das operações da linha 1A do metrô no Rio, que faz a conexão direta Pavuna-Botafogo. Segundo o MP, os trens estariam circulando com sinalização precária e declive inadequado.
“A sinalização é precária. Há sinais cobertos com sacos pretos e o maquinista, em dois momentos do trajeto, precisa parar o trem, entregar uma guia numa cabine e um outro funcionário pede, via rádio, a autorização para um terceiro”, reclama o promotor Carlos Andesano, autor da ação, que conta com um laudo técnico do engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell.
Os dois fizeram o trajeto Central do Brasil-São Cristóvão dentro da cabine do maquinista. "O sindicato depois nos informou que o maquinista, que cumpriu um mandamento legal de nos dar acesso, foi demitido por causa disso", afirma o promotor.
Para que o serviço funcione sem transtornos, o MP exige que a estação Cidade Nova esteja pronta, que os 114 carros já encomendados pela concessionária estejam aptos a circular e que a empresa volte a manter com regularidade intervalos de 4 minutos entre os trens.
“Eles mesmo criaram um aumento de demanda sem ter preparo para recebê-la. Aí acaba tendo atrasos, superlotação, ar-condicionado sem dar vazão”, diz Andesano, que acredita que o pedido de liminar possa ser apreciado ainda esta semana. Segundo o promotor, além das questões de sinalização, o parecer técnico constatou que a bifurcação que divide a linha 1 aumenta o risco de acidentes. A previsão é que as composições novas só cheguem em 2011.
O que diz o Metrô Rio
O Metrô Rio informa que ainda não foi notificado e não vai comentar o assunto. A empresa diz ainda que as obras da estação de Cidade Nova estão previstas para terminar no final de Março. Porém, não há data para a inauguração da estação. Questionada sobre a demissão do maquinista, a concessionária afirma que ele foi demitido por desempenho, segundo critérios de performance da empresa, e que outros dez funcionários foram demitidos pelo mesmo motivo no mesmo período. A empresa garante ainda que a conexão Pavuna-Botafogo vai continuar funcionando durante a semana das 5h às 21h até o final do março. Apenas nos horários de menor movimento, nos dias úteis entre 21h e meia-noite e nos finais de semana e feriados haverá baldeação na estação Estácio.
Fonte: G1
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Greve no transporte público provoca depredação

Moradores da região metropolitana de Belo Horizonte ficaram revoltados com a greve dos rodoviários, iniciada na madrugada de hoje. A maior parte das pessoas foi surpreendida com a manifestação quando estava no ponto à espera do ônibus para ir ao trabalho. Segundo informações da Polícia Militar (PM), registros de depredação de veículos e atos de violência são inúmeros e partem de diferentes regiões.
Com dados descentralizados, a PM ainda não conseguiu divulgar um balanço sobre prejuízos e pessoas detidas. No início da madrugada, os policiais do 34º Batalhão prenderam um grupo de pessoas que apedrejava um ônibus na Avenida Américo Vespúcio, no bairro Caiçara, região noroeste da capital mineira.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Transporte Coletivo informou que a greve tem como objetivo pressionar as empresas a conceder aumento salarial e promover melhorias nas condições de trabalho. A categoria reivindica 37% de aumento, jornada de seis horas de trabalho e compensação das horas. Eles querem ainda a manutenção da função de despachante e cobrador, cujas obrigações, em algumas linhas, passaram a ser também dos motoristas.
Em nota, as empresas de transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte informam que apresentaram ao sindicato uma proposta de reajuste que coloca os trabalhadores do setor entre os de maior remuneração, considerando os salários pagos em todas as capitais do País. Para as empresas, "a ausência ao trabalho pode representar demissão por justa causa por descumprimento da Lei de Greve".
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Transporte e alimentação pesam mais no bolso do soteropolitano


No transporte público ou no carro próprio, o 'ir e vir' está mais caro em Salvador. Comer fora, também. Além disso, os reajustes do início do ano, matrículas escolares, imposto e tributos ajudaram a encarecer a vida do soteropolitano neste início de 2010. Enquanto governos e analistas preocupam-se com os efeitos macroeconômicos, o cidadão já faz as contas para não estourar o orçamento.
Os dois principais indicadores da inflação em Salvador e na Região Metropolitana (RMS) apontaram a aceleração no ritmo dos aumentos no custo de vida em Salvador. O IPCA da Região Metropolitana de Salvador passou de 0,34% em dezembro para 0,77% em janeiro, influenciado pelos aumentos no grupo alimentos e bebidas, com uma alta de 0,45%, que representou uma pressão de 24,56% no resultado final.
O item transporte, que engloba, entre outros, o transporte público e os gastos em combustíveis, apresentou aumento de 0,29%, influenciando em 18,34% a elevação atual.Movimento parecido com o do IPC/SEI, que mede as variações na capital baiana. Em janeiro, o indicador apontou uma alta de 1,12%, contra 0,07% no mês de dezembro, com a volta às aulas encabeçando a lista dos aumentos com 9,75% de alta.
Fonte: A Tarde
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Idosos têm direito a passagens de ônibus gratuitas

Idosos a partir de 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos podem viajar de graça de um estado a outro. Por lei, eles têm dois assentos gratuitos garantidos no ônibus. E se os dois lugares já estiverem ocupados, os idosos têm direito à passagem pela metade do preço, desde que façam a reserva antes.
“No caso, o idoso tem o direito de: em trechos de até 500 quilômetros, o limite seria de até seis horas antes do horário de partida. Acima de 500 quilômetros, o prazo é de doze horas. Mas é interessante que ele se antecipe mais”, explica o gerente Daniel Oliveira.
Para ser beneficiado, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de renda, que pode ser o extrato da aposentadoria, contracheque ou carteira de trabalho. Apesar de serem obrigadas, nem todas as empresas fornecem as passagens gratuitamente.
Em São Paulo, idosos que deveriam ser beneficiados reclamam que só conseguiram viajar depois de pagar pelos bilhetes. “Simplesmente paguei e fiquei queito, porque brasileiro é acostumado e ficar quieto”, conta o aposentado João Todorovsky Neto Mas não deve. Segundo o coordenador da fiscalização Daniel de Castro, o idoso pode chamar os fiscais da ANTT, agência que regula os transportes terrestres.
“Se o fiscal comparecer ao guichê da agência e comprovar que não foi fornecida a passagem para o idoso, ele multa ali na hora”, alerta Castro. A empresa que não cumprir a lei pode pagar multa de R$ 3.435.
Fonte: G1
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Greve deixa Grande BH sem ônibus nesta segunda

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Os rodoviários de Belo Horizonte e região metropolitana cumpriram a determinação do sindicato da categoria e cruzaram os braços a partir das primeiras horas desta segunda-feira. A greve por tempo indeterminado foi decidida na tarde de domingo. A maior parte dos passageiros foi surpreendida pela paralisação. Apenas algumas linhas mantêm parte dos ônibus em circulação, mas o número é insuficiente para atender a população da capital e cidades vizinhas. A Polícia Militar monitora a situação para evitar depredações e outros atos violentos em consequência da greve.Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Transporte Coletivo, a greve tem como objetivo pressionar as empresas a conceder aumento salarial e promover melhorias nas condições de trabalho.



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No Rio, MP quer limitar venda de bilhetes no Metrô


O Ministério Público Estadual (MP) quer limitar o número de passageiros nos vagões do metrô. Em ação ajuizada na sexta-feira, o órgão pede que a Justiça obrigue a concessionária Metrô Rio a fechar os guichês de venda de bilhetes quando as estações estiverem com lotação máxima ou superior àquela necessária para prestação adequada do serviço. O promotor Carlos Andresano Moreira explica que, com a interrupção da venda de passagens, a intenção é evitar problemas gerados pela superlotação e, como consequência, impedir risco à vida dos passageiros. A ação propõe ainda que a empresa informe que a estação está com a lotação esgotada.

A concessionária ainda não tem conhecimento da ação, mas afirma que já faz controle de acesso às estações, antes da roleta, para evitar superlotação. A medida, no entanto, não tem impedido que passageiros viagem amontoados ou tenham que disputar espaço na hora de embarcar nos trens. A ação civil pública movida pelo MP pede a suspensão imediata da circulação de trens entre as estações São Cristóvão e Central, enquanto as obras dessa ligação não estiverem concluídas. A Promotoria constatou risco de acidentes por falha na sinalização e declive inadequado. O MP requer ainda que a concessionária seja condenada a tomar medidas para adequar a prestação do serviço, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

“Nos baseamos em estudos que apontam riscos aos passageiros caso o serviço continue com tantas falhas. A empresa está desrespeitando a integridade física e psicológica dos usuários”, afirma o promotor.

Caso o juiz Ricardo Lafayette Campos, titular em exercício da 6ª Vara Empresarial, decida a favor do MP, o Metrô Rio terá que informar aos passageiros sobre atrasos, o motivo e a previsão para restabelecimento do serviço. O MP também pede que a empresa restabeleça o número de composições, com no mínimo três vagões cada uma.

Fonte: O Dia
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