Trolebus em SP
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Fortaleza: Confira a mudança de itinerário de 19 linhas no centro da cidade
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010Com o objetivo de reduzir o tempo de viagem do usuário de ônibus na região do Centro e melhorar a circulação de veículos e pedestres, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) resolveu alterar o itinerário de 19 linhas. Para informar acerca da mudança aos usuários do serviço de transporte, foram distribuídos panfletos e cartazes nos sete terminais de integração e no interior dos veículos, que terão novo trajeto.
Confira as linhas que serão modificadas:
022 - Jardim das Oliveiras/Centro - A linha deixará de passar nas vias General Sampaio, Castro e Silva e Sena Madureira. Serão utilizadas as vias Solon Pinheiro, Pedro Primeiro e Visconde do Rio Branco.
666 - Jardim Castelão - A linha deixará de passar nas vias 24 de maio e Duque de Caxias. Serão utilizadas as vias Solon Pinheiro, Pedro Primeiro e Visconde do Rio Branco.
833 - Cidade 2000/Centro - A linha deixará de passar nas vias Dom Manuel, Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
850 – Avenida Santos Dumont - A linha deixará de passar nas vias Dom Manuel, Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
901 - Dom Luiz - A linha deixará de passar nas vias Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
903 – Varjota - A linha deixará de passar nas vias Dom Manuel, Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
905 – Meireles - A linha deixará de passar nas vias Conde D"eu, Sena Madureira, Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
906 – Serviluz - A linha deixará de passar nas vias Conde D"eu, Sena Madureira, Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
907 - Castelo Encantado/Centro - A linha deixará de passar nas vias Conde D"eu, Sena Madureira, Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
909 - Praia do Futuro/Caça e Pesca - A linha deixará de passar nas vias Conde D"eu, Sena Madureira, Heráclito Graça, Duque de Caxias e General Sampaio. Serão utilizadas as vias Costa Barros, São José, Rufino de Alencar, Alberto Nepomuceno, João Moreira, 24 de Maio e Castro e Silva.
302 - Rodolfo Teófilo/José Bastos - A linha deixará de passar nas vias Tristão Gonçalves, São Paulo, Barão do Rio Branco, João Moreira, 24 de Maio, Senador Alencar. Serão utilizadas as vias General Sampaio e Pedro Primeiro.
240 - Quintino Cunha/Centro - A linha deixará de passar nas vias São Paulo, General Sampaio, João Moreira, 24 de Maio e Senador Alencar. Será utilizada a via Castro e Silva.
206 - Padre Andrade - A linha deixará de passar nas vias São Paulo, Barão do Rio Branco, João Moreira, 24 de Maio e Senador Alencar. Será utilizada a via Castro e Silva.
201 - Bezerra de Menezes/Bairro Ellery - A linha deixará de passar nas vias São Paulo, Barão do Rio Branco, João Moreira, 24 de Maio e Senador Alencar. Será utilizada a via Castro e Silva.
108 - Santa Maria/Bezerra de Menezes - A linha deixará de passar nas vias Tristão Gonçalves, São Paulo, Barão do Rio Branco, João Moreira, 24 de Maio, Senador Alencar. Serão utilizadas as vias Princesa Isabel e Castro e Silva.
251 - Antônio Bezerra/Centro - A linha deixará de passar nas vias João Moreira, 24 de Maio e Senador Alencar. Será utilizada a via Pedro Pereira.
220 - Avenida Sargento Hermínio - A linha deixará de passar nas vias São Paulo, General Sampaio, João Moreira, 24 de Maio e Senador Alencar. Será utilizada a via Castro e Silva.
202 - Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes - A linha deixará de passar nas vias São Paulo, Barão do Rio Branco, João Moreira, 24 de Maio e Senador Alencar. Será utilizada a via Pedro Pereira.
200 - Avenida Bezerra de Menezes - A linha deixará de passar nas vias São Paulo, General Sampaio, João Moreira, 24 de Maio e Senador Alencar. Será utilizada a via Pedro Pereira.
233 - Olavo Bilac/Bairro Ellery - A linha deixará de passar nas vias General Sampaio e São Paulo. Serão utilizadas a Castro e Silva e Imperador.
Postado por Meu Transporte às 07:41 0 comentários
Marcadores: Ceára
Contagem planeja novo transporte público com veículos leves
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
No bairro Eldorado, em Contagem, deve ter início um novo sistema pra agilizar o trânsito na cidade: o VLT. A sigla significa veículo leve sobre trilhos. É um trem mais leve e mais econômico. Outros municípios também estão interessados no novo sistema. A Prefeitura de Contagem já está com o projeto pronto, mas falta dinheiro.
E, por enquanto, quem pega ônibus ou metrô fica com a esperança de ter um transporte público de qualidade. Quem depende do transporte público na região metropolitana sabe o que é enfrentar um ponto de ônibus nos horários de pico. Nas estações do metrô, não é diferente. Melhorar o transporte público nas grandes cidades não é apenas dar mais conforto aos usuários. É influenciar toda mobilidade urbana. Diminuir o trânsito. Dinamizar a capacidade de ir e vir da população.
Na região metropolitana, medidas como a ampliação do metrô e a implantação de estações de ônibus não conseguiram trazer para a população uma sensação de melhoria no transporte público. Agora surge uma nova proposta, o VLT, veículos leves sobre trilhos.
O projeto foi apresentado hoje num seminário sobre mobilidade urbana em Betim. o VLT é um trem mais leve e mais econômico que o metrô e usaria a estrutura de uma linha de trem já existente na região metropolitana, por isso, ficaria mais barato que a ampliação metroviária. A Prefeitura de Contagem elaborou um projeto.
O VLT começaria a operar próximo a Estação Eldorado, passando por três novas plataformas: Novo Eldorado, Parque São João até chegar na Bernardo Monteiro. Seriam quase cinco quilômetros de linha.
Cálculos prévios mostram que, hoje, a passagem custaria R$ 1,04. A implementação do sistema está orçada em R$ 600 milhões. Tanto a Prefeitura de Contagem como a de Betim, que também apresentou um projeto de VLT para a cidade, dizem que não há previsão de quando o novo sistema vai sair do papel. Tudo vai depender de financiamentos.
Postado por Meu Transporte às 20:32 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, Videos
São Paulo: Usuário paga aumento de ônibus por um sistema ineficaz, diz especialista
Cerca de 35% dos trajetos são feitos a 15km/h, velocidade menor que a de bondes
O usuário de ônibus na cidade de São Paulo começou a pagar mais por um transporte “ineficiente”. Para o mestre em trânsito pela USP Horácio Augusto Figueira, o passageiro paga um valor alto pelo que ele considera “total ineficiência do sistema”. Estudos da própria prefeitura apontam que em 35% da malha de ônibus monitorada a velocidade dos coletivos não passa de 15km/h. Os bondes, há 70 anos, desenvolviam uma velocidade média maior, quase o dobro (30 km/h), segundo Figueira.
O estudioso, que afirma ser usuário de ônibus, acredita que a responsabilidade da baixa velocidade desenvolvida pelo transporte público é do transporte individual: - A velocidade de 15 km/h é medíocre e inaceitável.
O congestionamento é provocado pelos carros e não pelos ônibus.
Figueira critica a administração municipal pela pouca discussão sobre a restrição do transporte individual na cidade e pela falta de exclusividade dos corredores de ônibus. Com paradas predominantemente à esquerda, a prefeitura permitiu que táxis e veículos oficiais rodem nessas vias.
Em Curitiba, cujo modelo de corredores exclusivos de ônibus inspirou o sistema implantando em São Paulo, não é permitido entrar sequer táxi. Uma das soluções apontadas por ele para diminuir o problema na capital paulista seria implantar um modelo criado em Londres em 1977.
Nele, a abertura e fechamento dos semáforos é controlado pela aproximação do ônibus. Um dispositivo instalado no ônibus “avisa” quando o coletivo se aproxima e faz com que os semáforos abram ou fechem mais lentamente, priorizando a passagem desses veículos. Figueira afirma que Londres conseguiu reduzir em 30% a demora nos trajetos dos ônibus com esse sistema.
O estudioso, que afirma ser usuário de ônibus, acredita que a responsabilidade da baixa velocidade desenvolvida pelo transporte público é do transporte individual: - A velocidade de 15 km/h é medíocre e inaceitável.
O congestionamento é provocado pelos carros e não pelos ônibus.
Figueira critica a administração municipal pela pouca discussão sobre a restrição do transporte individual na cidade e pela falta de exclusividade dos corredores de ônibus. Com paradas predominantemente à esquerda, a prefeitura permitiu que táxis e veículos oficiais rodem nessas vias.
Em Curitiba, cujo modelo de corredores exclusivos de ônibus inspirou o sistema implantando em São Paulo, não é permitido entrar sequer táxi. Uma das soluções apontadas por ele para diminuir o problema na capital paulista seria implantar um modelo criado em Londres em 1977.
Nele, a abertura e fechamento dos semáforos é controlado pela aproximação do ônibus. Um dispositivo instalado no ônibus “avisa” quando o coletivo se aproxima e faz com que os semáforos abram ou fechem mais lentamente, priorizando a passagem desses veículos. Figueira afirma que Londres conseguiu reduzir em 30% a demora nos trajetos dos ônibus com esse sistema.
Postado por Meu Transporte às 07:12 1 comentários
Conferência Metropolitana discute o futuro do transporte público na Grande BH
O futuro do transporte público, na Grande BH, é um dos assuntos da Conferência Metropolitana, que acontece até esta quarta-feira, em Nova Lima. Prefeitos, secretários e técnicos dos municípios discutem como conseguir um acesso mais rápido e eficiente entre as cidades. Com a integração das linhas da região metropolitana, a previsão é diminuir o tráfego de ônibus no centro de Belo Horizonte.
Postado por Meu Transporte às 07:11 0 comentários
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Aracajú: Novos ônibus atenderão cinco linhas
O prefeito Edvaldo Nogueira entregou na manhã desta terça-feira , 5, mais 35 veículos novos, que irão atender os usuários do transporte coletivo. Os novos ônibus vão substituir veículos antigos de cinco linhas: Terminal Rodoviário/Desembargador Maynard; Terminal Rodoviário/Nova Saneamento; Circular Shoppings 1; Circular Indústria e Comércio 1; Augusto Franco/Siqueira Campos.
"Com mais esta entrega, chega a 100 o número de ônibus novos inseridos no sistema de transporte público do município, como havia sido anunciado no ano passado. É algo significativo porque nunca na história da cidade foi feita uma renovação desta proporção em apenas um ano. Com a entrega destes 100 ônibus, melhoramos a frota, reduzimos a idade média dos veículos em circulação e a população, principalmente os mais carentes, vão ter ônibus de qualidade, com conforto e segurança", ressaltou o prefeito.
Durante a solenidade, Edvaldo Nogueira informou que os 100 ônibus entregues representam uma renovação de 20% da frota da cidade, que atualmente tem cerca de 500 veículos. Segundo ele, todos os novos ônibus são dotados de equipamentos de acessibilidade (inclusive elevador para cadeirantes), aparelhos de GPS e cadeiras dianteiras amarelas, destinados a gestantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção.
"Com mais esta entrega, chega a 100 o número de ônibus novos inseridos no sistema de transporte público do município, como havia sido anunciado no ano passado. É algo significativo porque nunca na história da cidade foi feita uma renovação desta proporção em apenas um ano. Com a entrega destes 100 ônibus, melhoramos a frota, reduzimos a idade média dos veículos em circulação e a população, principalmente os mais carentes, vão ter ônibus de qualidade, com conforto e segurança", ressaltou o prefeito.
Durante a solenidade, Edvaldo Nogueira informou que os 100 ônibus entregues representam uma renovação de 20% da frota da cidade, que atualmente tem cerca de 500 veículos. Segundo ele, todos os novos ônibus são dotados de equipamentos de acessibilidade (inclusive elevador para cadeirantes), aparelhos de GPS e cadeiras dianteiras amarelas, destinados a gestantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção.
Postado por Meu Transporte às 07:06 0 comentários
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Uberaba: Nova tarifa do transporte coletivo urbano já está em vigor
Os usuários de transporte coletivo já estão sofrendo com o reajuste na tarifa do transporte, pois também ontem o preço passou de R$ 1,90 para R$ 2,20. De acordo com a diarista Maria de Lourdes Ferreira, o aumento com certeza irá atrapalhar seu orçamento.
Segundo o superintendente de Planejamento de Trânsito e Transporte, Robinson do Amaral Camargo, foram avaliados diversos pontos, como as planilhas de custos das empresas e ainda o reajuste do salário mínimo ao longo dos anos. "O aumento é devido às mudanças no transporte coletivo nos últimos tempos. Há dois anos a tarifa não sofre nenhuma alteração, além disso agora são duas empresas operando em Uberaba. Com isso ocorreu um aumento no custo operacional de 30%. O número de carros aumentou e a quilometragem rodada também.
As melhorias que ocorreram acarretaram nesta mudança", conta o superintendente.Entretanto, este aumento não agradou a população, ainda mais quem necessita de transporte coletivo para locomoção. "Uso ônibus quatro vezes por dia e depois que aumentou o número de linhas no transporte não percebi benefício algum, pelo contrario, piorou muito. O modo como sou tratada é com muita falta de educação pelos profissionais das empresas", conta a diarista Maria Aparecida de Fátima.
Postado por Meu Transporte às 07:02 0 comentários
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