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Recife: Começa as mudanças de itinerário no centro devido ao carnaval

terça-feira, 26 de janeiro de 2010


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar provisoriamente o itinerário de seis linhas de ônibus, no sentido cidade/subúrbio, a partir das 6h do próximo sábado (30/01), na avenida Nossa Senhora do Carmo, em decorrência da interdição da via, para montagem das arquibancadas do carnaval 2010. A alteração do trânsito na avenida será executada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Com a mudança, as linhas que possuem ponto de embarque e desembarque nas seis paradas de ônibus no trecho, passarão a seguir pela avenida Martins de Barros, atendendo a rua Siqueira Campos, e seguindo para a avenida Dantas Barreto. Essa alteração também acarretará na mudança do ponto de parada dessas linhas que irão a ter ponto de embarque e desembarque, provisório, a parada implantada em frente à igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na pista oeste da avenida Dantas Barreto.

Linhas envolvidas na operação
013 – JARDIM BEIRA RIO (PINA)
021 – Q. G. DA AERONÁUTICA
031 – SHOPPING CENTER (TER. RES. BOA VIAGEM)
033 – AEROPORTO
062 – JARDIM PIEDADE
161 – BRIGADEIRO IVO BORGES

Mudança
...Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Av. Dantas Barreto (Pista Leste), Av. Dantas Barreto (Pista Oeste) (Parada Provisória – Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo)...
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Rio: Licitação de corredor expresso de ônibus é adiada


A Secretaria municipal de Obras adiou nesta segunda-feira, por tempo indeterminado, a entrega das propostas das empresas interessadas em construir o Transcarioca (corredor T-5), que estava marcada para esta terça. O projeto, que prevê a implantação de um corredor expresso com ônibus articulados entre a Barra da Tijuca e a Penha (conhecido como BRT), em três anos, teve sua tramitação suspensa porque o edital ainda se encontra em análise pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). O órgão informou que pediu alguns esclarecimentos sobre o edital à prefeitura. Por sua vez, a Secretaria municipal de Obras disse não ter sido notificada.

Cronograma será mantido, garante subsecretário
Para o subsecretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o adiamento da licitação é questão de rotina. Ele garante que o prazo será cumprido. O trecho Barra-Madureira deve ser entregue até março de 2012. E o restante (Madureira-Penha), em 2013.
- Assim que o TCM liberar o processo, a retomada da licitação é imediata - disse o subsecretário de Obras.
O Transcarioca, que terá cerca de R$ 1 bilhão de recursos federais, é um dos principais projetos para melhoria dos sistemas de transporte do Rio até os Jogos Olímpicos de 2016. Como O GLOBO mostrou nesta segunda-feira, serão necessários mais de R$ 7 bilhões em obras viárias em pouco mais de seis anos, em investimentos que incluem ainda o metrô Barra Zona-Sul e a compra de novos trens para suprir as demandas da SuperVia.

Transcarioca ainda precisará ser ampliado
A conta ainda não está fechada porque alguns projetos estão em discussão. Um deles é a melhor solução viária para melhorar a ligação Zona Sul-Barra, por exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI). O próprio Transcarioca ainda terá que receber mais recursos. Em contrapartida à ajuda federal, a União exigiu que a linha seja estendida da Penha ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Essa complementação, que se encontra em fase de detalhamento, ainda não tem data para ser licitada. O Transcarioca não é o único BRT que está sendo planejado para as Olimpíadas. A prefeitura ainda pretende licitar mais duas linhas: a Ligação C (Deodoro-Barra da Tijuca) e a Transoeste (Barra da Tijuca- Guaratiba).
As obras do Transcarioca têm custo estimado de mais de R$ 700 milhões. O projeto prevê a criação de duas linhas: uma expressa e outra com paradas ao longo do percurso. A obra exigirá a desapropriação de 3.630 imóveis em vários bairros, incluindo Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Madureira, que irão custar R$ 300 milhões aos cofres públicos.
Estudo contratado pela Secretaria municipal de Transportes, e que faz parte do edital de licitação, faz um perfil desses imóveis. Ao todo, 73 edifícios comerciais com até quatro pavimentos serão demolidos e 63 vilas residenciais terão parte de seus terrenos parcialmente desapropriada para construir a faixa de tráfego segregada, por onde circularão os BRTs. A lista inclui ainda a desapropriação total de 105 terrenos particulares e 89 prédios de dois a 13 andares. Além disso, 29 postos de gasolina e 11 templos religiosos também terão que ser demolidos para a implantação do corredor expresso.
Fonte: O Globo
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Venha fazer um passeio turístico pelo centro histórico de São Paulo a bordo de um trólebus

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aniversário de São Paulo, 456 anos
Uma volta pelo centro histórico da cidade, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé, dentro de um trolebus. Este é um dos presentes que São Paulo oferece aos paulistanos em seu aniversário, no próximo dia 25, das 9h às 16h. O ponto de partida será o Páteo do Colégio, origem da cidade de São Paulo.
A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda aos paulistanos as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria diária. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história da cidade.
A cidade de São Paulo foi pioneira no uso do trolebus no Brasil. Inaugurou sua primeira linha em abril de 1949, fazendo o percurso Aclimação-Praça João Mendes. O sistema trolebus é um patrimônio da cidade e este percurso histórico e ecológico constitui também homenagem aos seus 57 anos da existência na capital.
O trolebus é um veículo limpo, de baixo ruído, silencioso, confortável (sem trancos), com velocidade adequada para o tráfego urbano e, sobretudo, não emite gases prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Ou seja: apresenta ganhos em mobilidade, conforte na viagem e redução com os gastos em saúde pública.
A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos – através da EMTU/Metra-, da Himalaia Transporte Ltda, da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropoliana, do Pateo do Colegio e da Ong Respira São Paulo.
Dia: 25 de janeiro de 2010
Horário: das 9h às 16h
Local: Saídas do Páteo do Colégio
Duração do percurso: 40 minutos
Trajeto: Páteo do Colégio/Rua Boa Vista/Rua Líbero Badaró/Viaduto do Chá/Av. São João/Ipiranga/Praça da República/Av. São Luiz/Xavier de Toledo/Viaduto do Chá/Líbero Badaró/Largo São Francisco/Praça da Sé/Pateo do Colegio.
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Nova tarifa do transporte coletivo já está em vigor em Guaratinguetá


Está em vigor desde este sábado (23), a nova tarifa do transporte coletivo em Guaratinguetá. O valor que era de R$ 2,20 passou para R$ 2,30, um reajuste de 4,54%. Segundo a prefeitura, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ligada à FEG/Unesp foi contratada para elaborar a planilha de custo por passageiro com base nos dados oficiais do TUG – Transporte Urbano de Guaratinguetá.

O estudo sugeriu que o valor tarifa fosse de R$ 2,31 porém, após analisar as planilhas, o prefeito Junior Filippo decidiu decretar a tarifa de R$ 2,30 por passageiro em todo o sistema de transporte coletivo do município. A administração municipal informa ainda que o contrato de concessão do Transporte Urbano de Passageiros, em vigor, estabelece correção tarifária anual, visando o equilíbrio financeiro das empresas concessionárias.
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Em belo Horizonte, Projeto quer informação em braille nos pontos de ônibus

domingo, 24 de janeiro de 2010

Um projeto inclusivo, que vai ao encontro da Carta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ratificada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tramita em 1º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Trata-se do Projeto de Lei 768/09, de autoria do vereador Pablo César ´Pablito´ (PTC), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de placas informativas em Braille, nos pontos de ônibus de Belo Horizonte.
A matéria recebeu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e legalidade na Comissão de Legislação e Justiça, e deverá, agora, ser encaminhada, para apreciação, às comissões de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor; Meio Ambiente e Política Urbana; e Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. De acordo com a matéria, as placas em Braille deverão conter o número de identificação das linhas de ônibus que realizam paradas na localidade e deverão ser instaladas em locais acessíveis ao toque do passageiro com deficiência visual.

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) será responsável por definir a forma e o tamanho padrão das placas metálicas. As especificações deverão ser determinadas através de portaria, editada no máximo 90 dias após a publicação da lei.

O autor do projeto explica que a matéria pretende cumprir o que está determinado na Constituição da República, que declara serem todos os cidadãos iguais perante a lei e que estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e da assistência pública, da proteção e das garantias das pessoas portadoras de deficiência.

Ele ressalta que a Carta dos Direitos da Pessoa com Deficiência prevê que as garantias às pessoas com necessidades especiais são prerrogativas inalienáveis. Além disso, a Lei Municipal nº 9.078/09, que estabelece a política da pessoa com deficiência para o Município, garante a acessibilidade da pessoa com deficiência ao meio urbano.Segundo o parlamentar, muitos portadores de deficiência visual utilizam o sistema de ônibus do Município.

Sendo assim, a instalação de placas em Braille, nos pontos de ônibus, com a indicação do número das linhas que param na localidade, representa uma medida que solucionará o problema do acesso ao sistema de transporte da capital.

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Equipe de Jaime Lerner defende soluções simples e acessíveis para trânsito de Uberaba

Técnicos da Consultoria Jaime Lerner estiveram nesta semana em Uberaba para tratar do início dos trabalhos relacionados às alterações no trânsito do município. Segundo o consultor da Jaime Lerner, Taco Roorda, o trabalho a ser realizado pela equipe será focado em três vertentes principais."Uma das vertentes é relacionada à questão da mobilidade urbana, ou seja, tráfego e trânsito. Pretendemos oferecer uma série de contribuições para a melhoria do fluxo dos automóveis particulares em Uberaba.
A outra vertente é para o transporte coletivo, com o objetivo de oferecer condições melhores ao sistema de transporte, que traga conforto e comodidade para os usuários. Percebemos que as empresas [de transporte coletivo] que trabalham em Uberaba têm excelente qualidade operacional e a princípio não haverá muito a contribuir nesta área operacional do sistema. As contribuições nossas virão mais no aspecto funcional do sistema, que tipo de sistema irá operar em Uberaba para que o passageiro tenha mais flexibilidade e condições no seu deslocamento diário", informa Roorda.
Ainda segundo o consultor, a terceira vertente é lançar um olhar global em Uberaba, "para ver o que é a cidade, qual é a sua dinâmica econômica, quais são as tendências de crescimento e indicar e contribuir com algumas diretrizes e sugestões para uma futura revisão do plano diretor", observando que os dados serão "interessantes" e poderão ser apropriados nesta revisão.
Taco Roorda destaca que o trabalho que está sendo realizado pela consultoria de Curitiba aborda, principalmente, algumas questões relacionadas à identidade da cidade, aspecto da história e da cultura do município. "Estas propostas terão componentes ambientais, porque acreditamos que hoje existem três temas básicos que devem ser adotados em qualquer cidade com tamanho como Uberaba ou maior. O primeiro deles é a mobilidade, que já estamos tratando. O segundo tema é da identidade, que é o que a cidade traz de característica e lhe dá sua personalidade, e o terceiro tema é relacionado à sustentabilidade, que é um tema mundial. Estamos trabalhando um mundo que traga soluções e tecnologias apropriadas para o desenvolvimento e que seja ambientalmente e socialmente correto. Estas são as principais linhas de nosso trabalho", explica Roorda.
O consultor afirma que a consultoria defende, em todas cidades por onde passa, soluções simples, que não sejam de alto custo, de fácil implementação e, consequentemente, de fácil assimilação pela população.
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