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Três linhas de ônibus terão novo itinerário em Fortaleza a partir de sábado

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Para reduzir o tempo de viagem dos usuários de ônibus da Capital, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá alterar, a partir de sábado (6), o itinerário de três linhas. Cartazes contendo explicações acerca da mudança já estão fixados nos ônibus e nos terminais.
Confira os trechos que serão modificados:
  • 312 (Dias Macedo/Parangaba) - Será utilizado um trecho novo, que compreende as vias Rita Farias, Iraci de Sousa e Ademar Paula.
  • 225 (João Arruda) - Os veículos deixarão de passar nas vias Santo Amaro, Pernambuco, Planalto do Pici, Alagoas e Tenente Lauro. Essas ruas serão atendidas pela linha 243 (Parque Universitários/Antônio Bezerra). Os ônibus circularão também pela rua Franco Rocha, atendendo à população do Conjunto Habitacional Planalto do Pici.
  • 243 (Parque Universitários/Antônio Bezerra) - Os ônibus passarão nas vias Pernambuco, Estado do Rio, Piauí, Gonçalves Alves Rodrigues, Álvaro Maciel e Domingos Lopes. A medida visa servir à comunidade Parque Universitários, interligando a região ao terminal Antônio Bezerra.
  • Além da mudança de itinerário, a linha 394 (Parque Universitários I e II) terá o nome modificado, passando a ser chamada Parque Universitários/ Lagoa I e II.

Fonte:ETUFOR

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Vitória da Conquista: Prefeitura inicia a reorganização do sistema de transporte coletivo

A reorganização do sistema deverá contar, inclusive, com a operação de novas empresas
O sistema de transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista passará por mudanças em breve. O Governo Municipal deu início à reorganização do sistema que deverá contar, inclusive, com a operação de novas empresas.
O contrato com as atuais prestadoras do serviço vence no dia 31 de maio e uma nova concessão será realizada por meio de licitação.
Estudos operacionais e econômicos já estão sendo elaborados para a reorganização do sistema. Uma empresa com experiência internacional na área foi contratada pela Prefeitura para fazer os levantamentos necessários e organizar o processo de licitação.
A reorganização do sistema prevê uma novidade: a integração tarifária. A medida vai permitir que um usuário possa fazer, por exemplo, dois deslocamentos sem pagar duas tarifas.
Reordenamento de linhas para atender as demandas da população de forma mais eficiente também será realizada com a remodelação do sistema. Todo o processo, que é amparado por lei, terá a participação da população por meio de audiências públicas.
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Empresas de ônibus são multadas por tentar driblar bilhete único


Cinco empresas de ônibus foram multadas nesta quarta-feira por tentar driblar o uso do bilhete único. Durante todo o dia, equipes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estiveram em Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro fiscalizando o cumprimento da grade de horários estabalecida belo benefício, que começou a funcionar na segunda-feira. Foram aplicadas dez multas por descumprimento do horário (no valor de R$ 625,39, cada), além de outras quatro por irregularidades diversas.

As ouvidorias do Detro e da Secretaria estadual de Transportes vêm recebendo denúncias de que empresas estariam substituindo os ônibus convencionais, com duas portas e roleta, pelos rodoviários, os chamados frescões, que não estão incluídos no sistema do bilhete único. Os frescões, além de não aceitarem o benefício, operam com tarifa mais cara e não transportam as gratuidades previstas em lei - estudantes, idosos e deficientes físicos - por serem um serviço seletivo.



Fonte:OGlobo
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Em Palmas, motoristas são vítimas de stress a destratam passageiros


Finda ano, entra ano, e as reclamações da população em torno do sistema de transporte público da capital se repetem: demora nos terminais, veículos lotados, necessidade de novas linhas e o alto valor da tarifa. Insatisfação é o que não falta, mas segundo o presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), Sílvio Portilho, o poder público está “esforçando-se ao máximo para conseguir atender todas as reclamações”.
Mas além dessas já conhecidas reclamações, uma outra está chegando nos ouvidos das autoridades. A pressa dos motoristas para cumprir os horários estabelecidos pela empresa e pela prefeitura vem gerando problemas para quem utiliza o sistema: estressados, os motoristas acabam maltratando os passageiros. Os maus tratos denunciados ao jornal O GIRASSOL vão desde ao não atendimento da solicitação de parada nos pontos, a xingamentos.
“Sempre vejo coisas absurdas. Eles andam muito rápido e perdem a paciência facilmente. Não sei para que tanta pressa!”, reclama Gleyda Miranda, que utiliza o transporte público diariamente.
O motivo para tanta correria, segundo os motoristas é o BDO – Boletim Diário de Ocorrência. “Se atrasarmos três minutos somos cobrados e recebemos uma advertência. O fiscal chega a entrar no ônibus para chamar nossa atenção na frente dos passageiros”, disse um motorista da empresa Miracema que preferiu não se identificar.
Os motoristas contam que sofrem uma grande “pressão”, e que por isso, é quase impossível – nos horários de pico – não pular alguns pontos. “A gente acaba perdendo a paciência com alguns passageiros. As escalas são péssimas e o salário é ruim”, desabafa outro.
Silvio Portilho diz que o tempo estabelecido para fazer o percurso de uma estação à outra é fruto de um estudo detalhado e minucioso. “Nós não abrimos mão do motorista cumprir os horários, pois se um ônibus atrasa, os passageiros serão afetados e eles são nossa prioridade”, declara o presidente da ATTM.
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores de Transporte Rodoviário e Operadores de Máquinas do Estado do Tocantins (Sintromet), Antonio Carlos, conta que após a mudança do sistema, os motoristas tiveram que assumir várias funções, o que acabou sobrecarregando-os. “Não tem como não se estressar, depois de assumir a função de cobrador eles têm que verificar o cartão e auxiliar os deficientes físicos por apenas R$ 16,27 por mês. Muitos motoristas estão adoecendo com tanto desgaste”, indigna-se Antonio, que também reclama das péssimas condições de trabalho: “Não tem um banheiro e nem um lugar descente para se beber água”, completa. Esta previsto para este ano, a criação de um quiosque com banheiros e lanchonete na estação Javaé, que será administrado pelo sindicato.
Sobre o acumulo de funções, Sílvio diz que “nada está em experimentação”, e que esse modelo de sistema já funcionava em Curitiba (PR). “Nada foi inventado. Isso já existe e é normal que seja assim”, arremata.
fonte: O Girassol
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Nova tarifa da EMTU/SP começa a vigorar dia 09/02

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


As tarifas dos ônibus intermunicipais das três regiões metropolitanas do Estado – São Paulo, Campinas e Baixada Santista - serão reajustadas a partir de 9 de fevereiro (terça-feira).

O reajuste anual da EMTU/SP segue critérios estabelecidos contratualmente.O cálculo das novas tarifas levou em conta os custos do setor de transporte coletivo dos últimos 12 meses.

A média de reajuste das tarifas das linhas intermunicipais do serviço comum na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) será de 4,1%; na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), de 2,8%, e da Região Metropolitana de Campinas (RMC), de 3,8%.

As linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) terão reajuste de 3,9%.

A tarifa passará de R$ 2,55 para R$ 2,65.A EMTU/SP oferece ainda integrações gratuitas com o Metrô, na Linha 5-Lilás, com a CPTM, na Linha 10-Turquesa, e também com linhas municipais de São Paulo nos terminais São Mateus e Sacomã. Na linha 10 turquesa da CPTM e na Linha 1 Azul do Metrô há integração com descontos.


Fonte: EMTU-SP
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Ônibus de BH já roda com diesel menos poluente


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, formalizou em 2 de fevereiro, em Belo Horizonte, o início do fornecimento de diesel S-50 para a frota de ônibus da capital mineira, composta por 2.854 veículos com idade média de quatro anos e meio. O combustível tem 50 miligramas por quilo (mg/kg) de teor de enxofre em sua composição e é menos poluente que o diesel S-500, fornecido anteriormente e que tem 500 mg/kg. Sua utilização, garantiu Costa, não vai impactar na tarifa do transporte coletivo.

Em três anos, o novo combustível estará disponível para todos os veículos a diesel na capital. Em 2014, haverá substituição total para o tipo S-10 (com 10 mg de enxofre/kg) em todas as capitais e do S-50 para municípios das regiões metropolitanas. O dirigente da Petrobras reafirmou ainda que a companhia mantém o projeto de ampliar a participação no mercado de etanol.

O novo combustível (S-50) é produzido na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O volume fornecido à capital mineira é de 10 mil metros cúbicos/mês. O S-50 já vinha sendo fornecido às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e às regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA). Desde janeiro deste ano, além de Belo Horizonte, o combustível está sendo distribuído a Salvador, Porto Alegre e Região Metropolitana de São Paulo. A meta é que, em janeiro de 2013, seja disponibilizado um novo óleo diesel, com 10 mg/kg de teor de enxofre, para veículos novos.

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Robson Abreu, disse que a nova planta resultará em incremento ainda maior na geração de emprego e renda para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. "Para a Fiemg, essa empreitada vai afetar positivamente toda a classe produtora. Representa para a indústria mineira a possibilidade de ampliação da geração de emprego e renda", disse.
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